terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 05

Das Murmurações à Apostasia (Números 11-14)

Introdução: Você sente que Deus te desapontou? Está insatisfeito com a vida que Deus tem te dado? Já reclamou que Deus não fez mais por você? Nossa lição desta semana mostra que Deus é receptivo a reclamações e que responde a elas; mas quando as reclamações se tornam em rebelião e desconfiança de Deus, cuidado! Vamos falar sobre fé. Nossos textos bíblicos sugerem que seria melhor nos concentrarmos nas reclamações Vamos pular para dentro do nosso estudo do livro de Números e aprender mais!

I. O Dilema do Onívoro

A. Leia Números 11:4-6. Você gosta de variedade na tua dieta? Tem simpatia pela reclamação do povo? (Gosto de visitar novos restaurantes para ver se têm algo diferente e bom para comer. Por outro lado, quando eu estava crescendo, comi o mesmo almoço por pelo menos cinco anos. Durante a semana de trabalho, tenho comido o mesmo café da manhã por mais de dez anos. Esta é a minha escolha.)

1. As pessoas estão somente reclamando da dieta? (Não, eles estão com saudades do Egito.)

a. Os peixes eram de graça no Egito? (Só se você esquecer o fato de que eles eram escravos, sem pagamento, no Egito.)

2. Estamos falando sobre quanto tempo com essa mesma dieta? (Leia Deuteronômio 1:2. Embora não saibamos o tempo total, a Bíblia nos diz que desde que os Dez Mandamentos foram dados até a sua localização atual, foi uma viagem de 11 dias!)

B. Leia Números 11:7-9. O que havia de bom acerca do maná?

1. Se você fosse Deus, o que pensaria sobre o pedido de mais variedade no menu?

2. Qual seria a dificuldade para Deus em mandar uma comida diferente para cada dia da semana?

3. Como Deus, você pode fazer qualquer coisa. Se você fosse Deus, qual seria a tua reação a tudo isso? (Onde está a gratidão por tudo o que fiz?)

C. Leia Números 11:10-15. Considere a reclamação de Moisés para Deus. Qual você considera como sendo a causa raiz do problema com a atitude de Moisés? (No verso 13 Moisés diz: “Onde conseguirei carne para todo esse povo?” Sua atitude é que ele é o responsável. Seus esforços solucionarão o problema.)

1. Moisés olhou para Deus em busca de ajuda? (No verso 14 Moisés parece pedir ajuda, mas novamente parece mais preocupado consigo mesmo – “não me deixes ver a minha própria ruína.”)

a. Considere a última vez que você reclamou com Deus. Você estava preocupado com a tua reputação? Estava tentando carregar o fardo sozinho?

2. Se você estivesse orientando Moisés nessa discussão com Deus, o que sugeriria que ele dissesse? (Não faça com que o assunto fique sendo sobre você. Faça com que Deus saiba sobre o problema e deixe Ele decidir como lidar com isso.)

D. Leia Números 11:16-17. Lemos anteriormente que Deus estava irado com o povo. Como você caracterizaria a resposta de Deus a Moisés? (Parece ser a mais razoável.)

1. O que Moisés perdeu? (Sua autoridade está a gora diluída.)

2. Qual é a chave para a liderança (O Espírito de Deus!)

3. Vamos pular alguns versos. Leia Números 11:24-25. Este não é o livro de Atos. O que este texto nos ensina acerca do Espírito Santo? (Que podemos esperar manifestações literais dele.)

a. Por que eles não profetizaram novamente? (Deus queria que eles soubessem que tinham o Espírito. Mas uma manifestação física contínua não era necessária.)

E. Leia Números 11:31-34. Que papel os 70 anciãs desempenharam nisso? (Nenhum. Deus poderia ter operado apenas através de Moisés.)

1. Deveríamos ser cuidadosos sobre o que pedimos?

2. Por que você acha que essas pessoas morreram? Qual é a lição para nós? (Não creio que as pessoas morreram porque pediram uma variação na dieta. Creio que elas morreram por causa de sua atitude. Não tiveram gratidão por haverem sido libertos da escravidão. Não tiveram gratidão pela comida fornecida. Elas tinham apenas reclamações.)

II. Terra Prometida

A. Leia Números 13:1-2. Qual você acha que eram os motivos de Deus para isso? (Se você está dando um presente para a sua esposa, fica ansioso para que ela o veja.)

B. Leia Números 13:26-29. Quais são os elementos essenciais do relato daqueles que foram explorar a terra? (Ela é em tudo como foi prometida. Mas será difícil possuí-la.)

1. Existe algum paralelo para nós hoje com relação ao céu?

C. Leia Números 13:30; Por que Calebe teve que silenciar o povo? (O relatório causou uma discussão instantânea. Aparentemente uma discussão acalorada.)

1. O que levou Calebe a dizer isso? (Ele estava preocupado que o povo seria desencorajado pelo relato das dificuldades em tomar a terra.)

D. Leia Números 13:31. Isto é verdade? (Sim. Se eles removessem Deus da equação.)

E. Leia Números 14:1-4. Há alguma lógica na resposta do povo? (Se eles queriam morrer, por que não morrer no campo de batalha? Por que não morrer tentando construir uma vida melhor para si mesmos?)

1. Você já foi culpado deste tipo de atitude quando enfrentou um grande problema na vida?

F. Leia Números 14:5-9. Por que Josué e Calebe pensaram que poderiam tomar a terra? (“A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco.”)

1. Eles tinham certeza de que Deus estava com eles? (Note o verso 8: “Se o Senhor se agradar de nós, Ele ... a dará a nós.”)

2. Vê você tivesse essa incerteza, avançaria? (Lembre-se que isto tem a ver com Deus, e não com o homem. Você avança sabendo que, qualquer que seja o resultado, Deus está no comando.)

G. Leia Números 14:10. O que o povo decidiu? (Que Moisés, Arão, Josué e Calebe haviam falhado com eles. Eram culpados de algo, talvez alo digno de morte.)

H. Leia Números 14:11. Note que Deus não fala sobre falta de fé, Ele fala sobre desprezo. O que você acha da reação de Deus?

1. Quando estamos encorajando a fé dos outros (ou de nós mesmos) deveríamos nos expressar em termos de desprezo a Deus?

2. Você acha que o povo realmente está desprezando a Deus? Seria o caso de que eles simplesmente não acham que poderiam fazer isso, e que o problema foi que eles deixaram Deus de fora da equação? (Se você é parte do povo de Deus, nunca pode deixá-Lo de fora da equação. Do ponto de vista de Deus, isso é desprezo.)

I. Leia Números 14:12-19. Este não é um diálogo extraordinário? Por que ele está no relato inspirado? Por que Deus quer que vejamos isso? Moisés está manipulando a Deus?

J. Leia Números 14:20. Essas pessoas pediram perdão? Lembre-se de que quando discutimos as epístolas de João (I João 5:16-17) consideramos se podemos orar pelo perdão do pecado de outras pessoas. Em Mateus 18:18 Jesus diz aos discípulos que eles podem “ligar” e “desligar” coisas no céu. Deveríamos orar pelo perdão dos pecados de ouras pessoas (como nossos filhos) ou você tem que ser um Moisés ou um discípulo para fazer isso?

K. Leia Números 14:21-25. Deus está dando ao povo o que eles pediram? (Compare Números 14:2 e Números 14:28-29.)

1. Se Deus os perdoou, então porque eles foram condenados à morte no deserto?

L. Em Números 14:36-38 aprendemos que todos aqueles que fizeram um mal relato morreram, somente Josué e Calebe sobreviveram. Isto foi relatado ao povo. Leia Números 14:40, 44-45. Foi dada uma segunda chance às pessoas? (Não. Eles haviam tido muitas “chances” antes, mas quando se trata de entrar na terra prometida, eles tiveram uma chance.)

1. Existe uma lição nisso para nós hoje? O que este texto sugere acerca da teoria “Deixados Para Trás”, que fala de uma segunda chance para o céu?

a. O que estes textos sugerem acerca de quaisquer diferenças entre a atitude de Deus com relação ao perdão dos pecados e a atitude de Deus com relação aos resultados práticos do pecado? (Nós pulamos Números 12, o qual revela segundas (ou mais) chances para Arão e Miriam. Em Números 14:22 Deus diz que deu a eles dez chances!)

b. O que a falha em entrar na terra prometida nos ensina acerca de desconfiarmos de Deus quando se trata de decisões importantes na vida?

M. Amigo, muitas vezes nessas lições tenho te convidado a ser um seguidor de Deus. Aceitar este convite traz junto a obrigação de confiar em Deus e não desprezá-Lo. Você vai decidir confiar em Deus hoje – mesmo quando enfrenta gigantes?

III. Próxima Semana: Disposições Para o Futuro

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: