sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Lição 9 - Reforma: A Consequência do Reavivamento

                                                    (1 Coríntios 3-6, Romanos 8)



 

Introdução: Há duas semanas, aprendemos que nós necessitamos ter unidade com Deus, para termos o Espírito Santo, vivendo em nossas mentes. Isto permite que tenhamos a vida dirigida pelo Espírito Santo. Semana passada, aprendemos sobre o discernimento espiritual, e a julgar se o espírito, que fala conosco, é Deus ou demoníaco. Se entendemos estas duas coisas, que nos levam a convidar, a cada manhã, o Espírito de Deus, para viver em nós, o que acontece em seguida? Precisamos fazer alguma coisa, certo? O que precisamos fazer? Este é nosso tema, esta semana. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir!


I. Templo

A. Leia 1 Coríntios 3:16-17. O que o Espírito Santo nos levará a fazer, se Ele viver em nós? (Leva-nos a prestar atenção ao nosso templo.)

1. O que você acha que isto significa?

B. O contexto sempre é importante. Leia 1 Coríntios 3:10-15. Os versos que seguem, imediatamente, são referência ao nosso templo. Um templo é uma construção. Que tipo de construção está sendo discutida aqui? (Uma construção espiritual.)

1. O que isto sugere, sobre o significado de "templo?" (Paulo está falando de nosso ser espiritual - a vida de nossa mente.)

C. Leia Mateus 15:10-12. Como isto se encaixa na idéia de preservar nosso templo? (Não estamos falando sobre o que comer.)

D. Leia Mateus 15:16-20. Se nosso templo não é uma referência à dieta e à saúde, o que isso nos ensina, quanto a manter nosso templo em boas condições? (Precisamos ter pensamentos corretos.)

1. Vamos parar um minuto aqui. Pensei que o Espírito Santo produzisse pensamentos corretos. Como podemos dizer que, se tivermos pensamentos corretos, produzimos um lugar apropriado para o Espírito Santo viver? (Nós escolhemos viver ou não a vida, de acordo com o Espírito Santo.)

E. O que estes versículos nos ensinam sobre reforma? (Um aspecto importante de reforma é ter um local adequado para o Espírito Santo habitar.)

II. Coisas Secretas

A. Leia 1 Coríntios 4:1. Por que as coisas de Deus são "mistério"? Pensei que Ele queria que todos conhecessem o evangelho?

B. Vamos voltar e ler alguns versículos ignorados. Leia 1 Coríntios 3:18-20 e 1 Coríntios 1:18. O que o mundo pensa sobre o modo de viver cristão? O que Deus pensa sobre o modo de viver do mundo? (Eles são reinos em rota de colisão. O mundo pensa que o evangelho é loucura e Deus nos diz que a sabedoria do mundo é loucura.)

1. À luz disto, o que você acha que Deus quer dizer com os "mistérios de Deus"? (Eles são mistérios, porque só os seguidores de Deus querem conhecê-los.)

C. Agora que temos trabalhado através de "mistérios," vamos voltar e continuar com 1 Coríntios 4:2-4. O que significa ser encarregado "fiel" dos "mistérios" de Deus? (Isto é parte da reforma das coisas. Se temos ligação com Deus, entendemos que, através do poder do Espírito Santo, temos uma visão das coisas de Deus. Este conhecimento causa uma mudança em nós - que começa com uma limpeza em nosso templo.)

D. Leia 1 Coríntios 4:6-7. Que parte da construção de nosso templo significa "não ultrapassem o que está escrito", ao julgarmos os outros? (Às vezes, tomamos e damos crédito para as coisas que Deus nos deu: sabedoria, boa aparência e bons pais. Precisamos ter a visão de Deus, ao avaliar todo o mundo. Deuteronômio 4:2 nos diz que não devemos adicionar ou subtrair da palavra de Deus. Ir "além do que está escrito" significa, também, que não devemos condenar ou parabenizar os outros, baseando-nos em nossas prórpias regras.)

E. O que esses versículos nos ensinam sobre reforma? (Precisamos usar o padrão correto, o padrão de Deus, para julgar se a reforma (e a construção de nosso próprio templo) está acontecendo.)

III. Lidando com o Pecado

A. Leia 1 Coríntios 5:1. Se há pecado evidente, ocorrendo na igreja, o que você deveria fazer, como parte da reforma?

B. Leia 1 Coríntios 5:2. Por que estas pessoas estão orgulhosas com o pecado? (É possível que elas se orgulhassem por não estarem fazendo críticas?)

1. A resposta certa, para o pecado, é lançar fora da igreja os pecadores óbvios?

2. Observe a parte "cheios de tristeza". O que isso sugere? (Que estamos tristes com a situação, mas não ansiosos para sermos juízes.)

C. Leia 1 Coríntios 5:4-5. Quem deve liderar, na igreja, as questões de disciplina? (O Espírito Santo.)

1. Qual a meta para este pecador? Ser entregue para satanás?

2. Como satanás destrói a natureza pecaminosa do pecador? (Satanás não luta contra satanás. Pelo contrário, a idéia é que o homem vai voltar a si, quando não estiver mais sendo "aprovado" pela igreja.)

3. Será que precisamos de um "toque de despertar", de tempos em tempos, quando se trata de pecado?

D. Leia 1 Coríntios 5:6. Paulo está se referindo a que tipo de "orgulho"? (1 Coríntios 5:1-2, diz que as pessoas estavam "orgulhosas" por causa da imoralidade sexual na igreja.)

1. Além de ser prejudicial ao nome de Deus, qual o problema com esse tipo de orgulho? (Ele influencia outros. Ele representa a má construção do templo.)

E. Leia 1 Coríntios 5:9-10. Apenas consideramos uma situação difícil, na qual foi necessário o "julgamento" dos membros da igreja. Como estes versículos esclarecem a natureza de nosso julgamento? (Não somos chamados para julgar o mundo. Ao contrário, somos chamados, somente, para fazer o julgamento daqueles que se dizem cristãos.)

F. Cada igreja tem pessoas que estão envolvidas em pecados sexuais. Devemos jogar fora cada uma delas? (Veja, novamente, o contexto no qual Paulo escreve. Esta igreja tem orgulho no pecado sexual. A instrução de Paulo é sobre a igreja e, não, sobre o mundo. A preocupação é sobre a influência do pecado. Antes de começarmos a jogar as pessoas fora da igreja, precisamos considerar o impacto na igreja. Pessoas que estão envolvidas em pecado, que têm um pé fora da igreja, mas que não têm nenhuma influência sobre os membros, não parecem se enquadrar muito bem, no conselho de "arrancá-las fora".)

G. Leia 1 Coríntios 6:18. Pecados sexuais são uma categoria especial? (Aparentemente.)

H. Leia 1 Coríntios 6:19-20. Voltamos para a questão do "templo"? Os pecados sexuais são especialmente importantes, porque eles são um ataque ao corpo no qual o Espírito Santo, supostamente, vai habitar?

I. Leia 1 Coríntios 6:15-17. Como isso nos ajuda a entender a natureza especial dos pecados sexuais? (Ter relações sexuais com alguém cria um vínculo que vai além do pecado. Deus nos diz para termos este vínculo especial com nosso cônjuge e com Ele, através do Espírito Santo, que vive dentro de nós.)

J. Considere estes versículos e o que eles dizem sobre reforma. A reforma é sobre erradicar os pecados sexuais? (Não. Deus está preocupado quanto ao descrédito sobre Sua igreja. Ele está preocupado quanto a influência, que a construção de nosso templo, vai causar nas outras pessoas. Ele está preocupado quanto a quebrarmos nosso vínculo com Ele e nosso cônjuge, e formarmos laços com o pecado.)

IV. Construindo o Templo

A. Leia Romanos 8:1-3. O que Jesus tem a ver com a reforma? (Jesus cumpriu as obrigações da lei, morrendo em meu lugar.)

1. Qual o significado de que Jesus "condenou o pecado na carne"? (Ele nos mostrou a verdadeira natureza do pecado. O pecado provoca a morte de Deus. O pecado é o inimigo de Deus e, por isto, deve ser nosso inimigo, também.)

B. Leia Romanos 8:4. Jesus é o Único que permite que as "justas exigências da lei sejam, plenamente, satisfeitas em nós." Isso parece reforma! Como isso acontece? (Acontece com aqueles que vivem de acordo com o Espírito e, não, de acordo com sua natureza pecaminosa.)

1. Isto é requisito para obras? Temos um modo correto de viver, para sermos salvos?

C. Leia Romanos 8:5-9. Começamos falando sobre a importância de nosso templo, porque é o lugar aonde o Espírito Santo habita. Você acha que esta é a chave para a reforma? (Precisamos fixar nossa mente naquilo que é a vontade do Espírito Santo. Isto é a construção do próprio templo. Esta é a chave para a reforma: fazer uma escolha diária e pedir que o Espírito Santo nos conduza à verdade e nos ajude a viver de modo que demos glórias a Deus.)

D. Amigo, você vai pedir para o Espírito Santo habitar em você? Você vai começar o caminho da reforma, pedindo que o Espírito Santo construa seu templo, para dar-lhe unidade com Deus e sensibilidade para entender a Sua vontade para você?

V. Próxima semana: Reforma - Vontade de Crescer e Mudar.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: