(Gênesis 2-3, Provérbios 22, Mateus 25)
Introdução:   Você conhece pessoas com bons hábitos morais, que não parecem ser religiosas ou não acreditam em Deus? Em que sua moralidade é baseada? Atualmente, temos apreciado e julgado pontos de vista sobre  moralidade. De um lado está uma crença na igualdade - que todas as idéias, todas as filosofias e todas as opiniões são iguais e devem ser igualmente valorizadas. Por outro lado, a Bíblia declara que algumas opiniões são dignas da vida eterna e outras dignas da morte eterna. Igualdade de oportunidades é aquela que leva à salvação. Diferenças na vida, até mesmo incapacidades, são oportunidades para trazer glória a Deus. Estas visões são muito diferentes do que é certo, moral e justo. Vamos seguir para o nosso estudo da criação e da Bíblia e ver se podemos entender melhor isto!
I. A Árvore da Moralidade
        A. Leia Gênesis 2:8-9. A quem pertenciam as árvores? 
           (Leia Gênesis 1:29-30   As  árvores foram dadas para os
           seres  humanos  e para os animais  se alimentarem. Elas  
           foram um presente.)
           1. Você diria que os humanos tinham um direito legal,
inerente, para comer os vegetais e os frutos das
árvores? (A menos que você possuísse algo próprio,
você não teria direito de comê-los. Uma vez que
Deus lhes deu o direito de comer , eles receberam
esse direito. Mas, não era inerente.)
        B. Leia Gênesis 2:15-17.   Isso muda a natureza do direito
           legal de comer as plantas?   Sim.  Deus agora introduz
           um   contrato de  trabalho com  Adão.   Adão cuida das
           plantas e árvores em troca da promessa de que ele pode
           comer o que cresce. Ele trabalha pela comida. Adão tem
           o direito legal para comer, se ele trabalhar.) 
                    1. O contrato de Adão inclui o direito de comer da
Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal? (Não.)
        C.   A lei tem dois tipos de regras. Regras que só existem
             porque  o  governo  tem  autoridade  para fazê-las, e 
             regras que  refletem  moralidade.   Estas são chamadas
             regras "malum prohibitum" (ruim, porque é proibido) e
             "malum in se" (ruim, porque é mau).  Outra maneira de  
             dizer  isso  é  que as  regras existem, simplesmente,   
             porque  os  homens  fizeram-nas  como  um "direito      
             positivo"  e  as  regras  que   proíbem  o  mal  são 
             "leis naurais."   O  limite  de  velocidade é “malum
             prohibitum” direito positivo)  ou  “malum in se”(lei 
             natural)? (Os limites de velocidade onde moro trocam o 
             tempo todo, entretanto eles são “malum prohibitum” ).
     D. Veja novamente Gênesis 2:16-17. Isto é “malum
prohibitum” ou “malum in se”?
                 1. Leia Gênesis 1:11-12.   Na sua opinião, qual o 
                    impacto disso?  (Os frutos de todas as árvores 
                    foram declarados bons. Portanto, a regra de Deus
                    sobre a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal
                    parece ser “malum prohibitum ”).
   E. Leia Gênesis 3:2-5 Qual é o argumento de Satanás? (Que
a regra é “malum prohibitum” e é errada.)
                 1. Satanás está discutindo mais do que isso? (Ele
                    parece  dizer  que a  regra  de  Deus é, em si,
                   “malum in se” porque ela viola o direito natural
                    do ser humano, de conhecer o bem e o mal.)
            
                 2. Você  pode  explicar  porque os homens têm o 
                    direito natural de saber tudo? (Se eles devem
                    ser tratados de forma igual a Deus e Satanás,
                    então  eles  têm  o  direito  natural a essa 
                    informação.)
            
                 3. A igualdade é um direito natural? É “malum 
                    prohibitum”  deixar  de  tratar  a  todos
                    igualmente? Claramente,Deus e os seres humanos
                    não são iguais. Deus e Satanás não são iguais).
    F. Vamos voltar alguns momentos e contemplar isto.
                 1. Se a regra de comer fruta mergulhou toda a raça
                    humana no pecado e condenou-nos à morte, como
                    pode ser “malum prohibitum” ? Os seres humanos,
                    em geral, concordam que matar alguém é “malum
                    in se”!
           
                 2. E  sobre  o conhecimento do bem e do mal? Não
                    é inerentemente melhor ter mais conhecimento?
                    Em resumo,Satanás não está certo? (Isto mostra
                    que a igualdade de opinião, pelo menos, não é
                    um direito natural. A opinião de Satanás vem a 
                    ser inferior à opinião de Deus.)
  a. Como a quantidade de informação
disponível para Eva impacta a presente
discussão? (Se Eva soubesse mais, ela
iria entender melhor as reivindicações
concorrentes de Deus e Satanás, e
saberia que comer a fruta foi a mais
                             séria questão “malum in se”.)
3. A que conclusão lógica chegamos a partir das
3. A que conclusão lógica chegamos a partir das
                     respostas  a  estas  perguntas?   Qual regra
                     você  aplicaria  para  decidir  quais regras 
                     refletem a prevenção do verdadeiro mal? Qual é
                     o melhor guia para “malum in se”?
                     (Sugiro o seguinte: Todas as regras de Deus, se
                     parecem ser “malum prohibitum” ou “malum in se”
                     estão  sendo  tratadas como “malum in se”.  A  
                     razão  é  que  Deus sabe e entende tudo e nós, 
                     não! O homem pode criar o direito positivo, que
                     é  apenas  “malum  prohibitum”,  mas todos os 
                     mandamentos de Deus refletem “malum in se”.)
II. Exemplos
          A.  Leia Provérbios 14:31. Vamos remover, por um minuto,
              as  referências  a Deus.  É “malum prohibitum” ou      
              “malum in se” tratar uma pessoa que tem menos dinheiro
              de forma diferente?
                 1.  Este texto complica a questão, porque se refere
                     à opressão e bondade.  Mas, digamos que para    
                     fins desta discussão,   não dar a uma pessoa
                     tempo igual ou atenção, por causa de sua falta
                     de riqueza, seria considerado "opressão" ou 
                     "maldade"?
                 2.  Se  a sua filosofia  é que  todas as opiniões, 
                     idéias e  pessoas são iguais, qual seria a sua  
                     resposta para o “malum prohibitum” /“malum in 
                     se” na questão sobre como você trata os 
                     pobres?   (A resposta seria“malum prohibitum",
                     porque não considerar que as pessoas são iguais
                     seria mau.)
                 3.  Qual  seria  a  resposta  se você estivesse 
                     vendendo um veleiro de milhões de dólares?
                 4.  Qual  seria  a  sua resposta se você estivesse
                     procurando um vendedor para a sua empresa, mas  
                     você soubesse que essa pessoa é pobre, porque é
                     preguiçosa ou carece de inteligência emocional?
           B.  Posso pensar em muitas razões práticas pelas quais
               você não deva tratar os pobres de forma igual. Vamos  
               voltar a Provérbios 14:31 e considerar as "razões de
               Deus." Que razões Deus nos dá pelas quais devemos  
               tratar os pobres com igualdade, e o que isto tem a 
               ver com a Criação? (Deus é o único que criou tanto 
               pobres quanto os ricos, e Deus diz que O desonramos
               quando tratamos mal aos pobres.)
           C.  Leia Provérbios 22:2, 22:4 e 22:7.   Estes textos
               defendem a igualdade de pensamento e ação? ( Não.     
               Certamente,   algumas decisões melhoram sua vida, 
               outras tornam-na pior.)
                  1. O que, então, Provérbios 22:2 está nos dizendo?
                    (A  única  área  de  igualdade é que Deus é o 
                    Criador de todos os seres humanos. Isso forma
                    uma linha de base para o tratamento que damos 
                    aos outros.)
           D.  Há tendências em "moralidade" que são baseadas em
               algum outro lugar, diferente da Bíblia. Cerca de cem  
               anos atrás,o eugenismo, uma teoria popular dizia que 
               a  raça  humana  poderia  ser  muito  melhorada,
               prestando atenção à sua composição genética. O aborto
               tem suas raízes neste movimento, pois pensava-se que
               esta  era  uma  boa  maneira  de controlar a taxa de 
               natalidade  de   "indesejáveis"   indivíduos.  O que 
               Provérbios 22:02 fala sobre este tipo de 
               "moralidade?"
           E.  Leia Mateus 5:43-48.    Como você resolveria essas 
               questões com os "vizinhos", sem qualquer referência 
               às palavras de Jesus?
                  1. Como a criação e nossa condição de filhos de
                     Deus muda a resposta?
          F.  Leia Mateus 25:31-36 e Mateus 25:40.    Vamos nos 
              concentrar apenas em uma delas – cuidando doentes.
              Que razões morais você poderia pensar para evitar 
              pessoas doentes? (Pode ser doença contagiosa! Pense no
              que isso pode significar para você e sua família? Se 
              você ficar doente não será capaz de trabalhar!)
                  1. Como  a  nossa  concepção  de Deus como nosso 
                     Criador  e  Redentor  muda  nosso  pensamento? 
                     (Deus,  como  Criador,  se  identifica com os 
                     necessitados. Podemos  dizer  que  o doente se 
                     encontra   desta maneira porque ele violou as 
                     leis  de  Deus  sobre a saúde, as leis de Deus 
                     sobre a pureza sexual,ou de alguma outra forma
                     "mereceu" estar doente. Podemos dizer coisas
                     semelhantes sobre aqueles que são pobres. Mas, 
                     ter um Deus Criador nos dá um certo nível de
                     dignidade e valor. Ao ajudar aqueles que estão
                     sofrendo, agimos como o nosso Deus.)
          G.  Faça uma varredura em Deuteronômio 28. Isto, de alguma
              forma,  modera  o  que acabamos  de  discutir? Há      
              momentos em que não devemos ajudar os necessitados?   
             (Deus diz que Ele irá punir o mau comportamento. 
              Precisamos orar para que o Espírito Santo nos guie 
              para termos certeza que nossas ações estejam sempre 
              alinhadas com as ações de Deus.     Precisamos ter 
              humildade para dizer:"Deus, quantas vezes eu falhei?”) 
          H.  Amigo, você vai decidir hoje, fazer da palavra de Deus
              a única base para suas decisões morais? Você vai   
              decidir que, se Deus proíbe algo, é “malum in se”
              mesmo que você não possa compreender o pensamento de   
              Deus?
III. Na próxima semana: Criação e Queda. 
    Tradução: Denise de Mesquita
Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Todas as referências às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI),copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses.Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu uma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.
 
 
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