terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 05

Culpa
(Gênesis 3 e 4; I João 3)

Introdução: Um dos meus melhores amigos passou anos fazendo terapia para livrar-se da culpa. Como meu amigo não era mais um cristão praticante ativo, quando o vi, gostaria de ter dito que “culpa é boa”, no sentido em que Deus incomoda nossos corações por causa de nossas atitudes e comportamentos. No final, meu querido amigo decidiu que o melhor caminho seria me remover de sua vida. O que você acha, a culpa é boa ou má? Apocalipse 12:10 chama Satanás de acusador dos irmãos. Eu estava desempenhando o papel de Satanás? Quando a consciência te incomoda, você consegue ignorá-la, como uma das tentativas de Satanás de te desencorajar? Ou é o Espírito Santo te chamando ao arrependimento? Vamos nos embrenhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que ela nos ensina a respeito da culpa!

I. Culpa Como Amiga

A. Leia Gênesis 3:5-7. Satanás estava certo quando disse que comer do fruto permitiria a Eva conhecer o mal?

B. Leia Gênesis 3:8. Por que Adão e Eva se esconderam de Deus? (Eles sentiram culpa.)

1. Vamos explorar isto por um momento. Eva queria conhecer sobre o mal, mas quando aprendeu sobre ele, sentiu-se culpada e se escondeu de Deus. A qual propósito a culpa serve nesta situação: um propósito bom ou um propósito mau?

a. A qual propósito a culpa teria servido se ela se manifestasse antes de Eva comer o fruto?

C. Leia Gênesis 3:9-11. Se a culpa é Deus nos confrontando com nossos pecados, as cortinas desta história foram afastadas, para que pudéssemos ver como isto funciona. O que Deus está fazendo para confrontar Adão com seu pecado? (Ele cita o pecado específico.)

D. Leia Gênesis 3:12. Adão se arrependeu de seu pecado? (Ele está culpando a Deus e a Eva!)

E. Leia Gênesis 3:13. Eva se arrependeu de seu pecado?

F. Que propósito positivo foi cumprido pela culpa (Deus nos confrontando com o nosso pecado)? (O objetivo é nos levar ao arrependimento e à confissão do pecado.)

II. Culpa Como Inimiga

A. Leia Gênesis 4:8. Quando Adão e Eva ouviram que Caim havia matado a Abel, e que Caim havia sido banido, você acha que eles sentiram culpa?

1. Ele deveriam sentir culpa?

a. A culpa era boa ou má, nesta situação? Ou seja, o sentimento de culpa resultaria em alguma coisa boa?

B. Leia Apocalipse 12:10. Quem é o acusador do povo de Deus? (Uma leitura de todo o capítulo revela que Satanás é o acusador.)

1. Onde o acusador havia sido enviado? (Ele havia sido lançado à terra com os anjos que o seguiram (Apocalipse 12:9).)

2. O que este texto sugere acerca das atividades atuais de Satanás? (Que Satanás e seus anjos ainda estão no negócio de nos acusar pelos nossos pecados.)

C. Leia Zacarias 3:1-2. De acordo com este texto, que papéis Deus e Satanás desempenham no negócio de acusar? (Satanás está acusando e Deus está defendendo.)

D. Leia Colossenses 1:21-22. Aprendemos que a culpa pode nos ajudar a confessar e a nos afastar do pecado. Também aprendemos que a culpa é uma ferramenta de Satanás. O que Colossenses nos fala que é a mensagem do evangelho? (Que aceitar a morte de Jesus nos liberta não apenas do pecado, mas “de qualquer acusação”.)

III. A Consciência e a Culpa

A. Leia I João 3:19-20. O que quer dizer “tranqüilizar o nosso coração”, ou que o nosso coração nos condena? (“Tranqüilizar” quer dizer sem culpa e “condenar” quer dizer que você sente culpa.)

1. Aprendemos que o perdão do pecado nos liberta da acusação, mas e se nossa consciência ainda nos perturba? É Deus ou Satanás falando conosco?

a. A nossa consciência não é controla da pelo Espírito Santo?

2. O que você acha que o verso 20 quer dizer quando fala que “Deus é maior do que o nosso coração”? (Este texto sugere que podemos ter uma consciência mal formada – uma consciência que não reflete a vontade de Deus.)

B. Leia I João 3:21-24. Como conseguimos uma consciência formada adequadamente? (Pelo poder do Espírito Santo.)

1. Se temos uma consciência formada adequadamente, que papel a culpa desempenha em nossas vidas? (Ela é um guia. Precisamos estar em alerta total sempre que o “nosso coração nos condenar”.)

C. Leia I João 4:1-3. Como reconhecemos um falso espírito falando conosco? (Um falso espírito não reconhece que Jesus é Deus, que se tornou homem.)

1. O que isso tem a ver com a culpa? (Lembre-se de que a mensagem do evangelho é que Jesus veio para nos libertar do pecado e da acusação! Se o teu pecado está perdoado, é um espírito falso que está te acusando.)

D. Leia I Timóteo 4:1-2. Que tipo de consciência essas pessoas possuem? (Consciências mal formadas. Consciências formadas por demônios e por mentirosos.)

1. O que te vem à mente quando você pensa em uma consciência “cauterizada”? (Esta é uma consciência com cicatrizes, uma consciência ferida.)

E. Leia I Timóteo 4:3-5. De que maneira essas consciências estão com problemas de funcionamento? Elas são cegas para o pecado? (Não! Essas pessoas chamam de pecado coisas que não são pecado. Essas consciências são dirigidas por demônios a acreditar que coisas boas são erradas.)

F. Leia Salmos 103:8-9. Por quanto tempo você acha que o nosso amorável Deus nos acusa? Por quanto tempo nosso Deus traz a culpa? (Até que confessemos nossos pecados e aceitemos Seu sacrifício por nossos pecados.)

1. Quem nos acusa depois disso? (Demônios!)

G. Leia Salmos 103:10-121 e Miquéias 7:19. Onde Deus coloca os nossos antigos pecados? (Tão longe quanto possível!)

1. Leia Hebreus 8:12 e Hebreus 10:17. Como podemos ter certeza é a obra de um espírito mau nos fazer sentir culpados acerca de um pecado já confessado? (Deus não se lembra dos nossos pecados! Não pode ser Deus que está nos perturbando.)

a. Você está louvando o nosso misericordioso Deus agora mesmo?

IV. Confissão Correta

A. Leia Salmos 32:1-4. Temos um vislumbre de dois cenários no tempo. Quando o rei Davi se sente feliz? (Quando seu pecado é perdoado e apagado.)

1. O que quer dizer ter o seus pecados “apagados”{ou “encobertos”}?

2. Quando o rei Davi se sente mal acerca de seus pecados? (Leia Provérbios 28:13. Manter silêncio acerca dos nossos pecados, ou seja, não confessá-los, cria problemas.)

B. Leia Salmos 32:5. Como Davi vai do ponto onde ele se sente mal para o ponto onde ele se sente feliz? (Ele confessa seu pecado a Deus e Deus o perdoa.)

C. Leia Salmos 32:6. O que o rei Davi quer dizer quando escreve “enquanto podes ser encontrado”? Deus não está sempre presente? (Davi sugere que precisamos agir prontamente quando se trata de confissão de pecados.)

D. Nosso primeiro passo em direção a uma vida livre de culpa é confessar os nossos pecados. Leia Salmos 51:4. Minha Bíblia tem uma nota à margem dizendo que o rei Davi escreveu este salmo depois de haver cometido adultério com Bate-Seba. Como Davi pode escrever que pecou “só” contra Deus?

1. Davi também matou Urias. Envolveu seu general em uma conspiração para cometer assassinato. Sem dúvida, cobriu tudo isso com uma montanha de mentiras. Como “só contra Ti [Deus]” pode ser a expressão correta? (O pecado é contra Deus. O pecado é perdoado pela confissão a Deus – não a seres humanos.)

2. Por que tantas pessoas sugerem que precisamos confessar nossos pecados aos outros? (Leia Números 5:5-7. Nenhum ser humano pode perdoar pecados. Contudo, Deus exige que “façamos restituição”, para com a pessoa a quem ferimos.)

a. Você já pecou e pensou que a pessoa contra a qual você pecou te puniu com muita severidade? (Aceite isso, porque Deus aprova uma penalidade de 20% sobre a restituição!)

E. Leia Tiago 5:13-16. Assuma que você fez alguma fofoca sobre alguém, e esta pessoa nunca soube disso. Você deveria se aproximar desta pessoa e dizer “Sinto muito por falar coisas terríveis sobre você”? (Não. Você confessa aos outros apenas para “reparar” o pecado. Se uma pessoa nunca soube o que você pensava dela, confessar criará o próprio prejuízo que o mandamento pretende evitar. Não irá reparar nada. Ao contrário, você deveria ir à pessoa que ouviu você dizer isso e acertar as coisas.)

1. Por que, então, Tiago nos diz para confessarmos uns aos outros? (Certamente não para sermos perdoados. Tiago descreve como a comunidade da igreja ajuda-nos a lidar com os problemas. Se você tem um “parceiro de prestação de contas” (que não seja a pessoa que não sabe do teu pecado contra ela) reconhecer o nosso pecado nos ajudará a evitá-lo.)

F. Amigo, uma consciência formada apropriadamente é um dom de Deus para nos ajudar a evitar o pecado. Se você pecou, louve a Deus, porque você não precisa mais se sentir culpado sobre o pecado confessado! Se você tem pecados que não foram confessados, por que não confessá-los agora mesmo e deixar o fardo da culpa para trás?

V. Próxima Semana: Bons Pensamentos

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: