sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Lição 7 - Cristo, Nosso Sacrifício

 
(Deuteronômio 17, Isaias 53, Romanos 6, Hebreus 10)

Introdução: Por centenas de anos, os cristãos têm debatido as razões pelas quais a morte de Jesus na cruz, nos salva. Há duas semanas, sugeri para você que a razão lógica surge a partir do funcionamento do "estado de direito". Leitores atentos deixem-me saber se não fui claro sobre o que estado de direito significa, e que isto negligenciou outra explicação lógica sobre o sacrifício de Jesus. Ambas as preocupações estão no caminho certo, e nosso estudo esta semana nos permite explorar, novamente, o que a Bíblia tem a dizer sobre ambas. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia!

I. O Estado de Direito

A. Leia Deuteronômio 17:14-17. O que Deus observou, que estava no futuro de Seu povo? (Que eles iriam querer ter um rei, assim como as outras nações.)

1. Que características Deus disse que seriam essenciais para o rei? (Ele tinha que ser alguém do povo de Deus. Ele não deveria desobedecer a Deus, nem ter muitas posses.)

a. O que tem a ver, ter coisas em demasia, com ser rei? (Isso distrairia a atenção do rei para longe de Deus.)

B. Leia Deuteronômio 17:18-19. Quem escreve a cópia pessoal da lei de Deus para o rei? (O rei!)

1. Por que? (Escrever alguma coisa ajuda a lembrá-la.)

2. O que orienta o rei na sua tomada de decisão? (As palavras da lei.)

C. Leia Deuteronômio 17:19-20. O que não é presumível que vá ajudar o rei? (Se achar melhor do que seus súditos e, portanto, ter autoridade para desviar-se da lei.)

D. Existem duas grandes e opostas teorias sobre como um rei deveria governar. A primeira teoria é que o rei é uma espécie de deus, melhor do que seus súditos e, portanto, está autorizado a fazer as regras, bem como consentir ou acordar (com uma pessoa ou seus pontos de vista). A segunda teoria é que o rei, assim como os outros, está sujeito à lei. (Ou o rei é a lei ou, a lei é o rei.) Que abordagem requer a decisão de Deus? (Ele exigiu que o rei estivesse sujeito às leis. "Lex rex," a lei reina. Isto é o que significa "estado de direito."){Estado de Direito é a restrição do exercício arbitrário do poder, subordinando-o à leis bem definidas e estabelecidas.}

II. A Morte de Jesus em Nosso Favor

A. Há duas semanas, olhamos a história em 2 Samuel 14. Ela revelou que no momento em que o rei "corrompia" o estado do direito, deixando de segui-lo, ele tinha que assumir a responsabilidade. Assim, se um rei não conseguisse impor a punição adequada, sobre alguém que tivesse cometido um crime, ele tinha que responder por isto. Vejamos a conclusão de uma história similar. Leia 1 Reis 20:41-43. Que sentença foi pronunciada para o rei que libertou alguém condenado à morte? (O rei corrompeu o estado de direito, não impondo a pena de morte e, portanto, ele deveria perder sua vida.)

1. Este pensamento está de acordo com o estado de direito? (Sim. Se o rei decidisse que seria a lei, ele poderia decidir qualquer coisa. Mas, o estado de direito dizia que, quando o rei se desviasse da lei, outra lei entrava em jogo, a qual exigia que ele assumisse pessoalmente a responsabilidade. A lei sempre tinha a palavra final - não o rei.)

B. Leia Isaias 53:4. A quem está atribuída esta profecia? (Jesus!)

1. O que Jesus fez? (Ele carregou nossas falhas e nossas tristezas.)

C. Leia Isaias 53:5-6. Por que Jesus foi punido? Por que Ele morreu? (Ele morreu por nossos pecados.)

1. Isso reflete o sistema do santuário? (Sim! O animal morria pelo pecado da pessoa.)

2. Isso reflete o estado de direito? (Sim! Deus mudou a regra de que o pecado traz a morte. Assim, Deus (o Rei) aceitou a punição pelos nossos pecados.)

III. Nossa Morte com Jesus

A. Leia 1 Pedro 2:23-25.Algo estranho está contido nesses versículos. Veja o versículo 24:"para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça." O que você acha que isto quer dizer? (Essa é a outra parte da lógica da expiação. Quando Jesus morreu, nós morremos. Quando Jesus ressurgiu para a vida, nos foi dada a promessa da vida após a morte.)

B. Leia 1 Coríntios 15:22. e Romanos 5:14. O que Adão fez para nós, quando pecou? (Ele nos condenou à morte.)

1. Por que? Isto não é regra na lei! Leia Ezequiel 18:20. (Não entendo tudo isto, mas Adão era o representante da raça humana. Assim, todos nós fomos sentenciados à morte, quando ele pecou.)

C. Leia 1 Coríntios 15:20-22. De que maneira Jesus é como Adão? Como Ele é diferente de Adão? (O pecado de Adão lançou-nos para a morte. A vida perfeita de Jesus e Sua morte, em nosso favor, dá-nos vida. Entretanto, o estado de direito operado para nos levar à morte, quando Adão pecou, dá-nos a vida, baseado na perfeita vida de Jesus, Sua morte por causa de nossos pecados e Sua ressurreição!)

D. Se Jesus, como Rei, morreu por todos, logicamente, isso significa que todos os homens escaparão da morte eterna? Jesus pagou o preço por todos, então todos têm "autorização para sair da cadeia (da morte) ?"

E. Leia Romanos 6:1-3. Como nós morremos para o pecado, quando Jesus morreu na cruz? (Morremos com Jesus quando somos batizados. Assim, o batismo é a chave para participarmos com Jesus em Sua morte, por nossos pecados.)

F. Leia Romanos 6:4. O que significa dizer que fomos "sepultados?" (Assim como Jesus foi sepultado depois de Sua morte, quando mergulhados na água do batismo, somos sepultados com Jesus.)

G. Leia Romanos 6:5. O que significa nossa emersão das águas batismais? (Significa que estamos unidos a Jesus na Sua ressurreição.)

H. Você pode ver as duas linhas da lógica aqui? O Rei Jesus foi puxado para dentro de nossa bagunça quando Ele, apaixonado, decidiu mudar Suas regras, para não nos levar para a morte eterna. Ele sofreu a punição, mas, quando somos batizados, morremos com Jesus, somos sepultados com Ele e ascendemos com a promessa da vida eterna com Jesus!

IV. Prestando Atenção

A. Leia Hebreus 10:28. Você concorda que alguns criminosos deveriam receber pena de morte?

1. Que tipo de crime está qualificado?

B. Leia Hebreus 10:29. Podemos, simplesmente, dizer que não estamos comprando o que Deus está oferecendo? Podemos afirmar que não estamos envolvidos, de uma maneira ou de outra? (Romanos 6:23 nos diz que o "salário do pecado é a morte." Romanos 3:23 nos diz que "todos pecaram." Aprendemos que quando Adão pecou, puxou toda a humanidade para o pecado e para a morte. Ninguém é inocente. Ninguém está descomprometido.)

1. O que estamos fazendo, quando rejeitamos o sacrifício de Jesus em nosso favor? (Jesus morreu em nosso lugar. Não somos apenas culpados de nossos próprios pecados mas, nossos pecados causaram a morte de Jesus. Além disso, temos ignorado este grande sacrifício em nosso favor. Deus diz que nós merecemos a morte – porque somos pecadores e mal agradecidos e porque O insultamos e pisamos nEle com nossos pés!)

C. Amigo, Deus nos fez uma oferta que nenhuma pessoa sensata deveria recusar! Você vai aceitá-Lo, agora mesmo?

V. Próxima semana: Cristo, Nosso Sacerdote.

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"


Tradução: Denise de Mesquita



Nenhum comentário: