quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 07

Graça (Isaías 53; Romanos 5-7)

Introdução: Quando um amigo meu, que é judeu, discutia religião comigo, ele afirmava que os cristãos haviam “seqüestrado” a religião dele. Em resposta, eu dizia que nós “completamos” a religião dele. Para defender um ponto lógico, eu perguntava a ele qual era o sentido do serviço do santuário e da oferta de cordeiros? Se tratava-se simplesmente de matar animais para retirar os pecados, por que não continuar com a tradição? Um templo não é necessário para fazer sacrifícios! Considere isto: O judaísmo, o islamismo e o cristianismo, todos aceitam o Antigo Testamento como sendo a palavra de Deus, mas á somente o cristianismo que completa a conexão lógica com a graça. Jesus, o Cordeiro de Deus, tira os nossos pecados. É sobre isso que o serviço do santuário no Antigo Testamento tratava! Vamos pular direto para o nosso estudo sobre a graça!

I. Graça Predita

A. Recentemente, duas pessoas me sugeriram que a ligação entre Jesus e as profecias do Antigo Testamento era fraca. Vamos explorar isto lendo Isaías 53. Leia Isaías 53:1. Que problema encontramos neste verso? (Que Isaías (um profeta de Deus) tem uma mensagem que não é universalmente aceita.)

1. O que o braço de Deus tem a ver com a mensagem? Normalmente as pessoas falam usando a boca! (“O braço do Senhor” é um símbolo do poder de Deus. Esta é uma mensagem acerca do poder de Deus.)

B. Leia Isaías 53:2. Você já se perguntou por que Jesus não veio à terra como um ser majestoso, ou pelo menos um príncipe, ou um rei? Isto teria lha dado credibilidade instantânea. (Jesus veio de uma maneira estranha – de acordo com a lógica humana. Mas isto havia sido profetizado por Isaías.)

C. Leia Isaías 53:3-5. Quão forte você acha que é a ligação entre a vida de Jesus e esta profecia? (Ela fala especificamente que Jesus foi “transpassado por causa das nossas transgressões”. Compare com João 19:18 e 34, para demonstrar que Jesus não foi simplesmente transpassado com uma lança, mas Ele foi crucificado – pregado a uma cruz.)

D. Leia Isaías 53:6-7. Como este texto se compara ao serviço do santuário do Antigo Testamento? (O texto compara Jesus não apenas a um cordeiro, mas ao cordeiro usado nos sacrifícios do templo, porque diz “o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”)

E. Leia Isaías 53:12. O que Isaías profetizou que o Messias faria por você e por mim? (Que Ele daria a Sai vida para suportar o meu pecado e fazer intercessão por mim.)

1. Amigo, você consegue duvidar que Jesus é o cordeiro citado por Isaías – um livro o qual as três principais religiões do mundo acreditam ser a palavra de Deus?

II. Graça Compreendida

A. Leia Romanos 5:18-20. O que você fez para que a condenação de Adão e Eva esteja sobre você? (Nascer? O texto diz que a condenação está sobre “todos os homens”.)

1. O que você fez para que a obediência e a justiça de Jesus estejam sobre você? (Nascer? O texto diz que a “justificação traz vida a todos os homens”.)

a. Isto quer dizer que a salvação é automática?

B. Leia Romanos 6:1-5. Este texto sugere que alguma ação de nossa parte é necessária para participarmos na raça oferecida por Jesus? (Sim. O texto sugere que escolhamos a graça, sendo “sepultados” com Jesus através do batismo, para que possamos viver uma nova vida.)

1. A pergunta de Romanos 6:1 é bastante estranha. Por que Paulo considera fazer uma pergunta como essa, e ainda mais começar esta seção de sua lógica com ela? (Este é um dos mais fortes argumentos de que a graça é recebida sem ser conquistada pelo bom comportamento. A conclusão (a partir de Romanos 5) é tão forte que nossas ações não têm coisa alguma a ver com ganharmos a nossa salvação, que Paulo se sente forçado a dizer “Espere aí! Isso não quer dizer que devemos continuar pecando para que a graça continue fluindo!”)

2. Isto faz sentido para você, com base no modelo do santuário do Antigo Testamento? As pessoas que traziam o cordeiro para ser morto no templo “mereciam” o perdão dos pecados? Estas pessoas “mereciam” a justiça? (Não. Elas simplesmente vinham com o sacrifício e reclamavam seu benefício.)

C. Leia Romanos 6:15-17. Que razão alguém que foi beneficiado pela graça tem para obedecer a Deus? (Porque nós O escolhemos e declaramos nosso comprometimento com o Seu sistema.)

1. Considere isto por um momento: Se você tivesse esta atitude que Romanos descreve, consideraria alguma das leis de Deus como sendo um limite à tua liberdade?

2. Existe alguma coisa que você gostaria de fazer se pudesse “suspender asa regras” por um período de tempo? Alguma pessoa com quem você gostaria de ter um caso? Alguma coisa que você gostaria de roubar? Alguma ação egoísta, que faria os outros te admirar? Alguma vingança que você gostaria de perpetrar?

a. Se a tua resposta é “Sim, eu gostaria de suspender as regras por um ano”, pergunte a si mesmo, por que Deus tem regras? (Satanás tenta mascarar o fato de que as regras de Deus são para o nosso benefício.)

b. Ou querer pecar é apenas um impulso do nosso coração pecaminoso?

c. Se o pecado é alguma coisa que gostaríamos de fazer, caso as regras fossem suspensas, por que Jesus sofreu tão terrivelmente por causa do pecado? Por que um cordeiro, e muito mais Deus, tinha que morrer – e morrer de forma dolorosa? (Este é o contraponto do amor de Deus. Nós pensamos que o pecado nos trará alegria, mas o que Satanás realmente tem em mente para nós é o que ele fez com Jesus. Se pudéssemos ver claramente os objetivos de Deus e os objetivos de Satanás, correríamos do pecado.)

D. Leia Romanos 7:1-4. Temos alguma obrigação para com a lei? (Não. Não temos mais obrigação para com a lei do que temos obrigação para com os nossos votos matrimoniais quando nosso cônjuge morre.)

1. O que o verso 4 quer dizer quando fala de “pertencer a outro” ou “dar fruto para Deus”? (Temos uma nova obrigação, de alguma forma.)

2. Neste ponto, estamos vivendo uma vida livre de pecado? (Leia Romanos 7:21-25. Você deveria ler todo o capítulo de Romanos 7, para ter uma visão correta disto. Paulo parece dizer que mesmo quando estamos sob a graça, lutamos com o pecado.)

a. Por que há uma luta, se a lei morreu em nossa vida?

E. Leia Romanos 8:1-14. Esta é uma leitura bem longa, mas creio que é necessária para compreendermos a graça. Agora que não temos obrigação ara com a lei, a nossa conduta é importante? A nossa atitude é importante? (Sim! “Se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão”. Uma vez que o Espírito Santo nos convence de que Deus nos amou tanto que morreu por nós, uma vez que o Espírito Santo nos convence que Jesus sofreu o castigo natural pelo nosso pecado – e que nós morremos para o pecado em Jesus, uma vez que o Espírito Santo nos convence de que a lei de Deus é somente para o nosso bem e que Satanás só tem em mente o nosso mal, então temos o desejo de viver de acordo com Deus. Temos a mente focada naquilo que o Espírito Santo deseja.)

1. {Se temos a mente guiada pelo Espírito Santo e, portanto, não somos inimigos de Deus; se desejamos agradá-Lo, e estamos sujeitos à lei de Deus (Romanos 8:7-8)}, qual é a importância da guarda do sábado {Êxodo 20:8-11} para esta nova vida? (Alguns diriam que esta é a essência de tentar viver pela lei. Mas o sábado nos re-energiza para a vida dirigida pelo Espírito. Ele nos lembra que Jesus criou o mundo (mostrando assim a Sua autoridade sobre nós), nos lembra que Ele viveu, morreu e ressuscitou da tumba por nós (mostrando assim Seu amor e o nosso resgate), separa para nós um período no tempo para que focalizemos as nossas mentes naquilo que o Espírito deseja.)

F. Amigo, você vai entregar hoje as tuas atitudes a Deus? Vai pedir ao Espírito Santo que o ajude a focalizar a tua mente naquilo que Deus deseja? Vai se afastar da tua natureza pecaminosa?

III. Próxima Semana: Descanso

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: