sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lição 11 - Visões de Esperança (Zacarias)


(Zacarias 1-6)


Introdução: Zacarias é um livro, incrivelmente, interessante! Ele é repleto de símbolos, complexidade e de uma grande notícia, com relação ao evangelho! Passaremos esta semana e a próxima, desvendando as histórias que nos proporcionam confiança no nosso Messias e a mensagem da salvação, exclusivamente pela graça. Vamos mergulhar em nosso estudo, para descobrir as lições que Deus tem para nós, na primeira metade do livro de Zacarias!
 
 
I. História

 
A. Leia Zacarias 1:1-4. Qual é o apelo histórico de Deus, para Seu povo? (Arrepender-se do mal e voltar-se para Ele.)

 
B. Leia Zacarias 1:5. O que acontece com aqueles que não se arrependem? Será que temos uma eternidade para decidir? (Deus diz que a oportunidade de voltar para Ele é uma oferta por tempo limitado - limitado apenas por sua vida!)

 
C. Leia Zacarias 1:6. Como isto foi visto pelo povo de Deus? (Em última análise, pelo menos alguns deles entenderam o recado, aceitaram a repreensão de Deus, reconheceram a justiça de Deus, e se arrependeram de seus pecados.)
 
 
 
II. A Visão dos Cavalos

 
A. Leia Zacarias 1:7-8. Quantas cores de cavalos nós temos? (Três: vermelho, marrom e branco.)

 
B. Leia Zacarias 1:9-11. Quem são estes cavalos multicoloridos (ou seres humanos, montando cavalos multicoloridos)? (São os agentes de Deus.)

1. Por que você acha que eles são multicoloridos? (Isso mostra a diversidade entre o povo de Deus.)

2. A quem eles apresentam relatório? (Ao anjo de Deus.)

a. Qual é o relatório? (A terra está em paz e tranquila.)

b. Boa notícia, certo! Temos o que cada participante de um concurso de beleza quer: paz mundial.

 
C. Leia Zacarias 1:12-13. O anjo está desafiando Deus? O anjo está questionando o julgamento de Deus?

1. Se sim, como Deus reage? (Isso soa como se o anjo estivesse desafiando Deus. A resposta de Deus é “amável e reconfortante.”)

2. Qual é a lição, para nós, quando desafiamos ou questionamos o que Deus faz?

 
D. Leia Zacarias 1:14-17. Foi bom questionar Deus? (Parece que Deus foi motivado a agir! Deus explica que Ele estava com “ciúmes”, pois Seu povo não estava confiando nEle.)

1. Por que os relatórios sobre a paz mundial fizeram Deus ficar “muito zangado”? (Estas pessoas são aquelas que não confiam em Deus, de modo algum. Por que eles deveriam sentir-se seguros, quando confiam apenas em si mesmos?)

a. Por que um Deus amoroso deveria estar infeliz com um mundo em paz e tranquilo? (Isso tende a privar as pessoas de um motivo para encontrar a verdadeira paz - do tipo que somente Deus pode dar.)

b. O que aprendemos com isto? (Que a paz, em sua vida, não deve ser o objetivo maior. Confiança em Deus é o verdadeiro objetivo.)
 
 
 
III. Sequelas da Visão dos Cavalos

 
A. Leia Zacarias 6:1-3. O que nós vemos aqui, que se assemelha à primeira visão dos cavalos? (Cavalos multicoloridos.)

1. Qual é a diferença? (Temos mais cores. Além disso, não existem apenas cavalos, pois eles estão atrelados às carruagens.)

 
B. Leia Zacarias 6:4. Zacarias acha que esta visão é diferente da primeira? (Sim, ele não a compreende.)

 
C. Leia Zacarias 6:5-7. Semana passada, verificamos que a palavra “ruwach”, em hebraico significa espírito. O que o Espírito de Deus estava fazendo? (Estava percorrendo, com autoridade, todos os cantos da terra.)

1. Isso é fácil? (O versículo sete diz que eles estavam "impacientes".)

2. Vamos fazer um balanço. Deus está descontente com a paz mundial então, envia à terra, potentes cavalos atrelados à carruagens (uma tecnologia de ponta em armas de guerra). Por que? Qual você acha que é o objetivo de Deus? (Se estamos corretos em pensar que o objetivo de Deus é fazer com que o pagãos confiem nEle, então, a missão é a conversão do mundo. Deus quer que o mundo inteiro confie nEle.)
 
 
 
IV. O Pergaminho que Voava

 
A. Vamos voltar um capítulo. Quero discutir as duas visões dos cavalos, junto. Leia Zacarias 5:1-2. Precisamos de um controlador de tráfego aéreo? Temos cavalos voadores com carruagens e, agora, um pergaminho voador! Podemos ter que soar um alerta de colisão!

 
B. Leia Zacarias 5:3-4. O pergaminho é uma maldição, de acordo com o texto. Será que ele vai destruir a paz e a tranquilidade? Se sim, por quê? (O texto diz que a escrita vai destruir as casas dos ladrões e dos mentirosos. Você vê uma imagem se formando em sua mente? Deus está descontente com o mundo, porque ele está em paz com seus pecados. Deus quer que o mundo se volte para Ele, pois Ele coloca Sua lei no céu e a faz “voar” para dentro da casa dos pecadores!)

1. O que isto significa para aqueles que acreditam na justiça pela fé? (Precisamos traçar algumas linhas muito precisas, quanto ao que Deus quer de nós. Acreditar que somos salvos pela graça, por si só, não é o mesmo que tolerar o pecado. A consciência de nossos pecados é que nos levará à graça. Não devemos pensar que ela é amorosa a ponto de esconder o "pergaminho" que nos impele (e aos outros) ao arrependimento e a graça! Não devemos esconder o pergaminho, que nos converte de confiarmos em nós mesmos, para confiarmos em Deus.)

 
 
V. Graça

 
A. Leia Zacarias 3:1-2. Temos uma cena de julgamento. Josué está “diante de” Deus. Quem Josué representa? Somente a si mesmo? (Não. No Dia da Expiação, o sumo sacerdote representava o povo. Simbolicamente, o povo de Deus está em julgamento, diante de Deus.)

1. Quem traz acusações contra Josué? Alguma vez você pensou que Deus é o Único a acusá-lo do pecado? Quem é o acusador aqui? (satanás. Apocalipse 12:10 nos diz que satanás nos acusa, diante de Deus.)

a. Discutimos o papel do Espírito Santo, que habita em nós e nos conduz, diariamente. Temos discutido como o Espírito Santo pode falar conosco, através de nossa consciência. Como podemos distinguir entre o Espírito Santo, que nos conduz e, satanás, que nos acusa?

2. Quem é nosso defensor? (Deus. Ele repreende satanás.)

 
B. Leia Zacarias 3:3-4. O povo de Deus é pecaminoso? (Sim. As roupas sujas representam seus pecados.)

1. Como Josué e o povo são feitos justos? (Deus tira os seus pecados. Deus lhes dá “vestes nobres" (simbolizando a justiça).)

 
C. Leia Zacarias 3:5. O que você acha que isto simboliza? (O turbante cobre a cabeça. Deus está cobrindo a mente com justiça, renovando um espírito reto, em Seu povo . Leia Salmos 51:10.)

 
D. Leia Zacarias 3:6-7. Que comando Deus dá a Seu povo? (Obedecer e desfrutar as bênçãos que se seguem.)

1. Observe a ordem das coisas. As pessoas obedecem e se tornam justas? Ou, Deus torna-as justas, por Sua graça e, então, lhes diz para obedecer?

 
E. Leia Zacarias 3:8-9. O que tudo isso simboliza? Quem é o “Renovo?” (Leia Jeremias 23:5-6. O Renovo é Jesus. Jesus modifica este simbolismo, ligeiramente, em João 15:5. A imagem consistente é que Jesus é nossa ligação com Deus.)

 
F. Coloque estes últimos versos juntos. Qual é a mensagem aqui? (A salvação de Josué é a promessa de salvação, através de Jesus! Satanás, com razão, nos acusa do pecado. Jesus tira nossos pecados e nos dá o manto de Sua justiça.)

1. Vamos voltar a uma pergunta que fiz, anteriormente. Como vamos perceber a diferença entre a cutucada do Espírito Santo e as acusações de satanás e seus anjos caídos? ( Se Jesus perdoou seus pecados, então, o acusador é satanás. O Espírito Santo nos guia para as escolhas certas, satanás nos açoita com os pecados do passado. Deveríamos ser capazes de perceber a diferença e ignorar satanás.)
 
 
 
VI. O Poder do Espírito Santo

 
A. Leia Zacarias 4:1-4. Você tem uma resposta para Zacarias? Que papel você acha que as duas oliveiras desempenham? (Elas são a fonte do óleo, o qual dá luz.)

 
B. Leia Zacarias 4:5-6. O que Deus está nos ensinando nesta ilustração das árvores, do óleo e do suporte das lâmpadas? (Em outros lugares, na Bíblia, o óleo simboliza o Espírito Santo. Veja, por exemplo, 2 Coríntios 1:21-22, Mateus 25:1-13. Deus nos livrará. Ele trará luz, em nossas vidas, pelo Seu Espírito. Força e poder não são a resposta . O poder do Espírito Santo é a resposta.)

 
C. Leia Zacarias 4:7. O que é uma montanha? (Um obstáculo.)

1. Que “montanhas” você tem em sua vida? Qual é a resposta para lidar com elas? Força ou poder? (Não! “Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor Todo-Poderoso.”)

 
D. Amigo, você vai ser o cavalo de Deus? Você vai desafiar a paz dos pagãos com sua mensagem radical de perdão, graça, obediência e o poder de mover montanhas, através do Espírito Santo! Por que não fazer este compromisso hoje? É uma oferta por tempo limitado!
 
 
 
 
VII. Próxima semana: O Melhor Presente do Céu (Zacarias).

 

Direitos autorais 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. Citações da NVI são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. Respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essas lições por email, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org . Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.
 

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 
 

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: