terça-feira, 5 de maio de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 06

Pecado (Gênesis 3; Romanos 5, 6 e 8)

Introdução: Imagine um cônjuge que te irrita de forma deliberada. (Espero que isto seja uma coisa difícil de imaginar!) Esta é uma atitude semelhante à atitude de amor? Isto nos ensina alguma coisa sobre o pecado e a lei de Deus? Um número perturbador de cristãos afirmam que podem fazer qualquer coisa que desejem e ainda serem amorosos seguidores de Cristo. Eles argumentam que a lei não está mais em vigor, então não há necessidade de prestar nenhuma atenção aos desejos e orientações de Deus. Isto é verdade? É uma demonstração de sensibilidade? Por que Deus nos dá orientações? Vamos mergulhar em nossas Bíblias e descobrir mais a respeito do pecado!

I. Pecado: O Começo na Terra

A. Leia Gênesis 2:16-17. Deus expressou a sua vontade a Adão?

1. Por que Deus daria uma regra assim? Por que haveria necessidade de quaisquer regras em um jardim perfeito?

2. Você acha que a “lei” de Deus fez algum sentido para Adão? (“Por que Deus está retendo alguma coisa dos seres humanos”, Adão pode ter pensado. Adão pode ter pensado: “Conhecimento é uma coisa boa, não uma coisa ruim!” “Por que Ele não pode confiar em mim?”)

B. Gênesis 3:1. Por que Satanás pergunta sobre comer frutos de árvores? (Eva “perdeu a reunião” acerca de comer frutos das árvores. Satanás não queria uma disputa sobre se ela compreendia a lei de Deus.)

C. Leia Gênesis 3:2-3. Eva respondeu corretamente? (Ela respondeu de forma errada e ambígua. Se você rever Gênesis 2:16-17, verá que Deus não disse nada sobre “tocar” o fruto. De acordo com a Bíblia Ele disse simplesmente “Não coma”. Além disso, haviam duas árvores no meio do jardim: a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e a Árvore da Vida (Gênesis 2:9).)

1. Evitar tocar o fruto era uma boa idéia? (Se você está querendo evitar comer o fruto, evitar tocá-lo pode ajudar.)

2. Eva estava fazendo a coisa certa ao dizer que se tocasse o fruto ela morreria? (Leia Deuteronômio 4:1-2. Estamos começando a ter Oe nossos olhos abertos para o pecado. Eva já está em problemas. No que diz respeito ao pecado, é um sério erro confundir o que “Deus disse” com uma “boa idéia” com o que realmente Deus disse. Quando você ensinar aos teus filhos, não confunda em suas mentes o que é realmente pecado e o que são boas idéias para evitar pecar.)

D. Leia Gênesis 3:4-5. Analise a natureza do pecado. Como ele se apresenta aos seres humanos? (Primeiro, Satanás contradiz frontalmente a Deus. Segundo, Satanás sugere que Deus mentiu para Eva, de forma que ela permanecesse inferior. Ela pode ser como Deus.)

1. Como você caracterizaria a tentação de Satanás a Eva? Trata-se do apetite? Da confiança? Da ganância? Da vaidade? Do orgulho? (Certamente que é orgulho, vaidade e falta de confiança em Deus.)

2. Compare Gênesis 3:22 com Gênesis 3:5. Satanás estava dizendo a verdade? (Em parte.)

E. Leia Gênesis 3:6. Por que Eva comeu o fruto, quando ela sabia o que Deus havia dito? (O texto diz que o fruto era atraente aos olhos. Parecia ser boa comida. Ele lhe daria sabedoria.)

1. Por que a aparência do fruto seria um fator na decisão de Eva? (O que ela viu contrariou aquilo que ela esperava de uma arvora que Deus disse que causaria a morte. Certamente uma “árvore da morte” teria um fruto feio ou, no mínimo, de aparência suspeita.)

a. Este é um pensamento superficial?

2. O pecado de Eva foi gradual? (Sim. Ele começou quando Eva citou incorretamente a lei de Deus (Gênesis 3:3). Ela tocou o fruto antes de comê-lo. Como ela não morreu quando tocou o fruto, foi levada a crer que Deus não era digno de confiança e ela ganharia sabedoria ao comê-lo. Então ela fez um juízo de valor, de que o fruto deveria ser bom, porque parecia bom.)

3. Quantas vezes você pensou que Deus não era digno de confiança, quando o problema verdadeiro era a tua falta em ler e entender a palavra de Deus?

F. Leia I Timóteo 2:14. Por que Adão caiu em pecado? (Paulo não diz isso, mas parece claro que Adão escolheu a Eva, em relação a Deus. Ele escolheu a criatura em vez do Criador.)

1. Paulo parece concluir que Adão merece algum crédito, porque ele não foi enganado e Eva foi enganada. Como você vê esta questão? (Todo pecado é pecado, mas considero a desobediência deliberada como sendo muito pior. Considere como você compara os dois quando teus filhos te desobedecem.)

G. Que lição sobre o pecado nós aprendemos com a falha de Adão e Eva? (Primeiro, devemos estar em alerta total quando alguém contradiz a Palavra de Deus. Não podemos esperar estarmos alertas a menos que estejamos familiarizados com a palavra de Deus. Segundo, devemos confiar em Deus. Eva deveria ter ficado satisfeita com o conhecimento que Deus tinha lhe dado. Foi vaidade, ambição e uma rejeição da autoridade de Deus que a levaram a pecar. Terceiro, não podemos permitir que qualquer coisa na criação seja mais valioso para nós do que a obediência a Deus. Esta é a raiz do roubo, do adultério e da cobiça.)

H. Vamos para o final da Bíblia. Leia Apocalipse 14:12. O que Deus está procurando em Seu povo no final dos tempos? (As mesmas coisas que Ele estava procurando no princípio – confiança e obediência.)

II. Pecado: Sua Natureza

A. Vamos reler Gênesis 3:22. Eu pensei que Deus havia criado os seres humanos à Sua imagem (Gênesis 1:27). O que há de errado em os seres humanos conhecerem o mal, além de conhecerem o bem, assim como Deus?

1. O que há de errado em “conhecer o mal” e viver para sempre? Deus vive para sempre!

B. O que, exatamente, Adão e Eva ganharam em conhecimento, ao comerem o fruto? Será que o fruto continha uma fórmula mágica de conhecimento? (O fruto não lhes deu qualquer conhecimento novo. Foram as suas ações ao desobedecerem e desconfiarem de Deus que lhes deu um “novo conhecimento”. Isto quebrou seu relacionamento com Deus e os colocou em uma posição de relacionamento com Satanás. Todos os tipos de terríveis conhecimentos se seguiram então.)

1. O que isto sugere sobre a respeito da natureza do pecado? (É falta de confiança e desobediência porque pensamos que sabemos mais do que Deus.)

C. Leia Romanos 5:16-17. Qual é o resultado do pecado de Adão e Eva? (Trouxe condenação a todos nós.)

1. Por que? (A conexão do homem com um Deus sem pecado foi quebrada. Nós éramos pecadores que haviam entregado a nossa lealdade a Satanás.)

2. Como o dom de Jesus é diferente do dom de Adão e Eva? (Um pecado quebrou o nosso relacionamento com Deus e trouxe condenação. Mas a vida, morte e ressurreição de Jesus em nosso favor cobriu todos os pecados que ocorreram desde Eva.)

D. Leia Romanos 6:11-13. Como podemos nos considerar “mortos” para o pecado? Isto é como esquecer do nosso conhecimento do mal? (Adão e Eva, se tivessem obedecido, teriam finalmente compreendido a respeito o mal – mas não teriam tomado parte nele. Nós conhecemos acerca do mal por causa de Adão e Eva (e de nossas próprias falhas), mas Deus nos pede para vivermos como se não conhecêssemos o mal. Ele pede que sejamos como “mortos” para este conhecimento.)

III. Pecado: O Princípio em Nós

A. Então, como vivemos uma vida que esteja “morta” para o pecado?

B. Eu fui muito duro com Eva por ter dito “não tocar”, quando ela, provavelmente, estava apenas tentando evitar o pecado. Como você acha que seria uma maneira melhor para evitar o pecado de comer o fruto proibido?

C. Leia Romanos 8:5-8 e Mateus 5:27-28. Vamos olhar este segundo texto por um minuto. Jesus parece dizer que há alo errado com o “adultério no coração”. O que é isto? (Você está disposto a cometer adultério, tudo o que falta é uma oportunidade. Se você tivesse a oportunidade, faria.)

1. O que o texto de Romanos 8 sugere a respeito do relacionamento entre nossas mentes e o pecado? (O texto sugere que nós damos um passo mental antes de dar o passo físico. O que fazemos é ordenado por aquilo que pensamos. Ou nos concentramos no que Deus quer ou em nossos próprios desejos egoístas.)

a. Como esta idéia “se encaixa” na situação de Eva? (Ela decidiu desconfiar de Deus antes de ter comido o fruto. Ela estava concentrada em seus próprios desejos egoístas. Quando Paulo nos diz para nos considerarmos “mortos” para o pecado, está dizendo que não podemos permitir que ele viva em nossas mentes. Não podemos nos concentrar em nossos desejos egoístas.)

2. Você pensa a respeito dos pecados que não cometeu?

a. Em caso afirmativo, é apenas uma questão de tempo antes que você os cometa?

D. Amigo, creio que o pecado é principalmente uma atitude – uma atitude de egoísmo. O “conhecimento” do pecado foi primeiro a decisão de desconfiar e desobedecer a Deus. Jesus consertou a brecha feita por Adão e Eva, mas acredito que Paulo e Eva nos ensinam que confiança e obediência ainda são essenciais para o nosso relacionamento com Deus. Você vai se arrepender dos teus pecados, e pedir a Deus que te dê uma atitude de confiança e obediência?

IV. Próxima Semana: Graça

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: