segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 07

O Sacerdote Abiatar
(I Samuel 21-23; I Reis 1-2)

Introdução: O que você faz quando tem um problema? Como você decide o que fazer quando te faltam boas informações? E se o assunto é complicado por pessoas ao teu redor que agem de forma irracional ou desonesta? A vida nem sempre é justa. Os servos de Deus enfrentam este tipo de problema. Esta semana nosso estudo se concentra nas ações de varias pessoas do povo de Deus que foram confrontadas com uma situação injusta. Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender para nos ajudar a lidar com os problemas da vida!

I. A Visita de Davi

A. Leia Samuel 20:1 e I Samuel 21:1. Davi é um guerreiro que está fugindo, porque tem medo que o rei Saul o mate. Por que o sumo sacerdote tremeria ao ver um guerreiro em vez de vários? (Davi não era apenas um guerreiro, ele era o comandante de pelo menos 1.000 soldados (I Samuel 18:13). Aimeleque obviamente conhece Davi e acredita que alguma coisa está errada.)

B. Leia I Samuel 21:2-3. Qual é a resposta de Davi ao sumo sacerdote? (Davi está em uma missão secreta! Ele vai se encontrar com seus homens, mas enquanto isto, está faminto.)

1. Por que o rei enviaria Davi em uma missão secreta sem comida suficiente?

C. Vamos pular um pouco à frente e ler I Samuel 21:8-9. Davi não apenas tem falta de comida, mas ele não tem uma arma. Se você fosse o sumo sacerdote, estaria desconfiado?

1. Lembre-se que Davi vai se encontrar em breve com seus homens. Será que eles não teriam várias espadas?

D. Leia I Samuel 21:4-6 e Levítico 24:8-9. É apropriado para Davi comer o pão consagrado? (leia Mateus 12:3-4. Não. Este pão era reservado aos sacerdotes.)

E. Vamos voltar por um momento. A história de Davi é verdadeira? (Não. Nada disto é verdade.)

1. É apropriado mentir em tais circunstâncias?

2. Leia I Samuel 20:4-8. Davi tinha o hábito de mentir para preservar a sua vida?

a. O que assumimos na última pergunta é correto? Davi precisava mentir para preservar a sua vida? (Nenhuma mentira parece ser necessária para o que Davi tem em mente. No máximo, suponho que a mentira seja para ajudar o sumo sacerdote ou Jônatas.)

F. Leia novamente I Samuel 21:9. Imagine que você é Davi, segurando a espada de Golias. O que deveria estar passando pela tua mente? (Este foi um momento em que a tua vida realmente estava em perigo.)

1. Que lição esta história deveria ter ensinado a Davi acerca de mentir como uma solução para uma situação difícil? (Na semana passada, Urias foi uma lembrança para Davi do que quer dizer ser devotado a Deus e ao Seu exército. Esta semana, a espada de Golias era uma lembrança para Davi do que quer dizer confiar em Deus para vencer o pior tipo de situação – sem confiar em suas próprias artimanhas.)

G. Vamos rever o que Jesus disse, lendo Mateus 12:1-8. Jesus está recomendando que Davi fez? (Jesus não apóia a mentira. Porém, ala parece apoiar o fato de Davi haver comido o pão consagrado.)

1. Qual é o ponto de Jesus? A lei de Deus não é absoluta? Certas situações exigem uma exceção? (Não. Jesus nos pede para olhar além da regra e descobrir por que é que temos a regra. Tanto o sistema do santuário quanto o Sábado dirigem a nossa atenção para Deus, que nos criou e nos salvou. Jesus era o Deus para quem estas regras apontavam. Não podemos deixar que o ponto seja sobrepujado pela regra.)

H. Leia I Samuel 21:7. Agora temos um fato novo que torna a trama mais complicada! Que problema surgiu? (A conduta desonesta de Davi com o sumo sacerdote seria agora conhecida! A conduta do sacerdote também seria conhecida.)

1. Como você acha que Doegue pronunciava o seu nome? “Dog” [“Cão”, em inglês]? Na semana passada era um hitita. Nesta semana temos um edomita. Com todos esses estrangeiros andando ao redor, Davi está achando difícil pecar sem que alguém faça soar o alarme por causa dele!

II. Ira

A. Leia I Samuel 22:1-2. Como você descreveria os seguidores de Davi? (Descontentes e a sua família! Exceto pela família, estes não eram cidadãos regulares.)

B. Leia I Samuel 22:7-8. O rei Saul tem uma queixa legítima?

1. Saul está certo ao dizer que as pessoas se juntam a Davi por causa de dinheiro? Que ele dará aos devedores a propriedade dos outros? (Samuel já havia dito ao rei Saul que seu reino seria passado a outro (I Samuel 15). Saul sabe que é a vontade de Deus, não a promessa de propriedades.)

C. Leia I Samuel 22:9-10. O “Cão” [“Dog”] é um rato? (Doegue não correu para o réu Saul imediatamente. Foi somente quando Saul estava apelando aos seus auxiliares para que lhe contasse a respeito dos esquemas contra ele é que Doeg disse ao rei sobre Davi e o sacerdote.)

D. Leia I Samuel 22:11. Você e toda a tua família de sacerdotes foram intimados a ver o rei. Quais são os teus pensamentos?

1. Você estaria revendo todas aquelas inconsistências na história de Davi?

E. Leia I Samuel 22:12-13. O que você responderia se fosse Aimeleque?

F. Leia I Samuel 22:14-15. Esta é uma boa resposta? (Sim. É necessária a intenção para que haja uma conspiração. Aimeleque disse que não tinha absolutamente qualquer intenção de cometer traição contra o rei.)

1. Você culpa a Davi por colocar o sacerdote nesta posição? Ele deveria ter antecipado isto? (Sim. Davi tinha duas razões para mentir. Ele mentiu para fazer com que o sacerdote fizesse algo que, de outra maneira, ele não faria. Ele também pode ter mentido para proteger o sacerdote.)

a. Davi tinha a obrigação de informar de forma completa a sua situação, de forma que Aimeleque pudesse avaliar os riscos de decidir o que fazer? (É claro. Quem é Davi para avaliar o risco para outra pessoa? Isto é puramente orgulho e engano.)

G. Leia I Samuel 22:16-17. O que a reação dos guardas, que ouviram todo o diálogo, nos diz? (Eles pensaram que os sacerdotes tinham uma boa explicação. Eles pensaram que o rei Saul estava fora de controle. Ele estava mentalmente desequilibrado. Os guardas sabiam que estes eram homens de Deus, e dariam a eles o benefício de qualquer dúvida.)

1. Que razão Saul tinha para dar tal ordem?

2. Se a disputa para ver quem será o rei é entre Saul e Davi, quem está melhor qualificado? (Davi pode ter colocado estes sacerdotes em um grande perigo por causa de sua desonestidade, mas Saul toma a decisão executiva de matá-los.)

H. Leia I Samuel 22:18-19. O que este texto nos fala sobre Doegue? (Ele não tinha muita consideração pelos sacerdotes de Deus. Note que Doegue é um edomita. Os edomitas eram descendentes de Esaú (Gênesis 36:9). Talvez, como Urias, ele viu uma oportunidade de ser promovido – de chefe dos pastores para a guarda pessoal do rei.)

1. Se há alguma coisa que influencia a ação de Doeue, é o fato de que ele fez o relato que levou o rei a pronunciar a pena de morte? (Leia Deuteronômio 17:6-7. Saul obviamente não está seguindo esta regra, porque só possui uma testemunha. Porém, a idéia de que a testemunha deve sustentar o seu testemunho pode ter sido um fator na decisão de Doegue para executar este ato maligno.)

III. Abiatar, o Sobrevivente

A. Leia I Samuel 22:20. Somente um sacerdote sobreviveu. Este á a direção para a qual você correria, se fosse Abiatar?

B. Leia I Samuel 22:21-22. Se Davi sabia disto, por que ele não advertiu o sacerdote ou fez alguma coisa para ajudar a protegê-los?

1. Seria justo deixar isto nas mãos de Deus? (A mentira de Davi colocou todos estes eventos em movimento. Davi não permitiu que Deus fizesse o trabalho pesado, quando se aproximou dos sacerdotes. Parece um pouco presunçoso fazer uma confusão e depois sair andando como se não tivesse qualquer responsabilidade. Eles podem confiar em Deus, mas você não precisa [ter esta confiança?].)

C. Leia I Samuel 22:23. Você confiaria em Davi, depois do que acabou de acontecer? (Eu não confiaria em Davi se Seus interesses estivessem em conflito com meus interesses. Mas Davi explica a Abiatar que seus interesses são os mesmos. Aparentemente, isto convenceu a Abiatar.)

D. Abiatar permaneceu com Davi e desempenhou o papel de sacerdote quando Davi estava fugindo e mais tarde, quando Davi se tornou rei. Com a passagem do tempo, Davi e Abiatar tornaram-se idosos. Nos seus últimos anos [de vida], Abiatar enfrentou um desafio muito difícil. Leia I Reis 1:5-7. O rei Davi estava velho, mas ainda estava vivo. O que você faria se fosse Abiatar?

1. Abiatar deveria ter consultado o rei Davi?

a. Por que ele não consultaria a Davi? (Esta era a sua chance de ajudar a fazer um rei!)

E. O rei Davi interveio e Salomão tornou-se o rei, em vez de Adonias. Porém, Adonias mais tarde fez uma exigência que o rei Salomão entendeu como um passo no sentido de uma revolta contra sua autoridade. Leia I Reis 2:22. Como o rei Salomão via agora a Abiatar? (Como alguém que ainda era um rebelde.)

F. Leia I Reis 2:25-27. Como você compara o rei Salomão com o rei Saul, na questão dos sacerdotes e a rebelião? (Salomão não age como um doido. Desta vez, o sacerdote Abiatar realmente havia tomado parte em uma oposição.)

G. Amigo, nosso estudo mostra que coisas injustas acontecem com os servos de Deus. Os pecados da desonestidade, intriga e ira podem fazer de qualquer um de nós vítimas. Nosso melhor curso de ação é buscar a vontade de Deus e confiar nEle. Lutar com o fogo usando fogo não é a resposta correta. Você vai decidir hoje confiar em Deus e não em você mesmo?

IV. Próxima Semana: Joabe: O Fraco Valente de Davi

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: