sábado, 29 de junho de 2013

Lição 01 - Reavivamento: Nossa Grande Necessidade


(Apocalipse 3:14-21) 

Introdução: Dizem que água morna é melhor para você.  Não tão fria que cause um choque no seu estômago.  Nem tão quente, a ponto de queimar sua boca.  Apenas agradável e morna. (Brincadeira.) Dizem também, que ingerir vegetais verde-escuros faz  bem pra você. Espero que isto signifique melancia. Me preocupo se isto significa couve, pois suspeito que melancia (a fruta) não se qualifica. A Bíblia fala de mornidão, dando esperança para aqueles que (como nós) gostam do frio e do calor, pois isto sugere que Deus compartilha nossa visão!  Esta semana iniciamos uma nova série intitulada  “Reavivamento e  Reforma.”  Assim como nossas preferências quanto a bebidas, nosso objetivo é evitar ser levemente quente.  Vamos mergulhar em nossa lição e aprender mais!


I. Laodicéia - a Igreja

A. Leia Apocalipse 1:12-18. Quem está retratado entre os sete candelabros de ouro? (Jesus.)

B. Leia Apocalipse 1:19-20. O que são as estrelas e o que são os candelabros? (As estrelas são anjos e os candelabros são igrejas.)

C. Leia Apocalipse 3:14. As igrejas têm anjos da guarda? (Sim, aparentemente. Que incentivo!)

1. Se for verdade, em sua igreja, eles trabalham meio-expediente?

2. Quem está dando a mensagem para a igreja de Laodicéia? (Jesus. Ele mantém  o anjo “em Sua mão direita.” Imagino o anjo soltando a mão de Jesus e se apressando para levar uma mensagem para os membros da igreja de Laodicéia.)


II. Laodicéia - a Pessoa

A. Leia Apocalipse 3:15-16. Sabemos que a água morna é agradável.O que você acha que significa, quando a água representa obras? (Você está apenas indo junto.  Você não está fazendo a diferença. Você está apenas servindo, mediocremente,  de suporte. Você pode mover, levemente, uma pessoa fria, em direção ao calor, mas você pode muito bem esfriar uma pessoa quente.)

B. Leia Apocalipse 3:17. Quando uma pessoa rica diz: “Não preciso de nada.” Você acha que a pessoa está falando sobre o que ela possui ou sobre o que ela é?

1. Qual a mensagem de Deus para os ricos de Laodicéia? Isto é sobre o que a pessoa possui ou sobre o que ela é? ( É certo que isto soa como o que ela possui, porque isto se refere à “ser pobre,” “estar nu,” e “ ser digno de compaixão.”)

2. Assim, os ricos acham que têm o suficiente, e Deus diz: "Você não compreende o que é suficiente". Certo?

C. Leia Apocalipse 3:18. Deus ainda está falando sobre coisas - ouro, roupas finas e medicina. No entanto, você pode notar o problema lógico? Se você é pobre, como pode “comprar” ouro?


III. Laodicéia - a Cura

A. O que ser cego tem a ver com ser rico? (Deus está sinalizando para nós que Ele não está falando sobre a riqueza comum, porque essas pessoas têm o suficiente. Ao contrário, Ele está falando sobre a riqueza espiritual.)

B. Vamos olhar, novamente, Apocalipse 3:18 e acrescentar Apocalipse 3:19. Como isso resolve a questão lógica, da pessoa pobre comprar ouro? (Repreensão e disciplina refina-nos e nos dá um caráter padrão "ouro" - se o comprarmos.)

1. Como você gosta de ser repreendido? Como você gosta de ser disciplinado? "Eu não preciso de nada" é uma atitude que faz você sentir-se melhor? 

2. Anos atrás conheci um indivíduo que dizia que ele não se achava assim tão inteligente mas, na verdade, ele mesmo não acreditava nisto. Ele deveria ter acreditado no que disse sobre si mesmo, porque ele não era muito inteligente. Você conhece pessoas, cujas atitudes sobre si mesmas, não se encaixam na realidade?

a. Supondo que você não se encaixe nesta descrição, você gostaria de? (Isto é onde emerge a verdade. Podemos pensar que nos sentiríamos melhor se não precisássemos de nada, mas não queremos ser aquele que vai se enganar.)

C. Releia Apocalipse 3:19. Decidimos que “ouro provado no fogo” é a repreensão e a disciplina, que surgem em nosso caminho. O que significa “comprar” este tipo de ouro? Qual é o objetivo de Deus, quando somos repreendidos e disciplinados? (Deveríamos levar a sério nossa situação. Arrepender-nos. O objetivo da repreensão e disciplina não é a vergonha - quem quer isto? O objetivo é aprender alguma coisa.)

D. Leia Apocalipse 3:20. Deus está simplesmente batendo, ou Ele é mais pró-ativo? (A referência a “comprar” a repreensão e a disciplina parece mais complicada do que simplesmente bater. Talvez seja uma batida muito forte e, isto seja  repreensão e disciplina!)

E. Releia Apocalipse 3:18, porque temos outros conceitos importantes que não queremos perder. O que significa “comprar” “roupas brancas"? (Mateus 22:1-14 mostra que o vestuário representa a justificação pela fé. Apocalipse 7:13-14 confirma, aqui, a aplicação.)

1. Qual é o colírio para os olhos? (Percebermos nossa condição pecaminosa.)

F. Contemple Apocalipse 3:18. Esta ordem não deveria ser inversa? O remédio não deveria vir primeiro, seguido pelo manto de justiça, resultando em um caráter refinado pelo fogo?  (Vemos nossas necessidades, aceitamos a justificação pela fé e, então, crescemos em santificação ao encontrarmos dificuldades na vida. Essa parece ser a ordem normal das coisas.)

1. Se a ordem está “errada,” por que Deus iria cometer este erro? (Talvez isto seja mais um círculo do que uma linha. Considere o que, em primeiro lugar, levou você a pensar sobre sua vida espiritual. Foi algum tipo de tragédia? Algo que chocou o seu mundo? É por isto que o fogo é, adequadamente, indicado em primeiro lugar. Nós experimentamos dificuldades, vemos que algo está errado em nossa vida, e isto nos leva para Deus. Ele oferece trocar nossos pecados por Sua justiça. Ele Se oferece para vender-nos o verdadeiro ouro - um caráter refinado no fogo.)

G. Releia Apocalipse 3:20. Quem decide se deve abrir a porta? (Você decide!)

1. O que isto diz sobre conversão? (Ela começa com uma simples decisão - se você permitir que Jesus entre em sua vida.) 

2. Qual é a atitude de Jesus, quanto ao tempo gasto com você? (Ele quer estar com você.)

H. Leia Apocalipse 3:21. Será que “venceremos” do mesmo jeito que Jesus venceu? (Se aceitarmos Jesus, nós venceremos, porque Ele venceu o pecado. É um processo muito diferente para nós. Ouvimos as batidas de Deus, se decidirmos deixá-Lo entrar. Se assim fizermos, se nos arrependemos, sinceramente, Ele nos dará o manto branco de sua justiça. Repreensão e disciplina podem dar-nos um caráter valioso.)

I. O que você acha se voltarmos a Laodicéia? Você acredita que eles foram salvos? (Veja, novamente, Apocalipse 3:17.  Eles dependem de sua riqueza. Eles não precisam de Deus. Eles têm uma “aparência de piedade” (2 Timóteo 3:5), mas eles carecem do poder de Deus. Seu poder é o que eles possuem e não o seu Deus. O que não conseguem ver é que eles são “miseráveis, dignos de compaixão, pobres, cegos e que estão nus.”)

J. Leia Apocalipse 3:22. Quem dá esta mensagem? (O Espírito Santo.)

1. Temos uma referência ao prestarmos atenção neste texto e em Apocalipse 3:20.  Temos uma referência ao vermos Apocalipse 3:18. O que você acha que estas referências nos ensinam, quando prestamos atenção nelas? (Deus nos dá uma mensagem contínua. Ele nos chama, através do Espírito Santo e das circunstâncias da vida. Ele nos pede para abrir a porta, conversar com Ele, observar as verdadeiras circunstâncias de nossa vida e, então, que nos arrependamos e aceitemos Sua justiça pela fé, somente. Daí em diante, os problemas da vida apresentam oportunidades para crescer espiritualmente.)

IV. Vitória

A. Releia Apocalipse 3:21. Onde estaremos nos sentando? ( Junto com Jesus, em Seu trono,no céu!)

1. O que isto significa? (Você tem a chave para o paraíso! Você está dentro!)

B. Amigo, seu relacionamento com Deus é morno? Por que não se arrepender, hoje, aceitar o manto da justiça de Deus e começar a trilhar o caminho da santidade?

V.  Próxima semana: Oração : A Força Vital do Reavivamento

Direito de cópia de 2013,por  Bruce N. Cameron, J.D.  Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudos, na Nova Versão Internacional (NVI), editada pela Editora Vida - São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam do original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado, semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: