domingo, 13 de janeiro de 2013

Origens - Lição 3

A Criação Concluída
(Gênesis 1 e 2)

Introdução: Os evolucionistas e diversos defensores da “Velha Terra" gostam de salientar que a Bíblia não é um livro de ciência. Não se trata de biologia, química, física ou genética. Acho que nós podemos concordar com isso. Então, a pergunta é: " Sobre o que a Bíblia trata?" Eu sugiro que é sobre Deus , o homem e o relacionamento entre eles. Considere como a linguagem simples de Gênesis 1 impacta a relação entre Deus e os seres humanos. Se Deus realmente falou, para que o Universo existisse, e as partes principais do projeto foram concluídas a cada 24 horas, quais eram as opções de Deus? Deus poderia dizer "desfaça", "refaça", ou "restabeleça". A resposta é, "naturalmente", e isso diz muito sobre a decisão deliberada de Deus, que quis ficar com a Sua criação errante. Que Deus de amor! Vamos voltar para o nosso estudo da semana da criação!

I. Luzes do Céu

A. Leia Gênesis 1:14-15. Qual é o propósito das estrelas? (Nossa grande estrela, o sol, ilumina a terra durante o dia.)

1. Para que outra finalidade servem as estrelas ? (Elas são um relógio. "Elas marcam estações , dias e anos".)

2. Anteriormente, estudamos que Deus criou a luz no primeiro dia e recontou, como período de tempo, uma "tarde e manhã". Como pode ser isso sem o sol, a lua e outras estrelas e planetas? ( E se começarmos com pressupostos diferentes? E se dissermos que Deus criou uma seqüência de tempo de 24 horas no início e, em seguida, definiu o sol e os planetas para marcarem a Sua sequência de tempo. Isso é como um relógio, que não cria o tempo, apenas o reflete.)

B. Leia Gênesis 1:16-19. Nós sabemos que a lua não é como o sol, pois ela não tem luz própria. Por que é correto chamar a lua de "luz locadora?" Isso dará suporte para os evolucionistas, que dizem que a Bíblia não pode ser confiável para nos dar declarações cientificamente corretas? (Se você pediu uma luz, e alguém lhe deu um espelho, você ficaria irritado? Em alguns casos, ter um espelho é tão bom quanto ter uma fonte original de luz. Nossa lua é uma fonte de luz, assim como um espelho. Ela é luz locadora, porque reflete a luz do sol.)

II. Animais aquáticos e que voam

A. Leia Gênesis 1:20-23. Existe uma seção inteira da lei, dedicada a uma coisa chamada "construção jurídica." A questão para advogados e juízes é: "O que essa lei quer dizer?" A primeira pergunta a ser feita é: " A linguagem é clara, para você? "Se for, você vai mais longe. Se a linguagem tem certa ambiguidade, você olha para sua história legislativa e outros fatores, para descobrir o que ela realmente significa. Vamos aplicar esse processo aqui. É clara a linguagem sobre os animais marinhos terem evoluído a partir de organismos simples? (Ela diz que Deus criou "as grandes criaturas do mar." Isso claramente se refere a animais grandes e complexos.)

1. Quantas espécies de pássaros Deus criou? (Todas).

2. Quantas novas espécies de aves vemos hoje? (Durante toda minha vida sempre soube que algumas espécies de aves foram extintas. Nós não estamos expandindo as espécies, nós estamos subtraindo. Ou, se isso não é verdade, não existem relatos populares de crescimento.)

3. Para os evolucionistas a vida move-se do mar para a terra e céu. O que a linguagem simples da Bíblia diz sobre o surgimento dos animais marinhos e aéreos? (Todos eles foram criados em um período de 24 horas.)

B. Veja novamente Gênesis 1:20. A pergunta natural é se Deus criou os animais do mesmo modo como criou o homem – poucos, em número, com a expectativa de que iriam se multiplicar. O que a Bíblia diz sobre esse assunto? (Ela diz: “encham-se as águas “ .Encher significa que deve ser preenchido ou tornar-se abundante com alguma coisa . Ao mesmo tempo Gênesis 1:22 fala de um crescimento em número.)

III. Animais terrestres

A. Leia Gênesis 1:24-25 , Gênesis 2:19-20. Que detalhe isto acrescenta sobre a criação dos animais? (Como os seres humanos, Ele os formou sobre o solo.)

1. Por que Deus concedeu a Adão dar nomes aos animais?

2. Note que Gênesis 2:20 nos diz que neste processo de nomeação, não foi encontrado um ajudante adequado para Adão. Quem estava procurando? (Adão.)

a. Deus já sabia que não existia um ajudante adequado?

b. Por que você acha que Deus incluiu Adão na busca? (Esta nomenclatura toda e sequência de pesquisa mostra que Deus quer fazer parceria conosco. Deus deixa Adão dar nome aos animais. Deus tinha Adão como um parceiro na busca, assim Adão iria compartilhar a visão de Deus, sobre a necessidade de ter alguém especial. Deus quer que sejamos colaboradores dele.)

c. Você acha que Adão procurava por um "parceiro adequado?" Será que uma criança só quer um irmão?

3. Qual é a mensagem dos evolucionistas sobre a relação entre Deus e os homens? (Dificilmente somos colaboradores de Deus. Nós corríamos para que não fôssemos devorados!)

IV. O Homem

A. Leia Gênesis 1:26-27. Seria isto uma decisão difícil para você, se você fosse Deus?

1. Imagine o parque maravilhoso e preservação de vida selvagem que você criou. Você poderia vir , relaxar e desfrutar as maravilhas da natureza, a qualquer momento que você quisesse! A criação do homem só traria problemas.

2. O que a linguagem simples está descrevendo sobre qualidade de vida na nossa criação? (Nós fomos criados à imagem de Deus para sermos governantes. Nós não estávamos fugindo de animais, tentando evitar que nos tornássemos seu almoço.)

3. Por que Deus menciona que Ele fez homens e mulheres? (Ele dá importância a ambos. Ele os faz distintos. Isso mostra que ambos os sexos são feitos à imagem de Deus.)

B. Leia Gênesis 1:28. Qual é a tarefa dada por Deus para o homem? (Para multiplicar-se, dominar e governar. Novamente, a linguagem clara mostra um sistema de reprodução ali . Evolução não faz parte da réplica de seres humanos.)

C. Leia Gênesis 2:21-24. Isso é diferente do registro do resto da criação. Por quê? (Leia Gênesis 2:24. Deus criou uma relação especial entre homens e mulheres, para que eles pudessem se tornar um no casamento.)

V. Sábado

A. Leia Gênesis 2:1. Foi deixado algo para fazer depois do sexto dia? Ficou alguma parte da criação ainda por fazer, ou precisou de ajustes? (Não. A linguagem simples do relato bíblico não permite a teoria da evolução.)

B. Leia Gênesis 2:2-3. Vamos ver isto sob um novo ponto de vista. Eu tenho uma poltrona reclinável há alguns anos. É o lugar que eu mais gosto de descansar, quando não estou dormindo. Minha cadeira é sagrada?

1. Por que, logicamente, um dia de descanso deveria ser sagrado?

2. Uma resposta é que Deus "abençoou" o sábado. Mas, eu ainda estou me perguntando por que ele faria isso? (A única resposta lógica é que Deus estava celebrando e comemorando Sua Criação. Por isto ele foi separado.)

3. Quando comemoro alguma coisa, normalmente, eu não descanso, eu me divirto. Se Deus pode falar para que o universo existisse, é difícil de acreditar que Ele precisava de um descanso. É possível que o sábado seja também parte da criação? Assim como Deus criou a luz e os animais, Ele também criou o descanso e a celebração?

C. Vamos olhar para o aspecto desta "grande figura". Se Deus está travando um combate com Satanás sobre a lealdade dos seres humanos, Deus saberia sobre este problema futuro, no momento da criação? (Sim. A Bíblia está cheia de histórias e profecias que mostram a presciência de Deus, a Sua onisciência.)

1. Se o pedido principal de Deus, como autoridade, é Sua condição de Criador, Ele iria tomar medidas com antecedência, para forçar o direito de reivindicar os seres humanos? (Novamente, logicamente sim.)

2.Quando você se envolve mais com seus pensamentos? Quando você está ocupado, trabalhando ou descansando? Se alguém lhe pede para resolver um problema difícil de matemática quando você está andando, você pára e pensa? (Sim, nós pensamos melhor quando estamos parados.)

3. Esta série de perguntas melhora sua compreensão do sábado? (Deus quis criar um tempo, a cada semana, para que seus colaboradores pudessem descansar e refletir sobre seu Deus Criador. O sábado era para ficar como memorial semanal e celebração ao nosso Deus Criador!

a. Quão bem sucedido tem sido Satanás para minar a criação e o sábado?

D. Amigo, se você deixar escapar o seu descanso sabático, reflexão e celebração, irá determinar-se agora a corrigir isso no futuro? Você declarará claramente sua fidelidade ao Deus da Criação?

VI. Na próxima semana: Criação, um tema bíblico.

Tradução: Denise de Mesquita

==========
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de email, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===========






Nenhum comentário: