sábado, 3 de agosto de 2013

Lição 6 - Confissão e Arrependimento: as Condições do Reavivamento

(Atos 5, Salmos 51)


Introdução: Qual sua atitude para com o pecado? Na maior parte das vezes, você fica preocupado com o que os outros vão pensar de você? Ou você está preocupado com a forma como seu pecado afeta Deus? Quando eu era criança, meu pai me incentivava a ter bom comportamento dizendo: "Não me importo com o que os outros garotos fazem. Vocês são filhos de Don Cameron!" Se o ponto principal, para meu pai, era que o pecado é uma questão de reputação pessoal , isso não seria bom. Mas, se ele estivesse no lugar de meu Pai celestial, então seu conselho seria perfeito. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais sobre pecado, confissão e arrependimento!


I. Atitudes Acerca do Arrependimento

A. Leia Atos 5:12-13. Voce gostaria de participar de um grupo que realiza milagres? Você gostaria de ter realizado um milagre ?

B. Leia Atos 5:14-16. Essas pessoas querem um milagre e elas se juntam aos crentes! O que isto sugere sobre o significado de Atos 5:13? (Aqueles que estão procurando por um milagre se unem. As pessoas comuns tinham respeito pelos cristãos então, isto deve significar que, aqueles que estavam numa posição de autoridade religiosa, não ousavam desafiar os crentes em Jesus.)

C. Leia Atos 5:17. O que faz com que o topo destes líderes religiosos sintam inveja? (Deus está trabalhando através dos seguidores de Jesus. Eles estão operando milagres e convertendo pessoas. Os maiores líderes religiosos estão com ciúmes, e os líderes abaixo deles estão com medo de desagradar seus líderes despeitados.)

D. Leia Atos 5:18-20. Se você enfrentar perseguição, por causa de sua fé, o que deve lhe dar confianca ?

1. Num confronto entre uma autoridade civil e a autoridade de Deus, quem vence? (Pule, mais adiante e leia Atos 5:40. O fato de que a autoridade de Deus vence, não significa que temos sempre um caminho livre de dificuldades.)

E. Leia Atos 5:21-24. O que deve vir com isto? Se esta fosse uma prisão regular, estes líderes não saberiam o que fazer? (Claro.)

1. Então, por que o futuro está nublado aqui? (Esta não é uma prisão regular.)

F. Leia Atos 5:25. Oa apóstolos são presos por agirem como fugitivos? (Dificilmente.)

1. Coloque-se no lugar dos mais altos líderes religiosos. Eles estão com ciúmes, por causa do trabalho que Deus está fazendo, através dos apóstolos. Eles vêem um milagre óbvio, mostrando que sua prisão não pode segurar os apóstolos. Como eles deveriam reagir?

G. Leia Atos 5:27-28. Considere as palavras do sumo sacerdote. Com o que os líderes religiosos estão, realmente, preocupados?

H. Leia Atos 5:29-30. Será que Pedro está pedindo desculpas por colocar os líderes religiosos numa falsa luz? (Não! Ele faz a acusação que os líderes religiosos temem - que eles são culpados da morte de Jesus. Além disso, Deus faz frente a eles, porque Ele ressuscitou Jesus.)

1. Voce acha que os líderes religiosos aceditaram no que Pedro disse?

I. Leia Atos 5:31. Chegamos ao cerne da questão. O que esses líderes religiosos precisam? (Eles precisam se arrepender e ser perdoados da “culpa do sangue de Jesus "- Atos 5:28.)

1. O que impediu esses líderes religiosos de se arrependerem e serem perdoados?

J. Leia Atos 5:32. Por que Pedro precisa referir-se às testemunhas? (Um dos problemas para os líderes religiosos era se eles poderiam acreditar no que Pedro disse. Eles não queriam acreditar.)

1. Por que eles deveriam acreditar? (O testemunhos dos apóstolos e os milagres foram realizados através do poder do Espírito Santo.)

2. Como os apóstolos e o Espírito Santo são testemunhas? (Os apóstolos não somente viram Jesus ressuscitado mas, considere a prisão e o fato de que eles estavam fora dela, ensinando, novamente. O Espírito Santo não somente operou os milagres, que fizeram com que os líderes religiosos ficassem com ciúmes, como também estava trabalhando nos corações deles!)

K. Leia Atos 5:33. Como vai o arrependimento? Por que eles estavam furiosos? (Arrogância. Eles teriam que confessar que estavam errados - e que eram assassinos!)

II. Jesus e o Arrependimento

A. Vamos voltar e reler Atos 5:31. Como Jesus "dá arrependimento e perdão para os pecados de Israel?" Vamos olhar primeiro para o arrependimento. Como Jesus nos da arrependimento?

1. Releia Atos 5:30. Esta acusações são,também, contra você? (Jesus morreu pelos nossos pecados. Nossos pecados O mataram. Da mesma forma que um cordeiro era sacrificado pelos pecados de uma pessoa, no Antigo Testamento, assim também Jesus morreu pelos nossos pecados. Veja Hebreus 9:6-14.)

2. Como Jesus nos dá perdão? (Leia Romanos 8:1-4.)

3. Como recebemos arrependimento e perdão? É automático? (Considere os líderes religiosos. Eles tiveram a prova mais poderosa e ouviram uma mensagem clara, mas recusaram se arrepender ou ser perdoados. Isto mostra que arrependimento e perdão são dons mas, eles não são recebidos automaticamente.)

III. A Culpa e o Arrependimento

A. Leia Salmos 51:3. Voce se sente como o rei Davi?

1. Os líderes religiosos, que discutimos em Atos 5, deveriam sentir-se como o rei Davi?

B. Semana passada, quando eu estava dando aula, um membro da classe perguntou se a culpa é boa. O que você acha?

C. Vamos analisar, mais profundamente, a situação do rei Davi. Leia Salmos 51:1-2. Como Davi reage ao seu pecado? (Ele quer ser livre do pecado.)

D. Leia Salmos 51:5-6. Qual é a condição humana? (Nascemos no pecado, mas Deus quer que aspiremos estar livres dele.)

E. Leia Salmos 51:7. Como Davi acha que pode ser perdoado? (Completamente. Deus o lava. Deus o perdoa.)

F. Leia Salmos 51:8-12. Vamos voltar para a questão de saber se a culpa é boa. O que lemos até agora, que nos faz pensar que a culpa é boa? ( O rei Davi diz que seus pecados estão "sempre diante de mim." Isso é culpa.)

1. O que Davi quer ser? (Completamente limpo! Então, Davi diz: "Restitui-me a alegria de Tua salvação." A boa culpa nos leva à confissão e ao arrependimento. A salvação de Deus traz alegria!)

2. O que acontece se você ainda sente culpa, depois do arependimento e da confissão? (Leia Zacarias 3:1-2 e Apocalipse 12:10. Acusação pós perdão é o trabalho de satanás. Esta culpa é ruim.)

3. Vejamos outro texto sobre este assunto. Leia 2 Coríntios 7:8-10. A "culpa" seria um bom substituto para a "tristeza" neste texto? (Sim. A culpa traz tristeza. A boa culpa "traz o arrependimento, que leva à salvação." A tristeza do mundo, a culpa de satanás, "traz a morte.")

IV. O Falso Arrependimento

A. Leia Salmos 51:4. Pulei sobre este texto, quando estávamos olhando para a culpa e arrependimento do rei Davi. O contexto aqui é o adultério de Davi com Bate-Seba. Davi causou a morte de seu marido, Urias, para encobrir seu pecado. Como Davi pode dizer que pecou "somente" contra Deus?

B. Leia Jó 1:8-11. Que impacto nossos pecados causam em Deus?

C. Se combinarmos as declarações de Davi, sobre o pecado ser "contra" Deus, e a declaração de Deus sobre Jó, o que deveríamos concluir sobre nossos pecados pessoais e o verdadeiro arrependimento?

1. Para ajudar a colocar isto em foco, vamos discutir seu pecado favorito. Se ninguém jamais, soubesse sobre ele, você continuaria a fazê-lo? (Isto nos ajuda a entender o verdadeiro arrependimento. Nossos pecados são contra Deus. Deus morreu pelos nossos pecados. Deus é um Deus santo. Deus está envergonhado por causa de nossos pecados, porque o pecado é rebeldia contra Ele. Se estivermos focados naquilo que nossos pecados significam para Deus, ao invés do que eles significam para nós, teremos um quadro do verdadeiro arrependimento.)

D. Leia Hebreus 12:4-6. Na maioria das vezes, nossos pecados não permanecem em segredo. O que nossa reação, quanto ao resultado dos nossos pecados, diz sobre a natureza genuína de nosso arrependimento? (O texto diz: "não ignore a disciplina e não se magoe com sua repreensão." Abrace-a, como lição do Deus que ama você!)

E. Leia Salmos 32:1-2. O que vem da confissão genuína e do arrependimento? (Deus nos perdoa e cobre nossos pecados. Somos abençoados pelo perdão de Deus.)

F. Amigo, os líderes religiosos judeus estavam preocupados com o impacto que seus pecados causariam, sobre eles mesmos e, não, quanto a Pedro e os apóstolos estarem falando a verdade, sobre eles terem matado Deus e estarem impedindo a Sua obra. Você se compromete, hoje, a olhar para o pecado de uma nova maneira? A olhar para o pecado como uma ruptura no seu relacionamento com o Deus que morreu por você? Pecado que serve de barreira para a verdadeira alegria do perdão?

V. Próxima semana: Unidade – O Vínculo do Reavivamento.



Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.



Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"



Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: