sábado, 25 de janeiro de 2014

Lição 5 - Discipulando os Enfermos



(1 João 3, Marcos 2, Deuteronômio 28, Lucas 9)


Introdução: Você gostaria de ter mais membros em sua igreja? Este é o tópico atual, em discussão, na minha igreja! As pessoas têm idéias para evangelizar, mas meu pensamento é: “vamos curar algumas pessoas doentes!” Você já considerou que esta é uma excelente abordagem para trazer novas pessoas para a igreja? Esta foi a abordagem de Jesus, certo? Ou, não? Jesus curou as pessoas para trazer a multidão para ouví-Lo, ou Ele curou as pessoas por causa de Sua compaixão por elas? Se você está curando pessoas para atrair outras para o evangelho, isto não é mostrar compaixão? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender, quanto a lidar com doenças!




 

               I. Os Corações e a Cura


A. Leia 1 João 3:16-18. Quantos de vocês preferem amar com palavras? (Custa menos, leva menos tempo e dói menos!)

1. Como a Bíblia nos chama a amar? (“Em ação e em verdade”.)

a. O que significa “em verdade” neste contexto? (Significa que, fazendo algo, suas palavras de amor se tornam dignas de crédito.)

B. Leia 1 João 3:19-20. O que quer dizer "ter nossos corações a nos condenar”? (Quer dizer sentir-se culpado.)

1. O que a Bíblia está nos dizendo nesses versículos que acabamos de estudar? (Precisamos mostrar nosso amor com mais do que simples palavras. Vamos nos sentir bem, ajudando pessoas necessitadas.)

C. O que esses versículos sugerem, quanto às perguntas que fiz na introdução? Se pudéssemos fazer a cura de uma parte que se encontra ao alcance de nossa divulgação do evangelho, deveríamos fazê-lo? (Sim! Se você está curando para atrair multidões, para ouvir o evangelho, ou curando aqueles que já foram atraídos pelo evangelho, você está mostrando preocupação com ambos os lados da pessoa – o espiritual e o físico.)

D. Leia 1 João 3:21-22. Você já viu a cura em sua igreja?

1. Se não viu, o que este texto sugere? (Que podemos pedir por ela.)

2. Esta oferta está condicionada a alguma coisa? (Ela diz que podemos receber qualquer coisa que pedirmos, se obedecermos a Deus.)

E. Leia 1 João 3:23. Sobre que tipo de obediência estamos falando? (Acreditar em Jesus e amar aos outros. Isto sugere que precisamos dar mais atenção à oração pela cura (acreditando em Jesus), em favor de pessoas específicas (amando aos outros.)

F. Leia 1 João 3:24. Como vivemos em Jesus e como Ele permanece em nós? (Esta é uma referência muito específica ao Espírito Santo, que habita em nós, e em termos nossa vida em sintonia com o Espírito Santo. Isto é muito importante.)

G. Vamos ser muito honestos, por alguns instantes. Dói, ajudar os outros? Eu apenas disse que ajudar os outros nos faz sentir bem. As duas estão coisas juntas?

1. Você pode apontar para situações nas quais ajudar os outros faz sentir bem e situações as quais são doloridas? O que faz a diferença? (Resolver o problema para uma pessoa grata, nos faz sentir bem. Um problema contínuo, envolvendo uma pessoa ingrata, torna-se doloroso.)

2. Como Jesus lidou com os problemas das pessoas que foram até Ele? (Ele resolveu o problema, instantaneamente. Vamos ver, a seguir, um exemplo.)

II. Jesus e a Cura

A. Leia Marcos 2:1-3. As pessoas estavam chegando pela palavra ou para a cura? (Ambas. Mas soa como se elas estivessem chegando por causa das palavras de Jesus.)

B. Leia Marcos 2:4. Se você estivesse falando para uma multidão, você gostaria de ter alguém cavando no telhado, acima de onde você está falando?

1. Você gostaria de ver uma pessoa sendo baixada do telhado, entre você e o público? (Seria muito perturbador.)

C. Leia Marcos 2:5. De quem é a fé que Jesus está se referindo? (Parece que é a fé do grupo, não somente a fé do cara doente, porque foi dito: “a fé que eles tinham”.)

1. Coloque-se no lugar de um dos quatro ajudantes. Jesus está dizendo as palavras que você estava esperando ouvir? (Não! Este cara está paralítico. Eu não teria necessidade de arrastá-lo para cima do telhado e, depois baixá-lo, através do telhado, para perdoar seus pecados. Eu queria que Jesus o curasse.)

a. É possível que Jesus estivesse falando do pecado por terem interrompido Sua apresentação?

D. Leia João 9:1-3. O que a pergunta dos discípulos revela sobre o pensamento das pessoas sobre pecado e doença? (Os dois estão relacionados.)

1. Será que Jesus contesta esta crença popular? (Apenas neste caso. Ele não responde: “O que, vocês estão loucos?” Em vez disso, Ele disse que nem o pecado dos pais nem do filho contribuiram para este problema.)

2. O que você acha sobre a razão que Jesus deu?

a. Lembram-se da história de Jó e seus amigos? O amigos de Jó lhe disseram que ele estava sofrendo por causa de seus pecados. A resposta que Jesus dá, sobre o homem cego, se aplica a situação de Jó? (Sim!)

E. Vamos voltar para nossa história sobre o homem do telhado. Leia Marcos 2:6-8. Os mestres estavam certos? (Sim. É Deus quem perdoa os pecados.)

1. Se os mestres estavam certos, por que Jesus os quetionaria? (Porque, em razão da idade, esta é a questão crítica – Jesus é Deus?)

F. Leia Marcos 2:9-12. Vamos rever algumas questões que levantamos, anteriormente. Por que Jesus realizou esta cura? (A razão principal parece ser para provar que Ele é Deus.)

1. Se pedirmos ao Espírito Santo para curar as pessoas, para que possamos trazê-las para dentro da igreja, isso seria uma razão válida? (Queremos converter pessoas, para que elas saibam que Jesus é Deus.)

2. Que outras razões a história sugere sobre esta cura? (Veja, novamente, Marcos 2:5. Jesus estava motivado pela fé do grupo.)

a. O que isto nos ensina quanto a termos um plano para usar a cura e promover o evangelho? (Precisamos ter fé. Precisamos orar quanto a isto.)

b. Com base nesta história, você acha que poderíamos fazer isto em nossa igreja? Podemos curar se tivermos o poder do Espírito Santo? (O pensamento tradicional pode ser uma armadilha. Considere a aproximação não tradicional daqueles amigos. Eles não disseram ao seu amigo: “nós não poderemos fazer isto hoje porque o público é muito grande”. Ao invés disso, alguém sugeriu: “Vamos subir em cima do telhado, cortar um buraco do tamanho do homem, então, poderemos interromper a apresentação de Jesus, soltando você em frente dEle. Acho que Jesus nos recompensará por isto!” Isso é fé, não lógica.)

G. Leia Deuteronômio 28:15 e Deuteronômio 28:20-22. As pessoas tinham direito de pensar que existe conexão entre pecado e doença? (Sim, claro. Vejo, no mínimo, tres razões principais para as doenças: a) vivemos num mundo pecaminoso; b) nossas próprias falhas e, c) darmos glórias a Deus. Às vezes, todas as tres parecem se aplicar.)

III. Cura e Evangelismo

A. Leia Lucas 9:1-2. Se existe conexão entre pecado e doença, estamos “curando” pessoas, convertendo-os? (Sim!)

1. Esta é uma forma de promover a igreja? (Apresentamos pensamento criativo quando promovemos a igreja, ao dizermos: “se você seguir Jesus, você será mais saudável e sua vida será melhor”.)

B. Uma das grandes coisas sobre eu estar ensinado na Regent University é que muitos dos professores e estudantes são parte do que eu chamo de segmento de “santidade pentecostal” do cristianismo. São cristãos que levam muito à sério a obediência a Deus e o poder do Espírito Santo. Observe que Lucas 9:1 é dirigida aos “doze” discípulos. A cura está limitada a eles ou ao seu tempo? (Leia João 14:12-14. Isto diz que “coisas ainda maiores” são possíveis para “aquele que crê em Mim.” Nos versículos seguintes (João 14:16-17), Jesus promete enviar o Espírito Santo para habitar em nós. É através do poder do Espírito Santo que a cura é possível.)

C. Leia 1 Coríntios 12:8-9. O que isto nos ensina? (Duas coisas. Cura é um dom espiritual. Segunda, Deus é soberano. Ele decide para quem Ele vai dar o dom e quem será curado.)

D. Leia Apocalipse 21:3-4. Qual é a promessa final para a cura? (Todos os salvos viverão na nova terra, onde morte, dor e doença são coisa do passado. Louvado seja Deus!)

E. Amigo, Deus pode dar a você o dom espiritual da cura, mas mesmo se Ele não o fizer, você tem capacidade de contar aos outros sobre Jesus. Um relacionamento com Jesus ajuda-nos a evitar trazer doenças sobre nós e nos dá a promessa de um mundo livre do pecado e de doenças. Por que não compartilhar isso, hoje, com os outros?

IV. Próxima semana: Discipulando os “Comuns.”


Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"


Tradução: Denise de Mesquita
 
 

Nenhum comentário: