quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 07

Bondade (Marcos 10; Romanos 3 e 7)

Introdução: Na semana passada ouvi um orador falar acerca do período depois que terminamos nossa educação acadêmica. Eu gostava de estar na escola – especialmente a Faculdade. Era divertido aprender. Era muito bom ser responsável pela tua agenda. Quando vinham as notas, você tinha um feedback da qualidade do teu trabalho. O que acontece depois disso? O orador nos pediu para imaginarmos que depois da Faculdade nós deveríamos realmente fazer alguma coisa com o que havíamos aprendido! Imagine isso! Se você lê esses comentários regularmente, então está na “Faculdade”. Estamos aprendendo acerca do que a Bíblia diz. Nosso estudo desta semana é a respeito de realmente fazermos alguma coisa com o que aprendemos da Bíblia. Vamos mergulhar direto no estudo e aprender mais acerca da bondade!

I. Deus é Bom, Todo o Tempo

A. Leia Marcos 10:17-18. Nosso Senhor diz que apenas Deus é bom. Deveríamos esquecer o resto deste estudo acerca da bondade e irmos ligar a televisão?

1. Espere um minuto. Pensei que concordávamos que Jesus é Deus, certo? Jesus está dizendo que não é Deus?

2. A pergunta se Jesus é Deus tem alguma coisa a ver com a pergunta sobre ir para o céu? (Quem, além de Deus, tem o conhecimento completo das qualificações para entrar no céu? Penso que Jesus está desafiando a sinceridade da pergunta deste homem. Não creio que Jesus esteja negando que é Deus.)

B. Leia Marcos 10:19-20. Nosso Senhor agora nos fala que guardarmos os mandamentos (obras) é o caminho para o céu. Este homem guarda os mandamentos? (De acordo com ele, sim. Ele está qualificado para o céu!)

C. Leia Marcos 10:21. Onde essas palavras são encontradas nos Dês Mandamentos?

1. Jesus é uma daquelas pessoas com as quais você não gosta de jogar, porque muda as regras sempre que você está ganhando?

D. Leia Marcos 10:22-26. Os discípulos ficaram maravilhados de ouvir que aqueles que foram abençoados por Deus com riquezas terrenas, de alguma maneira têm menos possibilidades de serem abençoados por Deus com a vida eterna. De que maneira o que Jesus disse faz algum sentido? Vamos repassar as declarações de Jesus.

1. O que os Dez Mandamentos têm a ver com tirar dinheiro daqueles que o ganharam e dá-lo àqueles que não o tem? (Quando o homem rico respondeu que ele sempre havia guardado os Dez Mandamentos, falava de seus próprios esforços. Ao pedir a ele que distribuísse seu dinheiro, Jesus estava pedindo a ele que confiasse em Deus em vez do dinheiro produzido pelos seus próprios esforços.)

2. Jesus está nos dizendo que devemos guardar os Dez Mandamentos para irmos para o céu? Distribuir todas as tuas coisas é parte dos Dez Mandamentos? (Lembre-se que Jesus falou ao homem em primeiro lugar que “ninguém é bom, a não ser um, que é Deus”. A razão para isto é que Ele queria que o homem reconhecesse que Jesus é Deus. Quando Jesus pediu ao homem para vender suas coisas e segui-Lo, este foi um pedido para que ele dependesse completamente de Jesus. O primeiro mandamento (Êxodo 20:3) diz que não deveríamos ter outros deuses diante do verdadeiro Deus. Ao escolher o dinheiro em vez de Jesus o homem rico demonstrou que não estava guardando nem o primeiro dos Dez Mandamentos.)

a. Quando Jesus disse (Marcos 10:21) “falta-lhe uma coisa”, Ele aparentemente queria dizer que faltava ao homem rico a primeira coisa no que diz respeito à guarda dos Dez Mandamentos! Que tipo de placar você acha que tem na guarda dos Dez Mandamentos?

E. Leia Marcos 10:27. O que este texto nos ensina acerca da bondade? (Apenas Deus é bom. Toda a bondade que temos vem de Deus; não podemos produzi-la com nossos próprios esforços.)

1. O esforço {pessoal} não está envolvido de forma alguma neste processo? Não seria necessário o mais determinado esforço por parte daquele homem para distribuir o seu dinheiro?

a. E se Deus ter pedisse para dar o teu carro? Não é tudo, apenas o teu carro. Quão difícil seria esta decisão?

F. Leia Romanos 3:19-20. Paulo e o homem rico que questionou a Jesus parecem ter dois pontos de vista diferentes acerca dos Dez Mandamentos. Depois que o homem rico falou com Jesus, será que ele concordaria com Paulo? (Sim. Jesus deu ao homem rico um vislumbre mais profundo do que significa guardar os Mandamentos. Em vez de pensar que guardava os Dez Mandamentos, o homem rico ficou silencioso e triste. Paulo nos fala que se compreendemos os Dez Mandamentos, nos tornamos conscientes da extensão de nossos pecados.)

1. Será que nós deveríamos, como o homem rico que veio a Jesus, ir a Deus para compreendermos mais claramente o vasto abismo entre nossas ações e a verdadeira bondade?

2. O que Jesus e Paulo nos ensinam acerca da natureza da bondade? (Somente Deus é bom. Nosso primeiro passo em direção à bondade é reconhecermos nosso necessidade de dependermos de Deus.)

II. Humanos São Bons, Todo o Tempo?

A. Leia Romanos 7:7-9. Se o pecado está morto sem a Lei, então seria importante nos livrarmos da lei, certo?

1. Há muitos cristãos que não pensam que a lei tenha qualquer relação com a sua vida hoje, sob a nova aliança. Eles estão certos? Ou são como o homem rico que veio a Jesus para descobrir o que precisava fazer para entrar no céu? (Leia Romanos 7:13. O homem rico não compreendia a natureza pecaminosa de seu coração, não compreendia a profundidade das exigências da lei. A mesma coisa é verdade acerca de qualquer um que ignora a lei. Eles são incapazes de compreender a sua verdadeira falta de bondade.)

B. Leia Romanos 7:14-20. As boas obras, a bondade, são completamente impossíveis para nós?

1. Paulo está parecendo com nossos filhos – “foi ele quem me fez fazer isso”? (Paulo não diz que “o pecado me fez fazer isso”. O seu ponto não é criar {um senso de} culpa, mas sim mostrar que é essencial reconhecermos o pecado em nossa vida.)

C. Leia Romanos 7:24-25 e Romanos 8:1-4. Parece que a bondade é possível, afinal de contas. Qual é a chave para ela? (Reclamarmos a vida perfeita de Jesus em lugar da nossa vida. Viver de acordo com o Espírito. “Mas o fruto do Espírito é... bondade” (Gálatas 5:22)!)

D. Leia Romanos 8:5. O que este texto nos fala acerca da bondade? (Ter a mente voltada para o que o Espírito deseja. Penso que temos os primeiros dois passos para a bondade. Dependermos de Deus e então ter a mente voltada para o que o Espírito deseja na nossa vida.)

E. Leia Romanos 8:12-14. A nossa bondade aumentará? A nossa “taxa de bondade” pode melhorar? (Quando Paulo escreve sobre fazermos “morrer os atos do corpo”, está falando sobre reduzir as más ações na nossa vida. Ser bom começa com uma atitude mental apropriada de dependência de Deus, mas viver uma vida no Espírito significa que haverá melhorias concretas na nossa vida.)

F. Como podemos ter a mente voltada para o que o Espírito deseja? Trata-se apenas de uma declaração de nossa parte? Um aperto nos dentes? Concentração? (Leia Salmos 119:9-11. A maneira mais clara para ter a mente voltada para a vontade de Deus é ler a Sua palavra – a Bíblia! Uma segunda maneira é convidar constantemente o Espírito Santo para guiar a nossa tomada de decisões. Os dois métodos não entrarão em conflito um com o outro.)

G. Leia Efésios 2:8-10. Qual é a razão para a nossa criação? (Fazer boas obras! Demonstrar bondade.)

1. Qual porcentagem do nosso tempo é usada para fazer boas obras? Se esta é a razão para a nossa criação, como você está cumprindo o teu propósito?

a. Se a última pergunta te deixou chocado e você quer aumentar teu tempo para as boas obras, como faria isso? (O mesmo processo que já discutimos. Depender de Deus, viver no Espírito, aprender a vontade de Deus lendo a Sua palavra. Pedir a Deus para abrir essas oportunidades para você.)

H. Leia Tito 2:11-14. Caso a minha última sugestão tenha sado um pouco vaga, quais são os pontos concretos de ação que encontramos aqui? (A oferta de salvação de Deus nos ensina a dizermos “Não” para as paixões e impiedades do mundo e “Sim” para vidas sensatas, justas e piedosas.)

1. Que tipo de atitude o Espírito pode nos dar no que diz respeito à bondade? (Uma vez que viver no poder do Espírito Santo nos purifica, nós nos tornamos ávidos por fazer a vontade de Deus – ou seja, viver uma vida de bondade.)

I. Leia Tito 2:15. Eu segui esta ordem nesta lição, amigo; e você? Vai ensinar que a vida do cristão não é apenas desfrutar da graça, mas ter um desejo de viver através do Espírito uma vida de bondade? Diferentemente do homem rico, você vai decidir depender de Deus, ter a mente voltada para o que o Espírito deseja e viver uma vida de bondade?

III. Próxima Semana: Fidelidade

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: