sábado, 18 de janeiro de 2014

Lição 4 - Discipulado das Crianças


(Jeremias 7, Deuteronômio 6, Mateus 18)

 


Introdução: Foi um momento difícil, quando deixamos o hospital com nosso primeiro filho. Quando colocamos o bebê, recém-nascido, no assento do carro, minha esposa estava convencida que iria matar o bebê. Eu estava convencido de que, se não colocássemos nosso garotinho no assento do carro, ele poderia morrer. Foi uma conversa desagradável, e tenho certeza que o pessoal do hospital queria nos colocar para fora – o que não poderíamos fazer, até que tivéssemos resolvido a questão. Minha esposa venceu o debate. No caminho para casa, achamos que o hospital havia dado ao nosso filho algum liquido especial, que nós precisávamos comprar, mas que nenhuma drogaria vendeu. Mais uma vez, estávamos preocupados se iríamos cometer um erro, que pudesse prejudicar nosso bebê. Ninguém nos deu um livro de instruções para consultar sobre estas questões. Você se sentiu deste jeito, com seu primeiro filho? A Bíblia nos dá instruções sobre como tratar a criança. Ela não inclui assentos de carro, mas ela é salva-vidas. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!


I. Dando Vida às Crianças

A. Leia Jeremias 7:30. Qual casa leva o nome de Deus? (Deus está falando do Seu templo. Na nossa última série de lições, aprendemos sobre o santuário do templo e como ele era o centro para a remoção dos pecados. Aprendemos que o Lugar Santíssimo era o lugar aonde Deus estava presente.)

1. O que o povo de Deus estava fazendo? (Eles estavam colocando ídolos na casa de Deus.)

B. Leia Jeremias 7:31. Ao invés de oferecer sacrifício de animais para remover os pecados, o que o povo estava fazendo? (Oferecendo seus filhos!)

1. O que Deus diz sobre isso? (Nunca sequer passou em Sua mente que esse mal deveria acontecer.)

2. Por que uma coisa tão horrível entraria na mente do povo de Deus? (Eles pensavam que, oferecendo seus filhos para serem queimados no fogo, os deuses os abençoariam e tornariam suas vidas melhor.)

a. Por que as pessoas fazem aborto nos dias de hoje? ( Pela mesma razão, exceto que o deus não é um ídolo, mas é o mesmo deus do egoísmo.)

C. Leia Jeremias 7:32-34. O que acontecerá com a nação cujo povo sacrifica suas crianças para sua própria prosperidade, que serve outros deuses que não seja o verdadeiro Deus? (Eles perdem tudo o que esperavam ganhar – inclusive suas vidas e sua dignidade. Alguns dos mortos são comidos por animais. Não é uma maneira gloriosa de acabar.)

II. Dando às Crianças o Conhecimento de Deus

A. Leia Deuteronômio 6:1-3. Aqui, o que Deus está oferecendo? (A mesma coisa que as pessoas do grupo anterior procuravam – uma vida melhor.)

1. Que caminho Deus sugere, para se ter uma vida melhor? ( Seguir os decretos e mandamentos de Deus.)

B. Leia Deuteronômio 6:4-5. Qual é o primeiro mandamento que Deus nos dá? (Leia Mateus 22:36-40. O tema consistente em ambos, Antigo e Novo Testamento é que precisamos amar a Deus em primeiro lugar e, precisamos amar nosso próximo.)

C. Leia Deuteronômio 6:6 e Hebreus 8:10. Vemos esta referência, acerca da lei, para estar "em seus corações" ou escrita em "seus corações". O que significa ter a lei escrita em nosso coração? (Ela se torna uma parte de nós. Ela se torna uma parte de nossa vontade e de nossa natureza.)

D. Leia Deuteronômio 6:7-9. É comum para os judeus conservadores ter uma "mezuzah", uma pequeno recipiente em que se encontra este texto bíblico, fixado na porta da casa. Tanto quanto você considera estes versículos, qual você acha que é o sentido deles? Fixar, realmente, as coisas em sua cabeça, mãos e porta? (Talvez. Mas, o sentido mais profundo disso é banhar seus filhos com a palavra de Deus. O objetivo é ter a vontade de Deus em seus corações.){"Mezuzah é uma caixa tubular de madeira, vidro ou metal,em geral de 3 a 4 polegadas de comprimento, contendo um pedaço pequeno de pergaminho, no qual em 22 linhas estão escritas que fazem parte da oração da unicidade de Deus". rivkah.com.br/mezuzah}

1. Isso é possível? Seus filhos se rebelarão contra Deus e O odiarão se você falar sobre Ele, todo o tempo?

2. Vamos converter isto para a televisão. Banhe seus filhos com televisão. Fale sobre televisão no carro, quando você passear ou quando comer. Amarre símbolos de televisão em suas mãos e em sua cabeça. Tenha um aparelho de TV. Camisetas. Você poderia fazer isto? Você está fazendo isto?

3. E se convertêssemos isto para a internet?Você tem um telefone computador em suas mãos e em sua cabeça. Use óculos do Google. Você pode fazer isto?

4. Pode parecer impossível ou impraticável banhar nossos filhos com as leis de Deus, mas satanás, certamente, tem realizado isto, com suas mensagens. Quando meus filhos ainda estavam morando conosco, recordo-me o quanto era necessário eu dirigir as conversações sobre a vontade de Deus. Era um desafio.

E. Leia Deuteronômio 6:20. Você já fez esta pergunta, em lugar de seus filhos? Você já questionou por que isso é importante ? Por que eu deveria preocupar-me com as regras de Deus? Que diferença isto faz?

F. Leia Deuteronômio 6:21-24. Numa linha comparativa, como você poderia responder para seu filho? (Fale sobre sua história com Deus. Diga-lhes o quanto, caminhar com Deus, trás vida e prosperidade. Eles querem ser bem sucedidos na vida? Obedeçam a Deus!)

1. De todas as oportunidades desperdiçadas que tive para falar sobre Deus com meus filhos, uma área na qual fui bem sucedido era que, às noites, eu leria a Bíblia. Começávamos com o Novo Testamento e, então, íamos para o Velho Testamento. Eu escolhia um texto fácil da Bíblia para ler, as crianças se revezavam na leitura e, então, discutíamos o que havíamos lido. Era agradável. Você está disposto a fazer isto?

III. Acolhendo as Crianças

A. Leia Mateus 18:1-4. Se você gasta um monte de tempo com crianças, você acha que elas são humildes? (Dificilmente! Crianças são egoístas – assim como os discípulos, que queriam estar em primeiro lugar.)

1. Desnecessário dizer que isto é a Bíblia e nosso Senhor está falando, então, dificilmente, podemos dizer: "Isto está errado!" O que você acha que Jesus quis dizer? (As crianças não tinham status na vida {posição ou situação jurídica},em comparação com os adultos. Os discípulos estavam procurando ter uma situação melhor que os outros. Jesus nos diz que não deveríamos lutar por status.)

B. Leia Mateus 18:5. Como isto está, logicamente, ligado aos versículos que acabamos de ler? (Você pode preferir passar seu tempo estando com pessoas que darão a você mais status. Jesus diz que gastar o tempo com crianças, "em nome de Jesus" tem importância inigualável.)

1. Que evidência, na prática, você pode extrair disso? (Certamente, precisamos acolher as crianças, na igreja. Precisamos ter certeza que os programas, para elas são produzidos e cuidados, adequadamente.)

2. O que as crianças pensarão se elas aparecerem para a Escola Sabatina e o professor não estiver lá? Será que elas se sentirão bem-vindas?

C. Leia Mateus 18:6. Quão importante é nossa influência sobre as crianças?

D. Leia Mateus 18:7. Você já ouviu alguém dizer: "Bem, se eu não vender [alguma coisa prejudicial para as crianças] alguém mais fará?"Será que Jesus admite que alguém estará lá para "fazer tropeçar um destes pequeninos"? (Sim. "É inevitável que tais coisas aconteçam.")

1. O que Jesus diz sobre a desculpa: "se eu não fizer, alguém mais fará?" ( Ele diz que não tem desculpas. "Ai do homem.")

E. Leia Marcos 10:13. Qual você acha que é a finalidade de ter Jesus tocando as criancinhas? (Os pais foram à procura de uma bênção para seus filhos.)

1. Por que você acha que os discípulos repreenderam os pais? (Eles, provavelmente, pensavam que Jesus tinha coisas mais importantes para fazer.)

F. Leia Marcos 10:14. Como Jesus reagiu à repreensão dos discípulos? (Ele estava indignado. A tradução grega diz que Ele refletiu profunda emoção. Jesus estava muito infeliz.)

1. Isso parece ser uma reação exagerada? (Não! Precisamos entender isto: Jesus colocou em alta prioridade, acolher as crianças!)

G. Leia Marcos 10:14-16. Lembra-se que, em Mateus 18:4, Jesus disse que precisamos nos tornar como crianças para entrar no Reino dos Céus? Agora, Jesus diz que devemos "receber" o Reino dos Céus "como uma criança" ou não poderemos, absolutamente, recebê-lo? O que isto sigifica? Como uma criança recebe o evangelho? (As crianças podem ter muitas falhas de caráter mas, uma peculiaridade universal das crianças é confiar com sinceridade {ou inocência, ou simplicidade}.)

1. Quão melhorada sua vida ficaria, se você apresentasse confiança em Deus, com sinceridade {ou inocência, ou simplicidade}?

H. Amigo, é preciso fazer com que as crianças sejam alta prioridade, em nosso lar e em nossa igreja. Precisamos fazer tudo o que pudermos para conduzí-las no caminho certo, e não desviá-las. Você vai se comprometer a tornar isto um assunto especial? Possivelmente, você será recompensado se mantiver uma atitude infantil, ao confiar com sinceridade!

IV. Próxima semana: Discipulando os Enfermos.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"



Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: