sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lição 2 - “Céu na Terra”

                                       (Hebreus 8, Êxodo 25, João 2, Apocalipse 7)

Introdução: Semana passada, estudamos sobre o templo de Deus no céu. Aprendemos sobre o trono de Deus, Seus assessores e o controle central do universo. Nesta semana, vamos estudar sobre cópias. À vista disto, o que aprendemos, na última semana, não é nada parecido com o que vamos ler nesta semana. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver porque Deus nos fez criar "cópias" do templo, Seu santuário no céu, quantas Ele fez e o que isso significa!


I. Cópia da Construção

A. Leia Êxodo 25:1-8. Deus solicita ofertas a Seu povo, para construir Seu santuário na terra. Por que? ( Ele quer que sejamos parte deste trabalho.)

B. Leia Êxodo 25:9 e Hebreus 8:4-5. O que aprendemos sobre o santuário na terra e no céu? ( O santuário construído na terra, foi feito conforme modelo do que há no céu.)

C. Leia Hebreus 8:5-6. Qual deles é o melhor? Qual deles veio primeiro? (Isto nos diz que o que está acontecendo no céu é melhor! O fato de que o santuário, na terra, foi feito conforme modelo do que há no céu mostra que o santuário celestial veio primeiro. Observe que Hebreus 8:5 chama o santuário na terra de uma "sombra" daquele que está no céu - o que representa, de certo modo, o original.)

1. "Sombra" é uma palavra interessante. O que alguém pode aprender sobre você, a partir de sua sombra?

a. O que não se pode aprender sobre você, a partir de sua sombra?

 
II. Cópia de Jesus

A. Leia João 2:13-16. Como Jesus descreve o santuário na terra? ("A casa de Meu Pai.")

1. Que afirmação Jesus fez sobre Sua relação com Deus? (Jesus é o Filho do Pai. "A casa de Meu Pai.")

2. Qual é a reivindicação de Jesus, para ter autoridade sobre a casa de Seu Pai? (Ele é o Filho.)

B. Leia João 2:17-18. Note que os líderes judeus não riram disto mas, ao contrário, exigiram alguma prova de que Ele era o Filho de Deus. Que prova eles exigiram? (Um sinal.)

C. Leia João 2:19-20. O que você acha do sinal que Jesus ofereceu? (Estranhamente, as pessoas não parecem questionar que esta prova exija a destruição do templo. Ao invés disto, elas acham absurdo acreditar que ele possa ser reconstruído em três dias.)

D. Leia João 2:21-22. Na verdade, o que significa o que Jesus fez? (Que Ele levantaria do túmulo em três dias.)

1. Jesus está se referindo a Seu corpo como templo de Deus? Isto significa que uma segunda cópia do templo estava, agora, na terra? Havia duas: a construção física e Jesus?

2. Como podemos considerar ambas, a construção e Jesus como "cópias" do templo no céu? (O santuário no céu é o lugar onde Deus habita. Deus disse a Moisés (Êxodo 25:8) para fazer um santuário na terra, "e Eu habitarei no meio deles." Jesus é Deus. Em todos os três: no templo celestial, no templo em Jerusalém, e em Jesus, temos a presença de Deus.)

III. Cópia da Igreja

A. Leia 1 Coríntios 3:5-9. Paulo termina esta discussão sobre o trabalho cooperativo, com a afirmação de que os mestres são "colaboradores" de Deus, e a igreja é a "lavoura" e "edifício" de Deus. Como nós somos uma lavoura e um edifício?

B. Leia 1 Coríntios 3:10-13. Que construção estamos vendo aqui? (O grupo que compõe a igreja.)

1. Quem são os construtores? (Os mestres da Bíblia.)

a. Alguns mestres da Bíblia são melhores do que os outros? (Alguns constroem com "palha.")

C. Leia 1 Coríntios 3:16-17. Que templo está sendo referido aqui? (Kristofor Westermeyer, que coordena os tradutores para estas lições, apontou um erro que cometi há alguns meses, quando estava escrevendo sobre este texto. Pensei que ele se referia a indivíduos, mas Kris acha que ele se refere à igreja. Isto me dá a oportunidade de corrigir o erro. Paulo, aqui, se refere à igreja como um templo.)

1. Como a igreja é um templo?

2. Se a igreja é um templo ela é, ainda, outra cópia do que está no céu?

D. Vamos considerar isto um momento. Temos o templo no céu. Temos o templo na terra. Temos Jesus e temos a igreja. Todos eles são templos. Leia Mateus 27:50-52. O que isto sugere sobre o templo na terra? (O rasgar do véu sugere que o templo deixou de estar em boas condições. O trabalho no templo terrestre apontava para o próximo trabalho de Jesus. Quando Jesus morreu como Cordeiro, por nossos pecados, o templo, na terra, perdeu seu significado.)

1. A igreja assumiu o papel de ser o templo de Deus, na terra?

2. A igreja deveria estar preocupada quanto a manter seu significado?

 
IV. Cópia de Você

A. Leia 1 Coríntios 6:19-20 e 2 Coríntios 6:16. Qual é o templo, aqui? (Somos o templo de Deus.)

1. Sob certo aspecto, isso parece muito estranho: Jesus, o templo em Jerusalém, a igreja e, agora, você e eu somos templos. Qual é o denominador comum que marca todos estes templos? (Deus está neles.)

B. Você já ouviu falar sobre padrões bíblicos? Quando escuto falar tais coisas, minha reação, em geral, é "e daí"? A única coisa que considero de grande valor nos argumentos sobre padrões é que nosso Deus é um Deus complexo e sofisticado. Essa é a idéia de que temos muitos templos na terra? "E daí"?

1. O que representa, para nós, o entendimento de que Deus está no templo celestial? (No mínimo duas coisas. Diz-nos que Deus está no controle! O paralelo entre o templo da terra e do céu nos diz que Deus morreu para nos salvar e está intercedendo por nós, neste momento. Deus projetou Seu lar para refletir Seu trabalho por nós.)

2. O que representa, para nós, o entendimento de que a igreja é um templo? (Deus deseja estar conosco de maneira organizada. A igreja deve refletir a vontade de Deus.)

3. O que representa, para nós, o entendimento de que somos templos? (2 Coríntios 6:17 nos diz que devemos refletir a vontade de Deus. Devemos estar separados do mal.)

4. Existe alguma lição primordial que podemos aprender sobre estes templos? (Deus quer viver conosco. Sua casa foi projetada pois Ele nos tem em Sua mente. Ele criou um lugar para nós, de modo que Ele, também, possa viver junto conosco. Ele veio à terra, como homem, para viver conosco. Ele enviou Seu Santo Espírito para viver em nós. A vontade de Deus de estar com você e comigo dá-me conforto e coragem, num mundo cheio de desafios.)

V. Cópias Mescladas

A. Leia Apocalipse 7:9-10. Onde isto acontece? (Diante do trono de Deus, no templo celestial.)

1. Qual é o futuro das "cópias?" (Elas estão aqui! Nós estamos lá. A "igreja" está lá. Jesus está lá. A propósito, estremeço ao me referir a Jesus como "cópia.")

B. Leia Apocalipse 7:11-12. Quando o original e as cópias se mesclam, o que acontece? (Todos louvam a Deus! Todos dão glórias a Deus.)

C. Leia Apocalipse 7:15-16. O que estamos fazendo no templo celestial? ( Começamos a servir a Deus! Somos como os sacerdotes, no templo terrestre.)

D. Leia Apocalipse 7:17. Onde está Jesus? ("No centro do trono!")

1. Qual é nosso relacionamento com Jesus? (Ele nos conduz à vida e a alegria. Apocalipse 7:15 nos diz que Ele "estenderá Seu tabernáculo" sobre nós.)

E. Amigo, o santuário celestial e as cópias, na terra, mostram que Deus deseja estar conosco. Ele deseja viver em nós. Em última análise, Ele deseja que vivamos com Ele, no templo celestial. Você quer isto? Por que não pedir a Jesus, neste momento, que Ele viva em você, para fazer de você um templo na terra?

VI. Próxima semana: Sacrifício.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"




Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: