domingo, 17 de novembro de 2013

Lição 8 - Cristo, nosso Sacerdote


                              (Hebreus 7-8, Romanos 8)

Introdução: Há duas semanas, discutimos que tudo havia mudado. Ao invés de um templo físico, na terra, onde Deus vive e os homens se aproximam dEle, somente através de um sacerdote, agora nossos corpos são templos (1 Corintios 6:19-20) e o Espírito de Deus habita em nós (Romanos 8:9). Se tudo mudou, então, por que  Hebreus discute, extensivamente, o trabalho atual de Jesus como nosso Sacerdote? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia, para descobrir o que podemos aprender sobre o que Deus está fazendo!

I. A Ordem de Melquisedeque

A. Leia Hebreus 7:1.  O que percebemos, instantaneamente, de diferente, quanto a Melquisedeque? (Ele é tanto um rei, quanto um sacerdote. Em Israel, reis e sacerdotes ocupam posições separadas.)

B. Leia Hebreus 7:2-3. Com quem Melquisedeque é comparado? (Com Jesus, o Filho de Deus.)

1. Como Melquisedeque é semelhante a Jesus?

C. Leia Hebreus 7:4-8. Podemos ver que o escritor de Hebreus está construindo um argumento. Que evidências são citadas pelo escritor ? (Ele está pedindo para o povo judeu, que tinha um bom conhecimento do sistema do santuário na terra, considerar que existia algo maior, pre-datado, bem antes do santuário terrestre.)

D. Leia Hebreus 7:11. Por que o sistema de Melquisedeque é melhor do que o sistema levítico? (Perfeição! A perfeição não poderia ser alcançada através do sacerdócio humano.)

1. Perfeição para quem? (Para nós! Louvado seja Deus!)

2. Vamos contemplar isto um pouco. Nós mudamos? (Não.)

a. O que mudou? (O sistema. Isto significa que a perfeição não depende de nós.)

E. Leia Hebreus 7:12.  O que mudou junto com o sacerdócio? (A lei.)

F. Leia Hebreus 7:13-17. Que aspectos da lei mudaram? (Hebreus diz que as regras sobre o sacerdócio mudaram. Melquisedeque e Jesus não são sacerdotes por causa dos regulamentos sobre os ancestrais, mas por causa "do poder de uma vida indestrutível."

G. Leia Hebreus 7:18-19 -  Como estes versículos dizem que a lei mudou? (Lembre-se que determinamos, há poucos minutos, que a busca da perfeição é a diferença entre o novo e o velho sacerdócio. Hebreus nos diz que a lei é fraca e inútil, para tornar-nos perfeitos.)

1. Estas palavras são poderosas. O que elas significam, em termos práticos, para nossa vida diária? (Elas querem dizer que nunca seremos perfeitos, tentando obedecer a lei. Tal esforço é inútil porque é fraco demais para cumprir o objetivo. "Meia perfeição" é um problema óbvio.)

H. Leia Hebreus 7:23-26. Como Jesus atende nossas necessidades na busca pela perfeição?  Ele é "santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores" e " Ele pode salvar, perfeitamente, os que por Ele se chegam a Deus.")

1. Como, então, você se torna perfeito? Como eu me torno perfeito? (Através de Jesus.)

I. Vamos voltar um momento. Começamos dizendo que tudo é novo. Somos templos e o Espírito de Deus habita em nós.  O que Jesus está fazendo, também é novo? (Sim! Isso nos diz que o sacerdócio de Jesus é novo e aperfeiçoado mas, não, sem precedentes. O precedente é o sacerdócio de Melquisedeque.)

1. Se o precedente é importante, como você pode ajustá-lo, para aquilo que está acontecendo hoje? ( O precedente é que o perdão dos pecados nunca foi realizado por meio do esforço do homem mas, através da morte de um animal, num processo de transferência do pecado, que era manipulado pelos sacerdotes. Assim sendo, Jesus morreu em nosso lugar (nós morremos com Ele) e, agora, Ele é o Único que lida com o processo de transferência dos pecados. O precedente é que Deus encontra-se com o homem, num lugar especial. Neste momento, Deus se encontra conosco - mas Ele quer que nosso templo seja um lugar especial.)

II. Intercessão

A. Leia Hebreus 8:1-2.  Você já ouviu alguém dizer, "ora, este é o ponto?" O escritor de Hebreus está dizendo: "ora, este é o ponto"!  O que você entende por ponto? ( Temos este fabuloso e, maravilhosamente, superior sacerdote o qual está servindo, neste momento, no céu, em nosso favor!)

B. Leia Hebreus 9:24-16. Em que sentido, Jesus é nosso fabuloso e, maravilhosamente, superior sacerdote? (Ele está no céu,  não, na terra. Ele foi oferecido em sacrifício uma única vez, não muitas vezes. Ele acabou com o pecado e se apresenta diante de Deus, em nosso favor!)

C. Leia Romanos 8:32-34. Observamos, em nossa discussão, há duas semanas, que o lugar Santíssimo, no santuário, era uma  "zona de perigo." As pessoas morriam se entrassem na presença de Deus na hora errada e de maneira errada. O que esses versículos, em Romanos, sugerem sobre a atitude de Deus com respeito a nós?  (Ele nos ama tanto que nos deu Jesus. Deus nos dará, misericordiosamente, "todas as coisas".)

1. Quem intenta acusação contra nós? (Isso sugere que ninguém é suficiente para fazer acusações.)

2. Leia Apocalipse 12:10-11. Quem é o acusador? (Satanás. Ele é derrotado pelo sangue do Cordeiro e o testemunho dos crentes.)

3. Você se sente culpado pelos pecados do passado? Pecados que você confessou?

a. Se a resposta é "sim", o que esses textos sugerem sobre isto? (Que isto é obra do maligno para acusar você. Ninguém é suficiente para acusá-lo, quando Jesus está intercedendo em seu favor.)

D. Leia Romanos 8:26-27. Espere! Temos um segundo intercessor? (Sim! O Espírito Santo, também, intercede por nós! Isso faz perfeito sentido, à luz da doutrina da Trindade. Todos os três Membros da Divindade estão nos puxando!)

1. O que, exatamente, o Espírito Santo está fazendo por nós, que é diferente daquilo que Jesus faz por nós? (O  Espírito Santo "ajuda-nos em nossas fraquezas.")

a. Que fraquezas são essas? (Jesus tira nossos pecados, mas o sistema do santuário, inteiro, mostra que o pecado é o inimigo. Assim, precisamos nos determinar a viver de acordo com a lei. Nossas atitudes e nossos atos são nossas fraquezas e, o Espírito Santo nos ajuda com isto. Mais uma vez, somente o trabalho de Jesus, em nosso favor, nos salva e, nunca, nossas ações. Mas, o que salvou a pessoa quer ser agente de satanás?)

2. Romanos 8:26 contém uma linguagem estranha: "o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Que tipo de intercessão é esta? ( Um parente próximo meu poderá ter um grave problema de saúde. Você já teve tão desesperada necessidade de oração, que não soube como colocar a situação em palavras - palavras que descreveriam o quanto você precisa da ajuda de Deus? Este é outro tipo de fraqueza humana. O Espírito Santo intercede por nós para expressar emoções mais profundas. Tão profundas que nós, realmente, não podemos colocá-las, adequadamente, em palavras.)

3. Romanos 8:27 traz à mente um outro aspecto da intercessão. Você já enfrentou uma dificuldade e ficou incerto sobre a vontade de Deus sobre o assunto? Como você pode conhecer a vontade de Deus? (O Espírito Santo "intercede pelos santos segundo a vontade de Deus.")

E. Releia Romanos 8:34 e leia Romanos 8:35-37 - Nós temos dois problemas principais na vida. Somos pecadores, merecendo a morte, e vivemos num mundo pecaminoso. Jesus curou o problema da morte e continua a interceder, em nosso favor, no céu. Como lidamos com nossa vida, num mundo cheio de pecado? (Esta é a intercessão do Espírito Santo. O Espírito nos ajuda, nos orienta e nos direciona.)

1. O que mostram estas duas intercessões? (O grande amor de Deus! Você pode decidir deixar Deus, mas nada exterior pode tirar o sacrifício de Jesus por você e o Espírito Santo, diariamente, o ajuda! Louvado seja Deus!)

F. Amigo, você gostaria que Jesus e o Espírito Santo intercedessem por você? Gostaria que Eles removessem a condenação da lei, para dar a você conforto e guiá-lo nos seus problemas  do dia a dia? Se sim, por que não convidar Jesus para entrar em sua vida, agora mesmo? Por que não confessar seus pecados e aceitar Seu sacrifício e o poder do Espírito Santo?

III. Próxima semana : O Juízo Pre-Advento


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: