terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 08

Nascido de Mulher – Expiação e Encarnação (Lucas 1; Mateus 3; Mateus 4)

Introdução: Nas duas últimas semanas aprendemos que o cristianismo é a “religião das pessoas pensantes”. O que não discutimos é quanto temos que pensar! Em certo sentido, é fácil e lógico alinhar o sistema do Antigo Testamento para remover o pecado com a vida, morte, ressurreição e ministério celestial de Jesus. Eles simplesmente se encaixam logicamente. Por outro lado, não é tão fácil compreender como o Deus Criador poderia abater-Se para se tornar um ser humano. Mesmo a mecânica de ter um “Deus nascido de mulher” para dar origem a um Deus/humano é muito difícil de entender. Vamos tentar fazer isso, pulando para dentro do nosso estudo da Bíblia!

I. Virgem Maria

A. Leia Lucas 1:26-28. Você se lembra de quando ficou noivo, para se casar? Como você se sentiu? (Foi excitante. Não apenas a vida romântica é um sentimento magnífico, mas as oportunidades da vida estão diante de você.)

1. O que você acharia desta saudação de Deus, dado por Gabriel?

B. Leia Lucas 1:29. Como Maria reagiu a esta saudação? Por que ela reagiria da forma como reagiu? (Esta era uma saudação surpreendente para uma mulher jovem. Por que ela mereceria esta saudação?)

1. Você acha que Maria pode ter pensado que esta saudação era um galanteio desnecessário e que o anjo queria alguma coisa dela?

a. Era um galanteio? (Não! Como veremos, Deus o Pai estava confiando Jesus a um ser humano – e Maria foi aquela que Ele escolheu. Isto não é um galanteio.)

C. Leia Lucas 1:30-34. De todas as coisas maravilhosas que Gabriel disse, qual chamou a atenção de Maria? (Ela não passou do primeiro ponto – aquele que fala sobre ela ter um filho, embora não fosse casada.)

D. Leia Lucas 1:35-37. Se você fosse Maria, esta explicação responderia a tua pergunta?

1. Você entendeu a explicação do anjo?

2. Qual é o ponto mais importante dito por Gabriel, que te ajuda a compreender isto? (Gabriel sabe que ele está dizendo algo que é completamente inconsistente com a experiência humana. Ele aponta para outro milagre (a gravidez de Isabel) e diz que “Nada é impossível para Deus”. Você acha que isto é uma coisa incomum para Deus? Imagine falar e o mundo passar a existir.)

E. Vamos voltar e olhar com mais detalhes a parte da anunciação que não suscitou perguntas por parte de Maria, porque ela ainda estava pensando no primeiro ponto. Leia novamente Lucas 1:31-33. O que o anjo está falando sobre Jesus? Ele diz claramente que Jesus é Deus?

1. Por que o texto diz “será chamado ... Filho de Deus”, em vez de “Ele é o Filho de Deus”? (A posição de Jesus não seria simplesmente declarada por Gabriel, mas seria reconhecida pelos seres humanos.)

2. Leia Romanos 1:14. Por que os seres humanos chamariam Jesus de “Filho de Deus”? (Não apenas por causa das profecias do Antigo Testamento, não apenas por causa de sua concepção incomum, a Sua ressurreição dentre os mortos demonstra Seu poder. Existem várias razões para chamar Jesus de “Filho de Deus”.)

F. Leia Lucas 1:38. Como Maria reage a estas notícias assombrosas e sem precedentes? Transporte-se novamente para o lugar mental onde começamos – como você enxergava a vida quando ficou noivo(a)? Como isto mudaria tuas esperanças, sonhos e planos? (Maria submete-se à vontade de Deus para a sua vida. Você ainda se surpreende por que Deus disse grandes coisas a respeito dela?)

II. O Homem Deus

A. Com base nesta introdução, como você chamaria Jesus? Metade homem, metade Deus? (Leia Colossenses 2:9. A Bíblia nos diz que “toda a plenitude” de Deus habitou em Jesus na forma humana. Jesus era totalmente Deus.)

B. Compare Hebreus 1:1-3 com Hebreus 5:7-10. Como você consegue conciliar essas duas descrições de Jesus? Uma diz que Jesus é “o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser” e a outra diz que “Ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu [e foi] aperfeiçoado, [tornando-se] a fonte da [nossa] salvação”. (Um texto soa como se fosse completamente Deus e outro como se fosse completamente como os seres humanos. Penso que esta é a resposta correta – Jesus era totalmente Deus e totalmente humano.)

C. Leia I Coríntios 15:45-47. Existe uma ligação lógica entre Adão e Jesus? (Leia I Coríntios 15:48-49. A vida cristã demonstra esta ligação. Começamos como seres humanos pecadores (Adão) e somos ressuscitados para a vida eterna através de Jesus.)

III. O Homem Batizado

A. Leia Mateus 3:13-14. Quem tem um argumento melhor aqui, Jesus ou João? (A resposta óbvia é “João”. Por que Jesus, que não tinha pecado, precisava nascer de novo? Como você poderia melhorar o Seu primeiro nascimento?

B. Leia Mateus 3:15. Espere um minuto. Que argumento Jesus está colocando aqui? Este argumento convenceu João; ele te convence? (Você se lembra do conceito de “corporação” que estudamos há duas semanas atrás? Quando Jesus morreu, nós morremos com Ele. Portanto, morremos para os nossos pecados através de Jesus. Jesus está falando da “parte visível” desta mesma idéia. Quando Jesus foi batizado, nós fomos batizados corporativamente. Desta forma, este ato “cumpriu toda a justiça”.)

1. Não há uma falha neste argumento da corporação? Seguindo as instruções de Jesus (Mateus 28:19-20), Seus discípulos mais tarde estavam batizando todas as pessoas que eles conseguiam colocar as mãos. Por que os novos conversos precisariam ser batizados, se já foram “corporativamente” batizados com Jesus? (Em vez de criar um buraco lógico, penso que isto preenche um buraco. Se todos morreram para os seus pecados através de Jesus, então todos estariam salvos. Isto não é consistente com o restante da Bíblia. A ordem de Jesus para batizar demonstra que o modelo corporativo tem um dispositivo de “opção”. Você morreu com Jesus quando O aceitou afirmativamente como Senhor. Você está corporativamente batizado com Jesus quando aceita o batismo.)

C. Leia Mateus 3:16-17. Quem está envolvido no batismo de Jesus (e, corporativamente, no nosso)? (Deus o Pai e Deus Espírito Santo.)

1. Você entende agora por que Jesus deu as instruções que deu para o nosso batismo? (Veja Mateus 28:19. O Seu batismo e o nosso se encaixam perfeitamente.)

IV. O Homem Testado

A. Leia Mateus 4:1-2. Isto acontece imediatamente em seguida ao batismo de Jesus. Por que o Espírito Santo o levaria para a tentação?

1. Quando você pensa em “pontos altos espirituais” na tua vida, onde você coloca o dia do batismo?

2. Qual é o ponto em jejuar? (Leia Ester 4:15-16. Ester concordou em ser a defensora de seu povo e tentar derrotar Hamã, que queria matar os judeus. Para preparar-se para esta reunião decisiva com o rei, ela jejua.)

3. Se você fosse um comandante de uma batalha, escolheria o lugar da batalha ou deixaria o teu oponente escolher? (Penso que essas questões nos levam à explicação desta estranha afirmação de que o Espírito levou Jesus à tentação. Fortalecido pelo batismo e pelo jejum, Jesus é levado pelo Espírito ao combate com Satanás. O Espírito escolhe a hora o lugar e as circunstâncias para a batalha.)

4. Há uma lição nisso para nós? (Precisamos nos preparar contra o pecado guardando os nossos pensamentos. Precisamos nos preparar contra o pecado conhecendo a palavra de Deus. Precisamos ser guiados pelo Espírito. Se sabemos que uma batalha está se aproximando, devemos nos preparar através do jejum.)

B. Leia Mateus 4:3-4. Assuma que você é Satanás e quer levar Jesus a pecar. Quanto tempo e imaginação você empregaria no planejamento da tua tentação inicial?

1. Você acha que Satanás foi apanhado despreparado para esta batalha? (Sim. Ele agora está no terreno de Jesus. Satanás usa o que ele tem à mão – fome – para tentar Jesus na questão do orgulho e confiança em Deus. É difícil de acreditar que transformar pedras em pães sereia a melhor abordagem de Satanás.)

2. Como isto se compara com a tentação de Eva e Adão? (Foi uma questão de orgulho (ser igual a Deus, conhecedor do bem o do mal) e foi uma questão de confiança em Deus (Deus havia escondido de você uma coisa boa).)

3. O que isto nos ensina acerca de nossas fraquezas? (Nos ensina a termos cuidado com o nosso orgulho e nossa falta de confiança em Deus. Estas são armas fundamentais utilizadas por Satanás. Se Satanás as usou contra Jesus, certamente as usará contra você.)

C. Leia Mateus 4:5-6. A resposta de Jesus à tentação dos pães foi uma referência à Bíblia. A próxima tentação de Satanás se apoiou na Bíblia. Esta tentação tem algum paralelo com as tentações na tua vida? Tem algum paralelo com a tentação de Adão e Eva? (Este é o problema oposto – presunção. Saímos da falta de confiança em Deus para a presunção de que Deus irá intervir para nos salvar não importa o que façamos. Adão e Eva presumiram que Deus não faria o que Ele disse que faria.)

D. Leia Mateus 4:8-10. Quão séria você acha que foi esta tentação para Jesus?

1. Que paralelos existem com as tentações na tua vida? (Satanás está oferecendo um atalho a Jesus. Ele pode evitar todos os tipos de problemas e dores se simplesmente tomasse a rota de Satanás. Nossas lições são sobre justificação através de Jesus, mas não podemos nos esquecer da instrução de Jesus em Mateus 5:48, de que devemos buscar a perfeição - sermos perfeitos como é perfeito o nosso Pai celestial. O “atalho” para a santidade foi a terceira tentação de Satanás para Jesus.)

E. Amigo, você é incorporado ao batismo de Jesus e à Sua morte e ressurreição quando escolhe ter fé nEle. Você vai decidir hoje escolher a vida com Jesus – aceitar o poder do Espírito Santo para viver uma vida que agrade a Deus?

V. Próxima Semana: Metáforas da Salvação

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: