terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 09

Metáforas da Salvação (I Pedro 1; II Coríntios 5; Romanos 3)

Introdução: Já te aconteceu de ir a um médico e descobrir que não consegue entender muitas das coisas que ele fala? Eu tinha um especialista que usava vários termos médicos que eu não compreendia. Eu o fazia parar e me explicar todos aqueles termos. Em minha prática de advocacia trabalho com empregados cujas crenças religiosas estão em conflito com alguma exigência de seu trabalho. A lei exige que o empregado religioso dê ciência disto ao seu empregador (ou ao sindicato). Quando esses empregados (geralmente cristãos) escrevem sobre suas crenças religiosas tento estar alerta a teremos que não são compreendidos pelo público em geral. Quando vejo algum destes, sugiro ao empregado que o substitua por um termo que o público compreenda. A Bíblia usa várias expressões para descrever a salvação. Aprendemos a razão para muitas delas quando estudamos o serviço do santuário no Antigo Testamento. Nesta semana olharemos com mais profundidade este assunto, Vamos mergulhar para dentro do nosso estudo de como a Bíblia descreve a salvação!

I. FLKs Redimidos?

A. Leia I Pedro 1:1-2. A quem Pedro endereça esta carta? (Aos eleitos de Deus – isto quer dizer nós!)

1. Pedro nos chama de “estranhos no mundo”. Alguém já falou que você parece estranho? Meu filho me apresentou ao termo “FLK”. Significa “garoto de aparência estranha” [em Inglês, “funny looking kid”, uma gíria médica sem equivalente direto em Pontuguês]. Os médicos utilizam este termo porque uma criança que não parece muito bem frequentemente tem problemas médicos não detectados. A aparência da criança é uma pista para esses problemas. Nós somos FLKs aos olhos do mundo? (Espero que sim. Podemos não parecer estranhos, mas Pedro sugere que alguém que é eleito por Deus não considera este mundo pecaminoso como sua casa. Um coração transformado nos torna estranhos a este mundo.) [N.T.: A Nova Versão Internacional da Bíblia em Português utiliza a da expressão “peregrinos dispersos”. Porém, a versão em Inglês, utilizada pelo autor no comentário original, utiliza a tradução “strangers in the world” (“estranhos no mundo”). Esta expressão deu margem ao comentário deste parágrafo.]

a. Espere um minuto, os cristãos não deveriam parecer diferentes? (Você não precisa ser tão velho quanto eu para poder ver que os estilos de vida geralmente se refletem na aparência das pessoas. Contudo, não creio que Pedro está falando sobre aparência.)

2. Como nos, os eleitos, devemos ser estranhos? (I Pedro 1:2 nos fornece duas figuras: nossos pecados são removidos pelo sangue de Jesus sendo aspergido sobre nós. (lembre-se da nossa discussão sobre o santuário na terra.) O Espírito Santo nos ajuda a irmos em direção à obediência a Jesus. Isto nos prepara para o mundo vindouro.)

B. Leia I Pedro 1:3-5. Note todos os símbolos, todas as metáforas. O último texto se referiu à “aspersão do Seu sangue”. Entre outras coisas, este texto se refere a “regeneração” (novo nascimento) e “herança”. Qual é o tipo de família na qual estamos nascendo? Que tipo de riquezas esta nova família possui? (Os cristãos esperam um novo mundo. Pedro diz que o nosso novo nascimento, agora na família de Deus nos dá uma “esperança viva” de uma herança no mundo por vir. Aquela herança, diferentemente do mercado de ações atual, não perde o valor. Porém ele é um pouco vago nos detalhes.)

1. Podemos fazer esta transição agora? (Sim. Podemos nos juntar à família de Deus agora, quando nascemos de novo (atreves do batismo). Na semana passada aprendemos que optamos por participar do batismo de Jesus quando somos batizados. Veja Romanos 6:4)

C. Leia I Pedro 1:6-7. Somos estrangeiros e sofremos tristezas e todo tipo de provações. Por que Pedro está exultante a respeito disso? (Imagine ser contratado por uma nova empresa para uma posição muito importante. Todos esses novos desafios podem ser muito difíceis, mas eles te ajudam a ser melhor no teu novo emprego. Você não se preocupa com esses desafios, porque está contente por estar nesta nova posição. Nossa alegria por causa do novo nascimento a da nova herança nos ajuda a não levarmos em conta os desafios imediatos. Os desafios reforçam a nossa fé.)

D. Leia I Pedro 1:17. Pedro nos fala para vivermos nossas vidas como estrangeiros aqui. O que você acha que isto significa, do ponto de vista prático? Como um estrangeiro viveria, em comparação a um cidadão comum?

E. Leia I Pedro 1:18-19. Somos estrangeiros redimidos. Do que nós fomos redimidos? (“da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados”.)

1. O que é uma maneira vazia de viver? O que isso significa? (Uma vida sem significado. Uma vida sem futuro.)

2. A idéia de sermos redimidos significa “trazidos de volta”. Aqui, não estamos sendo redimidos com dinheiro, somos redimidos pelo sangue de Jesus. Que tipo de futuro e vida significativa Jesus comprou para nós? (Pense em dois tipos de artesanato. Meu pai fez algumas obras entalhadas em madeira que creio que ficarão na família por gerações. Na praia local, artistas fazem belas esculturas na areia. Estas duram uma semana. Jesus nos permite agora começarmos a construir para a eternidade.)

F. Leia II Coríntios 5:16. Nossa visão também melhorou com este novo nascimento? (Sim.)

1. O que, exatamente, você acha que quer dizer “considera [alguém] do ponto de vista humano”? (Um ponto de vista humano consideraria uma pessoa com base em riqueza, aparência e posição. Nós podemos ser um “FLK” à vista do mundo – mas quando nos convertemos, vemos essas coisas sob uma nova luz. Compreendemos a visão eterna das coisas.)

a. Por que pensaríamos menos em riqueza, aparência e posição, apenas por que nos tornamos cristãos? (Isto nos leva de volta ao ponto de Pedro em I Pedro 1:4 – nosso nova riqueza celestial é completamente segura. Riqueza, aparência, posição na terra, tudo isto perde o valor. Todos nós ficamos velhos e morremos. Nossa nova visão nos ajuda a escolher o que é eternamente importante.)

II. Reconciliação

A. Leia II Coríntios 5:17-18. Quando eu digo que estou “reconciliado” com alguém, isso quer dizer que anteriormente eu tinha alguma discórdia com esta pessoa. Não me lembro de ter tido alguma briga com Deus! Por que eu preciso me reconciliar? (Leia II Coríntios 5:19. Quando pecamos, estamos em conflito com Deus! Jesus nos fornece uma maneira para que nossos pecados não sejam contados contra nós. A fonte da discórdia entre Deus e os seres humanos é resolvida por Jesus.)

B. Leia II Coríntios 5:20-21. Paulo nos diz que está falando em nome de Deus. Está fazendo um discurso de vendas em lugar de Deus. O que ele está vendendo? (Reconciliação. Temos dois mundos opostos – a terra aqui e a terra por vir. Paulo, como um embaixador de Deus e da terra por vir, apela para que aceitemos esta oferta para termos nossos pecados colocados sobre Jesus e Sua justiça colocada sobre nós.)

C. Vamos rever II Coríntios 5:16. Como Paulo nos vê? (Lembre-se que os discípulos pensavam, originalmente, que Jesus estabeleceria um reino na terra. Agora, eles vêem o reino de Jesus como sendo no céu e na nova erra. Quando o Reino do Céus se tornar real para você, verá as outras pessoas não como ricas, poderosas e lindas, mas sim como sendo ou não sendo cidadãos da terra por vir.)

III. Justificação

A. Leia Romanos 3:19-20. Conforme observamos os que são ou não são cidadãos ao nosso redor, aqueles que são “pessoas boas” e bons vizinhos são considerados como cidadãos do mundo por vir? (Não. Ninguém é justo por ser uma pessoa boa. Mesmo aqueles que lêem a palavra de Deus e compreendem o Seu padrão para a vida não são justos – eles simplesmente compreendem mais claramente quão pecadores são!)

B. Leia Romanos 3:21-24. Como nos tornamos justos? Como nos tornamos cidadãos do mundo eterno por vir? (Pela fé na redenção operada em nós por Jesus.)

1. Algum outro fator na nossa vida faz alguma diferença? (Não! Todos os que crêem estão habilitados a aceitar esta redenção. “Não há distinção”.)

C. Leia Romanos 3:25-26. Quando aceitamos o sacrifício de Jesus em nosso favor, quando aceitamos Sua morte como sendo o castigo suficiente pelos nossos pecados, como terminamos? (Justificados! Estamos capacitados para sermos cidadãos do reino eterno por vir.)

D. Amigo, você compreende isto? Por causa do que Jesus fez por você – redenção, reconciliação e justificação – você está capacitado a se tornar um cidadão do Reino de Deus. Pode agregar-se à família que viverá eternamente na terra por vir. Você vai aceitar o que Jesus fez por você e tornar-se hoje um cidadão?

IV. Próxima Semana: Expiação na Cruz

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: