segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vestes da Graça - Lição 04

A Túnica de Várias Cores
(Gênesis 29, 30, 37 e 41)

Introdução: Você luta com sentimentos de inferioridade? O ciúme às vezes te leva a fazer coisas que normalmente não faria? Que parte da tua vida é gasta tentando provar aos outros que você tem valor? O ciúme alguma vez já alterou o curso da tua vida e da tua família? Nesta semana voltamos nossas atenções para uma família cheia de ciúmes e sentimentos de inferioridade. Coisas terríveis aconteceram como resultado disso. Vamos cavar a nossa Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. José e as Mães

A. Leia Gênesis 37:1-2. Note que José está trabalhando com seus irmãos, mas eles têm mães diferentes. O que sabemos sobre essas diferentes mães?

1. Leia Gênesis 29:16-18 e Gênesis 29:21-29. Que tipo de relacionamento você acha que existia entre Lia e Raquel?

a. Quem tinha culpa por esta situação?

2. Leia Gênesis 30:1-5. O que você acha do processo através do qual Bila tornou-se esposa de Jacó?

a. O que motivou esta decisão? (Ciúme.)

3. Leia Gênesis 30:9-11. O que você acha do processo através do qual Zilpa tornou-se esposa de Jacó?

a. O que motivou esta decisão? (Ambição.)

B. Vamos voltar para Gênesis 37:1-2. Note que o verso dois diz “Esta é a história da família de Jacó” e então começa imediatamente a contar sobre José e seus irmãos. Como isso pode fazer algum sentido? (A vida de Jacó é definida pela situação disfuncional de sua família.)

1. Que controle Jacó tinha sobre esta situação?

C. Leia Gênesis 30:22-24. Raquel está feliz por ter José? (Ela quer mais filhos.)

D. Vamos fazer de você o conselheiro da família (talvez um psiquiatra familiar). Quais conselhos você daria a eles?

1. Você diria que as esposas deveriam achar seu valor próprio em seu relacionamento com Deus, e não no seu marido e no número de filhos?

E. Leia Gênesis 30:17-18. Agora, o que você diz acerca do teu conselho?

1. Deus recompensou a Lia por haver dado a sua serva ao seu marido? (Sem dúvida Deus ouviu às orações de Lia. Mas tenho certeza de que Ele não a recompensou por ter tido ciúmes e por ter dado outra mulher ao seu marido!)

a. O que isto nos ensina? (Devemos ser cuidadosos com aquilo que atribuímos a Deus.)

II. José e Seus Irmãos

A. Aprendemos que a situação desta família é uma confusão. Vamos ver novamente Gênesis 37:1-2. José apresenta um relatório ruim acerca de seus meio irmãos mais velhos. Se você soubesse apenas este fato, o que concluiria a respeito do relacionamento entre esses irmãos?

1. Vamos acrescentar mais alguns fatos. Leia Gênesis 35:22 e lembre-se do que aprendemos acerca da maneira como Bila e Zilpa se tornaram esposas. Que tipo de atitude você acha que os filhos de Zilpa e especialmente os de Bila, tinham acerca de sua autoestima? (Eles eram filhos de esposas inferiores. Rubem, o filho de Lia, tinha até mesmo dormido com Bila! Tenho certeza que nesta situação impregnada de ciúmes, eles se sentiam inferiores a José.)

2. Como você acha que José se sentia em relação aos seus irmãos mais velhos? (Uma vez que José tinha apenas dezessete anos, ele provavelmente via seus irmãos como superiores. Sem dúvida eles estavam no comando.)

3. É possível que todos – José e os filhos das esposas inferiores – tinham sentimentos de inferioridade?

4. O que você acha que os filhos das esposas inferiores pensaram sobre José ter relatado seu mau comportamento?

B. Leia Gênesis 37:3. Por que Jacó (Israel) deu esta túnica a José? (Porque ele já era velho quando José nasceu.)

1. Que razão é essa? (Jacó pode ser sentimental, mas acredito que seu amor por Raquel era parte das razões para os sentimentos que ele tinha com relação a José.)

C. Leia Gênesis 37:4. Jacó está verdadeiramente demonstrando amos com relação a José?

1. Jacó deveria ter antecipado isto?

a. Você acha que Jacó se preocupa?

2. Como você acha que José reagiria a isto? (Isto apenas aumentaria os sentimentos de José de que ele estava “de fora” e que não era digno de fazer parte “da turma”.)

D. Por que você acha que José contou seu sonho? Ele era insensível? Estúpido? Arrogante? (Certamente ele não estava demonstrando inteligência emocional e maturidade, mas suspeito que ele contou esta estória apenas porque queria mostrar a seus irmãos mais velhos que ele era digno. Eles o deixariam entrar no círculo deles.)

E. Leia Gênesis 37:8. A estória de José teve o efeito pretendido?

F. Leia Gênesis 37:9-10. Desta vez, José tinha alguma desculpa para contar seu sonho?

G. Leia Gênesis 37:11. Estas são as reações que você teria esperado? (Você poderia esperar que os irmãos concluíssem que José era um menino mimado e arrogante. Ciúmes não é o que nos vem à mente. O fato de que eles ficaram com ciúmes reforça a idéia de que se sentiam inferiores e agora pensavam que talvez Deus tivesse escolhido a José sobre eles.)

1. Jacó acredita que o sonho de José veio de Deus? (Jacó acha que o sonho é importante.)

H. Você acha que estes sonhos eram da parte de Deus? Por que Deus os daria a José, sabendo que ele os relataria?

III. José e O Desastre Anunciado

A. Leia Gênesis 37:12-14. Que nível de autoridade está sendo dado a José?

1. Até que ponto Jacó é responsável pelo que acontece em seguida?

B. Leia Gênesis 37:18-20. O que motivou diretamente o plano de assassinato?

1. Vamos fazer de você um conselheiro familiar novamente. Que conselhos você daria para evitar este desastre pronto a acontecer?

a. Você diria a Jacó “Não mande o teu filho mais novo como mensageiro para dar um relatório sobre os filhos mais velhos”?

b. Você diria a Deus “Não dê esses sonhos para José”? (Jacó tem o direito de apontar quem ele quer para ser o supervisor. Tenho certeza que havia razões para ele ter escolhido José. Deus tem o direito de revelar o futuro aos Seus servos. O problema está com os irmãos (e conosco). Precisamos aceitar o fato que não somos tão brilhantes, talentosos, honestos ou capazes como algumas outras pessoas. Talvez o momento (um filho da idade avançada de Jacó) possa dar alguma vantagem a uma pessoa em relação a outras. Precisamos aceitar isto com graça e sem ciúmes.)

C. Leia Gênesis 37:21-28 e se concentre no verso 26. O que motiva a decisão final dos irmãos?

IV. José e as Conseqüências

A. A nossa história continua com uma maravilhosa “virada”, quando José aparece diante do faraó, rei do Egito, revela uma fome futura e revela como evitar as suas conseqüências. O faraó faz de José o segundo em autoridade e o coloca a cargo do plano de alívio da fome. Leia Gênesis 41:56-42:2.

1. Se os irmãos tivessem seguido seu plano original e matado a José, quais teriam sido os resultados? (Provavelmente, muitos deles teriam morrido.)

a. O que isto nos ensina acerca dos sentimentos de ciúmes, inferioridade e vingança?

2. O que aconteceu com os irmãos, como resultado de seu plano modificado para prejudicar a José? (Gênesis 42-50 e Êxodo 1 relatam que a curto prazo eles viveram. Seu pecado foi revelado. Seus descendentes viveram no Egito por 430 anos (Êxodo 12:40), uma parte dos quais, como escravos.)

B. Amigo, as decisões que você toma hoje, com base em sentimentos de inferioridade, ciúmes e vingança podem ter um claro impacto na tua vida, tua família e teus descendentes. Você vai decidir pedir a Deus para tirar teus sentimentos de inferioridade e ciúmes e substituí-los por sentimentos de gratidão pelo que Deus tem feito por você?

V. Próxima Semana: As Vestes Sacerdotais da Graça

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: