quarta-feira, 11 de março de 2009

O Dom Profético - Lição 11

Interpretando os Escritos Proféticos (Atos 8 e 10)

Introdução: “Esta é a tua interpretação!” Você já ouviu alguém dizer isso quando discorda de você? Os advogados são mestres em sugerir que alguma coisa poderia ser interpretada de uma maneira muito diferente daquela do significado original. Temos até mesmo juízes da Suprema Corte dos EUA que se referem a uma “constituição viva”. Se você está nos “anos do ocaso” e não se parece nada com quando tinha 18 anos, compreende perfeitamente este conceito “constituição viva”, de mudar o significado original. Para algumas pessoas, “interpretar” a Bíblia é uma desculpa para ignorar o que Deus disse claramente. Ao mesmo tempo, há vários textos na Bíblia que parecem estar em claro conflito com outros textos. Existem passagens que são difíceis de entender. O que cristãos honestos e humildes fazem nessas situações? Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que ela sugere que deveríamos fazer!

I. A Lógica da Hermenêutica

A. Você já achou algo belo dentro de algo feio? Poderia dar alguns exemplos? (Pedras polidas. Metal limpo. Tesouro encontrado no fundo do mar.)

B. A expressão grega “hermeneuein”, de onde conseguimos a palavra “hermenêutica” significa “interpretar”. Hermenêutica, ou interpretação, é a forma de limpar ou afastar as barreiras ao entendimento.

1. Vamos olhar esta questão de forma lógica. Se você tivesse algo que soubesse que era precioso, mas que tivesse sido coberto com algo feio, o que seria necessário que você fizesse para ver a beleza? Liste o que você acha que é necessário:

a. Você teria que desejar ver a beleza interior?

b. Você teria que chamar um especialista para retirar de forma apropriada o exterior feio?

c. Seria necessário um trabalho duro de tua parte?

d. Seria necessário um trabalho cuidadoso, para que a beleza original não seja danificada?

2. Esta é uma comparação justa com aquilo que é necessário para que possamos afastar as barreiras ao entendimento correto da Bíblia? Vamos olhar alguns exemplos.

II. A Lição do Eunuco

A. Vamos ler Atos 8:30-31. O que este homem na carruagem queria? (Ele queria compreender o que o profeta Isaías estava dizendo.)

1. Que passos este homem tomou para compreender as palavras de Isaías? (Primeiro ele tinha o desejo de saber. Segundo, estava lendo as palavras, para que tivesse uma chance de compreendê-las. Terceiro, pediu a alguém que ele achava que era um especialista para ajudá-lo.)

B. Nós pegamos esta história no meio, então vamos voltar para o princípio. Leia Atos 8:26-29. Como Filipe se aproximou do eunuco etíope exatamente quando o homem desejava a ajuda de um especialista? (O Espírito Santo guiou Felipe ao lugar exato.)

1. Que lições este texto nos ensina acerca do entendimento das Bíblia? (A Espírito Santo é uma parte essencial da interpretação. O Espírito Santo opera através de outros seres humanos para nos ajudar a compreender.)

C. Leia Atos 8:32-33. Se você fosse o eunuco, e estivesse lendo isto pela primeira vez, conseguiria entender?

1. Simplesmente olhando o texto, o que você acharia que ele significava? (Este texto soa como um assassinato a sangue frio.)

D. Leia Atos 8:34-35. O que Felipe forneceu ao eunuco? Não diga simplesmente “a resposta”. Pense sobre isso: o que Felipe forneceu que afastou a incerteza deste trecho das Escrituras? (Felipe forneceu duas coisas: Primeiro, o contexto dos fatos. Segundo, seu conhecimento especializado acerca da situação. Os fatos da vida de Jesus, explicados de forma inteligente por Felipe, descobriram o significado desta profecia dada por Deus a Isaías.)

1. Que lição adicional aprendemos acera da interpretação da Bíblia? (O contexto é importante para um entendimento correto da Bíblia.)

2. Nossas lições freqüentemente são sobre um assunto, em vez de ser sobre um livro da Bíblia. Qual é o problema com esta abordagem temática da Bíblia? (Ela não se aprofunda no contexto. Você deveria sempre olhar o contexto quando alguém tem uma abordagem do tipo “texto de prova”. Eu tento trazer o contexto, mesmo quando estamos estudando um assunto.)

III. A Lição do Lençol

A. Leia Atos 10:9-10. Pedro está para receber uma mensagem de Deus. O que você vê nesta história que você acha que ajudará Pedro a compreender a mensagem? (Pedro ora. Como em nossa última história, pedia ajuda ao Espírito Santo é crítico para compreender a Bíblia.)

B. Leia Atos 10:11-14. Lembre-se de que Pedro estava com fome. Quem Pedro pensa que está fornecendo a comida? (Deus! Ele diz “De modo nenhum, Senhor!”)

1. Quando Deus te ordena fazer alguma coisa, que desculpa você dá para dizer “De modo nenhum”? (Se você revisar Levítico 11:2-31 ou Deuteronômio 14:3-20, descobrirá que a Bíblia diz de forma inequívoca para não comer o que estava no lençol.)

a. Qual é o problema de Pedro? (Ele tem um conflito entre as palavras de Deus. A mensagem de Deus no passado está em conflito direto com a mensagem de Deus agora.)

b. Pedro está usando princípios de interpretação bíblica? (Até agora não. Ele está apenas negando a nova revelação, como sendo inconsistente com a antiga.)

C. Leia Atos 10:15-17. Por que você acha que isto foi repetido três vezes? (Para que Pedro não “interpretasse” isto e ficasse meio confuso sobre o que foi dito na mensagem mais recente de Deus.)

1. Por que Atos 10:17 diz que Pedro estava “refletindo no significado da visão”? O significado não é óbvio? Ele estava com fome e o Senhor lhe disse para comer um réptil. O que há de tão complicado nisso? (Não há nada de complicado nisso. Não é apetitoso, mas não é complicado.)

2. Alguém já chegou para você e disse: “Este verso na Bíblia é claro. Por que você não o segue”?

a. Pedro começou a jornada da interpretação Bíblica? (Sim. Pedro está refletindo – contemplando – porque ele tinha duas mensagens de Deus que estavam em conflito direto uma com a outra. Em tais casos, é necessário olhar mais profundamente, e ele estava começando a olhar.)

b. Na lei americana temos um princípio de interpretação que diz que em casos de conflito direto a lei que vale é a lei mais recente. Isto também é verdade com relação à Bíblia? A mensagem “coma o réptil” era a mais recente. (Pedro não acha que este é um princípio de interpretação muito confiável. Se achasse, ele não estaria refletindo.)

D. Leia Atos 10:18-20. Por que o Espírito Santo teve que dizer a Pedro para não hesitar em ir com estes homens? Será que eles pareciam homens rudes ou perigosos, que poderiam roubá-lo?

E. Leia Atos 10:27-29. Pedro compreendeu a visão do lençol com os animais impuros? (Sim.)

1. A visão deve ser tomada pelo seu significado aparente? Ou ela é figurativa? (Pedro tinha um claro conflito entre as mensagens de Deus. Quando os homens de Cornélio chegaram, Pedro compreendeu que Deus não estava falando sobre comer animais, mas sobre associar-se com os gentios.)

a. Como Pedro compreendeu isso? (Duas coisas. Primeiro, o contexto. O homem que chegou à sua casa ajudou-o a compreender. Segundo, o Espírito Santo (Atos 10:19-20) o ajudou a compreender.)

F. Que novas lições sobre interpretação da Bíblia encontramos aqui? (Algumas declarações bíblicas que parecem ser claras acabam sendo um problema quando as comparamos com outras mensagens de Deus. Nestes casos, precisamos cavar mais fundo. Algumas declarações de Deus são figurativas, e não literais.)

G. Quantas vezes você está cavando mais fundo porque a mensagem da Bíblia não está em conflito com outra parte da Bíblia, mas sim com está em conflito com as tuas preferências pessoais? Ou está em conflito com a nossa predisposição para pecar? (Deveríamos cavar bem fundo na Bíblia para embasar todas as nossas crenças. Porém, ouço pessoas contradizerem a Bíblia ou darem desculpas para o pecado dizendo: “Eu nasci assim”. “Meus pais sempre fizeram assim”. Sem dúvida que todos os que estão lendo este comentário nasceram, ou desenvolveram ao longo da vida, algumas inclinações pecaminosas sérias e fortes. Sei que isto aconteceu comigo. O verdadeiro cristão resiste ao pecado e não celebra ou dá desculpas para o pecado.)

H. Amigo, quando você encontra textos bíblicos que não entende, ou textos bíblicos que parecem estar em conflito, você cava mais fundo na Bíblia? Você vai decidir se livrar daquilo que encobre a verdade, buscando a ajuda do Espírito Santo, aprendendo o contexto e consultando especialistas na Bíblia?

IV. Próxima Semana: As Bênçãos do Dom Profético

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: