segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Figuras dos Bastidores - Lição 01

História e Histórias
(II Timóteo 3; II Samuel 12; Josué 3; Juízes 17)

Introdução: Coloque-se no lugar de Deus. Imagine que você acabou de criar os seres humanos, e você quer dar a eles um tipo de manual do usuário. O que escreveria? Qual seria o teu objetivo principal ao escrever? Você lhes daria uma lista de regras? Contaria histórias sobre como viver? Contaria histórias acerca de si mesmo? Neste trimestre o nosso estudo são os personagens dos bastidores do Antigo Testamento. Eles fazem parte da história que Deus está nos contando acerca de como deveríamos viver. Nesta semana vamos considerar o objetivo geral das histórias de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir mais!

I. Os Objetivos de Deus

A. Leia II Timóteo 3:16-17. O que você acha que quer dizer “inspirada por Deus”?

1. Sobre o que mais você pensa quando considera a inspiração {fôlego} de Deus? (Leia Gênesis 2:7 – Deus inspirou vida em Adão. Gênesis 1 relata Deus trazendo o mundo à existência através da fala. Claramente o poder de Deus está na Bíblia.)

2. O que II Timóteo 3:16-17 indica que são os objetivos de Deus ao comunicar-se conosco através da Bíblia? (Equipar-nos para a obra de Deus.)

a. De que equipamento nós precisamos? (Precisamos ser ensinados, repreendidos, corrigidos e instruídos.)

(1) Já considerou que ser repreendido e corrigido é bom para você? (Leia Provérbios 12:1. Se amamos a correção, amamos o conhecimento. Se odiamos a correção, somos estúpidos.)

B. Leia Hebreus 4:12. Que outro benefício valioso encontramos na palavra de Deus? (As Escrituras cortam através das coisas sem sentido na nossa vida e nos revelam nossos verdadeiros pensamentos e atitudes.)

C. Leia II Samuel 12:1-4. O que você acha do homem rico?

D. Leia II Samuel 12:5-6. Qual é o veredicto de Davi sobre o homem rico? (Que ele merecia morrer!)

E. Leia II Samuel 12:7. Você acha que Davi teria chegado a esta mesma conclusão se lhe tivessem mostrado apenas algumas regras?

1. Como a história ajudou a cortar através das coisas sem sentido na vida de Davi e revelar seus verdadeiros pensamentos e atitudes? (Se você não conhece a história, Nathan dá um esboço resumido em II Samuel 12:9-10.)

II. Enredos

A. Como vimos, uma história ajuda a cortar através de nossas defesas e revelar nossas ações e atitudes pecaminosas. Quantas histórias passam pela tua mente a cada semana?

1. Isso tem a ver com o quanto você lê? (Não necessariamente. Vemos histórias em toda a nossa volta. Quando observamos as pessoas, estamos recebendo uma história.)

2. Considere as fraquezas da tua vida. As fraquezas comuns são desonestidade, infidelidade, orgulho e vício. Quando você vê uma pessoa que tem as mesmas fraquezas que você entrar em problemas por causa disso, qual é a tua reação?

a. Digamos que você está considerando roubar ou ser infiel ao teu cônjuge. Você vê alguém que é preso por roubar ou uma família destruída por um caso amoroso. O que esta “história” te ensinou? (Ela mostra o teu futuro se você continuar no rumo atual! Se você não é estúpido, Val mudar de rumo e evitar este futuro.)

B. Leia Jó 1:1-3. Imagine que você está sentado à volta de uma fogueira de acampamento e alguém começa a contar esta história. Apague da tua mente o que você já sabe sobre Jó. Você gostaria de ser Jó? (Ele parece ser a pessoa mais abençoada e perfeita!)

C. Leia Jó 1:4-5. Que tipo de atitude Jó tem em relação aos seus filhos? (Ele os ama e se preocupa com eles. Ele se preocupa com seu destino eterno.)

D. Leia Jó 1:6-8. Como você caracterizaria o relacionamento entre Deus e Satanás, baseado no que aprendeu nestes versos. (É competitivo. Satanás está contando vantagem acerca de seu reino. Deus está contando vantagem acerca de um de Seus súditos no reino de Satanás.)

1. Qual é a atitude de Jó acerca de Deus e acerca de Satanás. (Deus diz que Jó “teme” (respeita) a Deus e “evita” (despreza) Satanás.)

a. Como você reagiria se fosse Satanás? (Quem gosta que lhe digam que alguém não gosta dele?)

E. Leia Jó 1:9-12. Que esquema encontramos aí? (Que Deus e Satanás estão em uma disputa, e Jó é o centro da disputa.)

F. Leia Jó 1:18-19. Que outro esquema encontramos no meio do esquema maior? (Que o homem que era o mais invejado agora é o homem mais digno de pena. Como ele reagirá? Qual será o seu futuro?)

G. Por que Deus está nos contando essa história?

1. Quais lições para o “manual do usuário” podemos aprender dela?

III. Um Caminho Incerto

A. Leia Josué 3:9. Onde estamos na história de Israel? (Eles deixaram a escravidão e o Egito, cruzaram o deserto e estão próximos a entrar na terra que Deus lhes prometeu. Este é um novo começo e um momento de grande oportunidade.)

B. Leia Josué 3:10. Quais desafios e problemas estão adiante deles? (A terra está ocupada por outros povos, que não estão interessados em se mudar.)

1. Que solução Deus oferece para este problema? (Deus diz que Ele vai expulsar essas pessoas da terra.)

a. O que você acha que Deus quer dizer com isso? Ele mesmo faria isso literalmente?

C. Leia Josué 3:11-17. Essa é uma história para que todo o Israel veja. Qual é o ponto principal da história?

1. O que a história diz acerca de expulsar os habitantes da terra? (Veja novamente Josué 3:11. O símbolo da presença de Deus guiou o caminho e subverteu as leis da natureza. Tudo o que os sacerdotes tiveram que fazer foi liderar e tudo o que o povo teve que fazer foi seguir. Eu concluiria que Deus poderia expulsar o povo da terra apenas com uma “ajuda” mínima da minha parte.)

2. O que esta história nos ensina a respeito da fé de Israel – ou pelo menos da sua liderança? (Os sacerdotes tiveram a fé para andar para dentro da água do “transbordamento” do rio!)

D. Leia Juízes 17:1-2. O que você acha de Mica? (Ele é um ladrão. Ele roubaria a própria mãe. Talvez ele tenha ficado preocupado com a maldição proferida por sua mãe, e então devolveu a prata.)

1. Note o que a mãe agora diz: “O Senhor o abençoe, meu filho.” É isso o que você diria caso o teu filho te roubasse, mas terminasse te devolvendo {o produto do roubo}? (Você não gostaria de amaldiçoar o teu próprio filho – então presumo que isto colocas as coisas em um terreno neutro.)

2. Quanta prata a mãe tinha? (Mil e cem ciclos {cerca de treze quilos} de prata.)

a. Leia Juízes 16:4-6. Esta mulher {cuja história acabamos de ver} seria Dalila? (O fluxo da história e a quantia de dinheiro sugerem que isto seja possível.)

E. Leia Juízes 17:3-4. Esta mãe é uma mulher espiritual? (Quando o texto diz “Senhor”, quer dizer “Jeová”. Esta mulher pretendia adorar ao verdadeiro Deus.)

1. O que está errado? (Leia Êxodo 20:4-6. Deus havia proibido expressamente este tipo de adoração.)

F. Leia Juízes 17:5-6. O que este texto sugere que seja o problema? (Quando estudamos Romanos 13 em nossa última série de lições, aprendemos que Deus é o autor da autoridade estabelecida. Israel não tinha rei. As pessoas faziam o que achavam que era melhor. Aparentemente, eles estavam sem a mais básica compreensão da vontade de Deus.)

G. O que esta história nos ensina acerca da liderança na igreja?

1. O que ela nos ensina a respeito do caminho pelo qual os israelitas enveredaram? (Eles começaram cruzando o rio Jordão pela fé. De alguma maneira, sua organização e seu conhecimento de Deus se deterioraram de tal forma que pensavam que fazer ídolos de prata era a melhor abordagem para adorar a Deus.)

2. Leia Juízes 8:27. Gideão é um grande guerreiro para Deus. O que vemos aqui? (Ele está corrompendo a adoração ao verdadeiro Deus.)

a. O que este texto nos ensina? (Que mesmo grandes guerreiros da fé podem tomar o caminho errado. Precisamos estar constantemente atentos para a vontade de Deus.)

H. Amigo, você vai continuar conosco, enquanto estudamos as histórias que Deus colocou diante de nós no Antigo Testamento?

IV. Próxima Semana: Calebe: Convivendo com a Espera

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Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
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