quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 09

O Céu (II Reis 2 e 13; Mateus 17; Apocalipse 21)

Introdução: O que te motiva na vida? Dinheiro, reputação poder, amor, sucesso, Deus, ou todas as opções acima? Por que eu listei Deus entre os motivadores humanos? Porque Deus está envolvido com as questões de motivação. Um motivador principal é a Sua promessa de um céu para aqueles que são fiéis. Na semana passada pedi a vocês que considerassem a estratégia de Satanás no que se refere a minar a autoridade de Deus. Qual você acha que é a estratégia de Satanás no que se refere à questão do céu? Se o céu não existe, o pecado (o qual não existe) parece bastante bom, certo? Pelo menos, a princípio. Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que ela diz cerca da nossa recompensa eterna!

I. Elias, Eliseu e o Céu

A. Leia II Reis 2:1 e II Reis 2:11-12. Como Elias morreu? (Ele não morreu!)

1. Para onde ele foi? (Ele foi diretamente para o céu.)

2. O que aprendemos sobre o céu a partir desses poucos versos? (Ele é “em cima” e tem transporte público. Falando sério, tem que ser um lugar físico, onde corpos físicos vivem.)

3. Como você explica a reação de Eliseu? Rasgar as vestes significa que você está infeliz. (Eliseu chamou Elias de “os carros de guerra e os cavaleiros de Israel”. Israel não tinha os carros de guerra nem cavaleiros. Eliseu estava dizendo que Elias era o poder de Israel, e ele estava triste em vê-lo partir.)

B. Leia II Reis 13:21. O que aconteceu com Eliseu quando ele morreu? Ele seguiu o caminho de seu amigo, Elias? (Não. Seus ossos estavam em um túmulo.)

1. Isso quer dizer que Eliseu não estava no céu? (Sabemos com certeza que, diferentemente de Elias, seu corpo não estava no céu.)

II. Moisés e o Céu

A. Leia Deuteronômio 34:5-7. O que aconteceu ao grande Moisés quando ele morreu? (Deus o sepultou!)

1. Moisés estava no céu quando morreu? (Elias nos mostra que Deus tinha a opção de levá-lo para o céu, mas o texto diz que, em vez disso, Deis o sepultou.)

B. Leia Judas 1:9. Sobre o que Judas está falando? (Aparentemente, depois que Moisés morreu, Deus e Satanás disputaram o corpo de Moisés. Nesta disputa, Deus repreendeu a Satanás.)

1. Qual você acha que foi o assunto da disputa? (Sem dúvida, Deus queria o corpo de Moisés e Satanás não achava que Deus tivesse direito a ele, porque Satanás era o “governador” da terra.)

C. Leia Mateus 17:1-3. Quem venceu a disputa sobre o corpo de Moisés? (Deus venceu!)

1. Para onde Deus levou o corpo de Moisés? (Deve ter sido para o céu, porque foi para lá que Elias foi levado!)

2. Qual foi o momento em que Moisés foi para o céu? (Algum tempo depois de Deus o haver sepultado.)

III. Jesus e o Céu

A. Leia Mateus 22:23-28. Por que os saduceus fariam esta pergunta, se não acreditavam na ressurreição dos mortos? (Eles queriam mostrar que esta não era uma idéia prática.)

B. Leia Mateus 22:29-32. O que Jesus diz a respeito de haver uma ressurreição no teu futuro? O que Jesus diz a respeito do plano de Deus para os crentes? (Jesus endossa especificamente a idéia de que seremos ressuscitados. Ele Se baseia na Bíblia e no poder de Deus.)

C. Vemos, a partir dessas histórias e da afirmação de Jesus, que há um céu e há uma ressurreição vindoura. O que isso nos ensina acerca do interesse de Deus em você? (Que Deus tem um plano de resgate para nós, de forma que, se formos fiéis, poderemos viver com Ele.)

IV. Céu Quando?

A. Há muita especulação e debate a respeito do que acontece quando um crente morre. Alguns acreditam que o “espírito” da uma pessoa vai para o céu e que o corpo se decompõe. Outros acreditam que o espírito não é separado do corpo, e que o corpo e o espírito jazem inconscientes na sepultura até a ressurreição. O que as histórias de Elias, Eliseu e Moisés nos ensinam, com um alto grau de certeza? (Elias nos ensina que Deus pode nos levar diretamente para o céu, sem vermos a morte. Eliseu nos ensina que o curso normal das coisas após a morte é que o nosso corpo se decomponha e permaneça na terra. Moisés nos ensina que depois que morremos e nosso corpo é enterrado, Jesus pode nos ressuscitar antes da ressurreição geral.)

1. O que essas histórias tendem a nos ensinar sobre termos um espírito separado e consciente? (Elas tendem a refutar este ensino. Por que o corpo de Elias foi levado? Por que o corpo de Moisés seria objeto de uma luta se temos uma existência em espírito no céu? O fato de que Deus levou o corpo de dois crentes proeminentes tende a nos mostrar que no céu teremos os nossos corpos. Deus pode nos levar para o céu a qualquer momento durante a nossa vida ou depois da nossa morte. Mas parece que Ele leva tudo, e Ele leva para o céu, um lugar onde o corpo parece ser importante.)

V. Você e o Céu

A. Então, você está no céu com o teu corpo completo. O que há ali para fazer? Existe um parque aquático? Existem árvores para subirmos? E bons restaurantes?

B. Leia Apocalipse 21:2-3. Qual é a primeira coisa a fazer no céu? (Teremos um relacionamento íntimo com Deus. Nosso Criador e nosso Redentor – Alguém que nos ama além de nossa imaginação – estará ali.)

C. Leia Apocalipse 21:4. Qual será o nosso estado emocional no céu? (Não estaremos tristes. Não haverá morte ou dor. A “antiga ordem” de progressão em direção à sepultura terminou.)

D. Leia Apocalipse 21:5 e Isaías 65:17. Você gosta de coisas novas? (Tudo é novo no céu e na nova terra.)

E. Leia Apocalipse 21:10-11 e Apocalipse 21:18-21. Imagine as mais lindas jóias. Imagine uma cidade inteira que parece como uma enorme e maravilhosa peça de joalheria! Este é o nosso futuro!

1. Por que Deus fez a Nova Jerusalém desta maneira? (O tempo de sacrifício próprio está no passado. Este texto sugere que Deus cria e nos dá um mundo suntuoso.)

F. Leia Apocalipse 21:23-26. O que aprendemos a respeito das condições de iluminação e dos padrões de sono?

1. O que a discussão a respeito de “reis” e “nações” sugere? (Que teremos alguma forma de organização.)

G. Leia Apocalipse 22:1-3. O que isto nos fala sobre parques aquáticos, subir em árvores e comermos no céu? (Tudo isso está lá.)

1. O que essa idéia sobre comer e beber sugere a respeito de uma existência em espírito? (Sugere que não seremos espíritos.)

2. Note novamente a referência a “nações”. A discussão sobre a Nova Jerusalém inclui todas as coisas físicas que são familiares a nós – exceto que serão fantasticamente melhores. O que isto nos ensina a respeito do céu? (Que ele será familiar de muitas maneiras.)

H. Li um livro escrito por Randy Alcorn, chamado “Céu”. Alcorn olha para a Bíblia e conclui que quando Deus traz a Nova Jerusalém para a terra renovada, as mesmas referências geográficas gerais são recriadas. Apocalipse 21:1 revela que o mar não existe mais. Isto expandiria a atual massa de terra. Assim, a maneira de ver de Alcorn é plausível. Eu gostaria de continuar morando na Virgínia. Você gostaria, na terra renovada de viver onde está agora? Ser capaz de visitar a área onde você nasceu?

I. Leia João 14:2-3. Oh, não! Estamos limitados a um “aposento” no céu? (Não. Estas são as nossas acomodações na “Nova Jerusalém”. Na Nova Jerusalém, o espaço é limitado. Temos nossas acomodações em Jerusalém e nossa(s) casa(s) de campo onde desejarmos.)

1. Leia Isaías 65:21-22. Esta é a casa de campo à qual acabei de me referir? (Não tenho certeza sobre como tratar este texto. Penso que ele se refere primariamente ao plano de Deus para os judeus se eles fossem fiéis a Ele. Contudo, assim como algumas profecias tem mais de um cumprimento, penso que este texto pode muito bem (até certo ponto) apontar também para o céu. Certamente ele nos dá uma visão daquilo que Deus quer para nós.)

J. Amigo, você gostaria de viver para sempre em um lugar perfeito? Um lugar de alegria? Um lugar de beleza extravagante? Deus prometeu a Sal povo um céu, uma Nova Jerusalém e uma terra renovada. Você vai confessar os teus pecados a Deus, aceitar a vida e morte de Jesus em teu lugar e pedir a Jesus para juntar-se a Ele naquela gloriosa ressurreição para uma nova vida com Ele?

VI. Próxima Semana: Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: