quarta-feira, 18 de março de 2009

O Dom Profético - Lição 12

As Bênçãos do Dom Profético (Deuteronômio 7; Êxodo 19; João 14; Lucas 13)

Introdução: Para que servem os profetas? Uma vez que aprendemos que profetas nos dão mensagens de Deus, parece que a resposta é óbvia: podemos ouvir qual é a vontade de Deus. Pergunte a si mesmo: “Você tem certeza que quer ouvir a mensagem de Deus para a tua vida?” Considerando a reação de muitas pessoas à Bíblia, suspeito que a resposta para algumas pessoas seja “não”. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia desta semana e descobrir se há bênçãos reservadas para aqueles que desejam conhecer e seguir a vontade de Deus.

I. O Amor e a Vontade de Deus

A. Leia Deuteronômio 7:7-8. Com base em que Deus escolheu o Seu povo? Era porque Ele estava com remorso por eles serem os menores da “ninhada”? (Deus os amava e havia feito uma promessa aos seus antepassados.)

1. Deus ama a todos? Se você respondeu que “sim”, como poderia explicar este texto?

2. Que promessa Deus fez aos antepassados deles? (Leia Êxodo 19:5-6. Se eles obedecessem a Deus, seriam Seu tesouro pessoal. Esta promessa vem desde o relato em Gênesis 22, quando foi pedido a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque.)

3. O que veio primeiro: O amor de Deus ou a obediência deles? (Leia Êxodo 19:3-5. Vemos que primeiro Deus resgatou o povo e depois pediu que eles O obedecessem.)

B. Leia Deuteronômio 7:9-10. Você se lembra que eu perguntei anteriormente se Deus amava a todos? Se está lendo essas palavras pela primeira vez, que tipo de relacionamento você diria que Deus tem com os seres humanos? (Ele ama aqueles que O amam e obedecem, e Ele destrói aqueles que O odeiam.)

1. Por que o texto diz que este é uma “aliança” de “bondade”? Ou será que Seu amor é parte de uma negociação? Afinal de contas, uma aliança é um acordo.

2. Provavelmente, esta não é a primeira vez que você lê essas palavras em Deuteronômio 7. Você acha que elas significam algo diferente daquilo que elas parecem dizer?

C. Vivemos em uma época diferente, essas regras ainda estão válidas? (leia João 14:15; João 14:21 e João 14:23-24. Sim. Jesus diz exatamente a mesma coisa.)

D. Leia João 3:16. Este texto não diz que Deus ama o mundo todo? Existe um conflito entre esse texto e o que lemos em Deuteronômio 7 e João 14? (Deus ama a todos no sentido em que Jesus morreu por todos e o dom da salvação está aberto a todos. Porém, Deus tem um relacionamento especial com aqueles que O obedecem. Os cristãos nunca podem se esquecer que são salvos somente pela graça, mas também nunca pode se esquecer que Deus espera e recompensa a obediência.)

II. O Papel do Profeta nas Bênçãos

A. Leia João 14:25-26. Como um profeta se encaixa neste esquema? (O Espírito de Deus opera através dos profetas bíblicos que escreveram aquilo que Deus disse para o nosso benefício. Temos visto neste séria de lições que o profeta nos relembra daquilo que Deus quer que façamos. Eles nos advertem quando saímos da linha. O Espírito Santo também falará a nós pessoalmente para nos lembrar a vontade de Deus.)

B. Leia Deuteronômio 7:11-15. Que bênçãos deveríamos esperar ao prestarmos atenção aos profetas de Deus? (Deus nos diz que teremos vidas melhores se O obedecermos.)

C. Leia Lucas 13:1. O que aconteceu a essas pessoas? (Aparentemente elas estavam sacrificando no templo em Jerusalém e Pilatos as matou.)

D. Leia Lucas 13:2-3. Esses galileus morreram porque não estavam obedecendo a Deus? (Jesus não diz que eles estavam obedecendo a Deus. Ele diz que o que aconteceu com eles não era reflexo de seus pecados.)

E. Leia Lucas 13:4-5. O que aconteceu a essas pessoas? (Uma torre caiu. Provavelmente elas estavam passando e a parede desabou, matando-os.)

1. A parede caiu sobre eles porque eram pessoas más? (Jesus não apóia o comportamento deles, mas dia que eles não foram mortos por causa de seus pecados particulares.)

2. Qual é a mensagem primária de Jesus para nós com essas duas histórias? (Todos nós deveríamos nos arrepender de nossos pecados.)

3. O que Jesus parece estar dizendo acerca de obediência e bênçãos?

F. Leia Hebreus 11;35-39. Exceto pela primeira frase, as pessoas descritas aqui são crentes, pessoas que eram obedientes a Deus a ponto de morrer por isso e, mesmo assim, coisas ruins aconteceram com elas. As regras de Deuteronômio estão fora de sincronia?

1. Como você reconcilia João 14:23 com as coisas terríveis que acontecem com as pessoas descritas em Hebreus 11:37?

G. Como você reconcilia a idéia de obediência = bênçãos com a vida difícil de Paulo ou Pedro ou outros profetas através de quem Deus inspirou a Bíblia?

H. Leia Hebreus 11:40. Quando essas pessoas (que estão sofrendo terrivelmente na terra) recebem as bênçãos da obediência? (No céu.)

I. Depois que Jesus falou dos galileus e das pessoas mortas pelo desabamento da torre, Ele continuou com uma parábola. Leia Lucas 13:5-9. Esta figueira é abençoada?

1. O homem que cuida da figueira é como um profeta? (Ele não apenas cuidou da figueira, além do seu trabalho na vinha, mas fez um trabalho especial ao fertilizar a figueira de maneira apropriada por um ano.)

2. O que acontece com a figueira se ela não dá fruto depois que o homem trabalhou cuidando dela? (Ela é cortada.)

3. Como esta parábola é uma conclusão lógica à resposta de Jesus às histórias sobre os galileus e as pessoas mortas pelo desabamento da torre? (Se vocês não se arrependerem, morrerão – pode levar apenas algum tempo.)

J. Existem princípios gerais, que você pode encontrar nesses textos? (Todos nós somos pecadores. Todos precisamos nos arrepender. Quando vemos alguma terrível tragédia acontecer com outras pessoas, não podemos dizer “Deus os atingiu, por causa dos pecados deles.” Se Deus estivesse fazendo retribuições, todos nós estaríamos com problemas. Por outro lado, Deus abençoa aqueles que buscam obedecê-Lo. A regra geral é que essas pessoas desfrutam as bênçãos da obediência. Para algumas pessoas as bênçãos encontram seu cumprimento no céu. Todos os que não se voltam para Deus descobrirão, como a figueira, que são “cortados” no final dos tempos (se não antes).)

III. A Mensagem dos Profetas e a Saúde

A. Leia Levítico 7:22-23. Que bênçãos Deus tinha em mente quando deu a Moisés essa mensagem? Compare com Deuteronômio 7:15. (Duvido que essas pessoas tinham qualquer indício de que comer gordura era prejudicial à saúde deles. Sabemos pela ciência médica que comer gordura é prejudicial à saúde. Vemos que parte das bênçãos de obedecer o profeta era a vantagem para a saúde, ao evitar a gordura.)

B. Leia Isaías 38:21 e Levítico 15:1-7. Que conselho da medicina moderna vemos aqui?

1. Por que isto é assunto de uma mensagem profética? (Novamente, vemos que Deus dá conselhos práticos através de seus profetas, em favor da saúde do ser humano.)

C. O que as mensagens de Deus a respeito da saúde nos ensinam acerca de nosso assunto geral, de como Deus usa Seus profetas para nos abençoar? (Elas demonstram que princípios comuns, do dia a dia, para uma vida melhor são parte das bênçãos do dom profético.)

D. Amigo, você quer ser abençoado? A mensagem de Deus para você é para que se arrependa, creia e obedeça. Se fizer isso, será abençoado. Isto não quer dizer que você nunca vai experimentar tragédia, mas significa que, de forma geral, vai viver uma vida melhor aqui na terra e terá as bênçãos da vida eterna.

IV. Próxima Semana: Confiança no Dom Profético

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: