domingo, 23 de agosto de 2015

Lição 09 - Pedro e os Gentios

(Atos 2 e 10) 
Introdução: “Pedro e os gentios” soa como o que poderia ser um grupo de cantores! Pedro apresentou um som muito bom, mas era o som do evangelho para os gentios. Pedro, sob a orientação do Espírito Santo, rompeu as barreiras da raça e da religião, para expandir a obra de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender com o trabalho evangelístico de Pedro, que nos guiará em nossos esforços missionários, hoje!

I. Pentecostes

A. Há duas semanas lemos Atos 1:6, que nos revelou que os discípulos, ainda, não haviam compreendido com precisão a mensagem do evangelho. Naquele momento, discutimos o que transformou aquela situação. Vamos ler Atos 2:1-4. Quem havia chegado? (O Espírito Santo!)

1. Como sabemos disso? (Som, fogo e outras línguas.)

B. Leia Atos 2:5. Fale-me sobre o público. (Tratava-se de um grupo que temia a Deus, vindo de “todas as nações do mundo”.)

1. Por que eles estavam em Jerusalém? (Uma breve história: uma parte da pressão de Deus sobre o faraó, para que este libertasse Seu povo da escravidão no Egito, foi a praga da morte dos primogênitos. No entanto, Deus protegeu Seu povo dessa morte. A celebração, por causa dessa proteção, é a “Páscoa” (Êxodo 12:3-14). Cinquenta dias (“sete semanas”) depois da Páscoa, os judeus iam celebrar a “Festa das Semanas” (2 Crônicas 8:13; Levítico 23:4-16). Essa festa era, também, chamada de “Pentecostes”, por causa do período de cinquenta dias. Alguns comentários acrescentam que o Pentecostes era comemorado, em parte, porque Deus deu Suas leis no Monte Sinai, cinquenta dias depois da Páscoa. As pessoas estavam em Jerusalém para a Festa das Semanas / Pentecostes.)

C. Leia Atos 2:6-12. Que dicas missionárias podemos encontrar no que estudamos até agora? (Pessoas que estão com a mente aberta para a palavra de Deus são um bom começo para nossos esforços missionários. O Espírito Santo fornece as ferramentas para o testemunho eficaz.)

D. Leia Atos 2:13-15. Como Pedro começou seu testemunho de defesa? (Com lógica! Era muito cedo, de manhã, para beber.)

1. Que apelo à lógica você pode acrescentar? (Como você acha que os sons e o fogo chegaram aqui? Por causa da bebida?)

E. Leia Atos 2:16-18. Que tática Pedro usou a seguir, para testemunhar? (Lembre que aquelas pessoas eram ”tementes a Deus”. Pedro apresentou um argumento prático mas, em seguida, interrompeu, para citar a Bíblia. Ele tomou os acontecimentos que eles estavam presenciando, alinhando-os às  Escrituras que eles conheciam.)

1. O que você acha dessa abordagem missionária?

a. Hoje, como você faria isto?

F. Temos discutido como deveríamos usar nosso bom senso (Mateus 10:16), em nossos esforços missionários. Quais foram as astutas táticas de bom senso usadas, nesse evento com Pedro, pelo Espírito Santo? (Visitantes devotos de muitos lugares estavam na cidade. O Espírito Santo chamou a atenção deles e Pedro lhes explicou o evangelho. Isso permitiu que o evangelho fosse reportado para os países dos visitantes.)

1. Hoje, como você aplicaria essa estratégia? (Considere a internet. Pessoas que se preocupam com o que é de Deus podem estar procurando por algo, na internet. A internet atinge todas as nações.)

G. Vamos pular a mensagem principal, apresentada por Pedro. Vamos ler Atos 2:36-37. Como as pessoas reagiram à mensagem de Pedro? (Eles foram condenados pela verdade do que Pedro falou.)

1. Como podemos replicar isso, hoje? (Temos que usar o bom senso em levar uma mensagem que apele para a ação.  No entanto, convicção é obra do Espírito Santo.)

H. Leia Atos 2:38-39. Quanto vezes você ouviu o chamado para se arrepender? Quantas vezes você fez chamado ao arrependimento?

I. Leia Atos 2:40-41. Note como isso foi escrito. “Geração corrompida” e as palavras usadas por Pedro, para “advertir” e “insistir”. Será que, hoje, nós temos medo de chamar o pecado pelo seu nome certo, quando queremos trazer pessoas para dentro da igreja? Será que temos medo de ofender as pessoas, ao chamá-las ao arrependimento? 

1. Em Atos 2:2-4, nós vimos as coisas incríveis que o Espírito Santo fez. Acrescente os milagres. Se algo como isso acontecesse, hoje, numa igreja local, resultaria em muitas conversões em potencial. Você já se perguntou: “Por que isto não acontece hoje?” Seria possível que, hoje, isso não aconteça porque não chamamos as pessoas ao arrependimento?

II. Cornélio

A. Leia Atos 10:1-2. Considere a descrição sobre esse soldado. As pessoas podem dizer o mesmo de você?

B. Leia Atos 10:3-6. O que o anjo de Deus disse para Cornélio, sobre o que Deus havia reparado? (Suas orações e sua caridade.)

C. Leia Atos 10:9-14. Qual foi o problema com a comida de Pedro? (Os animais eram impuros. Esta foi uma referência às regras de dieta contidas em Levítico 11.)

D. Leia Atos 10:15. As regras de Levítico 11, sobre carnes limpas e impuras estavam sendo revogadas?

1. Essas regras alimentares se originaram com Moisés? (Leia Gênesis 7:8-9. Isso nos mostra que a distinção entre carnes limpas e impuras não se originaram com Moisés e o sistema do santuário. Elas existiam desde os primeiros tempos, mesmo antes que os homens tivessem sido autorizados a comer carne. (Gênesis 9:1-3) )

E. Leia Atos 10:17-19. Por que Pedro estava refletindo sobre a visão? (Parecia tão errado comer animais impuros.)

F. Leia Atos 10:20 e Atos 10:28. Era uma visão sobre comer carne impura? (Não. A visão teve a intenção de levar Pedro a considerar as regras sobre judeus não se associarem com não-judeus. O problema é que Pedro, normalmente, ficaria hesitante em ir com os não-judeus, enviados por Cornélio.) 

G. Leia Atos 10:22-26 e Atos 10:29. Por que Cornélio se prostrou aos pés de Pedro? Por que Pedro não considerou, automaticamente, que esta era uma oportunidade missionária? Por que Pedro, apenas, perguntou: “Por que vocês me mandaram buscar?” (Isto mostra que nem Cornélio, nem Pedro, compreenderam a vontade de Deus nessa questão.)

H. Leia Atos 10:30-33. Que termos você usaria, hoje, para traduzir a resposta de Cornélio? (Pedro pergunta: “Por que você mandou me buscar?” Cornélio responde: “Eu não sei. Deus me disse para fazer isto.” Cornélio não era bobo, então, ele manteve-se firme na idéia de que Pedro devia ter alguma mensagem para eles.)

I. Leia Atos 10:34-35. Pedro, então, continuou o relato do evangelho de Jesus. Leia Atos 10:44-46. Aqui, que lições encontramos para um trabalho missionário? (Em primeiro lugar, colocarmos de lado nossos preconceitos. Segundo, buscar a direção do Espírito Santo.)

J. Leia, novamente, Atos 10:45-46. Quando lemos Atos 2:4, anteriormente, ficou claro o dom de falar (ou de ser compreendido) em uma língua estrangeira. Que dom estamos vendo aqui? (Não havia estrangeiros ali. Não havia razão para acreditar que aquela era uma língua estrangeira.)

1. Por que os judeus associaram o falar em línguas como o dom dado pelo Espírito Santo?

K. Leia Atos 10:47-48. O que foi significativo na pergunta de Pedro? (Ela mostrou que ele aceitou, completamente, a direção de Deus.  Ele começou achando que não deveria ir, de modo algum, até a casa de um não-judeu. Depois, aceitou a mensagem da visão, a prova do derramamento do Espírito Santo e, seguiu em frente, concluindo que eles deveriam ser batizados.)

1. Falar em línguas é um assunto controverso, em algumas denominações. O que o torna importante é ter uma compreensão correta deste tema? (Leia Mateus 12:22-24 e Mateus 12:31-32. Se você ler todo o contexto desses versículos de Mateus 12, verá que Jesus nos adverte que é pecado imperdoável chamar a obra do Espírito Santo de obra de satanás. Este é um assunto muito sério.)

L. Leia Atos 11:1-3. Podemos esperar críticas em nosso trabalho missionário?

M. Amigo, Pedro foi o pioneiro no trabalho missionário, junto aos não-judeus. Vimos que a chave do trabalho de Pedro foi ficar em sintonia com a direção do Espírito Santo, mesmo que isso fosse contra aquilo que ele acreditava no passado. Você está com a mente aberta para a direção do Espírito Santo? Se não estiver, por que não se empenhar, agora mesmo, a ir para onde o Espírito Santo o levar!

III. Na próxima semana: “Filipe como Missionário”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: