sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lição 5 - Busque ao Senhor e Viva !

       (Amós 5 e 9, Romanos 7, Gênesis 12)



Introdução: Na semana passada, estudamos os "rugidos" que Deus enviou para as nações pagãs que cercavam Seu povo. Em seguida, lemos que os rugidos de Deus também foram direcionados para Seu próprio povo. O que devemos aprender com isto? Ao falar em alta voz, Deus está dando "oportunidades iguais"? Que tal chegar a conclusão que Deus nos encoraja a viver uma vida santificada? Se esta é a mensagem de Deus, e eu acredito que seja, vamos explorá-la de forma mais aprofundada e aprender como podemos fazer isto, passando para nosso estudo de Amós!



I. Lamentações
A. Leia Amós 5:1-2. Semana passada tivemos rugidos e, nesta semana, temos lamentações. O que é um lamento? (Uma expressão de dor ou tristeza.)
1. Quem está lamentando? (Amós,falando por Deus, está fazendo declarações de pesar para Israel.)
2. O que está errado? (Israel caiu diante de seus inimigos. Deus a chama "virgem" porque Ele recorda dos dias em que ela foi fiel a Ele.)
3. Por que Israel não tem ninguém para buscá-la? (Normalmente, Deus a defenderia, mas ela abandonou Deus.)
B. Leia Amós 5:3. Quando lemos sobre "recuar"o que isto nos traz a mente? (Batalhas. Disputas militares.)
1. Como são essas batalhas para Israel?(Noventa por cento de perdas! Por isso Israel foi derrotado.)
C. Leia Amós 5:4. Qual a fórmula para a vida? (Buscar ao Senhor. "Buscai-Me e viva.")
1. O que isto tem a ver com os lamentos? (Nossas vidas entram numa era de tristezas e derrotas quando deixamos Deus para trás.)
2. Aqueles que lêem regularmente estas lições sabem que eu ponho uma forte ênfase na graça. O que isto diz sobre graça? (A frase "buscai Me e viva," aponta uma verdade simples sobre a graça - ela provém de Deus. Não podemos encontrá-la em outro lugar.)
3. E quanto às batalhas perdidas e fracassos na vida? (Esta constitui uma parte importante em viver uma vida de santidade. Um relacionamento com Deus torna sua vida melhor. Quando você cair, você pode voltar-se para Deus. Ele irá ajudá-lo nas batalhas da vida.)

II. Reflexões
A. Vamos pular para Amós 5:14. Por que você acha que Amós escreve, "assim como vocês dizem ,Ele está?" (As pessoas, erroneamente, afirmam que Deus está com elas.)
1. Como você entende isto: se não buscarmos o bem, Deus nos deixa? (A verdadeira questão consiste em saber se as pessoas são seguidoras de Deus. Amós diz que, se tivermos um relacionamento com Deus, esse relacionamento se refletirá em nossas vidas.)

B. Leia Amós 5:15. Observe a transformação aqui. Passamos de "buscar o bem" para "amar o bem." Passamos de "deixar de buscar o mal" para "odiar o mal." Que problema você encontra nisto? ( Deus está "levantando estacas", Ele está exigindo mais. Buscar o bem é uma decisão. Amar o bem ou odiar o mal é uma emoção. Decisões são mais fáceis do que emoções.)
1. Você pode controlar o que você odeia e o que você ama?
C. Leia Romanos 7:5-6 e Gálatas 5:22-24. Qual é o segredo para ter o poder de amar o bem e odiar o mal? (Leia Romanos 8:1-4 e Romanos 8:9.Jesus cumpriu os requisitos da lei! Nosso foco não é a obediência à lei. Jesus fez isto. Nosso foco é ter o Espírito Santo vivendo em nós. Precisamos de uma vida controlada pelo Espírito Santo. O poder do Espírito Santo é o que transforma nosso coração e nos dá o verdadeiro amor.)
1. Amós compartilha uma verdade fundamental quando diz para , primeiro "buscar o bem" e, segundo, "amar o bem." Que verdade você constata? (Vida santificada é uma decisão. Tomamos a decisão de buscar uma vida vivida no poder do Espírito Santo. Então, o poder do Espírito Santo nos transforma, para "amarmos" o bem.)

D. Leia Amós 5:21-24. Qual é a queixa de Deus? Ele é contra canções barulhentas?
1. Observe o verso 22. Soa como Deus rejeitando o Antigo Testamento e, mutuamente, a graça. Como pode ser isto? (Assistir a igreja, cantar canções de louvor, dar ofertas e mesmo orações, feitos superficialmente, não são substitutos para buscar um relacionamento com Deus , através do Seu Santo Espírito, que deve viver em nós. Deus quer que a adoração, o louvor, as ofertas e a oração resultem a partir de nosso relacionamento com Ele.)

III. Julgamento e Restauração
A. Leia Amós 9:9-10. O que isto sugere sobre nossas ações? (Não faz os pecadores somente se abalarem, mas eles morrem.)
1. Que tipo de atitude estes pecadores têm? (Eles não acreditam em julgamento ou, eles não acreditam que o julgamento é para eles .)
2. O que isto diz sobre viver uma vida guiada pelo Espírito Santo? (Isto é um assunto sério. Não podemos estar despreocupados quanto aos meios de Deus, para evitar o julgamento – o juízo é muito real.)

B. Leia Amós 9:11-12. O que Deus está prometendo quando diz que Ele irá "levantar a tenda caída de Davi?" (Uma tenda é um lugar de moradia. Deus está prometendo restaurar Seu povo, para a glória que ele desfrutava quando o rei Davi estava vivo.)

C. Leia Amós 9:13. Amós está profetizando desordem entre os agricultores? (Não. Parece que ele está dizendo que as colheitas virão tão rapidamente, que as colheitadeiras ficarão no caminho daqueles que preparam o solo para o plantio de uma nova safra.)

D. Leia Amós 9:14-15. O que Deus diz que Ele fará?
1. O que Deus diz que as pessoas devem fazer? (Amós escreve sobre o que as pessoas devem fazer, para colher os benefícios que Deus lhes dá. Entretanto, Amós não diz nada aqui sobre o que as pessoas precisam fazer, para que Deus as abençoe.)
a. Mesmo que as pessoas não estejam se voltando para Deus, por que Ele as salvará? (Acho que o ponto (mais uma vez) é que Deus julga os pecadores, mas Ele providencia a graça para aqueles que se voltam para Ele.)
E. Vamos ver a conhecida história, no Velho Testamento, que ajuda a esclarecer nosso pensamento.Leia Gênesis 12:1-4. Quais são os termos do contrato? Abraão precisa seguir a Deus ao sair da casa de seu pai , e Deus promete abençoá-lo e amaldiçoar seus inimigos.)
F. Leia Gênesis 12:10-13. O que você pensa sobre a honestidade de Abraão?
1. O que isto diz sobre a fé de Abraão, quanto a promessa que lhe foi dada no início deste capítulo? (Se ele acreditou em Deus, ele saberia que estava seguro.)
G. Leia Gênesis 12:14-16. O que aconteceu a Abraão e o que aconteceu a Sara, devido a desonestidade de Abraão? (Ele ficou rico.Ela foi levada para o harém)
H. Leia Gênesis 12:17-20. Como isto se revela a faraó? (Isto é justo?)
1. Como isto se revela a Abraão? (Ele consegue manter todo seu dinheiro e recebe sua esposa de volta.)
a. Isto é justo?
b. Isto é, exatamente, o que Deus prometeu a Abraão nos primeiros versículos de Gênesis 12? (isto é algo que todo cristão precisa contemplar. Abraão tomou a decisão de seguir a Deus. Deus o abençoou, mesmo que ele tenha falhado com Deus.)
c. Encaixe este fato na nossa discussão sobre Amós. O que Deus queria que Seu povo fizesse? (Voltar-se para Ele e afastar-se da falsa adoração.)
(1) Se eles voltaram, eles teriam que ser perfeitos? (Não. Isto é graça. A história de Abraão é uma perfeita ilustração da graça. Nosso papel é seguir a Deus. Escolher viver uma vida guiada pelo Espírito Santo. Deus diz, "escolha Me," e nós assim fazemos. Depois disto, a obra é toda de Deus. Podemos mudar nossa direção, rejeitar a Deus e estarmos perdidos, mas esta é uma grande decisão sobre o rumo de nossas vidas. Não são deslizes no caminho da santidade.)
I. Amigo, neste momento, você vai tomar esta decisão de se voltar para Deus? Você concorda em ser abençoado com a graça imerecida? Você convidará o Espírito Santo para viver em você e dirigir sua vida?
IV. Próxima semana: Ansioso por Perdoar (Jonas).

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: