sábado, 1 de agosto de 2015

Lição 6 - Ester e Mordecai

(Ester 1-8) 
Introdução: Sua vida, provavelmente, não está centrada em um grande acontecimento, no qual você pode intensificar ou parar um holocausto. É mais provável que sua vida seja uma série de pequenas decisões sobre o certo e o errado. Será que o modo como você toma decisões, nas pequenas coisas da vida, revela como você agiria, para tomar grandes decisões? Se você falhar ao tomar pequenas decisões, será muito mais pressionado nas decisões mais difíceis? Vamos estudar a fundo a história de Ester e olhar para essa história familiar de uma maneira um pouco diferente!

I. Os Antecedentes

A. Leia Ester 1:1-5. Qual era a extensão do reino de Xerxes? (“O Reino de Cuxe” era a parte norte do Egito assim, ele governava da ĺndia até o Egito!)

1. Xerxes era apenas o “rei da festa”? Ou, você acha que aquela festa tinha outros objetivos? (Foi uma grande festa mas, eu aposto que Xerxes lançou-se, em parte, para se fortalecer como governante, consultando, cara-a-cara, com líderes que não via com muita frequência. Ele reafirmou que ele era o governante.)

B. Leia Ester 1:6-8. Quão sóbrio estava esse grupo? (Você podia beber tanto quanto quisesse - era tudo de graça!)

II. Vasti

A. Leia Ester 1:9. O que esse versículo diz sobre o papel das mulheres no reino de Xerxes?

B. Leia Ester 1:10-12. Qual era o estado de sobriedade do rei? (Ele estava em “alto astral”. Meu palpite é que todos os homens tinham bebido muito vinho.)

1. O que a rainha deveria vestir? (Sua coroa real. Lembre-se que Xerxes tinha mostrado seus bens e, naquela hora, ele queria mostrar sua esposa, usando a coroa real.)

2. O que mais ela deveria vestir? (O comentarista bíblico Adam Clark relatou que o Targum acrescentou que, além de sua coroa, ela deveria estar nua. Outros comentaristas não concordam. O texto diz que o rei queria “mostrar sua beleza”. A rainha Vasti entendia que desobediência era um problema sério, mas, mesmo assim, ela desobedeceu. A maior parte dos comentaristas sugerem que ela não queria desfilar diante de um grupo de homens. Note que, naquele momento, a multidão incluía homens comuns. Plebeus bêbados podiam ser o problema. Seja qual for a verdadeira situação, parece que Vasti pensava que ela seria, de alguma forma, humilhada.){NT:Targum - nome dado às traduções de frases e comentários da Bíblia hebraica, para o aramaico, utilizadas para facilitar o entendimento aos judeus que falavam apenas o aramaico e não tinham o hebraico, como língua materna.}

C. Leia Ester 1:13-15. Qual era o verdadeiro problema de Xerxes? (Ele estava dando a festa, em grande parte, para mostrar seu poder e autoridade. Naquele momento sua esposa não o obedeceu!)

D. Leia Ester 1:19-22. O que o texto fala sobre os homens? Qualquer pessoa, mesmo os homens, achavam que “todas as mulheres [agora] respeitarão seus maridos”? (Meu palpite é que se Xerxes quisesse que Vasti aparecesse usando apenas sua coroa, ela seria, naquela hora, a heroína de todas as mulheres e o respeito pelos homens não cresceria, pelo contrário, diminuiria.)

III. Ester

A. Leia Ester 2:2-7. Como Mordecai se parecia com Daniel e seus amigos? (Eles foram levados cativos de Jerusalém.)

1. Que tipo de vida Ester havia levado até aquele momento? (Seus pais haviam morrido. Ela era filha de exilados.  Não soa como uma bela vida.)

B. Leia Ester 2:8-10. Note que a ela, assim como a Daniel, foi providenciada “comida especial”. Ester e Mordecai tinham os mesmos padrões elevados de Daniel?

1. Por que Mordecai tinha proibido que ela revelasse que era judia?

2. Se Ester, assim como Daniel, assumisse uma posição contra a alimentação, isso revelaria que ela era judia?

3. Foi bom ela ter seguido o conselho de Mordecai?

C. Leia Ester 2:12 e Ester 2:15-17. Ester estava pecando por se deitar com o rei? (Ester não criou o sistema. Quando ela se deitou com o rei, ela tornou-se sua esposa (ou, no mínimo, sua concubina). Se as coisas ocorressem para ela, do mesmo modo que para a maioria das outras, ela nunca mais veria o rei, novamente, e aquela órfã apenas viveria sua vida no harém.)

1. Ao invés de ser concubina, o que aconteceu com Ester? (Ela foi coroada rainha!)

D. Leia Ester 2:20. Por que a história continuou mencionando isso? Ester estava vivendo uma mentira? (Xerxes não casou com ela baseando-se em seu contexto familiar. Parece que esse assunto não veio à tona, e o rei não se interessou por ele. Ester respeitou o conselho do homem que a adotou como sua filha.)

IV. A Conspiração

A. Leia Ester 2:21-23. Ester falou em nome de  Mordecai. Isso a teria ajudado a levar o crédito? 

B. Leia Ester 3:1-2. Por que Mordecai se recusou? (Leia Ester 3:3-4. A resposta de Mordecai foi que ele era judeu - assim, ele tinha razões religiosas para não se curvar diante de Hamã.)

1. Leia Êxodo 20:4-5. Essa era a regra aplicável?

2. Lembra-se quando estudamos sobre Naamã, há três semanas? Leia 2 Reis 5:18-19. Por que estava correto para Naamã mas, não, para Mordecai?

3. Leia Romanos 14:22-23. Se você tiver tempo, leia o capítulo inteiro de Romanos 14. Quando estivermos diante de “assuntos controvertidos” (Romanos 14:1), a Bíblia nos diz que nossa consciência será nosso guia.)

a. Foi por isto que Daniel se opôs a sua comida mas, Ester, não?

b. Curvar-se diante de Hamã era um “assunto controvertido”? (Hamã não era um deus. Temos Naamã curvando-se para alguém que era, claramente, um deus, portanto, no caso de Mordecai, pareceu um assunto controvertido.)

C. Leia Ester 3:5-6. Que tipo de homem era  Hamã?

D. Leia Ester 3:8-11. O orgulho de Hamã tinha um preço - 350 toneladas de prata. Por que o rei lhe diria para ficar com seu dinheiro? (Xerxes confiava em Hamã, achando que ele estava fazendo a coisa certa.)

1. Se Ester não tivesse mantido silêncio,   quanto a ser judia, essa crise teria surgido?

a. Se ela tivesse permanecido firme sobre a alimentação, ela teria evitado esse grande conflito?

E. Leia Ester 3:12-14. Hamã teve dificuldades para levar as pessoas a matar os judeus, no dia marcado? (Você consegue manter o que lhe pertence! Isso é aprovar, oficialmente, a anarquia! Dia de atentados! Agora sabemos  porque Hamã pode ficar com sua prata.)

F. Leia Ester 4:1-3. Quem foi o responsável  pela destruição que estava vindo sobre o povo judeu?

1. Discutimos sobre a instrução de Mordecai para Ester esconder que ela era judia. Se sua decisão de recusar-se a ceder a Hamã fosse “controvertida”, Mordecai teria matado seu povo sem uma boa razão?

V. A Salvação

A. Leia Ester 4:5-11. O que preocupava Ester?

B. Leia Ester 4:12-14. Quais foram os argumentos de Mordecai e o que você pensa sobre eles? (Seu primeiro argumento foi que ela morreria, de qualquer maneira. Seu segundo argumento foi que aquela crise era o motivo pelo qual Deus fez dela uma rainha. Gosto muito mais do segundo argumento.)

1. Uma vez que Mordecai disse para Ester manter sua raça em segredo, o primeiro argumento era uma ameaça válida? 

C. Leia Ester 4:15-16. Chegamos, agora, ao momento em que Ester começou a dar instruções a Mordecai e, não, o contrário. Qual foi sua resposta para aquela crise? (Oração e jejum.)

D. Leia Ester 5:1-8. Diga-me o que você acha que estava passando pela mente de Xerxes? Sua nova rainha estava arriscando sua vida  para pedir-lhe para jantar e, a essa altura, ela não lhe disse qual era sua necessidade.

E. Leia Ester 5:9-14. Será que devemos sempre seguir os conselhos de nossas esposas?

F. Em Ester 6:1-5 Xerxes estava lembrando que Mordecai salvou sua vida e não havia sido recompensado. Vamos continuar lendo Ester 6:6-12. Naquela manhã, nada saiu como o esperado! Você já teve dias como aquele?

G. Leia Ester 6:12-14. Zeres e seus conselheiros sabiam que Mordecai era judeu. Como você explica esse medo? (O Espírito Santo estava  falando a eles.)

H. Leia Ester 7:3-9, Ester 8:3-4, Ester 8:7-8 e Ester 8:11. É assim que o mundo, supostamente, funciona?  Como chegamos a esse ponto? (Ester mostrou coragem, orou e Deus deu a ela um grande plano.)

I. Leia Ester 8:16-17. Isso foi um esforço missionário? 

1. O que você pensa do motivo da conversão? 

J. Amigo, para mim parece possível que, se Ester agisse como Daniel, a maior crise teria sido evitada. Aqui está a boa notícia: Ester tomou a decisão certa, quando as vidas de milhares estavam em jogo. Deus honrou isso e protegeu Seu povo. Você vai se decidir, hoje, a seguir a vontade de Deus, mesmo que você não tenha obedecido a Ele no passado? 

VI. Na próxima semana: “Jesus: o Mestre das Missões”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: