sábado, 6 de agosto de 2016

Lição 07 - Jesus Desejava o Bem das Pessoas

(Jonas 1-4, Mateus 5, Deuteronômio 28, 1 Coríntios 13) 
Introdução: Cristãos que passam por momentos difíceis dizem, frequentemente, que Deus está refinando seu caráter. Se fizermos escolhas erradas, geralmente, aprendemos a lição do jeito mais difícil. Nenhum de nós quer que coisas ruins aconteçam e a idéia de que Deus permite isso, com a finalidade de aperfeiçoar-nos, gera a noção de que Ele seja temível. Isso é bom? É possível que Deus o abençoe, depois de você ter feito uma escolha errada, seja para intensificar seu amor por Ele ou pelo seu desejo de não errar, novamente? Recentemente, li a respeito de benção corretiva, que eu nunca havia considerado antes - embora eu pense que ela tenha acontecido em minha vida. Vamos estudar a fundo na Bíblia e aprender sobre modificação comportamental e o que Jesus deseja para nós! 

I. Nínive e Jonas

A. Leia Jonas 3:1-4. Deus somente advertiu o povo de Nínive e, ao invés disso, por que não o destruiu?

B. Leia Jonas 3:5-8. O que o texto sugere sobre a razão pela qual Deus advertiu os ninivitas? (Eles se afastaram do mal.)

C. Leia Jonas 3:9-10. Este texto nos diz que Deus teve compaixão do povo de Nínive e lhes deu uma segunda chance, ao invés de destruí-lo. O que essa história nos diz, quanto a Deus permitir que as dificuldades aperfeiçoem nosso caráter? A história comprova o ponto de que se não nos comportarmos, Deus consente que surjam problemas, para que nos voltemos para Ele? (Não, de modo algum. Deus planejou destruir Nínive. Aquilo não foi um programa de aperfeiçoamento de caráter mas, Seu plano, para que isso acontecesse, foi dar-lhes uma segunda chance.)

D. Leia Jonas 4:1-3. O que Jonas disse acerca do caráter de Deus, sobre lidar com o mal? (Deus é “misericordioso e compassivo“ e “muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende”.)

1. Por que Jonas estava zangado? Sua fúria era justificada?

E. Se você não estiver familiarizado com a história, reveja os dois primeiros capítulos, e leia Jonas 1:12-17. O que aconteceu com Jonas, quando ele desobedeceu a Deus? Essa história não se refere à disciplina de Deus para ajudar Jonas a obedecer?

1. Como você acha que teria sido a vida de Jonas, se Deus o tivesse deixado apenas fugir?

F. Toda vez que receio que há problemas à vista, por causa da necessidade de aperfeiçoamento do meu caráter, penso no relacionamento com meus filhos. Se você fosse o pai de Jonas e pudesse controlar tudo, você o deixaria apenas fugir?

1. Se não for assim, o que você faria?

2. Se acreditarmos que Deus vai fazer por nós o que um pai dedicado faria (ou o que nós faríamos) isso acabaria com seus temores?

II. Deus e o Amor

A. Leia Jonas 4:4. Qual é a resposta correta para a pergunta que Deus fez? Tenha em mente o modo como Ele tratou Jonas. (Jonas teve uma segunda chance. Talvez ele pensasse que seu problema havia sido muito maior, já que ele havia passado pela tempestade e pela experiência do peixe. No entanto, a sequência dos eventos salvaram a vida de Jonas.)

B. Leia Jonas 4:5. Por que Jonas ficou numa zona confortável e “esperou para ver o que aconteceria com a cidade”? Será que Jonas pensava que tinha mudado o pensamento de Deus, acerca da destruição da cidade?

C. Leia Jonas 4:6-8. Por que Jonas ainda permaneceu sentado naquele lugar? (Ele ainda estava esperando Deus destruir Nínive!)

D. Leia Jonas 4:9. Você concorda com a resposta de Jonas? (Jonas estava esperando que milhares de pessoas morressem. Ao invés disso, uma planta morreu - a única que dava sombra para Jonas - e ele estava furioso por causa disso. Jonas teve uma atitude estranha.)

E. Leia Jonas 4:10-11. O que Deus disse de tamanha importância, com relação ao tratamento que Ele dispensou para Nínive? (Deus criou o povo de Nínive. Ele tem um interesse especial em você, porque Ele é o seu Criador.)

1. Como é que a crença na evolução destrói, pouco a pouco, o nosso entendimento acerca do amor de Deus?

F. Veja, novamente, Jonas 4:11. O que Deus quis dizer com “não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda”? Ele quiz dizer que o povo estava com comprometimento direcional? (É mais provável que Deus estivesse descrevendo crianças. Mas, eu acho que o ponto mais importante é que o povo não entendia claramente e não tinha condições de debater ou discutir assuntos importantes.)

1. O que isso nos ensina sobre Deus? (Deus quer que cada pessoa tenha uma oportunidade justa para compreendê-lO e poder tomar uma decisão sobre Ele.)

2. Por que Deus Se referiu a “também muitos animais”? (Deus cuida dos animais. Eles eram, também, um fator a ser levado em consideração na destruição de Nínive.)

G. Pense, novamente, na maneira como Deus tratou Jonas - mesmo quando ele estava torcendo para milhares morrerem - e como Ele tratou Nínive. O que isso ensina sobre a atitude de Deus acerca de você? 

H. Leia Mateus 5:43-48. Esses versículos parecem conter um conflito? Deus disse para “amar seus inimigos”, mas Seu exemplo para isso é que devemos tratar os inimigos do mesmo jeito que tratamos a todos - Ele envia o sol sobre maus e bons e a chuva sobre justos e injustos. Esse é o jeito de definir amor pelos inimigos? 

1. Vamos supor que, por causa de suas ações, você seja inimigo de Deus. Como você iria querer que Deus o tratasse? 

I. Leia Deuteronômio 28:1-6. Essa promessa está disponível para você, nos dias de hoje?

J Leia Deuteronômio 28:15-20. Essa promessa está disponível para você, nos dias de hoje?

1. Como enquadrar os versículos de Deuteronômio 28 com a declaração em Mateus 5, em que Deus nos mostra que as  pessoas más devem ser tratadas com o mesmo amor dispensado a todas as outras? (Aparentemente, existe um enorme conflito. Vamos ver se podemos resolvê-lo.)

2. Quando Deus prometeu enviar o brilho do sol e a chuva sobre as pessoas más, o que Ele estava prometendo? (Que elas teriam benefícios iguais aos das genuínas bênçãos que Ele concede.)

3. Quando Deus promete conceder coisas boas se obedecermos Seus mandamentos e coisas ruins, se desobedecermos, essa é também a ordem natural das coisas? (Acho que é. Deus nos deu Seus mandamentos para fazer-nos viver melhor e ajudar-nos a evitar problemas. Foi o amor de Deus que inspirou Seus mandamentos e é o Seu amor que nos dá direção na vida. Quando sofremos, por causa da desobediência, o sofrimento vem da ordem natural das coisas - assim como o sol e a chuva estão na ordem natural das coisas.)

K. Se você acabou de dizer: “Isso parece estar certo. Que grande explicação!” Como você encaixa esta explicação em Jonas e o peixe? Como explicar a destruição que viria sobre Nínive? 

1. Considere-se, novamente, como um pai. Seus filhos estão sujeitos ao bem a ao mal, baseando-se nas regras da natureza - digamos, por exemplo, a gravidade? (É claro! Eles caem de uma árvore mas, também, andam rápido em suas bicicletas. por causa da gravidade.)

2. Você, também, intervém para recompensar o bom comportamento e punir o mau comportamento de seus filhos? (Naturalmente! Você acha que Deus é menos sofisticado em Suas ações do que você?)

3. Você intervém para salvar seus filhos das consequências naturais de seu comportamento? (Claro! Mas nem sempre.)

4. Você já viu coisas ruins acontecerem com seus filhos, por causa do comportamento deles ou porque não tinha nada a ver com seu comportamento mas, sim com a atitude dos outros? (É claro! Satanás e seus aliados estão aí para nos prejudicar.)

L. Considerando todas essas coisas, a que conclusão você chega acerca de Deus? (Ele nos ama quando nos dá a direção para uma vida melhor. Ele nos ama, no momento em que intervém para nos salvar e nos corrigir. Tudo ficou mais complicado porque permitimos que satanás e seus aliados chegassem e criassem o mal. Finalmente, Deus nos ama por causa de Suas promessas para destruir o pecado e os inimigos do bem.)

III. Os Homens e o Amor

A. Leia 1 Coríntios 13:8. O que quer dizer “o amor nunca perece”?

B. Leia 1 Coríntios 13:9-12. O que o texto diz sobre nossa compreensão do amor de Deus e a forma como Ele dirige o universo? (Tenho compartilhado meu entendimento sobre a Bíblia mas, este texto nos diz que somos como meninos, pois conhecemos em parte e vemos um reflexo imperfeito do caráter de Deus. No futuro, tudo se tornará claro. O que podemos ter certeza no momento é que o amor “nunca perece”! )

C. Você vai confiar em Deus, amigo? Você vai confiar no amor de Deus para estar sempre ciente de que Ele quer o melhor para você?

IV. Na próxima semana: “Jesus Manifestava Compaixão pelas Pessoas”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: