terça-feira, 16 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 08

Joabe: O Fraco Valente de Davi
(II Samuel 3, 13 e 18; I Reis 2)

Introdução: Você tem autoridade sobre outras pessoas? Em caso afirmativo, Deus se preocupa com a forma que você usa este poder sobre os outros. Grande parte do poder sobre outras pessoas ocorre no contexto da família, da política ou do emprego. Nosso governo, nossos pais e nosso patrão podem fazer muito para beneficiar ou prejudicar a nossa vida. Em Efésios 6:9 Deus lembra aqueles que estão no poder acerca do uso de sua autoridade. Ele lhes ordena que respeitem os que estão sob sua autoridade e evitem fazer qualquer ameaça. Por que?  Porque Deus é o Senhor sobre todos, e Ele é justo. Nossa lição desta semana focaliza em um líder militar e político, que tinha um grande poder sobre outras pessoas.  Vamos pular para o nosso estudo e descobrir que lições a Bíblia nos ensina sobre o uso do poder e da autoridade!

I. Uma História de Dois Generais

A. Leia II Samuel 3:17-18. O povo de Deus foi dividido em duas nações – Israel e Judá. Davi era o rei de Judá. Seu general era Joabe. Is-Bosete era o rei de Israel e seu general era Abner. O que Abner decidiu fazer? (Mudar de lado! Ele agora decide apoiar Davi.)

1. Quais razões ele dá para esta mudança na sua lealdade? (Davi é a escolha tanto dos anciãos de Israel quanto de Deus.)

B. Leia II Samuel 3:19-21. Qual é a importância de Abner para este acordo? (Abner é o negociador do acordo. Obviamente, ele é mais poderoso do que o rei Is-Bosete.)

C. Leia II Samuel 3:22-25. Você aceitaria as declarações de Joabe como verdadeiras?

1. O que você acha que motivou estas declarações de Joabe? (II Samuel 2 relata que Abner matou o irmão de Joabe em batalha. Joabe não gosta de Abner por esta razão. Mas suspeito que a razão mais importante é que, em um reino consolidado, Joabe vê Abner como um rival, em sua posição de general chefe.)

D. Leia II Samuel 3:26-27. Você já ouviu falar deste tipo de abordagem no ambiente de trabalho? (Através do engano, você ganha uma promoção, apunhalando seu rival pelas costas. Aqui, o apunhalamento é pela frente e é um punhal de verdade!)

1. O que você diria se fosse Davi? (Joabe está interferindo com um acordo para consolidar os dois reinos sob {a liderança de} Davi. Este assassinato não está de acordo com os interesses de Davi.)

2. Joabe diz que está vingando a morte de seu irmão. Leia II Samuel 2:22-23. Esta é uma vingança apropriada? (Não. Abner tentou não matar o irmão de Joabe. Em vez de desafiar Abner para uma luta justa, Joabe utiliza um estratagema para assassiná-lo.)

E. Leia II Samuel 3:28-29. O que você acha da reação do rei Davi? (Fraca, para dizer o mínimo. Davi parece alguém que acabou de chegar, que não tem autoridade sobre a situação. Davi deve depender muito de Joabe.)

1. Leia II Samuel 3:38-39. Quem eram os “filhos de Zeruia”? (II Samuel 2:18 nos diz que Joabe era um filho de Zeruia. Davi admite que ele, o rei, é fraco demais para enfrentar o seu próprio general!)

a. De quem Davi depende para fazer justiça? (De Deus.)

II. A Substituição

A. Leia II Samuel 8:14-18. Através de conquistas militares, abençoado por Deus, o rei Davi consolida seu território. Joabe permanece como general de Davi. Neste tempo de relativa prosperidade, Davi tem o envolvimento com Bate-Seba, que estudamos há duas semanas. Você deve se lembrar que Joabe ajuda Davi a matar Urias, o marido de Bate-Seba. Que autoridade este fato dá a Joabe sobre Davi?

B. Leia II Samuel 13:1-2 e II Samuel 13:12-14. Esta atração física por sua meia-irmã termina com o estupro de Tamar por Amnom. O que o rei Davi deveria fazer a respeito disto? (Leia Deuteronômio 22:28-29. Amnom deveria pagar uma multa e casar-se com Tamar.)

1. Leia II Samuel 13:15-17. Tamar está insistindo em seu direito ao casamento? (Sim. Tamar não concordou com o estupro; ao contrário, ela sugeriu o casamento. Porém, depois de estuprada, ela tem o direito de insistir em casar-se com o rapaz – que era o próximo na linha de sucessão ao trono.)

C. Leia II Samuel 13:21. O que o rei Davi faz a respeito deste crime terrível entre seus próprios filhos? (Ele fica maluco, mas não faz nada.)

1. Por que? (Davi provavelmente sente que havia perdido sua autoridade moral.)

D. Leia II Samuel 13:28-29. Por que Absalão matou Amnom? (Leia II Samuel 13:32-34. Absalão impõe o seu próprio castigo. Depois, ele foge do país.)

1. Você acha que Absalão fez o que era certo?

E. Leia II Samuel 13:38-14:3. O rei Davi lamenta por seu filho, Absalão e o general Joabe arranja uma mulher de Tecoa para que se aproxime de Davi a respeito de permitir o retorno de Absalão.

F. Leia II Samuel 14:19-21. Não vamos analisar o que a mulher disse para convencer o rei, mas o rei Davi acredita que Joabe está atrás deste plano para trazer Absalão para casa. Por que Joabe faria uma coisa dessas? Por que ele se preocuparia? (Leia II Samuel 14:22. Parece que Joabe faz isso para conquistar o favor de Davi.)

G. Acontece que trazer Absalão de volta não é uma idéia tão boa. Leia II Samuel 15:10-13. Por que Absalão se revolta contra seu pai? (Talvez ele pense que Davi é fraco, por causa da idade e das suas falhas em lidar com a própria família.)

H. Leia II Samuel 18:1-5. Davi decide lutar. Por que Davi decidiria poupar Absalão, o líder da rebelião?

I. Leia II Samuel 18:9. O que acontece com o novo rei? (parece que, quando o novo rei estava sozinho, ele encontrou com os soldados de Davi. Suponho que Absalão fez meia volta com sua mula  e começou a cavalgar o mais rápido que podia – apenas para ter a sua cabeça presa a uma árvore!)

1. O que você faria caso se deparasse com o líder da rebelião?

J. Leia II Samuel 18:10-13. Qual é a visão que o jovem tem acerca da honestidade e integridade de Joabe? (Se matasse Absalão a pedido de Joabe, ele acreditava que Joabe iria negar qualquer envolvimento. O jovem sofreria então a ira do rei Davi.)

1. Existe alguma dúvida de que Joabe havia compreendido a ordem do rei Davi a respeito de não ferir Absalão?

K. Leia II Samuel 18:14-17. Como você explicaria as ações de Joabe? (Leia II Samuel 17:25. Joabe sabia o quanto Absalão significava para Davi, mas Absalão havia escolhido Amasa, em vez de Joabe {II Samuel 17:25}. A cada vez que vemos Joabe reafirmar a sua autoridade, é para beneficiar o próprio Joabe.)

L. Leia II Samuel 19:11-13. O que Davi finalmente decidiu com respeito à autoridade do general Joabe? (Davi decidiu que já havia visto o bastante dos ardis de Joabe em proveito próprio. Ele promete entregar a autoridade de Joabe a Amasa, que era o general de Absalão.)

III. Rebelião Novamente

A. Pouco tempo depois de a rebelião de Absalão haver sido abafada, então outro rebelde chamado Seba declara sua autoridade sobre Israel. Leia I Samuel 20:2 e II Samuel 20:4-5. Como o general Amasa está se saindo em seu novo posto? (Ele é um pouco lento em seu novo trabalho.)

B. Leia II Samuel 20:6-7. Qual é o resultado da demora do general Amasa? (Lembre-se que Abisai é o irmão de Joabe. O rei Davi não se volta para Joabe, mas para o irmão de Joabe – o qual já havia sido, anteriormente (II Samuel 18:1-2), um grande comandante para Davi. Abisai está pronto para marchar e Davi o envia para a batalha contra Seba.)

C. Leia II Samuel 20:8-10. Quando Joabe matou a Abner, um rival em potencial, ele tinha uma desculpa. Que desculpa Joabe tem para este assassinato? (Nenhuma.)

D. Joabe e seu irmão, Abisai, assumem as tropas de Davi e sufocam a rebelião de Seba. Leia II Samuel 20:23. O que devemos concluir? Que o abuso de autoridade e a traição são a forma para manter a autoridade?

IV. Justiça

A. Leia I Reis 2:1, 5-6. Davi tem algumas instruções para ao rei Salomão em seu leito de morte. Por que Davi não cuidou ele mesmo de Joabe? (Davi falha (mais uma vez) em reivindicar a sua devida autoridade. Talvez um julgamento de Joabe resultaria na revelação da ordem de Davi acerca da morte de Urias.)

B. Estudamos na semana passada como Abiatar, o sacerdote, quando era um homem velho, conspirou com Joabe para fazer de Adonias o novo rei, enquanto Davi ainda estava vivo. O rei Davi interveio e declarou Salomão como rei. Leia I Reis 2:27-34. Joabe finalmente recebeu o que merecia?

C. Amigo, como você usa a autoridade? Para beneficiar os outros ou beneficiar a você mesmo? Você vai permitir que a injustiça prevaleça, por omissão? Por que não se comprometer hoje a usa r a tua autoridade para beneficiar a outros?

V. Próxima Semana: Rispa: A Influência da fidelidade

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: