terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 07

Expiação em Símbolos – II (Levítico 16; Hebreus 9)

Introdução: Na semana passada aprendemos que apenas o cristianismo, dentre as três principais religiões do mundo que aceitam o Antigo Testamento como a palavra inspirada de Deus, cumpre e segue o padrão do Antigo Testamento para tratar com o pecado. Isso é história. O que podemos dizer sobre hoje e o futuro? O que o sistema sacrifical do Antigo Testamento nos ensina acerca da obra atual de Jesus acerca do problema do pecado? O que Jesus está fazendo pelo nosso pecado? Ou será que o Seu trabalho está completo e agora Ele está aproveitando a aposentadoria? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Dia da Expiação

A. Leia Levítico 16:1-2. Deveríamos estar preocupados ao nos aproximarmos de Deus em oração? Esses textos estão falando sobre oração? (Não, estes versos estão falando sobre algo bastante diferente. O santuário no qual ocorriam os sacrifícios tinha dois compartimentos. Estes eram o “Santo” e o “Santíssimo”. Uma cortina separava os dois. Deus disse que apareceria no Lugar Santíssimo. Um ser humano morreria na Sua presença.)

1. É dito a Arão para que não entre no compartimento Santíssimo a qualquer hora que desejar. Quando ele pode entrar? (Leia Levítico 23:26-28 e Êxodo 30:10. Existe um “Dia da Expiação”, uma vez ao ano, durante o qual Arão pode (e deveria) entrar no compartimento Santíssimo.)

2. Na semana passada discutimos como o sangue do animal sacrificado fazia expiação pelos pecados da pessoa que o sacrificava. Como este “Dia da Expiação” se encaixa neste quadro?

B. Leia Levítico 16:11-14. Quando o texto diz que Arão iria “para trás do véu”, o que isto significa? (Este capítulo em Levítico fornece os detalhes do Dia da Expiação. Ir para trás do véu é uma referência a entrar no compartimento Santíssimo do santuário no Dia da Expiação. Esta era a única ocasião na qual o Sumo Sacerdote poderia entrar.)

1. Por que este animal era sacrificado no Dia da Expiação? (Era para fazer expiação pelos pecados do Sumo Sacerdote e sua família.)

C. Leia Levítico 16:15-17. O que mais está sendo expiado no Dia da Expiação? (Estes três versos capturam a essência do que estava ocorrendo. Eles capturam as “setas do pecado” (ver Efésios 6:16). Quando uma pessoa sacrifica um animal pelo seu pecado, o sangue do animal – que representa a sua vida – remove (purifica) o pecado daquela pessoa. O sacerdote asperge então o sangue do animal no santuário, e então o pecado é transferido para o santuário. No Dia da Expiação, os pecados do povo (e do Sumo Sacerdote) são transferidos para o compartimento Santíssimo. No final, toda a comunidade e o santuário estão purificados do pecado.)

1. Uma maneira prática de pensar acerca disso é imaginar que você entrou em casa com lama seca sobre você. Você nota a lama, passa uma escova e ela cai sobre o tapete. Você passa o aspirador de pó no tapete e a lama fica no saco do aspirador. Você esvazia o saco na lata de lixo. No final da semana, você leva o lixo para fora da tua casa. O pecado está seguindo um caminho de remoção.

D. Leia Levítico 16:20-22. Qual é o destino final de todo este pecado do ano? Onde a “seta do pecado” termina? (No final, o pecado é transferido para um bode, que é enviado para o deserto. Agora o pecado deixou a comunidade.)

1. Como este bode se encaixa de maneira lógica na idéia da expiação? Este bode nunca era morto. Seu sangue nunca cobria pecado algum. (Leia Mateus 4:1 e Deuteronômio 32:9-10. O deserto ou lugar ermo é uma representação do lugar onde Satanás vive. Um lugar sem Deus. O quadro mental que vejo é que o pecado é “devolvido ao remetente”. O pecado retorna para Satanás – onde ele começou. O bode é como a tua lata de lixo – vai em direção ao depósito de lixo da cidade.)

2. Existem muitos detalhes e simbolismos no que acontecia no Dia da Expiação. Nós apenas arranhamos a superfície de todo esse simbolismo. Em vez de discutirmos todos esses detalhes simbólicos em maior profundidade, vamos seguir em frente para tentarmos compreender o que eles nos ensinam que está acontecendo hoje com Jesus.

II. A Profecia do Dia da Expiação

A. Faça uma leitura de Hebreus 9:1-7, como um resumo do que acabamos de aprender em Levítico. Qual é, segundo Hebreus, o propósito do sistema do Santuário do Antigo Testamento? (Hebreus diz que Deus estava tentando nos ensinar algo sobre o pecado.)

1. O que Ele estava ensinando? (Não podemos chegar ao Dia da Expiação final enquanto o santuário na terra ainda estava em pé.)

2. Como o livro de Hebreus pode dizer que “ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos”? Era logo do outro lado do véu! (Você se lembra que Arão foi advertido a não entrar no Lugar Santíssimo a qualquer hora que desejasse, porque Deus estava ali e Arão morreria? Penso que este texto está nos dizendo que o caminho para que nós, seres humanos pecadores, nos aproximemos de Deus ainda não havia sido revelado. Alguma coisa acerca do processo para nos purificar do pecado ainda não havia sido adequadamente compreendido.)

a. O que a destruição do santuário na terra tem a ver com este mistério? (Aprendemos na semana passada que o sistema sacrifical do Antigo Testamento era simbólico do sacrifício de Jesus como o Messias. Aparentemente, o que Jesus veio fazer não podia ser completado enquanto o santuário na terra ainda permanecia em pé.)

b. Isto quer dizer que o cumprimento final do Dia da Expiação não ocorreu até depois que o santuário judaico foi destruído (pelos romanos no ano 70 da nossa era)? (Certamente o texto sugere isso – ou, pelo menos, sugere que os seres humanos não haviam entendido o que estava ocorrendo até depois daquele momento.)

B. Leia Hebreus 9:9-10. Como pode ser isso? Acabamos de aprender como a expiação tratava da questão do pecado, e como os pecados eram finalmente levados ao deserto. Hebreus está dizendo que isto não significava nada? (Hebreus 9:9 nos diz que isto era “uma ilustração para os nossos dias”. Todo o sistema do santuário era para nos ensinar uma lição espiritual.)

1. O que é a “nova ordem”?

C. Leia Hebreus 9:11. Qual é o tabernáculo “não feito pelo homem” – que não é “pertencente a esta criação”? (Leia Hebreus 8:5 e Êxodo 25:8-9. Deus mostrou a Moisés o modelo do santuário na terra. Este foi criado a partir do modelo de um santuário no céu. A idéia de uma “nova ordem” deve se referir a alguma coisa que está acontecendo no santuário no céu.)

1. Espere um minuto! Pensei que o cordeiro simbolizava Jesus. Como pode ser que Jesus seja o Sumo Sacerdote? (Leia Hebreus 9:12. Nesta nova ordem, Jesus é tanto o Sumo Sacerdote quanto o Cordeiro.)

D. Leia Hebreus 9:13. O que Jesus está fazendo por nós no santuário celestial? (Ele está oferecendo Seu sangue para fazer expiação pelos nossos pecados! Esta é a “nova ordem”.)

E. Leia Hebreus 9:23-26. O santuário no céu precisa ser purificado do pecado? (Parece que precisa.)

1. Quando é o Dia da Expiação celestial? Quando o santuário celestial será purificado? (Isto ocorre apenas uma vez. Hebreus 9:8 sugere que isto ocorreu depois do ano 70 da nossa era e Hebreus 9:26 diz que é “no fim dos tempos”. Este é uma período de tempo bastante longo, mas parece óbvio que o tempo não é a questão principal; a questão principal é o que Jesus está fazendo e tem feito para retirar permanentemente os nossos pecados!)

F. Leia Hebreus 9:27-28. Note o paralelo neste capítulo. Os seres humanos morrem e então enfrentam o juízo de Deus. Jesus morreu para fazer expiação pelos nossos pecados e então Ele vem para nos trazer a salvação. Quando Jesus vai fazer isso? (Esta é a Segunda Vinda! Você consegue ver a linha do tempo aqui? Jesus veio à terra, viveu uma vida perfeita, morreu em nosso lugar, ressuscitou e voltou ao céu. No céu, Ele entrou no santuário onde faz expiação por nós com Seu sangue. No Dia da Expiação celestial, Ele remove o pecado. Então, Jesus retorna para nos levar para casa com Ele. Purificados de nossos pecados, podemos ver a face de Deus e vivermos!)

G. Como deveríamos reagir a essas boas notícias? (Leia Hebreus 10:19-22. Primeiro, deveríamos ter confiança acerca da nossa salvação. Seres humanos pecadores morriam se entrassem no Lugar Santíssimo do santuário. Isto significava entrar na presença de Deus. Podemos com confiança entrar na presença de Deus através de Jesus, que tira os nossos pecados.)

H. Leia Hebreus 10:23-25. Qual é a segunda reação que deveríamos ter a essas boas notícias? (Precisamos viver de acordo com o que acreditamos. Precisamos acreditar nesta mensagem. Vemos que o santuário na terra nos revelava a maneira de Deus remover os pecados. Também nos revela que Jesus é o Messias. Nos revela o que Jesus está fazendo por nós agora. Precisamos nos apegar a esta mensagem. Precisamos encorajar a nós mesmos e a outros a demonstrar amor e boas obras. Precisamos adorar juntos e nos encorajar uns aos outros nesta esperança.)

I. Amigo, você está convencido que Jesus está intercedendo por você no santuário no céu? Está convencido de que Jesus expiou os teus pecados? Se sim, vai se comprometer a viver de acordo com isso?

III. Próxima Semana: Nascido de Mulher – Expiação e Encarnação

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: