sexta-feira, 15 de março de 2013

Origens Lição 12

                            

                                Criação e Evangelho
(Gênesis 2 e 3; 1 Coríntios 15 ; Romanos 5; Gálatas 3)
      

Introdução: Meu caro amigo judeu julga Jesus como “aquele professor itinerante.” Ele não acredita que há 2.000 anos atrás Deus tornou-se homem e, autoritariamente , lidou com o problema do pecado.Qual a resposta de Deus para este tipo de  acusação? Quantas vezes você, sentado em sua casa, pensou que ela foi construída a partir de árvores tiradas de uma terrível tempestade de vento? E quanto aos cinco milhões de anos de tempestades? O que acontece com o que é lançado dentro de um pequeno número de terremotos? Ninguém imagina que sua bela casa surgiu por acidente. Deus, essencialmente, diz: “Eu criei você e a terra, então você pode acreditar que sou capaz de tornar-me um ser humano e derrotar o pecado.” Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais sobre a ligação entre Criação e a nossa salvação!

     I. Sopa de Pecados

A.     Leia Gênesis 2:15-17. Você já viu um sinal na estrada que indica a multa, se você for pego acelerando?  Qual é a penalidade "publicada" por comer da árvore do conhecimento do bem e do mal? (“Você certamente morrerá.”)

B.     Leia Gênesis 3:8-11. Qual é a resposta de Deus para a pergunta? (Se você ler os versículos anteriores em Gênesis 3, você verá que ambos têm “comer o fruto da árvore proibida”.)

1.     Porque você acha que os seres humanos estão se escondendo? Porque eles estavam nus?  Ou porque eles se lembram do castigo, por terem comido da árvore proibida?

C.     Leia Gênesis 3:12. A explicação normal que ouço por Adão ter comido o fruto proibido é que ele não queria perder Eva. Se você acredita no que Adão disse, qual é a resposta lógica para isto?  Eva deveria ser condenada à morte? (Sim.)

D.     Leia Gênesis 3:13. O que você pensa sobre a resposta da mulher? (Pelo menos ela não está acusando Adão. Matar a serpente é algo que não causaria sua dor.)

E.     Leia Gênesis 3:14. Deus acredita em Eva? (Sim. Deus sabe exatamente o que havia acontecido.)

1. Porque o castigo é algo diferente da morte?

F.     Leia Gênesis 3:15. Isto é pena de morte? (Sim. Esmagar a cabeça causa morte.)

G.     Leia Gênesis 3:16. Isto é pena de morte? (Não. Pelo menos não imediatamente.)

H.     Leia Gênesis 3:17-19. Isto é pena de morte? (Sim e não. Da mesma maneira que para Eva e a serpente, existe uma sanção imediata de algo diferente da morte e então, finalmente, morte. Nós “retornamos à terra.”)

I.     Vimos  o castigo "publicado" para desobediência, e vimos o castigo verdadeiro. O que isto nos ensina  sobre Deus? ( Nos diz a verdade sobre julgamento. Mas nos mostra a graça.)


     II. Graça

A.     Leia 1 Coríntios 15:21. Quem é o homem por quem a morte veio? (Adão.)

1.     Porque o texto não diz "Eva"?”

B.     Leia 1 Coríntios 15:22-23. Como Adão e Jesus estão ligados? (Adão deu-nos a morte. Jesus deu-nos vida.)

1.     Quando Jesus nos dá vida? (“Quando Ele voltar.”)

2.     Para entender esta conexão, temos que acreditar na Criação? Será que o fato de acreditarmos em um Adão ajuda-nos a crer em Cristo Jesus?

C.     Leia Romanos 5:12-14. Como Adão mudou nossas vidas? (Ele trouxe a morte. Mesmo que nunca tenhamos violado um mandamento específico, nós teremos que enfrentar a morte. Entretanto, nós todos, independentemente, pecamos ,portanto nós todos ganhamos a pena de morte.)

D.     Leia Romanos 5:6-9. Como Jesus nos dá vida? (Lembre-se que a pena para o pecado é a morte. Jesus pagou a pena por nós.)

1.     Que outra penalidade devemos evitar? (A ira de Deus.)

E.     Leia Romanos 5:10-11. Como Jesus nos salva da ira de Deus? (A morte de Jesus nos reconciliou com Deus, o Pai.)

1.     Olhe, novamente, Romanos 5:8. Como Deus pode amar-nos e irar-se conosco? ( Pecado. Deus odeia o pecado. Ele não nos odeia. Nossos pecados nos fazem Seus inimigos.)

a.     Vamos recuar um momento e pensar sobre isto. Existe alguma situação em que nosso Deus é neutro, com relação ao pecado?

(1)    Se a resposta é não, podemos sempre ser neutros com relação ao pecado? (Mesmo que sejamos salvos pela graça ainda devemos esforçar-nos ao máximo pela santidade.)

F.     Leia João 1:1-5 e João 1:14. Quem é o Criador do mundo? (Jesus.)

1.     Porque João deveria falar primeiro do trabalho de Jesus como Criador, em seu relato sobre Jesus tornar-se um ser humano? (Podemos acreditar na "incrível" história sobre a encarnação porque temos uma prova tangível da "incrível" história  sobre como tudo que nos rodeia surgiu.)

2.     Leia Romanos 5:18-19. Quem veio solucionar o problema do pecado e pagar a pena de morte por nós? (Jesus. Ele não somente nos criou, mas Ele nos “re-criou”  quando nos redimiu da pena de morte. Estas tarefas são paralelas. São paralelas em credibilidade, e são paralelas no propósito.)

III.        Novo Coração

A.     Leia Gênesis 3:4-6. O que Eva está buscando por seus próprios esforços? (Tornar-se semelhante a Deus)

B.    Leia Gálatas 3:1-5. Paulo faz uma série de perguntas aos gálatas. Qual é a resposta correta? (O Espírito Santo e o poder do Espírito Santo vêm pela crença e não por obediência à lei.)

1.     O que isto diz sobre os esforços de Eva? (Ela deveria ter acreditado em Deus e não tentado tornar-se semelhante a Deus através de seus próprios esforços – esforços que foram diretamente proibidos por Deus.)

2.    Quando  tentamos obedecer os Dez Mandamentos, estamos sendo como Eva? (Existe uma diferença insignificante. Deus nos disse para guardar os Dez Mandamentos, e Ele disse para Eva não comer da árvore proibida.)

C.     Leia Gálatas 3:10-14. Será que isto altera nossa conclusão de que Deus nos disse para guardar os Dez Mandamentos? (Não. Repare a diferença entre “confiar” e “observar.” Temos que ter a correta distinção.  Nada do que fizermos nos justifica diante de Deus. Nada. Se você confia em sua obediência para ser justificado, você está sob uma maldição, porque todos nós somos pecadores.  Fé no que Jesus fez por nós é o único caminho da salvação.Ao mesmo tempo, Deus odeia o pecado.Precisamos buscar santidade – sabendo que não tem nada a ver com nossa salvação. Tem a ver com amar a Deus e amar a nós mesmos.)

D.    Leia Ezequiel 36:26-27. Lembre-se que Paulo perguntou aos gálatas  como eles tomaram posse  do Espírito Santo – por fé ou por obras?  Que papel o Espírito Santo desempenha na nossa busca pela santidade? (O Espírito Santo vive em nós e remove nosso coração de pedra dando-nos um coração de carne.)

E.     Leia Salmos 51:10-12. Porque deveríamos orar? ( Pelo Espírito Santo!  Esta é a imagem completa. Somos salvos pela graça, não podemos ganhar a salvação por nossas obras.  Mas, mesmo quando se trata de viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, ainda somos incompetentes. É o dom gratuito do Espírito Santo que nos dá um novo coração e atitude de boa vontade.)

F.          Leia Gálatas 5:16-18 e 1 Coríntios 3:16. Qual é o objetivo do Espírito Santo? (Viver em nós!  Orientar cada uma de nossas decisões. Deus conosco!)

G.         Amigo, Deus nos criou, Deus nos redimiu, e Deus nos deu seu Santo Espírito para viver em nós. Todos estes são dons imerecidos. Você, assim como Eva, tenta elaborar algum tipo de acordo, por conta própria, mas você está destinado a falhar. Como Adão e Eva, você estará debaixo de uma maldição.Por que não escolher um outro rumo, agora mesmo? Por que não reivindicar a vida, morte e ressurreição de Jesus em seu favor?  Porque não pedir a Deus que envie o Espírito Santo para viver em seu coração?

IV.        Recriação.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
.

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: