domingo, 11 de outubro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 03

Adoração e Dedicação (Números 7 e 8)

Introdução: Nesta semana nos voltamos para o processo de equipamento do santuário de Deus. Como Deus quer conseguir obter o equipamento para a Sua obra? Como Ele quer obter os trabalhadores? E se o apoio vier de ofertas? Todos deveriam dar a mesma oferta? Alguém pode ser velho demais para trabalhar para Deus? Vamos mergulhar em nosso estudo de Números e aprender algo mais a respeito das instruções de Deus sobre essas questões!

I. Ofertas

A. Leia Números 7:1-2. Concentre-se no quadro: O Tabernáculo de Deus é armado, mobiliado e até tem todos os utensílios em seus lugares. Os chefes das famílias deram ofertas que tornaram isto possível. Sempre estamos interessados no ponto de vista de Deus com relação às ofertas. Cada pessoa trouxe uma oferta? (O texto diz que os líderes tribais as trouxeram.)

1. Por que não exigir que todos trouxessem uma oferta?

B. Leia Números 7:3. O que você acha dessas ofertas? Cada líder tribal examinou o seu coração e decidiu o que deveria dar? (Não. Isto é um esforço coordenado. Sem dúvida Moisés disse a eles o que era necessário e deles fizeram a doação.)

1. Você já fez isso antes: dar o que é necessário, em vez de dar dinheiro, de uma maneira genérica?

a. Qual abordagem você acha que é mais produtiva? (Penso que as pessoas dão mais para projetos. Elas podem ver para o que estão dando e se sentem mais envolvidas.)

C. Leia Números 7:4-8. Em que base as carroças e os bois eram distribuídos? (“Conforme exigia o trabalho deles”)

1. É assim que são distribuídas as ofertas na tua igreja hoje?

2. Em minha associação, eles observam a quantidade de membros nas igrejas, a freqüência, e chegam a uma fórmula para determinar quantos pastores a sua igreja deveria ter. Isto reflete {o princípio de} “conforme exigia o trabalho deles”?

3. E se os líderes da igreja simplesmente olhassem em volta e perguntassem: “Onde o trabalho de Deus está progredindo mais? O que está produzindo resultados? Vamos colocar o dinheiro ali.” Isto seria consistente com o que está acontecendo em Números?

D. Leia Números 7:10-11. Esta é uma oferta de dedicação. Um líder traz a sua oferta de dedicação a cada dia, por dose dias. Isto é apenas uma oferta, ou é uma cerimônia?

1. Deveríamos transformar as nossas ofertas em cerimônias?

2. Temos uma tendência para minimizar nossa ofertas. Algumas igrejas possuem uma caixa de ofertas nos fundos e nunca pedem [publicamente] uma oferta. Deveríamos às vezes colocar o foco nas ofertas?

E. Leia Números 7:12-17. Não vamos ler os próximos onze dias de ofertas, porque são a mesma coisa. O aniversário da minha esposa está chegando em breve. Gosto desta idéia de saber exatamente qual deverá ser o presente! Infelizmente, sou deixado com muito poucas orientações. O que deveríamos concluir a partir do fato de que cada um deu a mesma oferta?

1. Se você der uma olhada em Números 2, verá que algumas das divisões/tribos eram cinco vezes maiores do que outras. É o ponto de vista de Deus que todos devem dar a mesma quantia, independentemente de sua capacidade de pagamento? (Não é este o quadro completo que encontramos na Bíblia. O dízimo (Levítico 27:30-32) era baseado na “renda”, não era um quantia estabelecida que cada pessoa deveria pagar. Ele crescia com o crescimento da renda.)

2. Você pensa que o aspecto cerimonial desta oferta tem algo a ver com a quantia que está sendo oferecida? (Sim. Leia Números 7:84. Estes eram os pratos e bacias para o Tabernáculo. Eles precisavam de doze conjuntos idênticos. Cada tribo tinha uma porção igual a compartilhar no serviço de adoração. Duvido que esta oferta tenha esgotado os recursos mesmo da menor das divisões do povo.)

a. É assim que as nossas ofertas são normalmente vistas: como uma oportunidade de estar envolvidos na obra? (O tema geral aqui é que o povo deu ofertas que eles podiam ver que seriam parte do sistema de adoração. Cada uma das tribos era uma parte disso.)

II. A Voz de Deus

A. Leia Números 7:89. Quando estudamos o Gênesis, pensamos que era muito bom que Adão e Eva podiam falar face a face com Deus. Quando estudamos o livro de Atos, pensamos que era muito bom que o Espírito Santo estivesse tão obviamente envolvido na obra. De quem foi a idéia deste encontro entre Deus e Moisés? (O texto diz que Moisés pretendia falar com Deus.)

1. Moisés é o líder. Ele é um de talvez um milhão de israelitas. O que este texto nos ensina acerca de Deus falar conosco? É como ganhar em uma loteria? Temos que ser um Moisés – um em um milhão?

a. Leia Hebreus 4:14-16. O que este texto sugere acerca de nossa capacidade para se aproximar de Deus? O que ele sugere acerca de nossa capacidade para falar com Deus? (Podemos nos aproximar de Deus “com toda a confiança”. O texto não diz nada específico sobre realmente falar com Deus, mas indica que se chegarmos a Deus encontraremos “graça que nos ajude no momento da necessidade”. Alguma comunicação está acontecendo, porque Ele nos promete resultados!)

III. Aposentadoria?

A. Números 8:5-22 descreve a dedicação dos levitas para o trabalho do Tabernáculo. Quero me concentrar somente em uma pequena parte das instruções de Deus. Leia Números 8:23-26. O que este texto diz sobre o ponto de vista de Deus com relação à aposentadoria?

B. Leia Lucas 12:16-20. O que este texto sugere que seja o ponto de vista de Deus com relação à aposentadoria?

1. Sabemos a idade deste homem? (Não.)

2. O que sabemos sobre a sua riqueza em geral? (Ele era tão rico que não sabia onde guardar a sua última colheita.)

3. Por que este homem se aposentou? (Ele não se aposentou por causa da idade, ele se aposentou por causa de sua riqueza – ele não precisava mais trabalhar.)

C. Leia Lucas 12:21. O que Jesus fala sobre qual era o problema deste homem? (Ele se concentrava em si mesmo em vez de Deus. Ele se concentrava em seus prazeres em vez da vontade de Deus – em um tempo no qual ainda podia trabalhar.)

D. Freqüentemente ouvimos dizer que a Bíblia não diz coisa alguma acerca da aposentadoria. (Ouço isso de pessoas que estão dizendo que o silêncio significa que não devemos nos aposentar.) Eles acrescentam que, se diz alguma coisa, Lucas 12:18-20 diz algo negativo acerca da aposentadoria. Meu próprio plano é nunca me aposentar enquanto ainda puder trabalhar. Porém, nunca havia notado antes Números 8:25. Você consegue reconciliar {este texto} com Lucas 12? (Se você olhar cuidadosamente Lucas 12, ele não fornece conselho algum específico sobre a idade e trabalho. Embora muitas pessoas fiquem ricas o bastante em sua idade avançada para parar de trabalhar, Lucas 12 fala de dinheiro e trabalho.)

E. Vamos voltar pata Números 8:25-26. O texto diz “deverão afastar-se do serviço” e “não mais trabalharão”, mas também diz que eles “poderão ajudar seus companheiros de ofício” na execução de suas tarefas. Se você “deve se aposentar” o que é esta parte de “poderão ajudar seus companheiros de ofício”? Você pode reconciliar essas duas instruções? (Vários comentários sugerem que aos cinqüenta anos os levitas saíam do “serviço regular” para um papel de aconselhamento. Eles estavam dando instruções e conselhos.)

F. Leia Deuteronômio 31:1-2. Com que Idade Moisés se aposentou? (120 anos.)

1. Por que esta disparidade com os levitas? Moisés serviu mais de o dobro do que os levitas!

2. Que regra deveríamos encontrar nestes textos acerca da aposentadoria? (Não é errado se aposentar do trabalho regular com uma certa idade. Porém, Deus pode continuar a nos usar em Sua obra por toda a nossa vida.)

G. Amigo, nosso estudo desta semana fornece apoio para a idéia que Deus te abordagens diferentes com relação às ofertas e abordagens diferentes com relação ao serviço pessoal. Em algumas situações Deus deseja uma coisa e em outras, deseja outras. Você vai ser flexível e estar aberto à vontade de Deus no teu serviço?

IV. Próxima Semana: Trombetas, Sangue, Nuvem e Fogo

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: