sexta-feira, 1 de março de 2013

Origens Lição 10



 Mordomia Cristã e Meio Ambiente
(Salmos 8, Gênesis 1-2, 2 Pedro 3) 
   

Introdução: “Está tudo queimando!”  Um jovem amigo meu iria saudar todas as más notícias a respeito de seus bens, com este comunicado.  O que acontece com suas coisas não é importante, pensa ele,pois elas serão destruídas no fim das contas. Isto faz sentido para você? Esta é uma atitude cristã apropriada acerca dos bens? Esta é a atitude que deveríamos ter com relação a nossa administração da terra? E quanto ao cuidado com nossos corpos? Vamos passar para nosso estudo da Bíblia e descobrir!



I.    Domínio

A.    Leia Salmos 8:3-4. Qual é a resposta lógica para esta pergunta? (A resposta lógica é que os seres humanos não são importantes.” Não faz sentido, se Deus se preocupa conosco.)


B.    Leia Salmos  8:5-8. Qual é a resposta real de Deus à pergunta anterior?  (Ao contrário de toda a lógica, Deus nos fez “um pouco menor” do que os seres celestiais, deu-nos grande glória e honra, e o domínio sobre a terra. Deus é generoso!)

C.    Pense um pouco sobre a questão inicial: Que motivo Deus tem para se preocupar conosco? O que isto sugere sobre a natureza de nosso domínio sobre a terra? (Contra a lógica, Deus cuida de nós.  Isto sugere que precisamos cuidar das coisas menos importantes, sobre as quais Deus nos dá domínio.)

D.    Leia Gênesis 1:26. Quando foi dado domínio sobre a terra, para os seres humanos? ( Desde o início.)

1.    Leia Gênesis 1:29. O que faz parte deste domínio? (Tirar da terra o mantimento.)

2.    Leia Gênesis 2:15. Que outro papel também é parte deste domínio? (Cuidar a terra.)

E.    A idéia de ambos, domínio e cuidado, cria algum tipo de conflito de interesses? (Minha filha fez  um arrendamento mercantil de um carro novo, que é, indiscutivelmente, melhor que o meu! Ela teve quatro carros em sua vida: os dois primeiros eu comprei e, os dois últimos, ela comprou. Eu notei que ela teve melhor cuidado com os carros que ela comprou. Isso reflete a verdade que nós temos maior  cuidado com as coisas que nos pertencem e cuidamos, melhor ainda, das coisas que trabalhamos duro para obter. Deus nos deu domínio sobre a terra na esperança de que isto nos motivasse a cuidar melhor dela.)

F.    Deus tem domínio sobre nós e nós temos domínio sobre os animais.  Deus deu Sua vida por nós. Nós estaríamos dispostos a dar nossa vida por um animal?  Devemos considerar que os animais são equivalentes a nós? (Leia Gênesis 9:1-3. Isto mostra as prioridades de Deus. Já que é adequado comer um animal, para benefício do homem, é adequado preferir os seres humanos, acima  dos animais, quando há conflito de seus interesses.

1.    Existe aqui um conflito necessário entre os seres humanos e os animais?  Não foi possível os seres humanos continuarem a ser vegetarianos, deixando assim os animais sozinhos?
         
2.  Repare, novamente, Gênesis 9:2. Isto sugere uma mudança fundamental no relacionamento entre seres humanos e animais? (Isto foi uma medida de proteção para os animais.)

G.    Leia Êxodo 20:8-11. Lembre os testes nos quais você é requerido a escolher coisas que são diferentes? Se eu listei  trem, avião, carro, moto e ancinho, o que seria diferente?

1.    O que é diferente em Êxodo 20:10? ( Animais. Todo o resto que está listado como, não trabalhar no sábado, é próprio do homem.)

a. Por que Deus incluiu os animais? (Isto mostra que Deus cuida dos animais e nós também devemos assim fazer, pois eles são parte de nosso domínio.)




II.    A Profecia Conduzindo o Mordomo

A.    Leia II Pedro 3:10. Qual é o futuro da terra?
     (Tudo será queimado.)

B.    Leia II Pedro 3:11-13.  Pedro pergunta o que temos em mente – à luz do futuro, como devemos viver agora? Que resposta Pedro dá? (Nós devemos ser boas pessoas.)

1.  Isto sugere que devemos concentrar-nos nas coisas celestias e não nas coisas terrenas. Como nosso cuidado para com a terra se encaixa nisto?  O cuidado com a terra é apenas uma das “coisas terrenas” a qual não se deve ter grande interesse? ( A instrução de Deus para o homem, na criação, era governar sobre a terra, e disto parece que faz parte ter uma vida santificada e piedosa.)

C.    Leia Romanos 8:18-22. Por que a criação “que geme”  é responsável por isto?( O texto diz que a criação está em apuros, “ não por sua própria escolha”.  Nossa escolha é a causa dos problemas enfrentados pela criação.)

1.    A criação anseia por receber o quê, no futuro?

2.   O que isto sugere sobre nossa obrigação para com a criação? (Leia Romanos  8:23. Os seres humanos e a criação estão nesta desordem juntos. Juntos ansiamos por novo céu e nova terra. Isto sugere que devemos viver agora, como gostaríamos de viver depois.)

D.    Leia Isaías 11:6-7. Lembre que em Gênesis 9 um elemento de temor surgiu entre os animais e os seres humanos. O que isto sugere sobre o futuro, para a criação?( Que na nova terra, animais e seres humanos viverão juntos, sem medo. Se é verdade que tudo vai queimar, também é verdade que Deus restaurará a criação.  Isto sugere que devemos viver na expectativa da restauração.)



III.     Saúde, Condição Física e Dieta

A.    Vamos mudar nosso foco. Leia 1 Coríntios 6:19-20. Este texto está se referindo à alimento, condição física e saúde?

B.    Leia 1 Coríntios 6:12-13 e 1 Coríntios 6:18. Estes são os textos que fornecem o contexto para a discussão sobre nosso corpo ser um templo.  O que está e o que não está sendo discutido? (Sexo está sendo discutido. Comida não está sendo discutido. De fato,o contexto indica que comida é irrelevante para a discussão porque  “Deus destruirá [ambos, comida e estômago].”)

C.    Leia Mateus 15:8-11. O que Jesus ensina sobre a importância da dieta?

D.    Leia Mateus 15:15-20. Quais são as coisas importantes na vida de um cristão?

E.    Leia Romanos 14:1-3. O que Paulo ensina sobre a importância da dieta?

F.    Leia Gênesis 1:29. Lembre que em nosso estudo, na semanapassada, descobrimos que uma das primeiras coisas que Deus discutiu com o homem foi a dieta. Sugerimos que para fazer uma dieta alimentar era essencial você mudar seu pensamento agora?

G.    Re-leia Gênesis 9:3. Por que Deus prescreve o que os seres humanos podem comer?( Deve ter alguma importância.)

H.    Leia Gênesis 7:1-4, Faça uma exploração em Levítico 11 e leia Levítico 11:1. Há quanto tempo Deus faz distinção entre animais limpos e impuros? ( Vemos que Deus não só proíbe comer animais impuros, mas esta proibição existe desde antes do dilúvio.)

I.    Temos um problema aqui? Vimos que “seu corpo é um templo” nãoé uma discussão sobre alimento. Vimos que ambos, Jesus e Paulo disseram coisas negativas sobre ter como ponto central o que entra no corpo, mas também lemos a respeito de Deus prescrevendo dieta para os seres humanos, desde o início, e que Deus, de longa data, tem feito distinção entre animais limpos e impuros, o que repercute em nossa dieta alimentar.   Como resolveremos este aparente conflito?  É assunto do “Novo Testamento” versus “Velho Testamento”?

1.    Leia Apocalipse 22:1-3. Deus está preocupado com nosso sustento, mesmo no céu – um lugar onde transcendem as questões entre Velho e Novo Testamento? ( Penso que precisamos colocar a administração do nosso corpo em seu devido lugar. Nossa prioridade principal é ter um relacionamento correto com Deus.  Dieta não é uma questão de justiça, mas um questão de bom senso , e não devemos tornar isto confuso. Deus se importa com nossa dieta. Ele, sem dúvida, se preocupa com nossa condição física e nossa saúde. Mas, não devemos cair nas armadilhas dos fariseus (Mateus 15) e confundir questão de bom senso com questão moral.)

   
IV.     Trabalho

A.    Leia Mateus 25:14-18. Por que o dono das terras deu a todos os seus servos algo para fazer?

B.    Leia Mateus 25:19-23. O que uma atividade proporciona, de acordo com Jesus? (Felicidade! Compartilhamos a alegria de Deus.)

C.    Leia Mateus 25:24-30. Temos um problema crescente nos Estados Unidos de um grupo de cidadãos que não querem trabalhar.  Para onde a preguiça leva? ( Para a infelicidade. Nosso papel como mordomos é ser produtivos. Usamos os talentos que Deus nos tem dado para promover os interesses de Deus e nossos próprios interesses. Isto proporciona felicidade.)

D.    Amigo, Deus nos tem dado muitos presentes, e nos colocou no comando da criação. Considerando os vários aspectos da mordomia que discutimos, você está falhando em alguma área? Por que não se decidir hoje a se renovar e ser um fiel mordomo de Deus?

   
V.     Próxima Semana: Sábado – Feito para o Homem.



Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: