sexta-feira, 3 de julho de 2015

Lição 02 - Abraão: O Primeiro Missionário

(Gênesis 12, 14 e 15; Hebreus 11) 
Introdução: Todo mundo deveria ser algum tipo de missionário, certo? Talvez você já tenha pensado que não é bom o suficiente para compartilhar as boas novas sobre Jesus. Abraão foi um dos homens mais famosos da Bíblia e ele era um gigante da fé. Mas, Abraão teve alguns problemas que darão incentivo para aqueles dentre nós, que reconhecem suas próprias falhas. Não devemos esperar fazer avançar o Reino de Deus, até nossas falhas evaporarem, pois Abraão também nos ensinou sobre as bençãos de fazer avançar a mensagem de Deus. Vamos pular para nosso estudo bíblico, na história de Abraão, e considerar a tensão entre ser falho e ser abençoado!

I. Hora de Partir

A. Leia Gênesis 12:1 e Gênesis 12:4. Não são muitos de vocês, que lêem estas lições e estão com 75 anos de idade. No entanto, Gênesis 25:7 nos diz que Abraão viveu 175 anos. Se traduzirmos isso para nossa atual vida útil, 75 deveria parecer mais como 35 anos de idade. O que você consideraria se Deus lhe desse uma ordem como essa, aos 35 anos?

1. Para onde Deus disse que Abraão   estaria indo? (Ele não disse. Abraão estava partindo do conhecido, para o, completamente, desconhecido.)

B. Leia Gênesis 12:2-3. Muitas pessoas se mudam para uma outra parte do país (ou do mundo) por um emprego melhor. O que Deus prometeu para Abraão? (Claramente, que Abraão seria um homem importante.)

1. Esta promessa para Abraão é bem conhecida para quem estuda a Bíblia. Você acha que Deus faz coisas semelhantes para seu povo, hoje? Refiro-me, especialmente, à parte sobre abençoar-nos e amaldiçoar aqueles que nos amaldiçoam. (Aqueles que lêem estas lições sabem que muitas vezes menciono meus defeitos. Mas, muitos anos atrás,   notei algo surpreendente. Nos meus maiores processos de liberdade religiosa as coisas ruins aconteciam, regularmente, com meus adversários. Testemunhas-chave morreram, advogados de oposição foram demitidos. Meus clientes ganharam todos os casos. Quando mencionei isto para outros advogados, eles, brincando, sugeriram que eu deveria providenciar uma advertência por escrito, para futuros adversários de processos judiciais, em casos de liberdade religiosa.)

C. Leia Gênesis 12:5. “Seus servos.” Abraão era dono de escravos? (Os Comentários de Keil e Delitzsch no Velho Testamento diz que estes eram homens e mulheres escravos que Abraão e Ló haviam adquirido. Eles rejeitam, especificamente, a tradução “as almas que lhes acresceram”{Almeida Corrigida e Revisada Fiel}, o que inferiria convertê-los à religião de Abraão.)

D. Leia Gênesis 12:6-7. O que Deus sugeriu acerca dos cananeus? (Que eles seriam deslocados daquela terra.)

1. Vamos discutir isto. Por um lado, fomos informados que aqueles que amaldiçoassem Abraão seriam amaldiçoados. Fomos informados que Abraão tinha escravos e que ele iria tomar posse da terra (eu suponho) das pessoas nativas do lugar. Isto soa como Deus favorecendo Seu povo, acima de outras pessoas. Você concorda? Hoje, isto ainda acontece? Deus tem favoritos?

2. Agora olhe o outro lado da moeda. Foi-nos dito que a intenção de Deus era abençoar aqueles que abençoassem Abraão, e que todas as pessoas seriam abençoadas, através dele. Como você explica que Deus pretende abençoar  todo mundo, mas que certas pessoas têm coisas ruins acontecendo para elas? (A mensagem geral nestes versículos é que aquelas pessoas que escolhem a Deus são abençoadas.  Ser abençoado não é um veredito absoluto no seguir a Deus e, por tudo o que sabemos, coisas ruins acontecem para pessoas boas. Jó é um exemplo que Deus usou para ensinar sobre este ponto.)

II. A Esposa

A. Leia Gênesis 12:10. Estava tudo bem na vida de Abraão? (Não. Ele foi, adversamente, afetado pela extrema escassez de alimentos.)

B. Leia Gênesis 12:11-13. O que você pensa do plano de Abraão?

1. Quanta fé em Deus ele reflete? (Nenhuma.)

C. Leia Gênesis 12:14-17. Mais uma vez, vemos que Abraão foi favorecido e que faraó foi punido com graves doenças. Isto parece errado para você?

D. Leia Gênesis 12:18-20. De que lado você fica, aqui? Quem mostrou um caráter superior? Abraão, que mentiu, ou o faraó, que o despediu (com tudo o que possuía) assim que ele descobriu a verdade sobre Sara? (Suspeito que a maioria dos leitores vai simpatizar com faraó.)

1. Qual é a lição, aqui? (Abraão obedeceu a Deus ao aceitar o chamado para a missão. Deus Se manteve ligado a Abraão, mesmo que ele tenha mostrado falhas de caráter e se metido em encrencas, por não confiar em Deus.)

2. Considere, cuidadosamente, as ações de Deus.  Se você fosse Deus teria adotado outros métodos? (Obviamente, Abraão decepcionou Deus. Como é evidente, a promessa de Deus para Abraão enfrentou obstáculos, quando sua esposa  entrou para o harém do faraó. Uma vez que Abraão não falou a verdade para faraó, Deus revelou a verdade ao infligir  as enfermidades. Note que Deus ficou junto de Abraão, mesmo quando ele falhou com Deus.)

III. A Batalha

A. Leia Gênesis 14:1-4. Qual foi a razão dessa guerra? (Os reis de Sodoma e Gomorra se rebelaram contra o rei Quedorlaomer, de Elão.)

B. Leia Gênesis 14:11-12. Quem foi prejudicado? (Ló e suas posses.)

C. Leia Gênesis 14:13-14 e Gênesis 14:17. Na Sua promessa a Abraão, Deus fez o bem? (Leia Gênesis 14:18-20. Sim. Melquisedeque atribuiu a vitória a Deus.)

D. Leia Gênesis 14:16 e Gênesis 14:21. Quão forte poder de barganha possuía o rei de Sodoma? (Abraão apenas derrotou os reis que atacaram Sodoma. Abraão poderia ter feito o que quisesse.)

E. Leia Gênesis 14:22-23. Por que Abraão deveria ter cuidado com o que aquele rei pensasse ou falasse? (Abraão quis que o mundo pensasse que Deus havia feito dele um homem rico. Agora vemos como Abraão  estava aproveitando as bençãos de Deus e usando-as para dar-Lhe glórias. Abraão testemunhou o fato de que Deus é o Criador do céu e da terra.)

IV. Dúvida

A. Leia Gênesis 15:1-3. Como comparar isto com  Gênesis 12:2? (Deus, ainda, não havia cumprido Sua promessa.)

1. Que lições podemos aprender da queixa de Abraão para Deus? (Devemos deixar Deus saber de nossas preocupações. Isso mostra que nós, ainda, pensamos que Ele é a solução para os problemas. Mas, também, aprendemos com a situação de Abraão que devemos ser pacientes.)

B. Leia Gênesis 15:4-5. Se Deus não havia cumprido uma promessa, Abraão estava recebendo uma segunda e grandiosa promessa como resposta? (Leia Gênesis 15:6. Foi o suficiente para Abraão e deveria ser para nós. Deus mostrou uma atitude de aprovação por Abraão, mas Ele, ainda, não havia cumprido uma parte importante de Sua promessa.)

C. Leia Gênesis 15:7-8. Abraão era um cara, completamente, confiante? (Não! Ele estava pedindo prova da promessa relacionada com a terra.)

D. Nos próximos versículos, (Gênesis 15:9-15) Deus fez duas coisas. Ele celebrou um contrato formal com Abraão, sobre a terra  (isso foi o que as partes dos animais significaram) e Deus descreveu o futuro “próximo” para os descendentes dele.) Leia Gênesis 15:16. Por que os amorreus foram deslocados de sua terra? (Eles não escolheram Deus. Quando seus pecados atingiram a “medida completa”, eles perderam suas terras.)

1. Nos últimos dias, os Estados Unidos atingiram um novo marco em abraçar o pecado. Será que a regra que foi aplicada aos amorreus, pode ser aplicada, hoje, para os Estados unidos e a todas as outras nações?

2. Por que você acha que Deus formalizou Sua promessa com Abraão? Por que elaborar um “contrato”?

V. A Verdadeira Fé Missionária 

A. Leia Hebreus 11:8-10. Qual foi o verdadeiro foco da fé de Abraão? (Não foi o que aconteceu durante sua vida, mas, sim a Nova Jerusalém.)

1. Se a vida não está proporcionando o que achamos que Deus prometeu, o que devemos fazer? (Primeiro, precisamos olhar para nós mesmos. Não devemos procurar perfeição, dadas as questões referentes a Abraão. Mas, devemos considerar se nossas ações criaram nossos problemas. Segundo, precisamos ter a visão de longo prazo das bênçãos de Deus.)

B. Leia Hebreus 11:11-12. Qual foi a chave para a fé de Abraão? (“Ele considerou fiel [Aquele que lhe havia feito a promessa]”. A verdadeira questão é se confiamos em Deus. Esse foi o ponto principal da história de Jó, um sujeito cuja vida não foi, exatamente, como  o prometido.)

C. Leia Hebreus 11:13-16. Se nós confiamos em Deus, se acolhemos com prazer Suas promessas para o futuro, o que Deus fará? (Ele não Se envergonhará de nós e irá preparar-nos uma cidade!)

D. Amigo, você quer que Deus prepare uma cidade para você? Todos nós temos falhas. A questão é se vamos escolher Deus e confiar nEle? Você vai concordar em fazer isto agora?

VI. Na próxima semana: “A Missionária Inesperada”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: