sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 6

Amigos para Sempre
(1 Tessalonicenses 2:13-3:13)

Introdução: Você já notou que algumas pessoas tomam decisões baseadas na lógica e outras tomam decisões baseadas nas emoções? Eu acho que estou firme no campo da “lógica”, mas a história diz outra coisa. Quando minha esposa e eu compramos nossa atual casa, estamos analisando três casas. Eu listei três fatores importantes a serem considerados (como o quanto custava; quão perto era do trabalho), e então fizemos um ranking de cada casa em cada um desses fatores. Quando terminamos com essa abordagem bem lógica, olhamos para o resultado e decidimos que nós não gostávamos dele. Compramos a casa que era a última no ranking na lista da lógica! A emoção prevaleceu para a decisão na qual moramos por 30 anos! Na semana passada, Paulo explicou aos tessalonicenses as razões lógicas pelas quais eles deveriam acreditar e confiar nele. Essa semana ele compartilha as suas emoções. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. A Palavra de Deus sob o Fogo

A. Leia 1 Tessalonicenses 2:13. Isso é um apelo à emoção? (Eu amo quando as pessoas dizem “Eu sou grato a você!”. Isso é um apelo às minhas emoções).

1. Muitos que são chamados de “eruditos” da Bíblia afirmam que podem pegar e escolher que textos bíblicos são corretos e que textos são errados. Outros não são tão espalhafatosos sobre isso, mas rejeitam certos textos por conflitarem com suas opiniões pessoais. Outros pegam um determinado texto para seguir e ignoram todo o resto da Bíblia sobre esse assunto. O que Paulo diz sobre a autoridade da Bíblia? (É a “palavra de Deus”).

B. Leia 1 Tessalonicenses 2:14. Quem fez as “igrejas na Judeia”? (Os crentes judeus).

C. Leia 1 Tessalonicenses 2:14-16. Quem Paulo diz que matou Jesus? (Os judeus).

1. Quando eu fui para a faculdade de Direito, eu aprendi que os judeus não eram apenas personagens da Bíblia, mas eram reais, pessoas vivas hoje. Quando eu adquiri vários amigos judeus, eles me contaram de terem sofrido deboche de “assassino de Cristo” quando crianças. Um amigo me disse que era chamado assim antes mesmo de saber sobre Cristo. Quando sou questionado, geralmente respondo que os romanos mataram Jesus. Mas, Paulo claramente diz que os judeus fizeram isso. Que atitude Paulo está atribuindo aos judeus? (Paulo acabou de dizer que os tessalonicenses estavam fazendo uma coisa boa ao imitar os crentes judeus. Paulo é judeu. Jesus é judeu. Paulo não pode estar sugerindo uma má atitude do povo judeu).

2. Quem, então, são os “caras maus”? (Os que são inimigos do evangelho: aqueles que se opuseram ao cristianismo ao matarem Jesus, matarem os profetas, afugentarem os cristãos e tentarem parar a disseminação do evangelho).

3. Que apelo emocional Paulo está fazendo quando fala sobre todos os cristãos sofrendo nas mãos dos caras maus? (Estamos nisso juntos!).

II. A Ira de Deus

A. Note que 1 Tessalonicenses 2:16 sugere que podemos identificar os caras maus porque são aqueles tentando impedir que os outros falem. Qual é a reação de Deus para isso? (A “ira de Deus” veio para aqueles que acreditam em parar o cristianismo fisicamente).

B. O que 1 Tessalonicenses 2:16 diz sobre o tempo da ira de Deus? (Ela veio “finalmente”).

1. Paulo fala como se a ira de Deus estivesse atrasada! Por que a ira é apropriada? Como isso é consistente com o amor?

2. Recentemente, um agente de Satanás matou algumas pessoas em um cinema. Se você ouviu sobre isso, qual foi sua reação? Qual seria a sua reação se você conhecesse alguém que tivesse sido morto? Qual seria a sua reação se um dos mortos fosse seu filho? (Você vê como o nível de sua emoção aumenta à medida que o nível de seu amor aumenta? A ira de Deus é terrível, porque Seu amor por nós é infinito).

C. O que Paulo quer dizer quando fala que a ira de Deus já começou? (Jamieson, Fausset and Brown Commentary diz que no ano 48 d.C, um motim ocorreu em Jerusalém durante a Páscoa que matou por volta de 30.000 pessoas. Josefo diz que mais de um milhão de judeus foram mortos mais tarde, quando Jerusalém foi destruída).

D. Leia Lucas 19:42-44. O que Jesus diz ser a razão para a destruição de Jerusalém? (Eles não reconheceram que Jesus era Deus).

1. Esse é um argumento baseado na emoção? (Esse é o evento crucial da história mundial. Deus morreu por Sua criação. Sua criação O matou. Deus tem um envolvimento emocional incrível conosco. Rejeitar o amor de Deus, pisar no que Deus tem feito é disparar a mais terrível emoção – ira!).

III. O Esforço

A. Leia 1 Tessalonicenses 2:17-19. O que evitou que Paulo e seus migos visitassem os tessalonicenses novamente? (Satanás).

1. Pense nisso só por um minuto. Deus está na ativa punindo aqueles que pisam em Seu amor, enquanto Satanás está na ativa para restringir as boas novas de Seu amor. Como esse conhecimento deveria afetar nossa vida cotidiana? (Precisamos estar entusiasticamente conscientes do papel que o sobrenatural desempenha nos eventos de cada dia).

B. Leia 1 Tessalonicenses 2:20. O que dá alegria a Paulo? O que dá glória a Paulo? (Note as emoções. Aqueles que ouvem a apresentação de Paulo do evangelho e agem nisso dão alegria a ele. Por outro lado, Paulo fica chateado quando Satanás tenta desfazer seu trabalho).

C. Leia 1 Tessalonicenses 3:1-5. O que é isso que Paulo não pode mais suportar? (A tensão emocional da separação. Ele não podia mais suportar os tessalonicenses sofrerem perseguição sem ajuda. Ele estava preocupado de que os tessalonicenses pudessem não ficar firmes).

1. O que Paulo fez sobre isso? (Enviou Timóteo para encorajar, fortalecer e desfazer qualquer dano feito pelos agentes de Satanás).

2. Como você se sente quando alguém diz “Eu sinto tua falta, quero ir e ajuda-lo”? (Isso aquece meu coração. Isso me faz saber que a pessoa se importa).

D. Vemos muita emoção nos escritos de Paulo. Discutimos na introdução a abordagem da lógica e a abordagem da emoção na vida. E se Paulo tivesse usado apenas a lógica em seu apelo aos tessalonicenses? (Seu apelo teria sido seriamente prejudicado. As pessoas não precisam apenas saber a verdade, precisam saber que você se importa).

IV. O Relatório

A. 1 Tessalonicenses 3:6. O que mudou? (Acabamos de ver Paulo dizer que enviou Timóteo em seu lugar para visitar os tessalonicenses, para Timóteo retornar com um relatório).

1. Que relatório Timóteo faz? (Os tessalonicenses têm lembranças agradáveis de Paulo).

2. Leia Atos 17:5-8. Discutimos isso em uma lição anterior. A visita de Paulo provocou oposição, com o resultado de que Jasom e alguns outros novos crentes foram arrastados perante as autoridades e tiveram que pagar fiança. Essa é uma lembrança agradável?

3. Como essa “lembranças agradáveis” podem ser um relatório honesto? (Sob tensão emocional, as pessoas formam vínculos fortes. Não é como se Paulo as tivesse iludido. Ele não apenas compartilhou com elas as boas novas do evangelho, mas também disse – 1 Tessalonicenses 3:4 – que a perseguição iria se seguir).

B. Leia 1 Tessalonicenses 3:7-9. Como a firmeza dos crentes tessalonicenses afetou Paulo? [Ele está encorajado. Ele se sente vivo (“agora vivemos”). Ele sente alegria].

1. Quando Satanás e seus agentes te atacam, você já considerou o impacto que sua fidelidade pode ter sobre os outros?

2. A reação de Paulo não parece um pouco excessiva? [Você se lembra da última vez que venceu algo? Ganhou uma nota boa? Ganhou uma disputa atlética? Ganhou uma promoção no trabalho? Você se sente ótimo. Você se sente “vivo”. Paulo acabou de ganhar uma batalha (por meio dos tessalonicenses) contra Satanás – e se sente ótimo por isso].

C. Leia 1 Tessalonicenses 3:10. Espere um pouco! Paulo está se alegrando pela vitória contra Satanás. Como ele pode escrever de “falta” de fé? (Estamos todos na estrada por um relacionamento melhor e mais profundo com o Senhor. Todos temos espaço para aprimoramento).

D. Leia 1 Tessalonicenses 3:11-13. Paulo pede que Deus permita que eles venham, que os tessalonicenses mostrem amor uns pelos outros, e que Deus fortaleça os seus corações. O que significa para Deus “fortalecer seu coração”? (É uma mudança mental e emocional que o Espírito Santo faz para ajudar você a se tornar mais amoroso e mais obediente).

E. Amigo, como você está no lado emocional de tratar com os companheiros membros da igreja? Se você acha que esse é um ponto fraco, por que não pedir para o Espírito Santo fortalecer seu coração?

V. Próxima Semana: Vida Santa

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: