domingo, 13 de abril de 2014

Lição 03 – Cristo e a Tradição Religiosa

(Mateus 5, 15 e 23)
           

Introdução: Lembra-se de nossa discussão anterior sobre lei natural, lei moral, lei civil e lei cerimonial? Nossa teoria de trabalho é que cada nível da lei (com a lei natural no topo) se  destina a apoiar ou explicar o nível mais alto da lei.  Sabemos, contudo, que isso não se enquadra com o que observamos na vida. Algumas leis civis são, claramente, contrárias às leis moral e natural.  O homem põe seu próprio julgamento, no lugar do julgamento de Deus. Nós vemos os desastres que seguem. Como vamos tratar com a falha da  legislação humana? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I.          Assumindo o Legado de Moisés

A.        Leia Mateus 23:1-2. O que Jesus quis dizer com “cadeira de Moisés?”  Moisés sentou em um trono e eles ainda o tinham? (Não. Moisés era o líder religioso e político do povo de Deus. Os mestres da lei e os fariseus mantinham uma posição similar, na época de Jesus.)

B.         Leia Mateus 23:3-4. Aqueles líderes eram dignos do título? (Não!)

1.         O que estava errado com eles? (Suas ações não estavam alinhadas com suas palavras.)

2.         Nós todos entendemos porque é bom seguir o ensinamento correto, mesmo que o mestre deixe de seguir seu próprio ensino. Mas, por que Jesus disse para o povo “obedecer” quando envolvia “pesados fardos”? Fardos que parecem, no contexto, ser injustificados?

C.         Leia Mateus 15:1-2. Que encargos foram determinados contra os discípulos? (Eles não estavam carregando o “fardo pesado” da tradição dos líderes religiosos.)

D.        Leia Mateus 15:3-6. Como você descreveria a resposta de Jesus?  Quando alguém diz a você, que você está fazendo alguma coisa errada, você diz: “Você, também, está fazendo coisas erradas!”

1.         É isso o que Jesus está fazendo aqui – você também é um infrator? (Não. Quando passamos sob a superfície do que foi dito, vemos que os líderes religiosos defendem sua tradição.  Jesus disse que suas tradições violavam as leis de Deus.)

2.         Lembre-se de nossa discussão, na última semana. O que as leis cerimoniais tinham que fazer? (Elas se destinavam a nos ajudar a entender o plano de salvação de Deus. Elas se destinavam a nos ajudar a evitar violar as leis moral e natural.  Jesus disse que essa tradição era contrária ao seu objetivo.)

E.         Leia Mateus 15:10-11. Para os discípulos, lavar suas mãos seria transgressão da lei de Deus? (Não, mas isso faria as pessoas interpretarem mal a lei de Deus.  Eles estariam concentrados no lavar das mãos e desviariam suas atenções do verdadeiro problema – o que sai de suas bocas. Você pode ver que a lei feita pelo homem viola o que se presume ser o seu propósito  - estar de acordo com a lei moral.)

1.         Esta é uma lição para nós, hoje? Podemos enfatizar coisas sem importância, que nos distraem de considerar os pontos mais importantes?

F.         Leia Mateus 15:12. O que aprendemos sobre ofensa, na lição da semana passada? (Leia Mateus 17:27. Jesus pagou o imposto do temple, de modo a não ofender.)

1.         Os discípulos estavam lembrando a Jesus, Seus próprios ensinamentos?

G.        Leia Mateus 15:13-14. O que Jesus nos diz para fazer, no que diz respeito aos falsos ensinos religiosos? (Evitá-los. Não seguí-los.)

H.        Releia Mateus 23:2-4. Jesus não Se contradisse, por isso temos que encontrar a solução para o aparente conflito, na questão de “ofender” e seguir “todas as coisas”, ensinadas pelos líderes religiosos. O que você sugere? (Acho que isso é semelhante a nossa discussão sobre a lei civil. Deus é o autor da autoridade e da ordem civil, mas isso não significa que Ele tenha a intenção de  que nós sigamos as leis humanas, que violam as leis naturais ou morais. Assim, entendo que Jesus, ao dizer que devemos seguir os ensinamentos daqueles que ocupam posições de autoridade religiosa,que evitemos ofendê-los, sempre que possível, mas que devemos rejeitar tudo aquilo que está inconsistente com a lei moral. Isso incluiria ensinamentos que não são imorais em si mesmos ( como lavar as mãos), mas que desviam a atenção do que é importante.)

II.         Rompendo o Manto de Moisés

A.        Leia Mateus 23:5-7. Qual é o problema principal com aqueles que se sentaram no lugar de Moisés? (Eles se esqueceram que eram, simplesmente, aqueles que transmitiam a vontade de Deus, para o povo. Eles começaram a pensar que poderiam ser como Deus. Eles  começaram a “inchar.”{inchar de orgulho ou vaidade})

1.         Leia Gênesis 3:4-5. Satanás tem uma lista de tentações padronizadas que ele usa, repetidamente?

B.         Leia Mateus 23:8-10.  Ano passado, um membro de minha igreja chamou-me de “rabi” e eu me lembrei deste texto. Os estudantes, normalmente, me chamam de “professor”, muitos me chamam de “mestre,” e meus filhos me chamam de “papai” ou “pai”. Estas são violações óbvias dos ensinamentos de Jesus?

1.         E como seus filhos chamam você? (Compare com Êxodo 20:12.)

C.         Leia 1 Coríntios 12:28. Deus está se opondo à organização da igreja e aos títulos?

1.         Se é assim, por que os discípulos chamavam a si mesmos (Atos 15:23) “apóstolos?”

D.        Leia Mateus 23:11-12. O que Jesus está querendo dizer? (A autoridade humana nos torna orgulhosos. Na relação entre as  leis natural, moral e civil, ela é uma perversão da lei, para definir, acima de  todos, aqueles que estão transmitindo a vontade de Deus. “Todos vocês são irmãos.”)

1.         Você acha que Jesus quis dizer, exatamente, o que Ele disse e as palavras “rabi, mestre e pai” não deveriam ser usadas? (Não acho que Jesus estava dizendo que não podemos chamar as pessoas por suas funções, na vida ou na igreja. “Apóstolos” e “profetas” são  aceitáveis, e “rabi” e “pai”, inaceitáveis?  “Mestre” está  errado em Mateus 23, mas está certo em 1 Coríntios 12? Acho que o que Jesus está dizendo é que deveríamos evitar títulos “honoríficos” que são mais do que uma simples descrição de função.)

a.         Você pode pensar em qualquer um destes? (Que tal “Justo Reverendo,” ou “Reverendíssimo?” Estes não parecem ser títulos de função. Eles pretendem transmitir muito mais.)

2.         O que Jesus pede de pessoas que estão em posição de liderança? Daqueles que estão administrando a lei? (Que sejam líderes servidores. Mateus 23:11.)

III.       Verdadeiro Moisés

A.        Leia Mateus 5:17 e Colossenses 2:9-12. Semana passada, estudamos esse texto em Colossenses e a controvérsia da circuncisão. Como isto está relacionado com o que Jesus disse em Mateus 5:17? (Esse é um exemplo perfeito do que Jesus estava dizendo. Ele cumpriu a lei da circuncisão.)

B.         Leia Mateus 5:18. A lei é válida, ainda? (Lembre nossa conversa sobre a lei natural e a lei moral? Deus nos deu a lei moral, como um mapa, para evitar as armadilhas da trangressão da lei natural. A lei natural não desapareceu. Precisamos de nosso mapa!  Nosso mapa, assim como a graça, é um dom de Deus.)

C.         Leia Mateus 5:19. Jesus estava dizendo que os maus mestres vão para o céu? (Sim. A graça nos salva, mesmo não sendo bons mestres ou guardadores dos mandamentos. Mas, quebrar os mandamentos de Deus e ensinar os outros a isso é loucura pura, que não tem recompensa no céu.)

1.         Que mentira lógica está por trás disto? (Que tolo diz para você ignorar o mapa? Que idiota diz para você ignorar as leis naturais?  Deus nos deu a lei moral, para nos proteger e nos dar liberdade!)

D.        Leia Mateus 5:20. Temos que superar os líderes religiosos dos dias de Jesus?  Aqueles, Ele chamou (Mateus 15:14) “guias cegos!” (Sim, e a tarefa é fácil e lógica. Se aceitamos Jesus como nossa justiça, então, teremos excedido a justiça de qualquer homem. Logicamente, nós vamos nos concentrar em coisas importantes e nos opor aqueles que procuram se concentrar em coisas pequenas, que nos distraem daquilo que é importante.)

1.         O que, exatamente, são algumas das principais coisas? (Leia Mateus 15:17-20. O que você come, a limpeza de suas mãos, são coisas pequenas. Maus pensamentos, assassinato, adultério, imoralidade sexual, roubo, falso testemunho e calúnia são as principais coisas.)

E.         Amigo, os homens cometem erros em suas leis e regras. Você vai aceitar o desafio de manter seu foco no que é importante?

IV.       Próxima semana: Cristo e a Lei no Sermão da Montanha.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: