sábado, 5 de abril de 2014

Lição 02 - Cristo e a Lei de Moisés


(Lucas 2; Mateus 17; Marcos 3)




Introdução: Semana passada discutimos sobre a lei natural, a lei moral, lei civil e a lei cerimonial. Qual delas é a "Lei de Moisés"? Moisés entregou ambas, a lei moral e a lei cerimonial, na forma escrita, para o povo de Deus, quando eles viajaram para Canaã. Entretanto, elas existiam anteriormente, para Moisés escrevê-las? Elas se aplicam hoje? Vamos mergulhar em nossa Bíblias e ver o que podemos aprender!


I. Dedicado a Deus

A. Leia Lucas 2:21. O que aconteceu no oitavo dia do menino recém-nascido? (Ele foi circuncidado e foi-lhe posto um nome.)

1. Por quê? (Leia Gênesis 17:12. Isto fazia parte da lei.)

2. Lei de quem? O que representa a circuncisão? (Leia Gênesis 17:9-11. Era a ordem de Deus para Abraão. Ela representava o fato de que os descendentes de Abraão tinham um relacionamento especial com Deus. Entretanto, encontramos em Levítico 12:3 e João 7:22 que isso foi incluído mais tarde, como parte da lei mosaica.)

3. Em Gênesis 17:9-10, a circuncisão é chamada de "aliança" (contrato) entre os homens e Deus. Por que ela deveria se realizar no oitavo dia, antes do menino ter capacidade de entender o que estava acontecendo ou concordar com este contrato com Deus?

B. Leia Gálatas 5:2-4 e Gálatas 5:6. Lembre-se que semana passada discutimos a lei natural, a lei civil, as leis moral e cerimonial. Que tipo de lei representa a circuncisão? (Paulo sugere que a lei da circuncisão foi cumprida em Jesus, portanto ela deve ser uma lei cerimonial.)

1. Leia Gênesis 17:13. Como Paulo nos diz que essa lei não tem nenhum valor, quando Deus, claramente, a chamou de "uma aliança perpétua"?

C. Leia Colossenses 2:9-12. Como esses versículos nos ajudam a entender melhor essa aliança perpétua? (Isso nos diz que a lei moral de Deus está envolvida. A aliança (contrato) entre Deus e os descendentes de Abraão (o povo judeu) era que eles promoveriam Sua lei moral. Como discutimos na última semana, isso os ajudou a prevenir problemas apresentados pela lei natural.)

1. Nós, que não somos judeus, como fazemos para manter a aliança perpétua com Deus? (Pela aceitação da vida, morte e ressurreição de Jesus, através do batismo.)

D. Leia Romanos 2:29. De que outra maneira podemos participar na aliança eterna? (O Espírito Santo, vivendo em nós, "circuncisa" nosso coração, de modo que se queira obedecer a vontade de Deus.)

E. Leia Lucas 2:22-24. O que mais aconteceu para Jesus, de acordo com a lei cerimonial? (Ele foi apresentado a Deus e um sacrifício foi oferecido em Seu nome.)

F. Hoje, como você aplica estes princípios, para um bebê recém-nascido? (Com uma dedicação a Deus. Se a circuncisão é substituída pelo batismo, pela graça e habitação do Espírito Santo, então parece razoável invocar todos os três.)

II. Relativo à Lei

A. Leia Mateus 17:24. Este era um imposto para a manutenção do templo. Que tipo de lei exigia esse imposto? (Leia Êxodo 30:13-16. Esse imposto começou como parte da lei de Moisés!)

B. Se você fosse Pedro, como responderia essa pergunta? (Moisés ordenou! O templo era o local religioso central. Pagar esses impostos poderia ser um teste de fé religiosa. Pagar seus impostos mostra honestidade. A resposta obvia é: "Sim, Jesus paga o imposto do templo!")

C. Leia Mateus 17:25. Que questão Pedro tinha deixado de considerar? (Reis não tributam seus filhos. Se Jesus era o Filho de Deus, Ele não deveria pagar o imposto.)

D. Leia Mateus 17:26. Qual é o problema religioso central envolvido no pagamento deste imposto? (A pergunta mais importante de cada época: quem é Jesus? Ele é Deus ou Ele é, simplesmente, um homem?)

1. Se Jesus pagou o imposto do templo, o que Ele estaria dizendo quanto a Ele ser Deus? (Seria uma negação de quem Ele é.)

E. Vamos colocar você no lugar de Pedro, novamente: Jesus deveria pagar o imposto do templo?

F. Leia Mateus 17:27. Jesus pagou o imposto do templo?

1. Minha aposta é que os cobradores dos dracmas seguiram Pedro até a água, para que pudessem cobrar. O que você acha sobre o modo como a moeda foi obtida por Pedro? (Isso, é claro, foi um milagre. Quantos peixes existem no mar? Jesus disse para ele ir pescar, que o primeiro peixe teria o valor exato, em sua boca!)

a. O que o método para obter a moeda diz sobre a divindade de Jesus? (Ele atestou Sua divindade.)

2. Por que não bastou dizer apenas "não?"(Jesus disse: "mas, para não escandalizá-los.")

a. Em Mateus 12:34, Jesus chamou alguns líderes religiosos de "raça de víboras." Podemos concluir que Jesus estava preocupado em insultar pessoas? (Se você olhar para toda a conversa, em Mateus 12, os líderes religiosos disseram que Jesus estava aliado a demônios. Os cobradores de impostos do templo pareciam estar, simplesmente, fazendo uma boa coisa – seguindo a lei de Moisés.)

G. Na história sobre o imposto do templo, que lição Jesus está nos ensinando sobre a lei? (O sistema do templo e sua manutenção estavam prestes a acabar, por causa da missão de Jesus, na terra. Mesmo assim, Jesus foi tão longe quanto possível para evitar ofender, sem comprometer o princípio moral central.)

1. A lição sobre o imposto do templo tem algo a ver com o ensino de Paulo, sobre a circuncisão? (Paulo tentou evitar "ofender" novos crentes dizendo-lhes que tinham que ser circuncidados.)

2. Será que nós levamos a sério a lição de evitar ofender aqueles que buscam a Deus? (Não podemos comprometer os princípios centrais, mas devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para evitar ofender aqueles que pensam que estão fazendo a vontade de Deus.)

III. Festivais

A. O "New Unger’s Bible Dictionary"{Novo Dicionário Bíblico Unger} assinala que cada festival foi "conectado, de alguma forma, ao número sete". Há o sábado semanal (Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:8-11), o ano sabático (Êxodo 23:10-11), o sete das luas novas (Festa das Trombetas - Números 29:1), Ano do Jubileu ("sete vezes sete anos" - Levítico 25:8-12). Depois, existem os "três grandes festivais anuais de Israel": Páscoa e a festa dos pães ázimos (Levítico 23:5-6; Êxodo 12:1-28), Pentecoste (Festa das Semanas - Levítico 23:15-16), Dia da Expiação (Levítico 16:33-34). {Novo Dicionário Bíblico Unger: consagrado dicionário bíblico, lançado em 1957. Autor: Merril Frederick Unger (1909-1980), comentarista bíblico, erudito, teólogo e arqueólogo bíblico}

1. Que lições podemos aprender desses festivais, os quais são parte da lei de Moisés?

2. Deveríamos observar esse festivais, nos dias de hoje? (Aqueles que apontam para Jesus, como a Páscoa e o Dia da Expiação, foram, claramente, cumpridos em Jesus. Pentecoste marca a nova era do Espírito Santo.)

a. E quanto ao resto? (Muitos cristãos observam, em algum grau, o sábado semanal. Em poucas empresas, o "sábado", de algum tipo, é proporcionado, mas não há, geralmente, um ano de descanso. Meu pensamento é que gosto da programação de férias de Deus!)

(1) Isso é, realmente, sobre férias? (Em parte, mas considere a natureza religiosa dos festivais. Precisamos gastar mais tempo descansando e contemplando Deus. Que tal cerimônia religiosa no campo?)

IV. Olhando Mais Profundamente

A. Leia Marcos 3:1-4. Quando Jesus perguntou sobre a lei, de qual lei Ele estava falando? (Ambas: da lei moral (Êxodo 20:8-11) e da lei de Moisés (Levítico 23:3) que proibiam o trabalho aos sábados.)

1. Qual era o propósito da pergunta de Jesus? (Ele pediu que os líderes religiosos olhassem para a razão pela qual a lei existe. Ela existe para promover o bem dos homens.)

B. Leia Marcos 3:5. Por que Jesus ficou irado? (Os líderes religiosos se recusaram a olhar, mais profundamente, a razão para a lei.)

C. Considere a lei mosaica que estudamos nesta lição: circuncisão, impostos do templo e festivais. Qual é o fio comum de lógica, que conduz cada um deles, através do ensino da Bíblia? (Procure pela razão para a lei. Não ofenda os outros que buscam a Deus porque você esta fixado nos termos da lei e, não, na razão para a lei.)

D. Amigo, você vai se comprometer, hoje, a olhar mais profundamente, quando se tratar da lei de Deus?

V. Próxima semana: Cristo e a Tradição Religiosa.



Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita


 


Nenhum comentário: