domingo, 12 de julho de 2015

Lição 03 - A Missionária Inesperada

(2 Reis 5) 
Introdução: Quando você pensa sobre seu futuro, o que você quer que aconteça? Você quer que aconteçam coisas boas! Boa saúde, bons empregos, bons relacionamentos são coisas que queremos. Para alguns, esperança é ainda mais básico: basta alimentar-se, ter liberdade de expressão, liberdade para trabalhar e liberdade de religião. Ao invés disto, quando coisas ruins acontecem, às vezes, temos dificuldades para entender como um Deus amoroso pode permitir que elas aconteçam. João 9:1-3 registrou a conversa acerca de um cego. Jesus explicou que ele era cego “para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”. Quando encaramos tempos difíceis, eles apresentam uma oportunidade para Deus. Vamos pular para dentro de nossas Bíblias e aprender mais sobre essa idéia intrigante!

I. Naamã e a Menina

A. Leia 2 Reis 5:1. Quem foi responsável pelo sucesso de Naamã? (Deus lhe havia dado sucesso militar.)

B. Leia 2 Reis 5:2. Por que aquela menina foi levada cativa? Não foi resultado das bençãos de Deus sobre Naamã?

1. Se aquela menina era de Israel, Deus havia dado a Naamã a vitória sobre Israel? (Na verdade, não foi esse o caso. Arã (Síria) resistiu, com sucesso, aos assírios - a nação peso pesado da região. A Síria se engajou em ataques contra Israel, mas não conseguiu conquistá-la.)

2. O que você pensaria do seu Deus, se parecesse que as bençãos sobre Naamã foram possíveis porque você foi levado cativo?

C. Você gostaria de ser Naamã? (Ele foi um alto líder no país, seu chefe o admirava, o povo o amava e ele era corajoso e bem sucedido.  Porém, ele tinha uma terrível doença: lepra.)

D. Leia 2 Reis 5:3-4. Que tipo de atitude aquela menina teve com relação a seu captor? Você teria uma atitude semelhante?

1. Quantos conselhos você acha que Naamã recebia de jovens escravas?

2. Note que o conselho da menina escrava foi levado, inteiramente, até o rei! Como você explica isso? (Naamã estava desesperado! Caso contrário, isso não faria sentido.)

E. Leia 2 Reis 5:5. Por que o rei de Arã e Naamã enviariam ouro e prata, se eles governavam Israel? (Isso confirma que Arã não governava Israel. Eles podiam ser o país dominante, mas não tinham o controle.)

II. Rei de Israel

A. Leia 2 Reis 5:6-7. Compare o pensamento da menina escravizada por Naamã, com o pensamento do rei de Israel. (O rei estava considerando, apenas, sua própria capacidade!)

1. Você conduz problemas difíceis do mesmo jeito que o rei de Israel?

2. A pequena escrava foi uma missionária para Deus.Se quisermos ser missionários de Deus, qual deve ser nossa primeira reação, para qualquer situação na vida?

B. Leia 2 Reis 5:8. Você teria redigido a mensagem de Eliseu da mesma forma?

1. Compare o texto encontrado em 2 Reis 5:3? (Deus estava dirigindo a escrita dessa história. Embora me incomode que a seta da atenção estivesse apontando para o profeta, ao invés de apontar para Deus, talvez isso estava refletindo a vontade de Deus. Talvez seja minha compreensão deficiente sobre o que estava sendo dito.)

III. Orgulho

A. Leia 2 Reis 5:9-12. Naamã tinha um ponto de vista razoável?

1. Leia Romanos 13:7. Naamã tinha uma carta do rei de Arã. O rei de Israel, também, o havia enviado a Eliseu. Além disso, Naamã era um homem importante. Por que Eliseu o esnobou e se recusou a mostrar-lhe honra?

2. Vamos reconsiderar algo que discutimos antes. Eu achava que Deus deveria ter sido o foco central e, não, Eliseu, o profeta de Deus. Mas, se o ponto da história é que eles eram vistos como uma unidade - o profeta de Deus é o representante de Deus - então, faz sentido que “Deus” não precisava ter saído para saudar um mero homem.)

3. Alguma vez seu orgulho o impediu de receber uma benção?

B. Leia 2 Reis 5:13-14. Quem falou essas coisas razoáveis para Naamã? O que isso nos ensina sobre Naamã? (Naamã era um homem orgulhoso - e podemos entender porquê. Mas, isto refletiu um padrão em sua vida: ele estava disposto a aceitar conselhos de quem estava “abaixo” dele. Lembre-se que ele começou essa aventura porque estava disposto a aceitar o conselho de uma menina escrava.)

C. Veja, novamente, 2 Reis 5:11. Será que isso teria funcionado se Deus tivesse decidido  aproximar-Se, como Naamã queria? (É claro!)

1. Se isso tivesse sido feito à maneira de Naamã, haveria sido acrescentado o benefício de colocar o foco em Deus? (O comentarista Adam Clarke teve uma grande compreensão intuitiva. Clarke  observou que Naamã disse que ”estava certo que Eliseu sairia para receber-me” - com ênfase no “me.” Eliseu deveria ficar diante de Naamã (que estava em sua carruagem), para invocar Deus. Isso colocaria ambos, Eliseu e Deus, a serviço de Naamã. A cura seria feita do modo pelo qual Naamã achava apropriado.)

a. Quantas vezes você exigiu que Deus fizesse as coisas do seu jeito?

IV. Glória a Deus

A. Leia 2 Reis 5:15. Compare 2 Reis 5:9. O que mudou? (Naamã desceu de sua carruagem. Eliseu saiu para ver Naamã.)

1. Esse trabalho missionário funcionou? (Sim, e Deus e Eliseu não trataram Naamã gentilmente.)

a. Esta é uma lição para missões? Um Deus amoroso não é sempre um Deus gentil?

B. Leia 2 Reis 5:16. Compare 1 Timóteo 5:17-18. Se um trabalhador é digno do seu salário, porque Eliseu não pegou sua recompensa? (Lembra da minha preocupação sobre o foco estar no profeta e, não, em Deus? Esta é a afirmação mais clara sobre quem é responsável pela cura. Se Eliseu tivesse curado Naamã, então, ele teria recebido sua recompensa. Mas, o grande Deus no céu curou Naamã. Para Eliseu, levar a recompensa, seria tomar os créditos pelo trabalho de Deus.)

C. Leia 2 Reis 5:17. Como você explica esse estranho pedido? Por que Naamã precisava de terra? (Isso refletia o erro na teologia de Naamã. Ele achava que os deuses eram regionais - cada nação tinha seu próprio deus. Ele queria um pouco da terra de Israel, para que pudesse adorar o verdadeiro Deus, no solo de Israel.)

D. Leia 2 Reis 5:18-19. Você daria aprovação a Naamã para isso? Naamã explicou para Eliseu que seu trabalho exigia que ele se curvasse a um deus pagão. Constantemente, tenho clientes que se recusam a comprometer suas crenças religiosas por causa de uma exigência de trabalho!

1. Vamos discutir isto: Primeiro, Naamã tinha um claro equívoco teológico, que rebaixava a autoridade de Deus. Segundo, ele pediu permissão para pecar, no futuro. A resposta de Eliseu para estes dois sérios problemas foi “Vá em paz.” Por quê?

2. Existe um debate, já de longa data, quanto a sermos ou não corretos em batizar pessoas, antes delas conhecerem todas as “regras”. Se nós as batizarmos, sem explicar-lhes as regras, sempre haverá alguém rápido para corrigir o novo convertido. O que a resposta de Eliseu nos ensina sobre este assunto? 

3. Leia Lucas 23:40-43. Aquele camarada não perdeu, somente, as aulas de preparação para o batismo, ele perdeu o próprio batismo! Essa foi uma “única exceção”, por causa das circunstâncias? (A resposta para esta série de perguntas é que nós também, frequentemente, transgredimos a obra do Espírito Santo. Se alguém quiser ser batizado, devemos fazê-lo, sem criar todo o tipo de barreiras. Uma vez que a pessoa aceitou Jesus, como fez o ladrão na cruz, então o Espírito Santo deverá ser a força primária para convencer o pecador a fazer a vontade de Deus.)

a. Isso significa que não temos nenhuma função, para instruir os novos cristãos? (Leia Mateus 28:19-20. Temos, claramente, o papel de ensinar. No entanto, note que, mesmo na grande comissão de Jesus, Ele colocou o batismo antes dos ensinamentos.)

E. Quão importante testemunha você acha que Naamã deve ter sido, após o que aconteceu? (Ele era admirado pelo rei e amado pelas pessoas. Ele pode ter causado um enorme impacto para o avanço do Reino de Deus, em Arã.)

1. Como iniciou este glorioso resultado? (Com uma menina cativa.)

a. Se ela não tivesse sido presa, teríamos esse glorioso resultado?

F. Amigo, tempos difíceis podem criar oportunidades de grandes avanços para o Reino de Deus. Você vai pedir para o Espírito Santo mantê-lo alerta para essas oportunidades?

V. Na próxima semana: “A Saga de Jonas”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: