quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 08

Fidelidade (Mateus 25; João 16) Introdução: Imagine pais que tenham filhos que os rejeitam repetidamente. Os filhos chegam até ao ponto de afirmar que seus pais morreram (sendo que estão vivos) e então declarar que são filhos de outro casal! Um dia os pais verdadeiros perdem suas vidas ao resgatar seus filhos ingratos de um incêndio. Este é o quadro da fidelidade. Este é o quadro do que o nosso Deus fez pelos seres humanos. Como seguidores de Deus, o que Ele espera de nós, no que diz respeito à fidelidade? Somos chamados a sermos bombeiros? Como chegamos ao ponto em que Deus nos chama de (Mateus 25:21) “servo bom e fiel”? Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Fidelidade no Casamento

A. Leia Mateus 25:1. Temos shows na televisão onde vinte mulheres competem para se casar com um homem, ou vinte homens competem para se casar com uma mulher. Temos dez noivas em potencial? Ou este seria um casamento polígamo, e temos dez noivas aqui? (O comentário de Jamieson, Fausset, e Brown sugere que estas são as damas de companhia da noiva. O noivo vai até a casa da noiva para levá-la até a sua própria casa para o casamento. Assim, estas damas de companhia estão esperando com a noiva a vinda do noivo.)

B. Leia Mateus 25:2-4. Qual é a importância de que essas damas de companhia estejam prontas a qualquer hora que o noivo chegar? (Muita! Elas não são apenas algumas das amigas, elas são parte {da cerimônia} do casamento.)

C. Leia Mateus 25:5-9. Vamos falar das damas de companhia “prudentes” por enquanto. Como elas puderam ser prudentes e adormecer?

1. Quem foi que as acordou? Alguém mais fiel do que elas?

2. As prudentes amaram as insensatas “como a si mesmas” (Mateus 22:39) quando se recusaram a dividir seu óleo de reserva com elas?

D. Leia Mateus 25:10-12. As damas de companhia prudentes e egoístas entram e as insensatas são trancadas para fora, porque estavam trabalhando duro para conseguir mais óleo. Isto parece justo para você?

E. Leia Mateus 25:13. Jesus sugere que o problema é que as insensatas não “vigiaram”. O que você diria se fosse uma dama de companhia insensata (mas esperta)? (Eu apontaria o fato (Mateus 25:5) de que todas as damas de companhia adormeceram. Ninguém estava vigiando como deveria!)

1. Outra coisa me perturba. Por que o noivo disse que não as conhecia? Elas só estavam atrasadas!

2. Quando Jesus diz “vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora”, está falando de casamentos? (Não. Mateus 25:1 diz que esta história é acerca do “Reino dos céus”. Os cristãos entendem que Jesus está contando uma parábola a respeito de Sua Segunda Vinda – o momento em que Jesus nos levará para o céu.)

F. Vamos examinar essa história mais profundamente para compreendermos o que Jesus está tentando nos ensinar. Quais eram os fatores mais importantes para um resultado favorável? (Ter um suprimento extra de óleo e estar pronta no momento certo.)

1. Que fatores não têm impacto no resultado da história? (Ter um pouco de óleo, ter uma lâmpada, adormecer, ter que ser acordada por outra pessoa acerca da vinda do noivo.)

G. Nossa lição é sobre sermos fiéis. À luz da parábola de Jesus, o que você acha que significa ser fiel?

1. O que é o óleo e onde conseguimos um suprimento extra?

a. A resposta tradicional é que o óleo é o Espírito Santo (veja Zacarias 4), mas como isso se encaixa com a idéia de um “suprimento extra”?

2. Leia João 16:7-15, mas concentre-se especificamente em João 16:13-15. Com base neste texto, o que você acha que significa ter um suprimento extra do Espírito Santo? (Compreender mais completamente a Deus. Quanto mais profunda a nossa compreensão da Bíblia, mais “óleo” teremos.)

a. O que isso nos diz acerca de se as damas de companhia prudentes eram egoístas? (Você não pode vender ou compartilhar instantaneamente um conhecimento profundo de Deus. Cada pessoa deve, através do poder do Espírito Santo, estudar para conhecer a Deus.)

H. Porque estar dormindo não é importante para o resultado? (Isto nos mostra que podemos estar errados, podemos estar dormindo, podemos deixar de compreender as coisas corretamente, mas se temos esta compreensão profunda de Deus, se temos um desejo de conhecê-Lo, então Ele nos acordará para a verdade no momento certo.)

I. Por que ser escolhida como dama de companhia, fazer parte do cortejo nupcial da noiva, ter óleo e uma lâmpada são irrelevantes para o resultado? (Ser um cristão, ser membro de uma igreja, ter um pouco do Espírito Santo na tua vida, e mesmo ser uma “luz” não garantem o resultado. Deus está procurando por aqueles que levam seu cristianismo a sério. Aqueles que têm um desejo intenso de conhecer e fazer a vontade de Deus. Esses são os fiéis. Esses são aqueles a quem Deus conhece (Mateus 25:12).)

II. Fidelidade dos Servos

A. Leia Mateus 25:14-14. Com base em que o homem decidiu como distribuir a sua propriedade? (De acordo com as capacidades relativas de seus servos.)

1. Tenho essa idéia de que Deus pode operar maravilhas através de qualquer pessoa. Os discípulos pareciam pessoas comuns. Por outro lado, Moisés e Paulo parem ser extraordinários. O que isso nos ensina a respeito da fidelidade? (Se você nasceu com talentos naturais, Deus espera mais de você. O que você pode fazer, com as bênçãos de Deus é extraordinário.)

a. E se você for como eu, e vê pessoas ao teu redor que tem mais talentos? (Deus tem um trabalho importante para você. Não deveríamos ficar com inveja daqueles que possuem mais talentos naturais.)

B. Leia Mateus 25:16-23. Note o resultado final – dez talentos para um servo e somente quatro para o outro. Um homem tem 100% e outro tem 40%. Quarenta por cento é um grau bastante insatisfatório nas minhas aulas. Por que ambos são chamados de “fiéis”?

1. Como isto se encaixa com a lição do “suprimento extra” que acabamos de aprender da história das damas de companhia do casamento? (Quanto mais inteligente você é, mais capacidade natural você tem para compreender a palavra de Deus. (Mas veja I Coríntios 1:20-21.) O talento natural pode significar que você recebe mais oportunidades, mas isto não influencia na decisão final: “Muito bem, servo bom e fiel! ... Venha e participe da alegria do seu Senhor”!)

C. Leia Mateus 25:24-27. Se o servo houvesse colocado o talento no banco e ganhado os juros, teria sido condenado?

1. Este servo teve um atenuante junto ao seu Senhor porque começou com apenas um talento? (Não – pelo menos o que se refere à obrigação de fazer alguma coisa para o avanço dos interesses do Senhor.)

2. O que devemos fazer para evitar o destino deste servo que tinha um talento?

D. Leia Mateus 25:28-29. Por que dar um talento para o servo com dez talentos em vez do servo fiel com quatro talentos?

1. O que este texto nos ensina acerca da natureza dos nossos talentos naturais? (Eles não são estáticos! Eu comecei falando de capacidades naturais, aquelas que temos ao nascer. Mas este texto revela um importante segredo bíblico – que o mesmo Deus que nos dotou com talentos naturais no nascimento pode expandir e ampliar esses talentos durante a nossa vida se os colocarmos para trabalhar para Ele.)

E. Considerando essas duas histórias, que quadro você tem agora do significado da fidelidade? (Primeiro, significa que através do poder do Espírito Santo estudamos para compreender melhor a vontade de Deus. Segundo, significa que tomamos esta compreensão, combinamos com nossas capacidades naturais e saímos a trabalhar para avançar os interesses do nosso Senhor. Nós fazemos avançar o Reino de Deus. Não ficamos preocupados com pessoas com mais talentos naturais, os quais parecem ser mais capacitados para fazer mais, mas sabemos que se formos diligentes, Deus nos abençoará com mais talentos “naturais”.)

F. Amigo, isto é um desafio. Você vai decidir, agora mesmo, fazer uma parceria com o Espírito Santo, para buscar compreender mais completamente a vontade de Deus? A, conforme a tua compreensão melhora, usar os teus talentos naturais para avançar a causa de Deus? Em caso afirmativo, espere por essas palavras: “Muito bem, servo bom e fiel! ... Venha e participe da alegria do seu Senhor”!

III. Próxima Semana: Mansidão

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: