segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vestes da Graça - Lição 02

Da Glória ao Pó
(Gênesis 3; Apocalipse 12; Ezequiel 28)

Introdução: Se a justificação é como um manto, o que o mal veste? Neste semana vamos examinar o que a Bíblia tem a dizer a respeito da origem de Satanás e do mal. Nosso estudo é complicado pelo fato que alguns dos textos escritos parecem ser simbólicos. O que é real e o que é simbólico? Como chegamos à essência dos fatos? Vamos mergulhar nesta aventura em nosso estudo da Bíblia!

I. O Tentador

A. Leia Gênesis 3:1-4. Temos aqui uma coisa admirável: um animal que não apenas fala, mas contradiz a Deus! Isto é um símbolo, um animal, ou alguma outra coisa?

B. Leia Apocalipse 12:7-9. O que aprendemos a respeito da serpente que “engana o mundo todo”? (A serpente é Satanás, o diabo. Aparentemente ele é capaz de tomar a forma de uma serpente ou de um dragão! Ele já esteve no céu e lutou contra Deus e perdeu. Foi lançado à terra onde, desde então, tem estado engajado em seu trabalho de enganar os seres humanos.)

1. Satanás está sozinho? (Não. Ele tem seus anjos que lutaram (sem sucesso) ao seu lado. Eles também foram lançados à terra com ele.)

II. As Vestes do Tentador

A. Ainda temos muitas perguntas acerca de Satanás que estão sem resposta. Vamos ler Ezequiel 28:11-13. Quem está sendo descrito aqui? (O rei de Tiro.)

1. Qual fato não se encaixa com {a descrição do} rei de um país? (O texto diz que ele estava no Jardim do Éden.)

a. Vamos relembrar em nossa mente a lista de personagens presentes no Jardim do Éden. Algum rei, além de Deus? (Não.)

b. Se a serpente no Éden não era realmente uma serpente, Poderia ser que o rei de Tiro seja alguma outra coisa, além de um rei humano? (Nenhum dos comentários que vi concorda comigo, mas se os fatos que estamos vendo (e ainda veremos) devem ser tomados como verdade, então a serpente do Éden e o rei de Tiro possuem uma característica em comum – ambos estão no Éden. A dedução lógica é que Satanás tomou a forma de uma serpente e de um rei. Satanás possuiu a serpente e o rei ou, de alguma maneira, assumiu as suas identidades. Talvez estes sejam os exemplos mais antigos de roubo de identidade!)

B. Leia Ezequiel 28:14. Esta poderia ser a descrição do rei {da cidade-estado} de Tiro? (Temos agora uma terceira localização, o “monte santo de Deus”, e uma terceira descrição, “querubim”, as quais não podem ser usadas para descrever um rei terrestre. Porém, elas são totalmente consistentes com o que aprendemos até aqui sobre Satanás. A evidência de que Satanás está sendo descrito aqui, e não meramente um ser humano, é avassaladora.)

C. Agora que sabemos que Ezequiel está descrevendo Satanás, vamos voltar e ler Ezequiel 28:13. O que Satanás está vestindo? (Um manto coberto de ouro e jóias. Muitas destas mesmas jóias estavam no peitoral do sumo sacerdote (Êxodo 28:15-21) e muitas estão nos fundamentos da Nova Jerusalém (Apocalipse 21:19-20).)

1. O que este manto sugere a respeito de Satanás quando ele estava no céu? (Que ele era uma figura exaltada.)

2. Como Satanás veio à existência? (Ele era uma pessoa criada – como os seres humanos e os anjos.)

3. Nós começamos este estudo perguntando: Se a justificação é como um manto, o que o mal veste?”A resposta é “ouro e jóias”?

a. Se isto é verdade, como podemos explicar o peitoral do sumo sacerdote e as pedras da Nova Jerusalém? (Precisamos de uma resposta melhor.)

D. Veja novamente Ezequiel 28:14. Qual era o trabalho de Satanás no céu? (Ele havia sido ungido e ordenado por Deus como “querubim guardião” sobre o monte santo de Deus.)

E. Leia Ezequiel 28:15. Como o pecado entrou no céu?  (Este texto diz que Satanás foi criado sem qualquer culpa. Ezequiel 28:12 diz que ele era “o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.” Um dia, “se achou maldade” em Satanás .)

1. Esta é uma resposta satisfatória?

F. Leia Ezequiel 28:16-17. Este texto nos dá uma explicação mais completa acerca de como o pecado surgiu no céu. Que problemas na vida de Satanás lançaram o céu e a terra na batalha atual contra o pecado? (Orgulho é o primeiro problema. O segundo parece ser práticas comerciais injustas ou arrogância que surgiu por causa de grandes posses.)

1. Pense nas coisas que a tua igreja local considera como suficientes para te excluir da lista de membros. Orgulho está nesta lista?

a. O que podemos dizer de práticas comerciais injustas ou arrogância baseada no sucesso na vida?

b. Ou essas coisas são qualidades que, mais provavelmente, farão com que você seja eleito para a liderança da igreja?

2. O que fez com que Satanás fosse lançado para fora do céu? (Orgulho.)

a. Então, o que o mal veste? (Note que Ezequiel 28:17 faz uma ligação entre o orgulho de Satanás e a sua beleza. Este texto sugere que o manto de ouro e jóias era parte do problema com o orgulho. Nossa resposta deveria ser, “O mal veste o orgulho”.)

3. Vamos olhar outra frase em Ezequiel 28:17: “você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor.” Normalmente pensamos em beleza e sabedoria como grandes bênçãos. Estamos errados?

a. Quem fez Satanás belo? (Deus! A beleza e a sabedoria são uma bênção. Mas elas podem ser facilmente corrompidas. Ambas podem levar ao orgulho. O orgulho é a corrupção contra a qual necessitamos do poder de Deus.)

III. Evitando as Vestes do Tentador

A. Leia Deuteronômio 8:2-5. Qual é o objetivo de Deus para nós? (Humildade?)

1. Eu compreendo que o mal veste o orgulho, mas odeio ser humilhado. É isso que Deus tem em mente para nós?

a. Se não é, o que Deus está sugerindo que deseja fazer por nos na questão da “humildade”?

2. Atualmente estou lendo um livro chamado Centelha:A Nova Ciência Revolucionária de Exercícios e o Cérebro, de Eric Hagerman. Este livro encontra um elemento comum entre o exercício e a saúde mental. Simplificando bastante, o exercício estressa o corpo, o que ajuda a mente a lidar com o estresse. É este o princípio que encontramos em Deuteronômio 8? (Sim. O deserto era um lugar estressante para viver. Quando o povo ficava com fome, ficavam estressados. Mas Deus os salvou do estresse. Isto os ajudou a crescer na fé, mostrando a eles que o caminho para sair do estresse é confiar em Deus.)

3. Como estes versos de Deuteronômio 8 são o contrário de usar a veste do orgulho? (O orgulho te leva a pensar que você pode fazer tudo por si mesmo. Você é superior. Confiar em Deus e observá-Lo acertando as coisas que te estressam aumenta a tua confiança nEle.)

B. Quão importante é a disciplina de Deus na tua vida? (Se você quer crescer (músculos, saúde emocional, fé, etc.) precisa ser estressado. Você sabe que isso é verdade acerca dos exercícios físicos. Se considerarmos a disciplina como um exercício, iremos apreciá-la ainda mais.)

1. Como estressar a fé pode ser diferente? (O estresse da fé (conforme estudamos na semana passada) mostra que não podemos fazer isso. Porém, o crescimento na fé vem através de sabermos que Deus pode. Ele nos dá o maná e as vestes que não se gastam. Isto faz co que o nosso manto da justiça cresça e nosso manto do orgulho encolha.)

IV. O Objetivo do Tentador

A. Leia Apocalipse 12:17. Qual é a atitude de Satanás com relação a nós? (Ele está irado. Está declarando guerra contra nós.)

1. Qual arma Satanás usaria contra nós? (Orgulho!)

2. Que defesa o verso 17 sugere? (Na semana passada aprendemos que a lei testifica pela justiça através da fé. Não apenas a obediência à lei é um escudo contra o mal, mas a lei nos lembra da nossa pecaminosidade e rompe o orgulho. O testemunho de Jesus é que Ele viveu e morreu por nossos pecados. Segurarmos firmes em nossa fé em Jesus é a nossa melhor defesa contra a agressão do irado e orgulhoso Satanás.)

B. Amigo, quão seriamente você considera o problema do orgulho na tua vida? Você vai decidir hoje remover a tua veste de orgulho e substituí-la com o manto da justiça de Deus? Se for necessário um pouco de disciplina para te ajudar a ver a diferença, então louvado seja Deus!

V. Próxima Semana: Vestes de Inocência

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: