quarta-feira, 25 de março de 2009

O Dom Profético - Lição 13

Confiança no Dom Profético (Mateus 13; Lucas 24; Atos 17; I Coríntios 14)

Introdução: Esta semana eu estava conversando com uma jovem, em cuja igreja existe um profeta vivo. Por causa da profecia de Joel 2:28-29, este não é um fato que eu rejeitaria automaticamente. Em vez disso, o que achei digno de consideração foi a sua afirmação de que as palavras do profeta tinham a mesma autoridade que as palavras da Bíblia. O que você acha disso? Se o profeta verdadeiramente fala por Deus, então isto tem um sentido lógico. Será que faz sentido do ponto de vista bíblico? E do ponto de vista prático? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender que nível de confiança deveríamos ter no dom profético!

I. O Dom Profético e os Andarilhos

A. Leia Mateus 13:14. Esta é uma declaração de um profeta? (Sim. Jesus disse que esta é uma profecia de Isaías que se cumpriu.)

B. Vamos dar uma olhada nesta profecia. Leia Mateus 13:14-15. A advertência do profeta é a respeito do que? (As pessoas não estavam prestando atenção. Elas estavam vendo coisas e ouvindo mensagens, mas não estavam prestando atenção. A mensagem não estava penetrando em suas mentes.)

C. Leia Lucas 24: 13-18. Imagine que você está falando com um amigo, e um estranho se aproxima e pergunta sobre o que vocês estão conversando. Como você reagiria?

1. Por que os dois param para responder a esta pergunta? Por que os rostos deles estavam “entristecidos”? (Seus rostos estavam refletindo seu estado de humos abatido. Eles estavam levando esta pergunta muito a sério. Eles pararam antes de responder à pergunta.)

D. Leia Lucas 24:19-21. Como eles descrevem a Jesus? (Como um poderoso profeta.)

1. Qual é o significado disso? (Eles não disseram que Ele era o Messias, o Filho de Deus.)

2. O que há de importante na referência sobre o “terceiro dia”? (Mateus 17:22-23. Jesus disse que Ele ressuscitaria no terceiro dia. Esses dois acham que tudo está perdido.)

E. Vamos continuar com a nossa história em Lucas 24. Leia Lucas 24:22-24. O que você diria a esses dois?

1. Será que a profecia de Isaías a respeito de ver e ouvir mas não compreender (Mateus 13:14) se aplica a esses dois? (Sim!)

F. Leia Lucas 24:25-27. Vamos rever a situação. Esses homens estão desencorajados e confusos. Estão pensando na profecia de Jesus e a estão comparando com aquilo que sabem. Como Jesus os ajuda a “ver e ouvir”? (Abrindo a Bíblia para eles.)

1. Jesus está fazendo a obra de um profeta aqui? (Sim. A obra de um profeta é ajudar os seres humanos a compreender a vontade de Deus.)

2. Qual é o padrão para a explicação de Jesus? (A Bíblia.)

3. Que lição importante aprendemos a partir dessa história a respeito de nossa confiança no dom profético? (Que a declaração dos profetas deve ser comparada com o padrão bíblico.)

4. Por que Jesus não disse para eles, simplesmente, “Ei, seus cabeça-duras, sou Eu!” (O objetivo de Deus para nós é que compreendamos o tema das Escrituras e como Jesus se encaixa nele. Esta é a obra do profeta: ajudar-nos a compreender como a nossa situação atual, nossas questões atuais se encaixam no fluxo das Escrituras.)

G. Leia I Coríntios 14:1-3. Qual é o papel do profeta em nossos dias? (Assim como Jesus encorajou os dois homens desanimados, assim também a obra do profeta hoje é edificar, encorajar e consolar os crentes.)

II. O Profeta e os Bereanos

A. Leia Atos 17:10-12. Paulo é um profeta (Claro que sim.)

1. Como os bereanos determinavam isto? (Testando as palavras de Paulo em comparação com a Bíblia.)

2. Embora os dois homens que caminhavam pela estrada de Emaús não estivessem olhando a Bíblia enquanto falavam com Jesus, o que lhes deu convicção de que Jesus lhes estava dando uma mensagem verdadeira? (Leia Lucas 24:32. Seus corações ardiam enquanto Jesus lhes explicava os textos relevantes das Escrituras.)

B. Leia I Coríntios 12:7-11. Qual é o propósito de dar o dom de profecia para um dos crentes? (Visando ao bem comum.)

1. Por que I Coríntios 12:11 enfatiza que estes dons espirituais são a obra do “mesmo e único Espírito”? (Porque deve haver harmonia na obra de Deus. Esta é outra razão pela qual a bíblia é o padrão para qualquer um que afirme possuir o dom da profecia.)

C. Leia Provérbios 2:1-6. Este texto descreve o processo de compreender a vontade de Deus. Vamos dividir o texto em sua seqüência lógica.

1. Leia novamente Provérbios 2:1-2. Que tipo de atitude este texto descreve? (Esta é uma pessoa que está aberta e ansiosa para compreender a palavra de Deus.)

2. Leia novamente Provérbios 2:3. Que atividade este texto descreve? (Oração. O “clamor” é para Deus, o Espírito Santo, por iluminação e entendimento.)

3. Leia novamente Provérbios 2:4-6. Qual é o resultado final? (Se formos diligentes em buscar a vontade de Deus, Ele nos dará sabedoria, conhecimento e entendimento.)

4. O que esta seqüência nos ensina a respeito da confiança nas palavras de um profeta moderno? (Não deveríamos ver a mensagem de um profeta da mesma forma como vemos um biscoito da sorte chinês: nós o quebramos, abrindo-o e encontramos uma resposta. Para estarmos seguros, precisamos ter uma profunda compreensão da Bíblia. Devemos ter um bom conhecimento acerca de como Deus dirige a vida dos seres humanos. Então poderemos determinar se as palavras do profeta moderno “se encaixam” nesta corrente de revelações passadas.)

D. Como deveríamos reagir se um profeta moderno nos fornece um entendimento completamente novo da Bíblia? E se um profeta moderno sugere uma nova doutrina? (Por que Deus daria a alguém hoje em dia uma mensagem que Ele não deu a Moisés, Paulo ou mais ninguém nos últimos 3.000 anos? Posso ver uma mensagem que seja apropriada para o nosso tempo, mas teria muitas suspeitas de uma mensagem que tem pouca relevância para o nosso tempo e que poderia facilmente ter sido dada a Moisés, Paulo ou algum outro escritor da Bíblia. Se a nova mensagem fosse, de alguma forma, contrária à Bíblia, eu a rejeitaria.)

III. Profetas Modernos

A. Vamos voltar para I Coríntios 14. Leia I Coríntios 14:1-5 e I Coríntios 14:29. Quão comum era o dom de profecia na igreja de Corinto? (Era muito comum.)

B. Leia I Coríntios 14:36-40. Existe uma linha não muito clara entre os profetas e os que tinham “dons espirituais” na igreja de Corinto?

1. Como Paulo sugere que os profetas deveriam ser julgados? (Paulo aponta que a palavra de Deus não se originou com eles. A inferência é que os profetas devem ser julgados pela corrente de revelação que começa com o Gênesis.)

C. Que diretriz este texto na dá para avaliarmos os profetas modernos? (Primeiro, não deveríamos ficar surpresos pela declaração de um cristão de possuir o dom de profecia. Este dom, como os outros dons espirituais, deveria ser esperado em uma igreja. Pelos padrões de Corinto, pareceria que algo está errado com a igreja que não tem pelo menos um ou dois que possuem o dom de profecia. Segundo, este dom é dado para a edificação da igreja e dos crentes. Este dom não é dado para alterar a corrente de revelações dadas por Deus através dos milênios passados.)

D. Amigo, você está aberto às palavras de um profeta moderno? Está aberto àqueles que possuem o dom espiritual? Você deveria estar aberto e deveria estar fazendo provas. Se um profeta moderno dá consolo, direcionamento e edificação para uma igreja, e as palavras do profeta são consistentes com o padrão da Bíblia, então você é abençoado.

IV. Próxima Semana: Iniciaremos um novo estudo sobre “A Vida Cristã.”

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: