sábado, 6 de abril de 2013

Lição 02 - Amor e Julgamento - O Dilema de Deus



Amor e Julgamento: O Dilema de Deus (Oséias)

(Oséias 7, 10, 11 e 14)



Introdução: Você já viu alguém que precisava de um ajuste em suas atitudes? Consideramos o que está acontecendo, e fazemos o julgamento de que a atitude da pessoa é inadequada para a situação. Vamos transformar nosso julgamento interior. Considere sua atitude em relação a Deus. Você faria uso de um ajuste? Sei que Deus tem trabalhado em minhas atitudes durante décadas. Enquanto eu acredito que minhas atitudes ficaram, significativamente melhores, sei que preciso melhorar ainda mais! Vamos mergulhar em nosso estudo e continuar em Oséias, para ver o que podemos aprender sobre como melhorar nossas atitudes para com Deus!



 

 
I. Em quem você vai confiar?

A. Leia Oséias 7:11 e Mateus 10:16. Ser como uma pomba é uma coisa boa ou ruim? ( As Notas de Barnes nos dizem que um provérbio oriental afirma que " não há nada mais simples que uma pomba". Em Oséias, a referência em ser como pomba não é um elogio.)
{NT: Albert Barnes,1798-1870,teólogo americano e comentarista bíblico}

1. Efraim é uma referência para o povo de Deus. Assíria e Egito eram grandes potências rivais do norte e do sul. O que o povo de Deus estava fazendo? (Jogando um poder rival contra o outro.)

a. Por que Assíria e Egito concordaram com uma coisa destas?( Assíria e Egito estavam usando o reino do norte de Israel para promover seus próprios interesses. Eles não se importavam com o povo de Deus.)

b. O que está errado em tirar vantagem da rivalidade das duas grandes potências? Isto não é ser "tão astuto quanto as serpentes"?

(1) Por que o povo de Deus foi chamado de "facilmente enganado e sem sentido"? (O povo de Deus estava fazendo aliança com potências que não se importavam com eles, quando deveriam fazer aliança com Deus, que se preocupava supremamente com eles.)

B. Leia Oséias 7:13-14. Qual a atitude de Deus com relação ao Seu povo? ( Ele anseia por resgatá-los, mas sua rebelião coloca-os no caminho da destruição.)

1. Observe a frase: "eles não clamam a mim de seus corações, mas lamentam em suas camas." O que isto diz sobre a atitude das pessoas em relação a Deus? (Elas não recorrem a Deus porque O amam. Elas recorrem a Deus porque são fracas. Elas precisam de alguma coisa. Elas querem alguma coisa.)

C. Qual é o seu relacionamento com Deus? Você confia no dinheiro ou em pessoas, ao invés de confiar em Deus? Você se volta para Deus apenas quando está desesperado e nada mais tem feito?

1. Qual é seu relacionamento com Deus, quando as coisas estão indo bem? É diferente quando as coisas vão mal?

 
II. Semear e Colher

A. Leia Oséias 10:12. Observe as duas maneiras nas quais a palavra "justiça" é usada. Na primeira referência, ela é usada como algo que nós semeamos e, na segunda, ela vem como que regada por Deus. Isto prova que, quando se trata de ser justo, fazemos o que podemos e Deus faz o resto?

1. Leia Romanos 3:22-24. De acordo com o que está escrito, de onde vem nossa justiça? (Da nossa fé em Jesus.)

a. Nosso texto em Romanos não diz nada sobre plantar, lavrar ou qualquer outro trabalho, com a finalidade de obter justiça. Devemos explicar isto como sendo um conflito entre Velho Testamento/Novo Testamento ou Velha Aliança/Nova Aliança?

2. Leia novamente Oséias 10:12. Deus ama somente as pessoas que são honestas? Aquelas que trabalham para Ele?

a. Se você disser "não", então temos dois sérios problemas em Oséias 10:12. Temos a idéia de que nos tornamos justos e, fazemo-nos amados por Ele. O que você propõe para resolver este problema?

B. Leia Gálatas 6:7-10. Aqui está uma leitura de Gálatas, o coração da justificação pela fé. O que Gálatas diz sobre conhecimento e bênçãos? (Precisamos manter dois conceitos transparentes e distintos em nossa mente. Quando se trata de salvação, somos salvos somente pela fé em Jesus Cristo. Entretanto, quando se trata da vida, nossas atitudes fazem a diferença. Por que você acha que Deus morreu sobre a lei? Poderia ter sido muito mais fácil para Deus dizer:" Opa!  Comi a fruta?  Vou ajustar as regras e me esforçar mais no futuro." Em vez disso, Ele levou o pecado e Sua lei tão a sério, que tornou-se uma questão de vida ou morte para Ele.

1. Por que você acha que Deus considera a lei uma questão de vida ou morte? (Porque a lei reflete o caráter de Deus. Ela foi dada para nosso benefício.)

C. Vamos ler, novamente, Oséias 10:12, à luz de nossa discussão. Parece razoável que a primeira parte do verso ensine que, se obedecermos, nós desfrutaremos dos benefícios de viver de acordo com a lei? Entretanto, está chegando o momento em que Deus derramará justiça em nossas vidas imperfeitas? ( Acho que é isto que a Bíblia quer dizer aqui.)

D. Leia Oséias 10:13. Como podemos colher o mal? ( Se plantarmos maldade, colheremos o mal.)

1. Quando Oséias escreve sobre o "fruto da decepção", o que isto faz você lembrar? (Gênesis 3:4-6. Eva descreu de Deus e acreditou em satanás. Eva pensou que poderia "ser como Deus", baseando-se em suas próprias obras.)

2. Qual a essência do mal retratada em Oséias 10:12? (Depender de sua própria força. Depender de seus próprios recursos.)

 
III. Você se lembra?

A. Leia Oséias 11:1-3. Pode uma criança recordar quem lhe ensinou a andar? Os pais podem esquecer que ensinaram sua filha a dar os primeiros passos?

1. O que você lembra do fato de ter ajudado seu filho a andar? (Existem lembranças amorosas para os pais. No entanto, é pouco provável que as crianças lembrem isto.)

2. O que você pensa da característica de Deus aqui? (Ele nos amou primeiro!)

B. Leia Oséias 11:4-5. O povo de Deus deveria lembrar Quem os resgatou da escravidão no Egito?

C. O que estes versos em Oséias 11 nos ensinam? (Talvez nós não lembremos de todo o amor de Deus por nós, mas certamente temos visto evidências dramáticas do Seu cuidado. Independentemente do que se pode lembrar, Deus tem sido fiel a nós, continuamente.)

1. Veja, novamente, Oséias 11:2. Como isto é um insulto para Deus? Que tolice é esta para os seres humanos?

 
IV. Julgamento

A. Leia Oséias 11:8-9. Qual é a atitude de Deus acerca do julgamento? (Ele não quer executar o julgamento. Ele, certamente, não executará julgamento num acesso de raiva.)

1. Observe a referência a Admá e Zeboim. Apenas este caso não faz parte de sua conversa normal. Leia Deuteronômio 29:22-24. O que aconteceu com aquelas duas cidades?

2. O que o destino de Admá e Zeboim nos ensina sobre Deus e o julgamento?(Ele executará o julgamento, mas Ele não quer fazê-lo.)

3. Qual a resposta para a questão em Deuteronômio 29:24? (Leia Deuteronômio 29:25-26. As pessoas adoravam e confiavam em algo diferente de Deus.)

 
V. O objetivo de Deus para nós

A. Leia Oséias 14:1-3. Qual é o objetivo de Deus para sua vida? (Nossos pecados são nossa ruína. Então, Deus nos diz que necessitamos um ajuste em nossas atitudes. Precisamos confessar nossos pecados e confiar em Deus. Devemos nos livrar de confiar naquilo que nossas mãos têm feito.)

1. Quem pode ser eleito para colaborador de Deus? (Até mesmo o mais impotente. Para aqueles que não têm pai, Deus será seu Pai.)

2. Este é o ponto: ter (ou ser) um grande pai faz diferença na nossa compreensão sobre Deus. Ao olharmos para Deus, como um substituto para nossos pais mudamos nossas atitudes a respeito dEle? (Meu pai e minha mãe me amam completamente. Meu pai foi um homem que também julgava os maus comportamentos. O fato de papai ter sido juíz, nunca me fez perder de vista seu incrível amor – um amor que eu podia confiar, completamente!)

B. Amigo, Deus ama você completamente. Você pode ofendê-lO se estiver confiando em outros deuses – seu dinheiro, seu trabalho, suas habilidades, sua inteligência ou coisas desta natureza? Por que não confessar o pecado da desconfiança, e se determinar a confiar somente em Deus?

 
 
VI. Próxima semana:  Um Santo e Justo Deus  (Joel).

 
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: