quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 10

Vida da Igreja
(1 Tessalonicenses 5:12-28)

Introdução: Eu me lembro de quando meus pais saíam de férias e nos deixavam a mim e a meu irmão em casa. Estávamos na faculdade, mas antes de sair minha mãe nos dava uma pequena palestra sobre alimentação, saúde e segurança. Esse é o sentimento que tenho ao chegarmos ao fim da primeira carta de Paulo aos tessalonicenses. Ele dá “pontos chave” sobre a vida da igreja e o viver cristão. Paulo aparentemente achou que os pontos eram importantes, e devemos pensar assim também. Vamos mergulhar e ver o que podemos aprender do que Paulo tem a dizer ao partir!

I. Trabalho

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:12. Quem devemos respeitar? (Aqueles que trabalham duro pela igreja, que estão “acima” de nós e nos repreendem).

1. Esse é um agrupamento interessante: trabalho duro, liderança, disciplina. E se tivéssemos um líder da igreja preguiçoso? Ou, um que trabalha duro, mas não pela igreja? (O respeito não é devido à essa pessoa).

2. Os protestantes têm um pequeno problema com a ideia de autoridade da igreja. O que Paulo sugere sobre a autoridade da igreja nesse texto? [A igreja tem autoridade (aqueles “que os lideram no Senhor”), e essa autoridade inclui o direito de nos admoestar].

B. Leia 1 Pedro 2:9. Se todos somos sacerdotes, então como outro ser humano pode ter autoridade sobre nós?

1. Leia 1 Pedro 2:13-14 e Atos 5:27-29. Como você concilia essas duas afirmações de Pedro?

2. Considere o fato de que o Sinédrio era composto por aqueles que tinham uma mistura de autoridade religiosa e governamental. Como deveríamos entender a referência de Paulo aqueles “que nos lideram no Senhor”? (Deus acredita em organização, estrutura e autoridade. Essa é a razão pela qual Pedro aplaudiu a autoridade governamental. Paulo endossa a autoridade da igreja. Mas, nossa aliança final é com Deus, não com humanos. Mesmo autoridades religiosas podem entender isso errado. Quando assim fazem não estão “no Senhor”).

3. Quão seriamente deveríamos tomar a autoridade da igreja quando discordamos dela? (Em meus muitos anos lidando com casos de liberdade religiosa eu tenho notado que aqueles que continuamente têm problemas com a autoridade da igreja, aqueles que não conseguem viver dentro de um grupo da igreja, são geralmente aqueles que têm a fé menos sincera).

C. Leia 1 Tessalonicenses 5:13. Qual é a razão para amar a autoridade da igreja? (Paulo não está escrevendo sobre graça aqui. Ele diz “ame-os por causa do trabalho deles”).

1. Como o amor pode surgir do trabalho? (Eu faço isso com pastores, professores e líderes na minha igreja. Quando eu vejo algo que acho que é tolo, eu digo a mim mesmo para dar o benefício da dúvida para a pessoa porque eles devotaram suas vidas à promoção do evangelho).

D. Leia 1 Tessalonicenses 5:14. Quão importante é o trabalho para Paulo? (Ele diz para advertir os ociosos e respeitar e amar aqueles que trabalham duro).

1. Nos Estados Unidos (e outros lugares do mundo) nós temos o ressurgimento de uma classe de pessoas que vivem dependentes do governo ou de parentes. O que Paulo diz sobre isso? (Não devemos encorajar o ócio, devemos desencorajar isso).

a. O que você acha que Paulo quer dizer quando diz “Advirtam os ociosos”? Adverti-los sobre o que? (Em 2 Tessalonicenses 3:10, Paulo diz que aqueles que não irão trabalhar não deveriam comer).

2. Compare a atitude de Paulo com os preguiçosos com a atitude dele perante os tímidos, fracos e irritantes. (Paulo sugere que deveríamos ajudar aqueles que têm esses problemas. Isso logicamente sugere que a atitude “rude” de Paulo perante os preguiçosos é algo intencionado a ajudá-los – e não puni-los).

II. Atitude

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:15. Deveríamos ser bondosos com quem, apenas com aqueles da igreja? (Deveríamos ser bondosos com aqueles que nos fizeram mal, aqueles da igreja e “com todos”).

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:16-18. Você já tentou ser “alegre sempre”? Como isso funcionou?

1. São três sugestões separadas (alegria, oração e gratidão), ou estão todas logicamente ligadas? (É impossível dizer “Eu serei alegre agora” e apenas fazer isso. Entretanto, oração e gratidão ajudam a nos dar alegria. A oração nos leva à vontade de Deus. A gratidão sintoniza nossos corações com as maiores bênçãos de Deus. Oração e gratidão são o caminho para mais alegria em nossa vida).

III. Espírito Santo

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:19-22. Esses quatro versos estão logicamente ligados? Paulo está fazendo “pontos chave” no mesmo assunto? (Acho que sim).

B. Leia Joel 2:28-29. Qual é a promessa para “depois disso”? (O poder alastrado do Espírito Santo derramado na profecia).

1. Quando é “depois disso”? (Leia Atos 2:15-17. Depois disso significa depois da ressurreição de Jesus!).

C. Releia 1 Tessalonicenses 5:19-21 sob a luz de Joel 2. Deveríamos esperar que as pessoas de nossa igreja (homens e mulheres, jovens e velhos) exibissem o dom de profecia? (Sim!).

1. Qual deveria ser nossa atitude perante esses profetas? (Não deveríamos trata-los com desdém. Precisamos levar as mensagens a sério. Mas, precisamos “testar” tudo).

a. Estamos testando o profeta ou a profecia? (Já que o dom de profecia está tão alastrado, e dada a maneira em que os versos são escritos, parece claro que estamos testando a profecia e não o profeta).

2. Leia Deuteronômio 18:18-22. Qual é a penalidade do Antigo Testamento para a falsa profecia? (Morte).

a. Esse é um teste do profeta ou da profecia? (A instrução de matar o falso profeta, ou “não ter medo dele”, é direcionada ao profeta em si, e não à uma mensagem específica. Um “mau” profeta jamais pode ser confiável para dar uma mensagem verdadeira).

3. O dom de profecia é tratado de forma diferente no Novo Testamento e no Antigo Testamento? (Sim. Pelo menos é o meu pensamento atual. Durante os dias em que os seguidores de Deus não tinham Seu texto escrito, Deus falou por meio de poucos profetas. A precisão da mensagem do profeta não podia ser facilmente verificada, e, portanto, declarações falsa eram sérias. No Novo Testamento o dom de profecia está alastrado, temos a Bíblia como ferramenta de teste e testamos mensagens, não profetas. Então, profetas modernos podem “entender errado” e isso não é um problema maior. Esse profeta pode dar uma mensagem verdadeira posteriormente. Ninguém é morto. Todas as mensagens devem passar pelo teste da Bíblia).

4. Quando “ficamos com o que é bom” em 1 Tessalonicenses 5:21, com o que estamos ficando? (Com as profecias que testamos e descobrimos serem verdadeiras).

D. Releia 1 Tessalonicenses 5:22. No contexto dos profetas modernos, que mal estamos evitando? (Embora eu ache que Paulo esteja falando de profecias em vez de profetas, claramente existem falsos profetas que nunca promovem o trabalho de Deus. Aqueles que são maus deveriam ser evitados completamente).

IV. A Caminhada

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:23-24. Relembre que em 1 Tessalonicenses 4:1 Paulo disse aos tessalonicenses que eles estavam “de fato” vivendo a fim de “agradar a Deus”. Mas então aprendemos em 1 Tessalonicenses 4:3-5 que eles estavam tendo problemas com imoralidade sexual. Como o nosso conhecimento de seu histórico nos ajuda a entender 1 Tessalonicenses 5:23-24? (Deus está nos santificando. Ele está nos limpando “todinhos”. Estamos confiantes em nossa salvação enquanto Deus está nos limpando).

1. Se Deus nos limpa, por que Paulo está escrevendo aos tessalonicenses sobre isso? (Devemos cooperar. Somos salvos somente pela graça, mas quando o assunto é limpeza somos colaboradores de Deus para cooperar com Ele. Nosso objetivo é a santidade!).

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:25-28. Por que Paulo solicita nossas orações? (Todos precisamos de alguém para orar por nós. Precisamos ter outros a nos saudar com companheirismo. Precisamos da graça de nosso Senhor Jesus).

C. Amigo, você está na estrada para a santidade? Paulo nos diz para trabalhar duro, ter uma boa atitude, respeitar os líderes da igreja, sermos abertos para as mensagens do Espírito Santo e sermos bondosos com os outros. Você está no caminho para todas essas coisas? Se não, por que não se comprometer a começar hoje?

V. Próxima Semana: Promessa aos Perseguidos

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: