quinta-feira, 22 de março de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 13

A Promessa de Sua Vinda
(Atos 1, Mateus 24, Apocalipse 21-22)

Introdução: Tolos cientistas. Eles continuam fazendo predições falhas sobre o fim do mundo. Quando uma predição se mostra errada, eles tornam para outra baseada em algum evento diferente. Quando eu era jovem eles predisseram uma era do gelo na qual a vida iria congelar. Quando eu era velho, eles predisseram um aquecimento global no qual a vida iria explodir. Eles devem ser um grupo de fé ignorante e facilmente guiada para continuarem predizendo coisas que nunca aconteceram na história registrada. Espere! Não é isso que eles dizem sobre os cristãos? Que nós continuamos a predizer o fim do mundo porque somos ignorantes e facilmente guiados? Somos exatamente o mesmo que os cientistas tolos? Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. A História se Repete

A. Leia Atos 1:1-2 e Atos 1:6-11. O que os anjos prometeram aos discípulos? (Que Jesus iria voltar.).

1. Nossos amigos cientistas predizem um fim que nunca antes foi parte da história registrada. Como os cristãos são diferentes? (Jesus veio do Céu para a Terra. Isso é parte da história registrada. Os anjos prometeram que Jesus faria isso uma segunda vez, Ele iria voltar).

B. Leia 2 Pedro 3:3-7. Que desafio o texto bíblico está respondendo? (Como podemos saber que Jesus virá já que faz um longo tempo que Ele Se foi?)

1. Que resposta é dada? (Prova histórica!).

2. Que prova histórica a Bíblia dá em apoio à Segunda Vinda de Jesus? (1. Jesus criou o mundo. Portanto, Ele tem tanto o poder quanto o interesse em voltar. 2. Deus destruiu Sua criação no Dilúvio. 3. Essa é mais uma prova que Deus voltará e destruirá o mal e esse mundo).

a. Repare na frase “deliberadamente se esquecem”. Isso é verdadeiro para os zombadores hoje? Aqueles que negam a Criação e o Dilúvio também negam a Segunda Vinda?

C. Leia 2 Pedro 3:8-9. Que explicação temos para o tempo da Segunda Vinda de Jesus?

D. Vamos voltar para Atos 1. O que os discípulos estão questionando em Atos 1:6? (Eles querem saber se Jesus irá desfazer o governo romano).

1. O que isso nos mostra? (Que os discípulos ainda não tinham compreendido completamente a primeira vinda de Jesus).

a. Que lição isso deveria nos ensinar? (Temos a promessa da Segunda Vinda de Jesus, temos a prova de Sua primeira vinda, mas temos que nos preocupar para não termos uma compreensão errada disso tudo).

b. Dos versos que estudamos o que podemos saber sobre a Segunda Vinda de Jesus? (Atos 1:11: Jesus foi para o Céu e desapareceu em uma nuvem. Na Segunda Vinda Ele chegará em uma nuvem e descerá do Céu. 2 Pedro 3: Temos muitas evidências registradas mostrando que Deus tem o poder e o interesse para fazer isso).

E. Leia João 14:1-3. Que ponto importante Jesus mostra sobre Sua Segunda Vinda? (Essa é a asseguração pessoal de Jesus que Ele voltará. Quando Ele retornar será para nos levar para o Céu).

F. Leia 1 Coríntios 11:26. A Segunda Vinda é um ensinamento menor do cristianismo? (Não. Deus ata lembretes às coisas que Ele considera de especial importância. O Sábado é um memorial de que Ele é nosso criador. A comunhão é um lembrete que Ele morreu por nossos pecados e subiu da sepultura. Deus nos instrui a continuar lembrando isso até Sua volta. Que em troca nos lembra de Sua prometida vinda).

II. O Teste

A. Leia Mateus 24:1-3. Os discípulos fizeram uma ou duas perguntas a Jesus? (Jesus tinha acabado de descrever a destruição do templo de Jerusalém. Os discípulos acharam que quando isso acontecesse o mundo iria acabar. Eles acharam que estavam perguntando uma questão, mas sabemos que estavam perguntando duas).

B. Leia Mateus 24:4-5. Qual é a primeira coisa que Jesus nos diz sobre Sua Segunda Vinda? (Que haverá impostores).

C. Leia Mateus 24:23-25. Sobre o que Jesus nos alerta? (Que um desses impostores, um falso Cristo, irá fazer grandes milagres e sinais).

D. Leia 2 Tessalonicenses 2:1-4. O que irá preceder a volta de Jesus? (Um anticristo virá personificar Deus!).

E. Leia 2 Tessalonicenses 2:9-12. Quem é um desses impostores? (O “perverso”. É um agente de Satanás que fará “sinais e maravilhas enganadoras”.).

F. Leia Mateus 24:26-27 e Apocalipse 1:7. Como podemos dizer absolutamente a verdadeira Segunda Vinda de Jesus a partir da falsa vinda do anticristo? (A vinda de Jesus será um evento global visto no Céu por “todo olho” ao mesmo tempo. Será como um relâmpago ao redor do globo).

G. Leia 1 Tessalonicenses 4:16-18. Que outros sinais inconfundíveis veremos? (Os mortos em Cristos ressuscitarão e subirão. Os crentes que estiverem vivos encontrarão Jesus nos ares).

1. Jesus ficará perambulando ao redor da Terra? (Não).

H. Leia 2 Tessalonicenses 2:8. O falso Jesus, o anticristo, perambula na Terra? (Sim. Parece que Jesus vem logo depois que o falso vem. O falso é destruído pelo esplendor e poder de Jesus).

I. Vamos revisar. Como podemos saber da Segunda Vinda de Jesus a partir da falsificação de Satanás? (Se alguém clamar ser Jesus, mas não for visto por todos ao redor do mundo, se os mortos não subirem, e se não encontrarmos nosso Senhor nos ares, então saberemos que não é Jesus, é uma falsificação).

III. O Futuro para os Fiéis

A. Leia Apocalipse 21:1. O que acontece depois que os justos são levados para o Céu? (Jesus cria uma nova Terra).

1. O que é diferente na nova Terra? (Não há mais mar. Eu li que por volta de 70% da Terra é coberto por água).

a. O que essa explicação sugere? (Sugere duas coisas. Que a Terra será em outros aspectos reconhecível. Entretanto, os 70% adicionais significam que os lugares para os humanos habitarem serão grandemente expandidos. Eu li um livro que sugeria que na nova Terra iremos reconhecer lugares que conhecemos atualmente).

B. Leia Apocalipse 21:2-4. Quando Jesus veio pela segunda vez Ele levou os justos para o Céu. O que está acontecendo aqui? (Isso faz total sentido. Os salvos vão para o Céu e Jesus destrói e reconstrói Terra e os Céus. Então, a Nova Jerusalém desce dos céus. Daí em diante viveremos todos na nova Terra. A Terra renovada será o novo centro governante do Universo, pois Deus está habitando conosco! Se você quiser ler uma descrição da Nova Jerusalém, leia Apocalipse 21:10-21).

C. Leia Apocalipse 22:1-3. A afirmação de que não mais teríamos mar me preocupou um pouco, pois sou um cara que gosta de água. Que tipo de água encontramos na Terra renovada? (Aparentemente Deus gosta de água também, pois Ele tem água fluindo de Seu trono!).

D. Leia Apocalipse 22:4-5. O que você mais anseia na nova Terra? (Estar com Deus!).

E. Amigo, que maravilhoso vislumbre de nosso futuro! Todos fazemos predições sobre o futuro. A diferença entre nós e os cientistas tolos é que temos a história ao nosso lado. Nosso Deus veio à Terra como humano. Nosso Deus criou a Terra e destruiu a Terra. Nosso Deus prometeu que voltaria, nos levaria para o Céu, destruiria a velha Terra, e então criaria uma nova na qual viveríamos com Ele para sempre! Eu gosto dessa predição muito mais do que a da era do gelo ou aquecimento global. E você – gostaria de ter o Céu em seu futuro? Por que não agora mesmo se arrepender e confessar seus pecados a Deus e pedir a Jesus o manto da justiça que Ele anseia te dar?

IV. Próxima Semana: Começamos uma nova série de evangelismo.

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: