segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 09

Mansidão (Mateus 11; Efésios 4; I Pedro 3)

Introdução: Framboesa é a minha fruta favorita. Embora eu goste de todas as frutas comuns, lembro-me vagamente de uma fruta exótica, da qual não gostei por causa de seu gosto amargo. Se eu tivesse que elencar os frutos do Espírito, a mansidão não seria minha framboesa! Considere a declaração de Jesus em Mateus 5:5, dizendo que os mansos herdarão a terra. Como isso pode estar certo? Eu pensava que eram os trabalhadores firmes e dedicados que seriam bem sucedidos. Nunca li um livro de auto-ajuda que sugerisse a mansidão como o caminho para o sucesso. Um problema adicional com a idéia de ser manso é que a maioria das traduções (inclusive a NVI) traduzem a palavra grega como “humildes”, em vez de mansos. O que quer dizer ser “manso” em nosso trato com o mundo? O que quer dizer ser “manso” em nosso trato com os irmãos em Cristo? Vamos explorar os mistérios deste fruto impopular, mergulhando em nosso estudo da Bíblia!

I. Um Deus Manso?

A. Leia Mateus 11:28-30. Já examinamos este texto várias vezes durante esta série de estudos. A palavra que a NVI traduz como “humilde” é traduzida como “manso” em outras Bíblias. A palavra manso parece boa aqui? Você gostaria que Jesus tivesse usado outro termo? (Eu gosto de humilde ou manso aqui, porque Jesus está lidando comigo!)

1. Um comentarista escreveu que “mansidão é a cessação absoluta da luta pelos nossos objetivos e a crença de que Deus lutará em nosso lugar pelos objetivos dEle.” O que você acha desta declaração? (Minha primeira reação foi, “Isto é loucura!” Minha reação seguinte foi “se meus objetivos não são os objetivos de Deus, acho que faz sentido.”)

a. E se estamos tentando fazer com que os objetivos de Deus sejam os nossos objetivos – deveríamos parar de lutar?

b. Note que Mateus 11:29 oferece “descanso” para as nossas almas. O que este texto sugere acerca de aprender a humildade (mansidão) com Jesus? (Que este fruto do espírito é a chave para o descanso. É muito mais fácil descansar se não estamos lutando!)

c. O texto sugere que a mansidão de Jesus é a chave que torna a nossa vida melhor. Como? (Já discutimos a idéia de Jesus ser humilde para conosco, mas Jesus diz “aprendam de Mim.” Existe algo acerca da mansidão de Jesus que irá melhorar a nossa vida. Vamos voltar a isto em seguida.)

II. Um Você Manso?

A. Leia Efésios 4:1-3. Recentemente, li um blog que atacava a minha igreja. O autor afirmava ter sido membro da igreja, mas notei que ele sempre cometia um erro ao escrever o nome da igreja. Escrevi uma resposta, que dizia, essencialmente, “Se você não sabe nem escrever o nome da igreja, como pode saber o bastante para criticá-la?”. Minha mensagem “mansa e humilde” foi: você é um estúpido ignorante. O autor do blog escreveu uma resposta irada e o negócio todo foi, provavelmente, uma completa perda de tempo.

1. Que tipo de abordagem Efésios 4:1-3 sugere quando alguém ataca as tuas crenças religiosas ou a tua igreja?

2. E se você está lidando um estúpido ignorante, e o teu pensamento é muito mais focado do que o da pessoa que está atacando as tuas crenças? Como isto se encaixa com a instrução para sermos “completamente humildes”? (Se você está pensando que é muito mais inteligente, esta não é uma atitude completamente humilde, certo?)

3. A coisa mais fácil é simplesmente ignorar pessoas que estão irritantemente erradas. Como isso se encaixa com a instrução para “suportarmos uns aos outros com amor”? (É necessário um certo grau de discernimento com relação à questão de “suportar” uns aos outros. Embora ignorar alguém possa ser um insulto, às vezes é a única maneira de evitar uma discussão improdutiva. Precisamos decidir o que seria melhor para o desenvolvimento do amor.)

4. Efésios 4:3 me dá alguma desculpa para o meu comportamento no blog, já que o texto nos diz para sermos humildes, dóceis e amáveis com os membros da igreja? Pessoas que atacam a igreja e os pagãos no mundo, é melhor que se cuidem!

B. Leia I Pedro 3:15-16. Para quem está sendo dada essa resposta aqui – para um membro da igreja ou para o mundo? (Para o mundo!)

1. Como este texto sugere que deveria ser a nossa resposta? (Com mansidão (gentileza) e respeito!)

2. Como Pedro sugere que o mundo nos tratará? (Eles falarão com maldade, mas deveríamos responder com gentileza. A idéia é que a nossa resposta mansa fará com que eles fiquem envergonhados da maldade de suas palavras.)

C. Leia II Timóteo 2:22-26. Neste texto estamos lidando com pessoas que conhecem a verdade e são lógicas? (Não. Essas são pessoas que não conhecem a verdade e se envolvem em discussões tolas e inúteis. São pessoas ignorantes, que não são muito brilhantes. Elas entram em discussões ridículas.)

1. Que tipo de abordagem deveríamos ter para com eles? (Instrução com gentileza. Correção com mansidão!)

2. Como você pode vencer discussões desta maneira? Como você pode lhes mostrar quão estúpidos, ignorantes e ridículos eles são? (Note, no verso 25, que Deus lhes concede o arrependimento. Estes textos abriram os meus olhos a respeito de como tenho estado errando o alvo! Meu objetivo tem sido demonstrar como a posição dos pagãos é ilógica e tola. Qualquer pessoa pensante deveria rir de suas idéias. Mas a idéia de que eu possa ganhar seus corações e mentes fazendo-os parecer tolos é muito semelhante à idéia de que posso ganhar a minha própria salvação.)

D. Lembre-se que começamos com Mateus 11:29, que disse que se aprendêssemos a mansidão e a humildade de Jesus teríamos descanso? Pense sobre a última vez em que você entrou em um debate acalorado acerca de sua fé. Você experimentou descanso? (Eu fico indignado quando alguém ataca os cristãos em geral ou alguma fé específica. Porém, se eu lanço uma “granada lógica” e eles mandam de volta uma resposta irada, aí então fico mais agitado do que se tivesse apenas lido o ataque e não tivesse feito nada.)

III. A Herança dos Mansos

A. Leia Filipenses 2:5-7. Por que Jesus veio à terra e se tornou “nada” {esvaziou-se}? Ele tinha todo o direito e a autoridade para vir, no mínimo, como parte da realeza! (Leia Hebreus 4:15-16. Jesus veio à terra de uma maneira tal que nenhum de nós pode dizer que Ele teve alguma vantagem sobre nós.)

B. Leia Filipenses 2:8. Quando eu penso em ser manso, penso em abrir mão do meu direito a ser respeitado. Foi isso que Jesus fez? (Certamente algumas pessoas não trataram Jesus com respeito, mas não creio que este era Seu objetivo. Ao contrário, seu objetivo era ser como nós – não tomar vantagem de riquezas, posição e poder que a pessoa comum não tem. Hebreus enfatiza a idéia que Jesus experimentou o que nós experimentamos.)

1. Como aplicamos este conceito à nossa vida? (Quando discutimos e defendemos a fé de um ponto de vista de superioridade: que o outro lado é estúpido, ignorante e maligno, assumimos uma abordagem muito diferente daquela que Jesus assumiu quando veio à terra.)

C. Leia Filipenses 2:9-11. Quando começamos nesta lição, apontei que nenhum livro de auto-ajuda que eu conhecia sobre disputas dizia que devemos ser mansos para poder ganhar. Porém, Jesus diz em Mateus 5:5 que os mansos herdarão a terra. Como isto aconteceu para Jesus? (Deus o Pai interveio e acertou as coisas.)

D. Leia Salmos 37:7-11. Como este texto sugere que os mansos herdarão a terra? (Deus ganha a batalha. Ele destrói os ímpios. Somente os mansos permanecem em pé.)

IV. E os Defensores?

A. Deveríamos simplesmente aceitar mansamente qualquer coisa injusta que acontece na terra? Leia Salmos 82:3-4 e Mateus 5:38-42. Você consegue reconciliar os dois textos? Deveríamos ignorar o texto do Antigo Testamento, com o argumento que ele foi tornado obsoleto? (Os dois textos podem ser reconciliados. Um fala de nos levantarmos pelos nossos direitos e outro fala de nos levantarmos pelos direitos dos outros, que precisam de ajuda. Se eu não estou certo neste ponto, então preciso abandonar meu trabalho como advogado, defendendo pessoas humildes.)

B. Amigo, você precisa mudar a forma como se relaciona com aqueles que atacam e zombam de você e da tua fé? Definitivamente fui convencido por este estudo que preciso mudar minha abordagem agressiva ao defender o evangelho. Vejo agora que a idéia de que podemos forçar os inimigos do evangelho à submissão por nossas próprias capacidades é vaidade e arrogância. Somente Deus pode mudar corações. Você vai se juntar a mim em um esforço renovado para pedir ao Espírito Santo que nos dê uma atitude mansa e humilde?

V. Próxima Semana: Domínio Próprio

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: