quinta-feira, 29 de março de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição1

Definindo Evangelismo e Testemunho
(Lucas 24, Atos 1, 5 e 10)

Introdução: Compartilhar o evangelho é algo que todos os cristãos podem fazer. A pergunta é “Como fazemos isso bem?”. Normalmente, eu penso em evangelismo e testemunho como sendo a mesma coisa. Entretanto, quando vistos pela lente de um advogado, são muito diferentes. Na maioria dos dossiês jurídicos, os fatos de um caso são discutidos primeiro. Depois vem o argumento legal. A primeira seção é sobre as testemunhas e o que elas dizem ter acontecido. A segunda é sobre persuasão. Quando eu escrevo fatos em um dossiê, meu objetivo é persuadir. Entretanto, nenhum bom advogado ficaria confuso sobre a diferença entre expor os fatos e fazer um argumento legal. Isso é verdadeiro para os cristãos que querem compartilhar o evangelho? Deveríamos estar certos sobre se entendemos a diferença entre os fatos e persuasão? Quanto temos de um papel persuasivo? Vamos mergulhar em nossas Bíblias e ver o que aprendemos!

I. Testemunho versus Evangelismo

A. Leia Lucas 24:45-48. Essas são algumas das últimas palavras registradas de Jesus aos Seus discípulos antes de retornar ao Céu. Jesus diz que eles devem ser “testemunhas”. Entretanto, Ele começa (verso 45) ensinando sobre a Bíblia. Os discípulos são mandados a testificar ou persuadir? (O único papel deles é testificar. Jesus os ensina que a Bíblia predisse alguns eventos da vida de Jesus. Os discípulos são testemunhas dos fatos que aconteceram assim como a Bíblia predisse).

B. Leia 2 Coríntios 5:20-21. Isso é testemunhar ou persuadir? (Claramente é persuasão).

C. Leia Atos 1:8. Aqui estão mais algumas palavras das últimas de Jesus antes de voltar ao Céu. Por que precisaríamos do Espírito Santo para testificar?

D. Leia Atos 5:30-32. O que vemos aqui? Testemunho ou persuasão? (Pedro começa falando sobre os fatos, mas então muda para um argumento legal “arrependimento e perdão de pecados”).

1. Note como o Espírito Santo é usado. Eu não leio onde o Espírito Santo está dando algum fato. Como o Espírito Santo é uma “testemunha”?

E. Vamos dar uma olhada no que precedeu isso. Leia Atos 5:12-18. É o porquê dos discípulos e Pedro terem sido presos. Como o Espírito Santo é uma testemunha? (O Espírito Santo está corroborando o testemunho dos fatos e o argumento legal dos discípulos ao fazer milagres por meio deles).

F. Vamos ver como os discípulos colocam todos esses elementos juntos. Leia Atos 10:39-41. O que está acontecendo? (Testemunho. Os discípulos estão falando os fatos que sabem).

G. Leia Atos 10:42-43. O que está acontecendo aqui? (Essa é a parte do argumento legal).

H. Leia Atos 10:44-46. O que está acontecendo aqui? (Essa é a afirmação do Espírito Santo da verdade dos fatos e de que o argumento legal é acurado).

II. Testemunha Hoje?

A. Boato é a colocação de fatos não testemunhados por uma pessoa testemunhando em um tribunal. O que é errado no boato? (Você não pode testar para ver se é verdadeiro. Se eu testemunhar que vi alguém bater em outra pessoa, eu posso ser questionado novamente sobre minha habilidade de ver o evento e questionado sobre meus preconceitos. Se eu testemunhar que meu irmão me contou que viu alguém bater em outra pessoa, meu testemunho não pode ser testado para ver se é acurado).

B. Os cristãos hoje estão emperrados com um evangelho de boato? (Certamente é um boato para nós dizer que Jesus viveu, morreu e subiu dentre os mortos. Os discípulos foram testemunhas disso, mas nós não).

1. Então, testemunhar é parte do trabalho inacessível para nós? (Não. Podemos dizer o que Jesus fez por nós).

C. Lembre-se de que eu disse que todo dossiê necessita de afirmação de fatos antes do argumento legal. Eu também disse que os pobres advogados misturam as coisas. Todo o nosso trabalho evangélico deveria começar com o testemunho antes de ir para a persuasão? Ou, o tempo eliminou a importância dos fatos porque nossos fatos não são tão animados comparando com Jesus subindo dentre os mortos?

D. Um dia eu estava visitando uma igreja, e um homem bem grande levantou para dar louvor sobre um testemunho dele naquela semana. Sua história era assim: ele estava fazendo um ministério na prisão, e viu que o carcereiro responsável estava comendo um sanduíche de presunto. Ele disse ao carcereiro que comer presunto o levaria ao inferno. O homem, que estava uns 50 ou 75 quilos acima do peso, ficou agradecido por Deus ter dado a oportunidade de testemunhar ao carcereiro.

1. Vamos quebrar isso nos elementos que aprendemos. O membro da igreja testemunhou algum fato? (Ele tinha uma mensagem de saúde, mas seus fatos “não verbais” mostraram que ele tinha uma mensagem mista na melhor das hipóteses).

2. Qual foi a mensagem legal (persuasão) do homem? (Que o mandamento de Levítico 11 contra comer carne imunda era uma mensagem de salvação. Se o homem estava certo ou não sobre enfatizar sua suposição teológica, isso parece não ter nada a ver com a mensagem evangélica da vida, morte e ressurreição de Jesus).

3. Qual era o testemunho do Espírito Santo? (“O Homem do Presunto” não falou de nenhum).

E. Leia Mateus 15:16-18. Isso sugere que o homem do presunto precisava fazer um pouco mais na parte legal (persuasão) de seu evangelismo. Mais importante, o que isso nos ensina sobre testemunho? (O importante é o que dizemos).

F. Leia Mateus 12:36. O que isso sugere sobre testemunho? (Que cada palavra é significativa).

1. É assim que você olha para o evangelismo – como um processo momento por momento, palavra por palavra?

2. Considere nosso grande homem do presunto novamente. O que você acha que era sua esperança? (Que o carcereiro se arrependesse de comer presunto e se convertesse a membro da igreja do homem do presunto. Isso não aconteceu. Mas, o homem do presunto achou que deveria mencionar isso durante o momento de “agradecimentos” para que alguém o considerasse digno de louvor por pelo menos tentar. Sem dúvida esse foi o único testemunho que o homem do presunto se lembraria durante a semana).

G. Leia Marcos 4:13-16. A que Jesus compara compartilhar o evangelho? (Como palavras sendo lançadas pelo caminho da vida).

H. Há um livro popular que li cujo título é “Nudge: O Empurrão para a Escolha Certa”. É sobre governo, economia, e fazer decisões. Ao mesmo tempo há um livro religioso menos popular também intitulado “Nudge”*. O livro religioso é sobre evangelismo. Os dois livros têm um tema comum: pequenas tentativas de influenciar podem ter grandes resultados. Como você poderia relacionar a ideia de “Nudge” com os três textos bíblicos que acabamos de ler: a) “toda palavra conta no julgamento”, b) “o que vem da boca é criticamente importante, não vai à boca” e c) “evangelismo é semear palavras”? (Todas as afirmações de Jesus nos dizem que toda palavra tem um efeito de nudge-empurrão. Ou empurramos as pessoas para o evangelho ou as afastamos do evangelho).

I. Como sua perspectiva de evangelismo e testemunho mudaria se você visse isso como algo momento a momento, ao invés de fazer como o homem do presunto: “uma grande oportunidade a cada alguns meses de atingir uma casa e converter alguém”.

III. O Espírito Santo como Testemunha

A. Leia Marcos 16:19-20. Vemos os discípulos compartilhando a Palavra. Qual é o papel do Espírito Santo nisso? (Confirma a verdade das palavras compartilhadas. Corrobora o testemunho de uma pessoa).

B. Leia João 16:7-11. Que trabalho do Espírito Santo vemos aqui? (Que o Espírito Santo traz convicção do pecado, culpa, justiça e julgamento).

C. Leia Atos 8:29-31. Que trabalho do Espírito Santo vemos aqui? (O Espírito dirige Felipe a uma pessoa que quer entender o evangelho).

D. O que esses três textos nos ensinam sobre o papel do Espírito Santo em nosso testemunho? (Que Ele nos levará às pessoas certas, nos trará convicção e corroborará nosso testemunho).

1. Você já experimentou isso em sua vida? (Meu palpite é que você tem histórias para mostrar que o Espírito Santo o trouxe alguém que procurava e trouxe convicção).

2. Quantos de vocês experimentaram o Espírito Santo corroborando seu testemunho por sinais?

a. Como você deve ter adivinhado, eu achei o testemunho do “homem do presunto” inútil. Tenho quase certeza que muitas pessoas tem um testemunho inútil, e muitas vezes me pergunto sobre meu testemunho. Você é incerto sobre a melhor maneira de testemunhar?

b. Se acharmos que nosso testemunho não é corroborado pelo Espírito Santo nem por sinais nem por convicção, deveríamos tomar isso como um sinal de que estamos fazendo errado?

E. Amigo, acabamos de começar nosso estudo sobre testemunho. Você fará duas coisas? Pedir ao Espírito Santo para te dar uma luz no testemunho e estudar conosco enquanto exploramos a palavra de Deus nesse assunto?

IV. Próxima Semana: O Ministério de cada Cristão

*Nota da tradutora: Nudge seria “empurrão”, “cotovelada”.

Tradução:Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: