domingo, 20 de outubro de 2013

Lição 4 - Lições do Santuário

(Êxodo 25 e 31, 1 Reis 8, Salmos 73)



Introdução: O que significa ser santo? O que, provavelmente, vem à mente, quando se diz que alguém é uma espécie de clérigo? Aquele que se dedica, exclusivamente, ao trabalho religioso. Se eu lhe disser que você precisa ser santo em tudo o que você faz, significa que você teria que mudar sua profissão? O santuário nos ensina alguma coisa sobre ser santo então, vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender!


I. Santo

A. Leia Êxodo 25:8 e Levítico 19:2. Quando um carro de polícia está seguindo você, você dirige com mais cuidado? Quando seu chefe o observa, você trabalha melhor? Quando seus pais estão por perto, você fica mais comportado?

1. Se a resposta para estas questões é "sim," você acha que é por isto que Deus quer estar ao nosso redor - para melhorar nosso comportamento e ajudar-nos a ser santos?

2. É por isso que os pais querem estar perto de seus filhos - para terem certeza que eles se comportam? (Não. Os pais querem estar perto de seus filhos porque eles os amam.)

3. Suponhamos que eu creia que é verdade, que Deus quer estar a nossa volta porque Ele nos ama. Por que Ele nos diz para sermos santos, porque Ele é santo?

a. Deus espera que nós não O embaracemos? (Se você rever Jó 1:6-11, o texto sugere que Deus se deleita com nossa obediência. Então, o oposto, também é verdade.)

B. Leia Gênesis 2:3. Qual o significado do sábado ser "santo?"

1. Quando Deus nos diz para sermos santos, isto faz você sentir-se bem ou desencorajado?-
2. Se eu perguntar a você: "qual dia da semana é mais parecido com você," o que você diria? (Quem quer ser segunda-feira? Por que não ser sábado, o dia que Deus deixou à parte, para ser especial.)

3. Essa é uma maneira justa de considerar a ordem de Deus, para que sejamos santos. Ele quer que sejamos algo especial?

a. Considere, novamente, o sábado. Ele foi separado e isto o tornou santo? Ou, há alguma outra coisa envolvida? (Considere que o sábado tem a intenção de fazer voltar nossas mentes para Deus. Isto sugere que ser santo é estar separado, e chamar a atenção de Deus.)

II. Trabalho Santo

A. Leia Êxodo 31:1-5. Você gostaria de ser Bezalel?

1. Ele é um trabalhador de "colarinho azul" ou de "colarinho branco"? (Ele é um colarinho azul, pois trabalha com suas mãos.) {"Blue collar" ou colarinho azul é a classe de pessoas que executam trabalhos com as mãos, como os operários e artesãos; ou "white collar" ou colarinho branco, isto é, trabalhadores de escritório}.

2. Qual foi a primeira coisa que Deus fez, para equipar Bezalel (vou chamá-lo "Bez"), para que ele trabalhasse com suas mãos {com destreza,habilidade e plena capacidade artística}? ("Encheu-o com Seu Espírito.")

a. Isso faz algum sentido?

b. Será que isso tem alguma coisa a ver com ser santo? (Se ser santo é estar separado e ser especial, então a resposta é, claramente, "sim!" O primeiro passo para Bez ser um grande artesão foi determinar-se a ser especial, para estar separado do restante dos trabalhadores..)

B. Releia Êxodo 31:3-5. Qual era o tipo da habilidade de Bez? (Ele trabalhava com metais, pedras preciosas e madeira.)

1. Quem lhe deu essas habilidades? (Deus disse que daria a Bez "habilidade, capacidade e conhecimento".)

2. Pensamos em Deus concedendo dons para líderes. E quanto aos dons concedidos às pessoas que não são líderes? (Deus lhes fornece dons para serem especiais. Para serem trabalhadores santos - isto significa que eles são tão qualificados quantos os outros, descrito anteriormente.)

3. É correto desejar ser melhor que os outros? Ser sábado, no meio de um monte de trabalhadores terças, quartas ou quintas-feiras? (Isso faz parte de ser santo. Deus lhe dá o dom para ser um trabalhador aperfeiçoado. Deus lhe dá o desejo de ser excelente!)

a. O texto que vamos ler a seguir nos diz que Bez usou suas habilidades para criar obras artesanais para o santuário. Quando pensamos sobre a natureza do trabalho de Bez, era seu desejo ser melhor e trazer glória para si mesmo? (Ele fabricou objetos para o santuário. Assim, sua excelente perícia serviu de motivo para o que os outros pensavam a respeito de Deus. Ele transformou suas opiniões, a respeito de Deus. Entretanto, Bez também está na fila para louvar.)

C. Leia Êxodo 31:6-11. É terrível ser Aoliabe? Bez é excelente, mas Aoliabe é um auxiliar. (Você pode ser um excelente ajudante. Talvez, um dia, Aoliabe se tornasse um artesão habilidoso, assim como Bez. Mas, qualquer que seja o trabalho, posto diante de nós, precisamos ser excelentes.)

1. Como ajudante, o trabalho de Aoliabe transformava mentes para Deus? (Sim, porque ele estava trabalhando com Bez que, por sua vez, fazia coisas que transformavam mentes para Deus. Isto é esforço conjunto.)

D. Veja, novamente, Êxodo 31:7-11. Quantas habilidades artesanais você encontra aqui?

1. Quão importante é a tarefa dos trabalhadores que estão fabricando estes ítens? (Eles estão fabricando objetos para serem utilizados na presença de Deus, que fazem com que os homens reflitam sobre as coisas do céu.)

a. O sacerdote que faz o sacrifício sobre o altar é mais importante do que a pessoa que construiu, artesanalmente, o altar?

III. Vida Santa

A. Leia 1 Reis 8:31-32. Suponha que você deixou seu carro na casa de um amigo para custódia. Seu amigo liga, mais tarde, e lhe diz que seu carro desapareceu. O que pode ter acontecido com seu carro? (Ele pode ter sido roubado. Ou, ele pode ter sido vendido por seu amigo.)

1. Este é o tipo de situação descrita em 1 Reis 8:31-32. (Compare com Êxodo 22:10-11.) O proprietário do carro não sabe o que aconteceu, então o amigo poderia chegar até o altar do santuário e jurar que ele não vendeu o carro - ele não tem idéia do que aconteceu com o carro. O que isso tem a ver com viver uma vida santa? (Viver na presença de Deus motiva-nos a ser honestos. Nossos amigos conhecem nossa honestidade e confiam nela.)

B. Leia 1 Reis 8:33-34. O que isso nos ensina sobre viver em consagração? (Se pecarmos contra Deus, nossos inimigos podem nos derrotar.)

1. Que esperança é oferecida para aqueles que aspiram a uma vida santa? (Que, mesmo quando falhamos, Deus está pronto para nos perdoar e restaurar.)

C. Leia 1 Reis 8:35-36. Isso não se refere a um "ato de Deus?" O que isso sugere sobre problemas, aparentemente, casuais? (Eles podem ter conexão com nossos pecados.)

1. Que esperança é oferecida para nós? (Novamente, nos voltamos para Deus e Ele resolve o problema .)

D. Leia 1 Reis 8:41-43. Se vivemos de acordo com a vontade de Deus, é provável que outras pessoas, ao nos observarem, queiram saber mais a respeito de Deus? (Essa é a essência de um ser santo. Trabalhar com excelência de modo que chame a atenção de Deus.)

1. O que Deus fará em tal situação? (Salomão ora para que Deus confirme, na vida do "estrangeiro", que Deus é o grande Deus do Céu.)

E. Leia Salmos 73:1-3. O que está sendo descrito aqui, que parece estar em conflito com a discussão que fizemos antes, em 1 Reis 8? (A teoria fundamental, em 1 Reis 8 era que, se obedecermos, então, coisas boas acontecem para nós e, se desobedecermos, coisas ruins acontecem. Aqui, o perverso prospera.)

F. Leia Salmos 73:4-6 e Salmos 73:12-14. A vida dessa boa pessoa está indo como deveria, para uma pessoa que, supõe-se, ter um modo de vida santo? (Não!)

G. Leia Salmos 73:15-17. Como, ao entrar no santuário, você esclarece suas dúvidas, quanto ao problema dessa vida não estar combinando, como deveria, com a vida de uma pessoa santa? (O pecado traz a morte. Deus morreu por nós, porque Ele nos ama muito. Os ímpios morrerão, ao final, mesmo que eles pareçam estar prosperando, agora. Aqueles que buscam viver uma vida santa, uma vida guiada pelo Espírito Santo, viverão para sempre com um Deus que os ama supremamente!)

H. Amigo, você vai se comprometer a pedir que o Espírito Santo o ajude a viver uma vida santa? Uma vida na qual você busque excelência em tudo o que fizer, com o propósito de atrair outras pessoas para Deus?
 

IV. Póxima semana: Expiação: Oferta da Purificação




Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"


Tradução: Denise de Mesquita


Nenhum comentário: