sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Lição 10 - Jesus Conquistava a Confiança das Pessoas

(João 13 e 14, Deuteronômio 4, Atos 7) 
Introdução: Ao longo dos anos, cheguei à conclusão de que aquilo que Deus mais deseja na minha vida é que eu confie mais nEle. O que você acha que Deus mais deseja de você? Imagino que se eu ouvisse suas respostas, poderia atar todas elas na confiança. Se você acha que Deus anseia mais por seu amor, isso quer dizer que você confia nEle. Se você acha que o que Deus mais quer é sua obediência, isso quer dizer você confia que Sua orientação é o melhor para sua vida. Do mesmo jeito que precisamos confiar em Deus, precisamos ajudar outras pessoas a confiar nEle. Vamos pular para nosso estudo na Bíblia e aprender mais!

I. Confiança em Jesus

A. Leia João 13:33. Como você acha que os discípulos se sentiam em relação a este episódio?

1. Será que foi um baque saber que eles estavam sendo tratados apenas como “os judeus”? (Jesus os estava deixando e eles não podiam ir junto, nem ir ao seu encontro. A esse respeito, eles eram como todos os outros.)

B. Leia João 13:34-35. O que isso tem a ver com ser deixado para trás? 

C. Leia João 13:36-37. Você acha que Pedro estava prestando alguma atenção à afirmação que Jesus acabara de falar sobre “amarem-se uns aos outros”? (Não! Ele ainda estava, extremamente, perturbado porque Jesus ia deixá-los - e, deixando-o para trás.)

1. Por que Pedro se achava capaz de ir? (Porque ele morreria por Jesus.)

2. A disposição que Pedro tinha estava atada aos versículos por ele ignorados - que os discípulos de Jesus deveriam amar-se uns aos outros? (O derradeiro ato de amor é desistir de sua vida pelo outro.)

D. Leia João 13:38. Quando você pensa na história sobre Pedro ter negado Jesus e a crucificação (Mateus 26-27), você pode começar a ver a grande tristeza que ele sentiu depois que desapontou Jesus? Você já sentiu esse tipo de tristeza?  

E. Leia João 14:1. O que Jesus estava pedindo dos discípulos? (Ele pediu-lhes que confiassem nele.)

F. Leia João 14:2-4. Acontece que os discípulos poderiam seguir Jesus depois de tudo! Qual era a grande esperança dos discípulos? (O Céu!)

G. Vamos rever algumas coisas estranhas que Jesus disse. Releia João 13:36. O que Jesus quis dizer com “vocês… me seguirão mais tarde”? (O episódio de João 13 ocorre um pouco antes da morte de Jesus. Quando Jesus disse para os discípulos que eles não poderiam segui-lo, parece que Ele estava falando, principalmente, de sofrimento e morte. Mais tarde, em suas vidas, eles sofreriam e morreriam por Jesus. Foi o sofrimento e a morte de Jesus que lhes deu a esperança do céu - que era o lugar onde eles poderiam segui-lO!)

1. Sofrimento, crucificação e ressurreição de Jesus: o que essa sequência de eventos nos ensina sobre confiança? (Quando sofremos (ou aqueles que amamos sofrem) torna-se mais importante manter confiança na vitória definitiva de Deus.)

2. Quando Pedro disse que estava disposto a morrer por Jesus (João 13:37), isso mostra que ele entendeu, realmente, que Jesus estava falando sobre sua morte e crucificação?

H. Leia João 14:5. Parece que Tomé não era o mais inteligente dos discípulos mas, tenho certeza que ele fez uma pergunta que todos nós gostaríamos de ter respondido. Baseando-se no seu conhecimento atual, como você responderia essa pergunta? Como eles poderiam seguir Jesus?

I. Leia João 14:6. Estou certo que Tomé ainda estava confuso com aquela resposta! Ele estava procurando por um endereço residencial. Como você compreende a resposta de Jesus? (O caminho para o céu vai “através” de Jesus. Se entendermos e aceitarmos (“o caminho e a verdade”) a morte e ressurreição de Jesus, poderemos obter a vida eterna.)

J. Leia João 14:8-11. Com base em que Jesus estava nos pedindo para confiar nEle? Confiar que ele é o Filho de Deus? (Confiar em Suas palavras, Sua vida e Seus milagres.)

II. Confiando em nós: o Objetivo 

A. Leia João 14:12. Qual a razão para podermos fazer tão “grandes obras” quanto as de Jesus? (Por que Jesus estava “indo para o Pai”.)

1. Por que você acha que isso era verdade? (A única resposta lógica parece ser que, nos dias de hoje, tomamos o lugar de Jesus, na Terra, no que diz respeito a levar pessoas para Deus.)

B. Leia João 14:13-14. Você acha que essa promessa é verdadeira? Você já pediu alguma coisa em nome de Jesus e não recebeu resposta? 

1. Desconfio que todos nós possamos responder “sim”. Se for assim, como você explica o que parece ser uma promessa muito fácil de perceber, de entender e de interpretar? (O contexto da promessa diz: inspirar confiança e crença em Jesus e no Pai e, levar glória a eles. Seu pedido foi para dar glórias a Deus ou a você mesmo?)

C. Leia João 14:15-17. Se agora somos agentes de Deus, que ajuda nós temos? (Do Espírito Santo.)

1. Vamos refletir sobre isso um momento. Jesus disse para os discípulos confiarem nEle, que Ele estava indo embora e que agora somos seus agentes. Quando se trata de confiança, qual é nossa tarefa? (No mínimo, iremos querer que as pessoas confiem em nós como agentes de Deus. Se Jesus conectou a confiança em Deus com a confiança nele, parece que essa função foi, agora, repassada para nós. Lógico que a grande diferença é que Jesus é Deus e nós, não!)

2. Jesus disse (João 14:15): “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”. Qual foi, exatamente, o ordem de Jesus? (Confiar em Jesus e levar outras pessoas a confiarem em Deus.)

D. Leia João 14:18-21. Jesus acabara de dizer que o Espírito Santo habita em nós. Ele disse que nós (Jesus, o Pai e nós) estamos todos “uns” nos outros. Ele disse que o veremos. Que linguagem estranha foi essa? (Quer dizer, no mínimo, que temos uma relação muito próxima.)

1. Mais uma vez, Jesus falou de obediência e amor. Estou convencido que Jesus nos deu seus mandamentos para que tenhamos uma vida melhor, ao invés de termos um padrão para nos julgar. Este texto nos dá uma compreensão ainda mais profunda. Por que os mandamentos de Jesus permitem-Lhe “amar e mostrar-se” para nós? (Se Deus nos deu Seus mandamentos, como um roteiro para uma vida melhor, isso conecta o amor de Deus à obediência. A obediência a Deus torna nossa vida melhor.)

a. Como é que a obediência aos mandamentos de Deus nos permite vê-lO melhor? De que modo eles nos “mostram” Deus? (Muitos dos mandamentos tem a ver com a forma como tratamos as outras pessoas. Isso nos ajuda a compreender melhor a Deus.)

III. Confiando em Nós: a Advertência  

A. Leia Deuteronômio 4:1-2. Quais foram as duas advertências dadas por Deus para nós, a respeito de Suas leis? (Nada acrescentar nelas e delas nada retirar.)

1. Se falharmos em seguir essas advertências, poderemos gerar um problema de confiança? Por exemplo, o que seria problema de confiança se “retirarmos” algo da lei de Deus? (Se dissermos que mantemos tudo da lei, mas não agirmos assim, estaremos sendo hipócritas. O objetivo da lei é tornar nossa vida melhor. Se não seguirmos a lei em sua totalidade, provavelmente, não teremos todos os benefícios das bênçãos - e isso faz parecer que Deus nos decepcionou.)

2. O que seria uma questão de confiança se “acrescentarmos” algo na lei de Deus? (Induzimos outras pessoas ao erro. Violar uma lei inventada não traz consequências, mas isto pode encorajar os outros a violar uma lei existente de fato e isso, realmente, traz sofrimento.)

B. Leia Deuteronômio 4:5-8. Aqueles que não acreditam em Deus, como podem se interessar em segui-lO, quando observarem os seguidores de Suas leis?

C. Leia Atos 7:9-10. Se você acha que as pessoas não irão confiar em você por causa das condições de sua vida “cotidiana”, que lição podemos aprender a partir de José? Quando José foi para o Egito, ele começou com um cargo de confiança? (Não! Primeiro ele foi escravo e, depois, um escravo jogado na prisão por, aparentemente, ter cometido um crime. Naturalmente, aquelas não foram circunstâncias que lhe deram credibilidade.)

D. Não importa sua vida cotidiana, amigo, você pode tanto confiar em Deus como também inspirar, a todos os que estão ao seu redor, a sua confiança nEle. Considere sua vida. Você confia em Deus? Você inspira confiança em Deus? Se suas respostas preocupam você, por que não pedir, agora mesmo, que o Espírito Santo lhe ajude a confiar em Deus e a inspirar confiança nEle?

IV.     Na próxima semana: Jesus Ordenava: “Segue Me!”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: