terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 02

Provisão Divina Para a Ansiedade
(Gênesis 15; João 14; Mateus 6)

Introdução: “Um Dia de Cada Vez”. “Não Se Preocupe, Seja Feliz”. “Quem – Eu me preocupar?”. Penso na primeira como frase de pára-choque de caminhão, na segunda como slogan de uma ilha e na terceira como uma citação de Alfred E. Neuman na capa da revista MAD (N.T. – A revista MAD é uma revista satírica em quadrinhos que também editada em português no Brasil, com este mesmo nome.) Estas são palavras pelas quais podemos pautar nossas vidas? Ou são pensamentos de pessoas míopes, preguiçosas e malucas? Geralmente, minha solução para a preocupação é trabalhar duro, me exercitar mais e planejar melhor. Eu sou maluco? Qual é a tua abordagem com relação à preocupação? A ansiedade prejudica a nossa vida e a torna menos agradável? Vamos mergulhar na Bíblia e aprender acerca da visão de Deus a respeito da preocupação!

I. Abraão e a Preocupação

A. Leia Gênesis 15:1. Sobre que tipo de coisas você se preocupa normalmente? (Com alguma coisa ruim acontecer a você ou à tua família. Ser envergonhado por não ter um bom desempenho.)

1. Se as respostas sugeridas refletem as tuas preocupações, como Deus cuida delas? (Deus diz “Eu sou o seu escudo”, o que sugere que Ele nos protege de coisas ruins. Deus também diz que Ele é a nossa “grande ... recompensa”, que sugere que nós nos sairemos bem. Seremos recompensados.)

B. Leia Gênesis 15:2-3. Abrão não disse que está preocupado. Você acha que ele está preocupado? (Deus diz “Eu serei teu escudo e tua recompensa”. Abrão responde que Deus não o escudou do problema familiar de não ter um herdeiro. Deus não o ajudou na questão da recompensa, porque ele não teve um filho para continuar a sua linhagem e herdar seu dinheiro. Se essas são as coisas pelas quais normalmente nos preocupamos, então Abrão está preocupado.)

1. Você é como Abrão: você diz “As promessas de Deus não se alinham com a realidade”?

2. Você se preocupa com o que lê na Bíblia? Por exemplo, Jó, o homem perfeito, teve seus filhos mortos e perdeu a sua riqueza. Lemos coisas na Bíblia que fariam com que os seguidores de Deus tivessem muito com o que se preocupar (se eles possuem algum bom senso), certo?

C. Leia Gênesis 15:4-6. Como Deus responde ao ponto de Abrão a respeito da distância entre as promessas de Deus e a realidade? (Deus faz uma promessa especial a Abrão, que Ele fecharia esta distância no futuro – e Abrão acredita em Deus.)

1. Como deveríamos aplicar esta história à nossa vida? (Abrão olhou além da realidade, para a promessa de Deus. Sabemos que Deus de fato cumpriu a Sua promessa a Abrão.)

2. Leia Hebreus 11:11 e 13. Que abordagem este texto sugere para a ansiedade? (Confiar nas promessas de Deus mesmo quando não as vemos se realizarem durante a nossa vida.)

3. Como você pode encontrar as promessas de deus para você? (Talvez Deus venha até você como Ele veio a Abraão e faça promessas específicas. Mais provavelmente, precisamos pesquisar a Bíblia, buscando pelas promessas de Deus com respeito a coisas que nos preocupam. Vamos fazer isto em seguida.)

II. As Promessas de Deus Acerca de Relacionamentos

A. Leia João 14:1-3. O que estava perturbando os discípulos? (Jesus lhes disse que Ele estava indo embora.)

1. Que tipo de preocupações isto poderia causar? (Os discípulos estavam preocupados a respeito de “suas famílias”. Eles estavam preocupados acerca de seu futuro profissional.)

a. Os discípulos deveriam estar preocupados com essas coisas? O que nós sabemos a respeito do futuro que eles não sabiam? (Seus sonhos acerca de serem governadores na terra estavam agora esmagados. Jesus não voltaria para levá-los ao lar durante o período de suas vidas.)

2. Que promessa Jesus faz a eles e que se aplica a nós? (Jesus disse que acertaria essas coisas quando voltasse.)

III. As Promessas de Deus Acerca das Coisas

A. Leia Isaías 33:15-16. O que Deus promete ao fiel? (Água e pão suficientes.)

1. Os discípulos tinham ambições maiores do que estas? E você?

a. É possível que uma parte da nossa ansiedade exista porque de nossos desejos materiais estão altos demais? A ambição é uma fonte de preocupação?

2. Leia Filipenses 4:11-13. Qual é o segredo de Paulo para evitar a ansiedade a respeito de sua riqueza relativa?

B. Leia Mateus 6:25. Este texto sugere o estabelecimento de prioridades para as nossas ambições. Quais são eles? (A vida e a saúde são mais importantes do que a comida e as roupas.)

1. Esta ordem de importância tem alguma influência sobre a ansiedade? (Vamos continuar lendo.)

C. Leia Mateus 6:26. O que devemos concluir acerca das preocupações a partir deste texto? (Que Deus nos providenciará comida, uma vez que Ele providencia a comida para os pássaros, que são menos importantes.)

1. Volte e considere a ordem de importância: a nossa vida é mais importante do que a comida. O que Jesus está dizendo acerca da nossa vida? (Se Deus providenciará a nossa comida, certamente Ele fará provisões com respeito à nossa vida.)

2. Jesus está sugerindo que não precisamos semear, colher ou armazenar?

3. O que você observou acerca de pássaros e comida: eles ficam sentados e esperam que os esquilos os venham alimentar? (Os pássaros estão constantemente procurando por comida. Eles trabalham pela sua comida.)

a. Uma vez que os pássaros estão constantemente trabalhando pela sua comida, mas não semeiam, colhem ou armazenam, o que deveríamos concluir acerca do nosso Deus e a nossa ansiedade a respeito de comida? (Deus deu aos seres humanos o plano de semear, colher e armazenar. Ele deu aos pássaros o plano de procurar constantemente por comida. Qualquer que seja o plano de ação, a preocupação não é parte do plano, porque Deus é a nossa verdadeira fonte.)

D. Leia Mateus 6:27. É realmente verdade que não podemos acrescentar nada à duração de nossa vida? Um amigo meu recentemente desenvolveu diabetes, porque ele é obeso. Pouco tempo antes disso, ele havia começado a fumar. Meu filho (o médico) disse “Ele deveria se preocupar com a sua longevidade. Tire dez anos por causa da diabetes e mais dez anos por causa do fumo.” Meu amigo deveria se preocupar? (Veja cuidadosamente o que Jesus disse: ficar preocupado não vai fazer você viver mais. Também não vai fazer você ficar mais alto ou melhorar a tua aparência. Porém, meu amigo viverá mais se perder peso e parar de fumar.)

E. Leia Mateus 6:28-30. Que reclamação você ouve mais freqüentemente de outros cristãos a respeito da maneira como outros se vestem? (Note que Jesus não condena roupas bonitas. Ele condena se preocupar acerca das roupas.)

1. Lembre-se da nossa discussão a respeito de prioridades. O que Jesus está dizendo além de roupas? (Uma vez que o nosso corpo é mais importante do que as roupas (Mateus 6:25), Jesus está nos dizendo que também não precisamos nos preocupar com nosso corpo.)

F. Leia Mateus 6:31-32. Como o mundo reage à necessidade de comida bebida e roupas? (Eles trabalham duro para obtê-los. Isto te lembra o que eu disse sobre a maneira como eu reajo à preocupação – trabalhando mais?)

G. Leia Mateus 6:33. Como os cristãos deveriam reagir à necessidade de comida bebida e roupas? (Em vez de sair correndo para ganhar dinheiro, precisamos correr para avançar o reino de Deus. Devemos colocar um viver consagrado em primeiro lugar. Isto não quer dizer que não devemos trabalhar duro, quer dizer que o nosso trabalho duro deve ser um trabalho que promova o reino.)

H. Leia Mateus 6:34. Isto é “um dia de cada vez”? Ou seria “não perca a alegria e eficácia de hoje preocupando-se com o amanhã”?

1. O web site www.Bible.org relata, de uma fonte desconhecida que a ansiedade de uma pessoa média está concentrada em: 40% em coisas que nunca acontecem; 30% em coisas que não podem ser mudadas; 12% na crítica, principalmente inverídica, de outras pessoas; 10% acerca da saúde – que não é ajudada pelo estresse; e 8% em problemas reais que devem ser enfrentados. Isto é verdade na tua experiência?

a. Se a resposta é “sim”, como é importante gravar Mateus 6:34 a fogo em nossas consciências!

I. Amigo, parece que a solução para a ansiedade é confiar em Deus. Ele pode não resolver os problemas no decurso de tua vida, Ele pode não fazer as coisas que preferiríamos, mas se decidirmos confiar na capacidade dEle decidir, se trabalharmos para o avançamento do Seu reino, não precisamos ser tolhidos pela ansiedade. Você vai determinar confiar em Deus?

IV. Próxima Semana: Estresse

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: