segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 02

Preparando Um Povo (Números 5 e 6)

Introdução: Leitores que não estão familiarizados com o Antigo Testamento se sentirão desconfortáveis quando lerem os dois capítulos de Números que estamos estudando hoje. Uma vez que o texto não se dirige a nós, não estamos nesta situação (um grupo enorme viajando através de um terrível deserto) e {essas instruções} não são parte do sistema do santuário, você poderá perguntar “Por que deveríamos estudar isso?” A maioria dos cristãos acredita que o que está escrito na Bíblia contém conselhos eternos para todas as gerações dos seguidores de Deus. Existem princípios (e talvez mais) no livro de Números que continuam a nos ensinar sobre os caminhos e os planos de Deus e Suas expectativas para conosco. Vamos pular direto para dentro deste assunto muito interessante!

I. Reforma Sanitária

A. Leia Números 5:1-3. É assim que deveríamos tratar os doentes?

1. Todas as pessoas descritas aqui estão doentes? (Não. Algumas delas estão “cerimonialmente impuras”.)

2. Se nem todos os que são mandados para fora estão doentes, que sentido isso faz para nós hoje? (A pessoa que morreu pode não ter morrido de velhice. Uma vez que o “impuro” tocou o cadáver, ele pode muito bem ter apanhado alguma doença contagiosa séria.)

3. Considerando essas regras, selas são para o benefício do povo ou não? Elas demonstram compaixão ou não? (Com todas essas pessoas viajando em tal condição de proximidade, separar os doentes (e os potenciais vetores de doenças) até que melhorassem ou provassem estar livres de doenças é uma grande bênção para todo o restante {do povo}.

B. Veja Números 5:3 mais uma vez. Por que Deus sugere que esta regra tem a ver com Ele e não com a saúde do povo? (Deus havia assumido a propriedade destas pessoas. Elas eram dEle. Ele quer um acampamento saudável para o Seu povo. Isto nos lembra da natureza santa de Deus.)

1. Que lição encontramos aqui para quando pensamos que Deus está “limitando a nossa liberdade” com Suas regras arbitrárias e impopulares? (Deus está cuidando de nós de uma maneira confiável. Podemos pensar que Suas regras são arbitrárias, mas Ele tem em mente os nossos melhores interesses.)

C. Leia Números 5:4. Você acha que esses escravos recém libertos entendem porque Deus estava impondo essas exigências? (É improvável que eles entendessem as razões, mas a boa notícia é que eles obedeceram.)

II. Reforma Legal

A. Leia Números 5:5-7. Qual é a tua maior reclamação contra o sistema de justiça criminal? (Nos Estados Unidos, uma grande reclamação é que as vítimas tem poucos direitos, quando os tem. Raramente a vítima é compensada pelo mal sofrido.)

1. Que penalidade a Bíblia sugere? (Que a vítima não apenas tem o direito a uma compensação total, mas a um pagamento adicional de 20% pela perda sofrida.)

2. Nos EUA, o culpado geralmente vai para a prisão. Qual sistema é melhor? O sistema da Bíblia ou o sistema do governo dos EUA? (A maior parte da nossa (enorme) população carcerária é constituída de ofensores não violentos. Os contribuintes alimentam, dão abrigo e roupas para as pessoas que estão na prisão. O sistema dos EUA exige muito dinheiro – dinheiro proveniente de pessoas inocentes e que não se destina a ajudar vítimas inocentes. Este sistema também não parece fazer muito pelos culpados, a não ser trancá-los isolados do restante de nós.)

B. Note que Números 5:6 diz que o ofensor {é culpado de} “ofender o Senhor”. Por que isto é verdade? O ofensor não ofendeu a vítima? (Essas pessoas são a gora o povo de Deus, em uma jornada com Ele. Ele os criou e qualquer falha em viver de acordo com Seus padrões é uma ofensa contra Ele.)

1. Existe algum conceito remotamente familiar a este hoje em dia? (Estou familiarizado apenas com o sistema criminal americano, mas o nosso sistema é exatamente assim. Se você viola uma lei, a queixa criminal é apresentada em nome do governo. O governante diz, “Estas são as minhas leis para proteger o público e você as quebrou contra mim.)

2. Números 5:7 diz que a pessoa deve confessar. A quem a confissão está sendo feita? (O texto diz que um “pecado” está sendo confessado – e isto tem a ver com Deus. Há duas coisas acontecendo aqui: Primeiro {a compensação e} a multa de 20% “acerta” as coisas com a pessoa ofendida. Segundo, a confissão acerta as coisas com Deus.)

III. Reforma Matrimonial

A. Pule Números 5:11-28 e leia Números 5:29-30. Que preocupações você tem a respeito deste procedimento? (Por que é a mulher, e não o homem, quem passa por tudo isso? Por que meros ciúmes são a base para este procedimento? Ciúmes pode ser um pecado – e ele foi a base para o primeiro assassinato, certo (Gênesis 4)?)

1. Esta é a penalidade normal para o adultério? (Leia Levítico 20:10. Esta não é a penalidade normal. A penalidade normal é que tanto o homem quanto a mulher que cometeram adultério sejam mortos.)

2. Leia Deuteronômio 17:6. O que está faltando no processo por ciúmes de Números 5? (Não há testemunhas. Você precisa de duas ou três testemunhas para impor a pena de morte em Levítico 20:10.)

3. Pare por um momento e coloque de lado todas as tuas preocupações “modernas” acerca de igualdade. Qual é o problema no tipo de família descrita aqui? (Acusações entre o marido e a mulher. O lar é destroçado, relacionamentos são arruinados com base em suspeitas que podem ser verdade ou não.)

a. E o que o plano de Deus consegue obter? Que objetivos são satisfeitos por este procedimento? (Ele termina com o ciúmes e a incerteza. Ou Deus libera a esposa (e quem pode argumentar contra Deus?) ou a esposa morre. Os comentaristas judaicos dizem que a mulher poderia recusar-se a passar pelo voto, confessar e simplesmente divorciar-se. Não haveria morte porque não haveria evidências adequadas.)

B. Qual é a lição para nós hoje? (A maior parte do que vemos na televisão e nos filmes glorifica o adultério. Adultério é um problema terrível na sociedade e na igreja. O ponto de Deus nisto é duplo: Ele odeia o adultério e que trazer paz aos casamentos nos quais estas acusações foram levantadas. Deus quer que isto termine. Ele não quer uma batata quente no casamento.)

IV. Reforma Espiritual

A. Leia Números 6:1-4. Lembre-se que Deus havia separado os levitas como Seu povo especial. Que oportunidade este texto dá para aqueles que não nasceram como levitas ou como homens? (O texto mostra que, mesmo nos tempos do Antigo Testamento, Deus desejava ter um relacionamento especial com todos os que estivessem dispostos – independentemente de família ou gênero.)

1. Você acha que isto está ligado às regras anteriores? (Tentações sexuais são fortes. Alguém, tendo visto o procedimento anterior poderia decidir que precisava de um tempo especial com Deus.)

2. Deus instrui que qualquer um que deseje ter um relacionamento especial com Ele não deveria beber álcool. Como essas coisas estão relacionadas? (Quantas vezes o pecado sexual envolve álcool?)

a. Parece haver uma razão óbvia pela qual ficar bêbado é inconsistente com um “voto de separação para o Senhor”. Mas esta regra veda suco de uva e mesmo uvas passas – qualquer coisa que venha da uva. Como comer uvas passas pode interferir com um relacionamento com Deus?

3. Leia Mateus 26:27-29. O que Jesus diz acerca de Seu futuro e o vinho? (Que Ele não beberá novamente dele até estarmos juntos com Ele no céu.)

4. Uma questão prática: Como comer uvas e beber vinho era uma questão para pessoas no deserto que estavam comendo somente maná? Não eram todos eles nazireus (até certo ponto) durante a jornada pelo deserto?

5. Quando você come Taco Bell, Subway, McDonald’s ou Burger King, você bebe água?

a. Todos os refrigerantes nesses lugares possuem ou cafeína, ou açúcar ou ambos. Eu não quero ficar agitado ou gordo. Ficar agitado e gordo é o pior! Mas a água geralmente tem um gosto horrível. Mesmo se não tiver gosto ruim, a maioria vai preferir o gosto do refrigerante (com gás).

6. Espero que tenha feito você pensar sobre porque o suco da uva tem esta propriedade estranha na Bíblia (e tenho certeza que você não está pensando em um lanchinho rápido). O que há no suco da uva (e nos produtos da uva) que é tão especial – ligado com um relacionamento especial com Deus? (Sempre pensei que isto tinha a ver com auto-negação. Negue a si mesmo e tenha um relacionamento especial com Deus. Mas Frank Holbrook me ajudou a olhar mais profundamente. Ele disse que plantar e cuidar de uma vinha mostrava que você estava “estabelecido” na terra. Jesus não está “estabelecido” até que estejamos reunidos com Ele. Não deveríamos nos “estabelecer” para um relacionamento comum com Deus. Precisamos estar na estrada para um melhor relacionamento e para o lar eterno!

B. Bênçãos Finais

C. Leia Números 6:22-27. Amigo, você gostaria desta bênção? Ela vem do mesmo Deus que nos deu instruções sobre como viver. Você pode imaginar isso? Um relacionamento entre a maneira de vivermos e as bênçãos de Deus!

V. Próxima Semana: Adoração e Dedicação

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: